Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 485989 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #435 em: 11 de Novembro, 2014, 18:17:10 »
Pois também não fiquei convencido...

Lavar e secar e está bom  :t_up:

Ver se faço um DIY da lavagem do motor  :D
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #436 em: 11 de Novembro, 2014, 21:08:35 »
Eu uso o Mistolin regularmente e o que posso dizer acerca dele e que reage com o alumineo se estiver mt tempo de molho.
Basicamente, aplicas o mistolin (com mais ou menos generosidade de acordo com a sujidade) aguardas no maximo uns 2 minutos ate la vai passando uma escova pra ajudar a soltar a lixeira como sugeriu o Luke, e depois e agua pra cima a fartazana pra nao ficar nada do mistolin. E preferivel repetir o processo que prolongar o tempo de molho em mistolin. ;)

Qt ao acabamento, sinceramente nao metia nada. Normalmente o que da o acabento que estamos habituados a ver em novo, sao tratamentos termicos ou quimicos especificos para cada tipo de liga.
Tudo o que for vernizes ou abrilhantadores, vao estalar ou aderir po num curto espaço de tempo. Mas neste campo esta e apenas a minha opiniao.

No meu DB, Pag. #17, lavei uma caixa mt a correr mas da pra ver como ficou... ;)

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #437 em: 13 de Novembro, 2014, 00:05:41 »
Esta rela está a deixar-me completamente ralado. Estou pelos cabelos.
20 minutos a bater-lhe para a virar: nem se mexeu.
Passei para a técnica do Luke, mas a cratera abriu-se logo assim que coloquei o parafuso, à mão.
Isto é: a rela está completamente podre, mas as bordas estão coladas ao bloco. Suspeito que deve ter levado uma silicone qualquer.


De seguida, nos ensinamentos do Luke, coloquei uma chave em L para depois fazer de alavanca e fazê-la saltar.
Pois. Rela podre igual a... Rasgão na parte central da rela, de dentro para fora


Ideias? Quanto mais lhe mexo, mais ela se desfaz. Mas as bordas estão coladinhas ao bloco.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #438 em: 13 de Novembro, 2014, 00:18:10 »
com um punção ou uma chave de fendas bate lhe na zona onde o rasgão chegou á parede... , vais ver que sai num instante
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #439 em: 13 de Novembro, 2014, 10:26:24 »
Tira a chapa toda e deixa somente o rebordo, dá-lhe um bocadinho de calor e depois com uma chave fendas bate-lhe no rebordo.

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #440 em: 13 de Novembro, 2014, 12:39:11 »
O homem está é com medo de bater  :smash:

Eu bem disse que com a técnica do parafuso não ia lá, a rela está demasiado podre para isso  ;)

Nas fotos não se nota o sítio onde bateste por isso estás a bater com pouco força  :laugh:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #441 em: 14 de Novembro, 2014, 08:35:34 »
Ora,... a tecnica do Luke podiater funcionado mas n funcionou. Dado o estado confirmadissimo da rela e a profundidade a que esta parece-me dificil que va rodar, mas n e impossivel. :D
Se tivesse eu com essa questao em maos avançava para algo com pujança que sirva de alavanca, arredondava a ponta de forma a abranger o rebordo interior da rela tanto qt possivel, meter a alavanca pra dentro da rela evitando tanto qt possivel ferir o bloco e sacar a bixa ca pra fora.

Uma alavanca estreita e capaz de te cortar ou tirar apenas uma secçao da lagurav da alavanca á rela. Parece-me pouco provavel mas qd a coisa abusa da paciencia eu começa a tender pras soluçoes mais drasticas na vex de andar a perder tempo com tentativas ligeiras. ;)
Mas isto sou eu. :D

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #442 em: 14 de Novembro, 2014, 08:53:05 »
O homem está é com medo de bater  :smash:

Sim, estou a amaricar um bocado com medo de causar danos no bloco, admito. Hoje vou ver se arranjo um punção para bater de forma mais direccionada, já que com a chave de fendas não estou a ir lá.

