Autor Tópico: [Informo] Fiats 128  (Lida 15964 vezes)

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Luke

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« Responder #30 em: 13 de Outubro, 2008, 15:59:28 »
a familiare tb era R, a unica diferença é o grupo diferencial, que lhe da uma maior agilidade mas menos ponta
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« Responder #31 em: 14 de Outubro, 2008, 03:36:56 »
Citar
a familiare tb era R, a unica diferença é o grupo diferencial, que lhe da uma maior agilidade mas menos ponta
OK.
Tu estás mais dentro do assunto do que eu.
Mas o que EU sei é que assim como se nota que um 128 anda mais do que um 127, o 124 R anda mais do que o 128.
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« Responder #32 em: 14 de Outubro, 2008, 03:39:09 »
Citar
quanto a travagem, estou a referir modelos com sistemas revistos, tanto o 128 como o 127, o 127 trava melhor! (talvez derivado do menor peso) a unica diferença entre os sistemas de travagem dos dois é a nivel de pinças, em que o 127 sport chega a adoptar as do 128!(o 127 sport tinha servo-freio)
Se é revisto não estou habilitado a comentar; mas parto do principio que "revisto" será o 127 ficar com os "mesmos travões" do 128.
Sendo assim é óbvio que os cerca de -100Kg vão dar vantaem ao 127.  :t_up:

Mas stock, o 128 trava melhor. Não?
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« Responder #33 em: 17 de Outubro, 2008, 01:55:06 »
Olá a todos. Tenho estado a ler este tópico e sobre os 127 e 128 nada tenho a dizer porque nunca conduzi nenhum!
 Agora, sobre os 124....aonde raio é foram buscar 72cv <_< para o 124R?? Isso foi alguma versão limitada? Meteram dois carburadores?
 O mais parecido que conheço com 72cv, só o 124 Special com 75cv.
Gostaria de obter mais dados sobre esse 124R, se possivel, obrigado.  :fiat:

 

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« Responder #34 em: 17 de Outubro, 2008, 02:57:28 »
Citar
Olá a todos. Tenho estado a ler este tópico e sobre os 127 e 128 nada tenho a dizer porque nunca conduzi nenhum!
 Agora, sobre os 124....aonde raio é foram buscar 72cv <_< para o 124R?? Isso foi alguma versão limitada? Meteram dois carburadores?
 O mais parecido que conheço com 72cv, só o 124 Special com 75cv.
Gostaria de obter mais dados sobre esse 124R, se possivel, obrigado.  :fiat:
Eu lembro-me de ter lido que o "R" tinha 2 carburadores; mas agora já não sei se eram os "R" ou aquele "R"???

Depois de ter pesquisado, descobri que em 1972 os FIAT 124 receberam um aumento de potência;
assim foi em 1972 que surgiu o 1600 com 95cv pela 1ª vez
O 1200 subiu de 60 para 65cv
O 1430 subiu de 80 para 85cv

Assim os Special (4 farois) 1430 que vemos têm 80cv até 1972 e depois têm 85cv.

Pode haver aqui uma confusão entre o 124 1200 de 60cv e depois o 124 1200 de 65cv; que se calhar em Portugal vendeu-se só na versão "R" farolins traseiros quadrados.

Já agora também descobri que em 1966, os primeiros 124 1200 ainda vinham com dinâmo; depois já passaram a vir todos com alternador.
« Última modificação: 17 de Outubro, 2008, 03:31:49 por pintodealmeida »
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« Responder #35 em: 17 de Outubro, 2008, 08:44:37 »
Pedro!!! :)
ao tempo que n apareces pah! :)



pinto -> revisto é stock... mas como novo, a eficacia de travagem será identica, no entanto a diferença de peso dará vantagem ao 127, e o facto de ter distribuição por corrente permite que se abuse mais do motor nas travagens.... lembro-me de 2 ou 3 que tive de fazer em que até as rodas bloquevam nas reduções
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« Responder #36 em: 17 de Outubro, 2008, 13:07:05 »
pintodealmeida, eu já tive 5 124's. Tive 1200 da 1ª série(carburador horizontal,farolim simples,grelha cromada,ausência de ponteiro de temperatura,volante com aro cromada e mais umas coisitas), 124R e ainda ST's 1600.
Na ficha técnica do 124 1ª série diz que são 60cv DIN e 65 SAE, no da 2ª também tenho a ficha mas não encontrei, mas garanto que não são 72cv DIN(talvez SAE?).
124R com 2 carburadores de origem, esquece, nunca existiu.

124 Special com 85cv também não.


Algumas fotos dos meus ex-s:

124 1ª série de 1968


124R de 1971


Os dois juntinhos:


E os 124 ST 1600 ambos de 1974:


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« Responder #37 em: 17 de Outubro, 2008, 16:19:52 »
Viva, bem vindo!

Olha, eu já para ai em 2002 ou 2003 li uma página de um gajo que tinha um 1200R e que falava em 72 cavalos e 2 carburadores?
Pronto, não sei se será verdade.

Agora o que li ontem e em mais do que um local, é que em 1972 os motores aumentaram 5 cavalos:
60 para 65 nos 1200,
80 para 85 nos 1430.

Se a questão for cavalos DIN ou SAE, os utilizados são os DIN.
realmente podes ter razão e serem 72cv SAE, que vão dar 65 ou 66 DIN.

Mas diz-me uma coisa, tu que tiveste os 2?
O 1200 R anda mais do que o 1200 normal?

É que eu conduzia com regularidade na mesma altura um 124 1200 R e um 128 1100 de 2 Portas; e o 124 R andava mais, notava-se bem a diferença.
 
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« Responder #38 em: 17 de Outubro, 2008, 16:48:29 »
uma coisa é falar e por.... outra coisa é vir de fabrica
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« Responder #39 em: 17 de Outubro, 2008, 17:01:37 »
Citar
uma coisa é falar e por.... outra coisa é vir de fabrica
Pois Luke, concordo contigo.
Mas outra coisa também é a questão de até hoje ter sempre visto testes em que os carros têm sempre mais potência do que o declarado pela marca.

Até me lembro de um teste ao usado no Guia do Automóvel, em que um Punto 55 6 Speed já com bastantes kms declarou no banco da Auto Monumental do Areeiro 60 cv reais e não os 55 declarados.

Assim como de origem os Unos Turbos de 118 ficavam todos na casa dos 125/126/127/128


E Puntos GT's de 136/133/130 ficavam muito perto de 150cv reais
 
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« Responder #40 em: 17 de Outubro, 2008, 17:04:19 »
e as jtd 105 terem 130 cavalos e as jtd 130 terem 150...
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« Responder #41 em: 17 de Outubro, 2008, 17:05:15 »
Mas Luke, acreditas em mim quando digo que um 124 1200R que parecia bem mas rápido do que um 128 1100?

É que é assim, no mesmo local, e pisando igual  :yeah: enquanto o 124 ia aos 150, o 128 "apenas" a 140.

Lembro-me ainda que o 128 pelo menos 120 dava em 3ª.

Lembro-me também que o 124 1200R a 60 km/h em 4ª já tinha uma força (Binário) do caraças... respondia logo muito bem.
Até me lembro de comentar: "Dassssssse se fosse hoje este carro tinha 6 velocidades na boa".
O 128 em 4ª a 60 km/h não respondia da mesma maneira!
« Última modificação: 17 de Outubro, 2008, 17:06:13 por pintodealmeida »
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« Responder #42 em: 17 de Outubro, 2008, 17:14:57 »
binário meu amigo, binário

there's no replacement for displacement!
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« Responder #43 em: 17 de Outubro, 2008, 17:50:04 »
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binário meu amigo, binário

there's no replacement for displacement!
Binário, mas deve ser da tal "caixa curta", da relação final de transmissão!

Hoje se calhar as pessoas criticavam a caixa ser tão curta, mas olha que de 100 para cima, a sensação de poder daquela mecânica é demais!
Sendo idêntico aos Toyotas e Datsuns 1200, o motor parece muito mais poderoso, o 1200 FIAT, digo.
Depois os 1430 e 1600 são de outro campeonato.  :t_up:  
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« Responder #44 em: 18 de Outubro, 2008, 01:59:40 »
Eu penso que o motor com 85cv será o do 1º Special T, o que tinha o motor 1438 twin cam.
Como se pode verificar por publicidade da época no Special era anunciado 75cv.
Nos dois 124's(1ª e 2ª série), no primeiro nunca puxei muito por ele porque dava a sensação de mais frágil e sempre o utilizei muito suavemente. No 124R no dia que o comprei estiquei-o a fundo!! O conta km's quase encostou ao fundo, que se bem me recordo era 160. A pessoa a quem vendi o 124R, tinha também um Datsun 1200 e ele dizia que se sentia mais puxança no 124 do que no datsun, mas que se notava bem nos consumos.
 Recordo-me que em 4ª e a partir dos 100 km/h o R parecia ganhar vida!! Penso que seria nessa altura que começava a funcionar o 2º corpo do carburador.

O ST 1600......meus amigos....não sei como descrever....aquele motor simplesmente apaixona, basta ser um twincam italiano! A rotação, o som...sem palavras. Tenho muitas saudades, se souberem de algum a bom preço....