Rali da Madeira em mini-campeonato de S2000
O Rali da Madeira irá fazer parte de um mini-campeonato de Super 2000, que foi recentemente criada pela FIA. A competição será promovida pelo Eurosport, e foi pensada para dar destaque aos novos Super 2000.
O calendário é composto por quatro eventos, entre os quais o Rali da Madeira, sendo que o primeiro dos quais se realiza na África do Sul, no final deste mês, uma prova que também é candidata ao Mundial de Ralis de 2007.
A competição irá ser administrada pela mesma empresa que promove o FIA WTCC, e os ralis serão realizados sob as regras da FIA para as provas regionais, ou seja, não permite a participação de carros do agrupamento A8, existindo mesmo um prémio especial para os pilotos que se apresentem com carros S2000. O calendário é o seguinte:
25 a 28 de Maio - Zulu Rally South Africa (terra)
23 a 25 de Junho – Rali de Ypres (asfalto)
3 a 5 de Agosto – Rali da Madeira (asfalto)
15 e 16 de Setembro - Rali Sanremo (asfalto)
A primeira reacção surgiu da parte de Nic Gullino, o responsável máximo da equipa que coloca a correr os Fiat Punto Abarth S2000, no europeu e campeonato italiano de ralis: "Os Super 2000 são uma boa oportunidade para introduzir novas ideias no desporto. Já percebemos que os espectadores gostam dos S2000, porque eles soam e assemelham-se aos carros tradicionais de ralis. Esta competição é uma oportunidade para atrair novos fabricantes para o desporto. Os Fiat foram os primeiros Super 2000 a serem homologados em termos internacionais e começámos logo por vencer as Mille Miglia, a prova de abertura do europeu de ralis. No ano passado, a Toyota e VW homologaram S2000 na África do Sul, para o campeonato interno e também venceram a prova de abertura da competição”, referiu Gullino deixando perceber que este pode ser uma boa alternativa de custos mais baixos para o futuro dos ralis.
Fonte: Autosport