Se tivesse eu com essa questao em maos avançava para algo com pujança que sirva de alavanca, arredondava a ponta de forma a abranger o rebordo interior da rela tanto qt possivel, meter a alavanca pra dentro da rela evitando tanto qt possivel ferir o bloco e sacar a bixa ca pra fora.
Uma alavanca estreita e capaz de te cortar ou tirar apenas uma secçao da lagurav da alavanca á rela. Parece-me pouco provavel mas qd a coisa abusa da paciencia eu começa a tender pras soluçoes mais drasticas na vex de andar a perder tempo com tentativas ligeiras. ;)
Mas isto sou eu. :D

Eu pensei exactamente como tu. Por isso me lembrei de usar uma daquelas chaves allen para servir de alavanca: como são em L, a parte interior acabava por abranger a quase totalidade do diâmetro da rela. Mas deu rasgão.

Até já me passou pela cabeça deixar lá a rela podre e colocar uma nova por cima. Felizmente, mudei logo de ideias, pois imagino o que seria substitui-la daqui a uns anos quando voltar a apodrecer. Essas chanatices acabam sempre por piorar o problema em vez de o resolver. Mas a tentação é imensa.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #443 em: 14 de Novembro, 2014, 09:14:17 »
Falaste em chave allen e ocurreu-me uma chave destas:

ou destas:

Para servir de alavanca.

A questao e que o acabamento da chave arredonda demasiado as extremidades onde o contacto com a rela tem de ser feito. A chave provavelmente teria de ser "trabalhada" eliminando o arredondado da chave. :/

Essa rela foi metida mt pra dentro na vez de ficar a face e agora estas com esses stresses todas pra tirar... :/

cinquecentoman

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 189
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #444 em: 14 de Novembro, 2014, 10:40:36 »
Boas. Faz o que diz o Luke e dá-lhe com força que isso sai.  :smash: :smash:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #445 em: 16 de Novembro, 2014, 14:44:34 »
Mais uma tarde a bater na rela. Nem se mexeu. Tenho de admitir a minha nabice, incapacidade, ou pelo menos medo de bater no bloco e estragar mais do que devia. Toalha ao chão.

Atendendo a que a recuperação do bicho é um hobbie, estou decidido a pedir a alguém que saiba para me vir cá a casa trocar as relas (não me apetecia nada gastar o reboque por causa da porcaria de umas relas). Conhecem algum mecânico em Coimbra a quem possa pedir isto?

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #446 em: 16 de Novembro, 2014, 22:45:47 »
Mais uma tarde a bater na rela. Nem se mexeu. Tenho de admitir a minha nabice, incapacidade, ou pelo menos medo de bater no bloco e estragar mais do que devia. Toalha ao chão.

Atendendo a que a recuperação do bicho é um hobbie, estou decidido a pedir a alguém que saiba para me vir cá a casa trocar as relas (não me apetecia nada gastar o reboque por causa da porcaria de umas relas). Conhecem algum mecânico em Coimbra a quem possa pedir isto?
Não tens nenhum amigo, familiar ou conhecido que dê uns toques de mecânica? Isso é simples de remover, acho que só não o conseguiste ainda por medo! Não te critico pois é um trabalho minucioso e que requer alguns cuidados.
Tenta ver se tens alguém, às vezes até um vizinho pode dar uma ajuda, se eu fosse de mais perto ajudava de bom grado  :t_up:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #447 em: 16 de Novembro, 2014, 22:57:16 »
pergunta estupida... que martelo estás a usar? é que isso sai em 3 pancadas (literalmente) com tantas pancadinhas, deformas a rela e não a tiras facilmente

isso tem de ser feito com um martelo pesado (1kg)
« Última modificação: 16 de Novembro, 2014, 22:58:32 por Luke »
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #448 em: 17 de Novembro, 2014, 06:34:31 »
Sim, estou a usar um pesado. Não tenho é espaço para dar umas marteladas fortes. Mas obrigado pela dica, ainda vou tentar outra vez.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #449 em: 17 de Novembro, 2014, 08:43:42 »
Tiras o radiador e o parachoques, ficas com espaço

Sent thru Tapatalk
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma