Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 485994 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #420 em: 11 de Novembro, 2014, 11:00:13 »
Olhem que saber que isto é uma coisa simplicíssima e estar a ter dificuldades, tira-me do sério...
1- Estive lá ontem 10 minutos a tentar pela técnica "tradicional" de lhe bater para ela virar. Nem se mexeu. Estarei a usar a ferramenta errada? Estou a usar uma chave de fendas e martelo. É isto?
Será que devo passar já para a técnica do Luke do parafuso de madeira?

Dêem-me só uma ajuda para ver se deixo de ser tão medricas com aquilo: se por acaso correr alguma coisa mal e a rela entrar para dentro do bloco, ela fica ali à porta ou perde-se lá para baixo? Seria fácil de tirar, caso isso acontecesse?



2- O Mickey tem razão: o bloco tem bastantes restos de óleo, curiosamente do lado oposto ao da rela. Ainda podem ser vestígios da anterior junta da tampa das válvulas ou do o-ring do distribuidor (que estavam comprovadamente a deixar passar óleo), mas a verdade é que só há no bloco e não na cabeça.
Bom, quando conseguir trocar as relas (espero que seja nesta década...) limpo tudo e depois vejo se volta a aparecer. Se voltar a aparecer, muda-se a junta da cabeça, que remédio...

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #421 em: 11 de Novembro, 2014, 11:05:50 »
Olhem que saber que isto é uma coisa simplicíssima e estar a ter dificuldades, tira-me do sério...
1- Estive lá ontem 10 minutos a tentar pela técnica "tradicional" de lhe bater para ela virar. Nem se mexeu. Estarei a usar a ferramenta errada? Estou a usar uma chave de fendas e martelo. É isto?
Será que devo passar já para a técnica do Luke do parafuso de madeira?

Dêem-me só uma ajuda para ver se deixo de ser tão medricas com aquilo: se por acaso correr alguma coisa mal e a rela entrar para dentro do bloco, ela fica ali à porta ou perde-se lá para baixo? Seria fácil de tirar, caso isso acontecesse?



2- O Mickey tem razão: o bloco tem bastantes restos de óleo, curiosamente do lado oposto ao da rela. Ainda podem ser vestígios da anterior junta da tampa das válvulas ou do o-ring do distribuidor (que estavam comprovadamente a deixar passar óleo), mas a verdade é que só há no bloco e não na cabeça.
Bom, quando conseguir trocar as relas (espero que seja nesta década...) limpo tudo e depois vejo se volta a aparecer. Se voltar a aparecer, muda-se a junta da cabeça, que remédio...


1 - Se não consegues remover as relas com essa técnica tenta a sugestão do Luke.

2 - Quando montares tudo dá uma limeza generosa no bloco com produtos desengordurantes, até aquele que se usa na cozinha serve, lava bem para remover restos de óleo e resíduos e seca com ar comprimido. Depois deixa passar uns dias e vê se continua tudo limpo ou se está a aparecer óleo
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #422 em: 11 de Novembro, 2014, 11:10:49 »
mistolin!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #423 em: 11 de Novembro, 2014, 11:12:51 »
mistolin!
Boa! Estava à espera que alguém viesse com o Mistolin  :t_up:

Tenho uma dúvida com a utilização do Mistolin, pode ser usado em aluminio? Na cabeça do motor por exemplo?

Uns dizem que sim desde que seja bem exaguado com água corrente, outros dizem que não pode ser usado  :wacko:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #424 em: 11 de Novembro, 2014, 11:24:22 »
tu és rato! :D


podes... desde que não ponhas de molho  durante 1 mês... aplicas, agitas, tiras com bastante água para não ficarem resíduos (pelo menos não vejo qq problema nisso)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #425 em: 11 de Novembro, 2014, 11:36:33 »
tu és rato! :D


podes... desde que não ponhas de molho  durante 1 mês... aplicas, agitas, tiras com bastante água para não ficarem resíduos (pelo menos não vejo qq problema nisso)
:blush:  :point:

Ok  :t_up: Obrigado

Preciso de limpar o motor e caixa do Uno e então vai ser pulverizado com mistolin e depois leva jacto de água  :t_up:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #426 em: 11 de Novembro, 2014, 11:39:41 »
pulverizas, depois agitas com uma escova para soltar a porcaria toda, e depois lavas a jacto
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #427 em: 11 de Novembro, 2014, 11:42:52 »
pulverizas, depois agitas com uma escova para soltar a porcaria toda, e depois lavas a jacto
Ok  :t_up:

Cuidados especiais há?

Isolar coisas eléctricas, sendo carburador não há muita coisa  :point:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #428 em: 11 de Novembro, 2014, 12:10:30 »
isolar o distribuidor claro, e não enfiar agua dentro do motor :P (pergunta-me como é que eu descobri isto :D )
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #429 em: 11 de Novembro, 2014, 12:12:35 »
isolar o distribuidor claro, e não enfiar agua dentro do motor :P (pergunta-me como é que eu descobri isto :D )
Descobriste pela pior das formas estou a ver  :P

Mas como é que conseguiste enfiar água dentro do motor?  :o
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #430 em: 11 de Novembro, 2014, 16:13:33 »
filtro de ar directo de época :D, tapei o distribuidor... meti uma rolha na saída da tampa de válvulas... fui estúpido ao ponto de não ver que tinha que tapar o filtro :D
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #431 em: 11 de Novembro, 2014, 16:23:40 »
filtro de ar directo de época :D, tapei o distribuidor... meti uma rolha na saída da tampa de válvulas... fui estúpido ao ponto de não ver que tinha que tapar o filtro :D
:point: :point: :point:

Acontece aos melhores  :laugh:

Há algum produto para pôr no fim da lavagem? Para ficar bonito, e durar mais tempo limpo   :blush:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #432 em: 11 de Novembro, 2014, 17:09:35 »
há... chama-se "cuidado e lavagens regulares"

agora a sério, há uns cromos que aplicam verniz em spray, fica fabuloso nos dias /semanas seguintes, depois fica absolutamente nojento!

a forma correcta é tratar/hidratar/selar cada tipo de material... mas deixo isso para os "detalhantes" :P
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #433 em: 11 de Novembro, 2014, 17:43:35 »
há... chama-se "cuidado e lavagens regulares"

agora a sério, há uns cromos que aplicam verniz em spray, fica fabuloso nos dias /semanas seguintes, depois fica absolutamente nojento!

a forma correcta é tratar/hidratar/selar cada tipo de material... mas deixo isso para os "detalhantes" :P
Aconselharam-me a lavar o motor e secar bem com ar comprimido e ainda assim deixar andar 2 ou 3 dias e depois aplicar um spray abrilhantador de pneus por exemplo, ou daqueles sprays para tablier  :dry:

Será!?
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #434 em: 11 de Novembro, 2014, 17:58:07 »
a primeira parte, tudo bem, a segunda... pode haver reacções com compostos presentes la... podem as borrachas não gostar...

o motor do Uno do meu pai, sempre foi lavado normalmente e nunca levou nada esquisito e tem óptimo aspecto!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma