Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 485993 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #525 em: 12 de Dezembro, 2014, 01:04:00 »
Uma noite em cheio!
Primeiro, tratei de pôr o bicho em preguiças e tratei de colocar o apoio do tubo de escape que faltava: foi rápido! O truque foi desapertar um pouco os parafusos que prendem o suporte na parte de trás do bloco. Assim, o suporte tinha alguma folga e foi fácil meter o parafuso no ponto onde passava, entre os dois tubos. Depois voltei a apertar os parafusos do suporte no bloco e dei a apertadela final no parafuso junto ao escape.
Resultado:



Depois, fui-me dedicar aos problemas eléctricos: o malfadado manómetro da temperatura que reage com o consumo eléctrico.
Tinha visto um tipo no FiatForum com esse problema e resolveu limpando os contactos de massa na derivação que há a meio do cabo de massa que entra na bateria.
Não tinha as escovas que o TwinThema recomendou, por isso dei uma sprayzada de WD40. Depois limpei com um pano e dei outra sprayzada no contacto do cabo principal que está na caixa de velocidades.
Depois de um susto (o carro recusava-se a pegar porque, vim a descobrir, o cabo eléctrico do distribuidor se tinha desencaixado), liguei o carro e...
Tudo espectacular!
- a intensidade da iluminação do painel e tablier está estupidamente melhor!
- o ponteiro já não reage ao consumo eléctrico;
- o fecho central voltou a ter força suficiente para abrir e fechar todas as portas;
- os vidros sobem e descem mais depressa.

(Só me chateia que uma coisa tão simples como uma sprayzada me tenha feito trocar termostato, bomba de água, sensor de temperatura, válvula da ventoinha do radiador, etc.)

Agora:
- a correia do alternador (nova) está a chiar. Sei que sou muito nabo, mas não consigo encontrar os parafusos que prendem o alternador para poder puxá-lo mais para trás. Alguém me explica, mesmo para totós?
- Tenho o carter babado por baixo. Parece ser do bujão. Estes cónicos também se trocam? Em cada muda? Eu não o troquei quando mudei o óleo.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #526 em: 12 de Dezembro, 2014, 09:18:33 »
Post #207 e #235.   :d_naughty:

E mesmo mt bom saber que esta a ficar tudo direitinho. Parabens.

Se o alternador for igual ao da imagem tens de aliviar os dois parafusos que o seguram, e enquanto esticas a correia apertas o parafuso do que sencontra no rasgo que ves na foto. A correia devera ter uma folga de cerca de 10mm. E no final apertas o outro parafuso. ;)


Mas existe sempre um senao ou dois,...
O primeiro e que esse parafuso merecia ai uma anilha  :smash:
O segundo eque pedi-te uma foto da tal derivaçao e 0,... fikei sem conhecer a dita derivaçao.
O terceiro e que estas a ficar sem ter que fazer... :)
Ainda bem  que eu disse um senao dois senaos,... imagina se fossem mais. :laugh:

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #527 em: 12 de Dezembro, 2014, 09:23:43 »
(Só me chateia que uma coisa tão simples como uma sprayzada me tenha feito trocar termostato, bomba de água, sensor de temperatura, válvula da ventoinha do radiador, etc.)

 :lol: :lol: :lol: Vê o lado positivo da situação, ficaste com peças novas, as velhas como suplentes e com menos peso na carteira, só vantagens...

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #528 em: 12 de Dezembro, 2014, 09:40:26 »
Post #207 e #235.   :d_naughty:

Pois é, TwinThema: sempre disseste! Finalmente descoberto o problema!

Quanto à foto da derivação, esqueci-me completamente. Logo à noite, quando chegar a casa, tiro foto e coloco aqui. É a causadora deste problema que, entretanto, já vi que afecta muitos Unos: problemas de massa intermitentes, que pioram especialmente quando o carro está quente. Não sei exactamente porque é que piora quando o carro está na temperatura normal de funcionamento, mas a verdade é que acontece.

:lol: :lol: :lol: Vê o lado positivo da situação, ficaste com peças novas, as velhas como suplentes e com menos peso na carteira, só vantagens...

Sim, LoveFiat: e além disso, para não perder a razão por que comprei o carro (essencialmente, aprender a mexer!), teve um propósito didáctico! Ao menos à custa disto, aprendi a mudar estas peças todas... ;). Lado positivo!

Quanto ao alternador: vendo o alternador desmontado, eu penso sempre que é fácil encontrar o parafuso. Mas a verdade é que o apoio do motor está ali mesmo em cima! Ou estou a ver mal a coisa?
E como o estico? Suponho que o alternador seja bem pesadinho... ou estou enganado? Basta fazer alavanca com o cabo de um martelo? Ou preciso de mais força que isso?



TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #529 em: 12 de Dezembro, 2014, 09:54:02 »
Pois é, TwinThema: sempre disseste! Finalmente descoberto o problema!

Quanto à foto da derivação, esqueci-me completamente. Logo à noite, quando chegar a casa, tiro foto e coloco aqui. É a causadora deste problema que, entretanto, já vi que afecta muitos Unos: problemas de massa intermitentes, que pioram especialmente quando o carro está quente. Não sei exactamente porque é que piora quando o carro está na temperatura normal de funcionamento, mas a verdade é que acontece.

Sim, LoveFiat: e além disso, para não perder a razão por que comprei o carro (essencialmente, aprender a mexer!), teve um propósito didáctico! Ao menos à custa disto, aprendi a mudar estas peças todas... ;). Lado positivo!

Quanto ao alternador: vendo o alternador desmontado, eu penso sempre que é fácil encontrar o parafuso. Mas a verdade é que o apoio do motor está ali mesmo em cima! Ou estou a ver mal a coisa?
E como o estico? Suponho que o alternador seja bem pesadinho... ou estou enganado? Basta fazer alavanca com o cabo de um martelo? Ou preciso de mais força que isso?




1º "Pretito" - Devido a dilataçao dos materiais.
2º "Pretito" - Isso ou algo do genero serve.  :t_up:

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #530 em: 12 de Dezembro, 2014, 11:15:57 »
Consegues "empurrar" o alternador apenas com a mão, não precisas de nada a fazer de alavanca, não deixes a correia apertada demais, corres o risco de lixar rolamentos e as polis  :t_up:

Com ela esticada e o alternador apertado no sítio, deves conseguir pegar na correia e roda-la de modo a que a parte que tem os dentes (a de dentro) fique voltada para um dos lados, ou seja, faça um ângulo de 45º. Se oferecer mais resistência que isso está demasiado esticada.

Se esticares e continuar a chiar, passa uma barra de sabão azul e branco pela correia  :P
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #531 em: 12 de Dezembro, 2014, 13:01:38 »
Consegues "empurrar" o alternador apenas com a mão, não precisas de nada a fazer de alavanca, não deixes a correia apertada demais, corres o risco de lixar rolamentos e as polis  :t_up:

Com ela esticada e o alternador apertado no sítio, deves conseguir pegar na correia e roda-la de modo a que a parte que tem os dentes (a de dentro) fique voltada para um dos lados, ou seja, faça um ângulo de 45º. Se oferecer mais resistência que isso está demasiado esticada.

Se esticares e continuar a chiar, passa uma barra de sabão azul e branco pela correia  :P

1º Pretito - Obviamente se tiveres força pra isso. Eu qd opto por ai fica sempre com folga a mais. :D
2º Pretito - Subscrevo.
3º Pretito - E uma forma fiavel tambem de ver a tensao da correia. Eu pessoalmente costumo usar as duas formas, mas nem em todas as aplicaçoes se consegue utilizar a opçao dos 45º...
4º Pretito - Podes e resolve para os proximos dias, depois voltas a fazer o mesmo e assim sucessivamente ate te cansares. Ou entao eu e que tive azar pq foi o q sempre me aconteceu. :D

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #532 em: 13 de Dezembro, 2014, 00:30:55 »
Como prometido, aqui fica a foto do ponto de massa culpado da informação maluca no quadrante. Fica sensivelmente a meio do cabo de massa grande (entre a bateria e a caixa).

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #533 em: 13 de Dezembro, 2014, 14:26:20 »
 :t_up:

La esta o cravamento desses terminais no cabo as xs tb dao chatice.
Esta resolvido e o que interessa.

Next...  :t_up:

Uninho GT

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 495
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #534 em: 13 de Dezembro, 2014, 15:46:27 »
Tambem ando com um problema similar no quadrante, o conta rpm da informações malucas, sera tambem da massa?
Fiat Uno 60SX 90 VB-XX-XX
Fiat Uno 45S Evolution 91 R.I.P. XL-XX-XX
Fiat Ulysse 1.9TD EL 96 XX-CI-XX

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #535 em: 13 de Dezembro, 2014, 16:20:07 »
Uninho, nao perdes nada em verificar,... embora problemas de massa por norma afetam mais do que um componente. No teu caso em concreto penso que seja apenas o conta rpm a apresentar problemas certo? Se assim for deve ser algo relacionado com ele...  :dry:

Uninho GT

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 495
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #536 em: 13 de Dezembro, 2014, 16:58:29 »
Twin Thema - Nem so, tambem a luz do relogio quando acendo os farois ela fica fraca e o quadrante...
Fiat Uno 60SX 90 VB-XX-XX
Fiat Uno 45S Evolution 91 R.I.P. XL-XX-XX
Fiat Ulysse 1.9TD EL 96 XX-CI-XX

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #537 em: 13 de Dezembro, 2014, 18:53:40 »
Uninho,
E pah,... mas isso e normal. todos os carros (ou quase vah,...) fazem isso. caso contrario a noite parece que tens uma central eletrica ligada dentro do carro. Ve la se a Uyisse nao faz a mma coisa. ;)

Uninho GT

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 495
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #538 em: 13 de Dezembro, 2014, 23:48:03 »
A Ulysse tambem faz mas é menos claro, ela tem uma bateria com mais amperagem que ajuda um bocado...  :t_up:
Mas a questão no meu é o tal conta rotações que da aqueles pontos de aceleração sozinho a frio como a quente...  :wacko:
Fiat Uno 60SX 90 VB-XX-XX
Fiat Uno 45S Evolution 91 R.I.P. XL-XX-XX
Fiat Ulysse 1.9TD EL 96 XX-CI-XX

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #539 em: 26 de Dezembro, 2014, 20:28:53 »
Só um update para não deixar o tópico morrer.
Nesta época natalícia não tive um segundo para me dedicar a recuperar o Uno.
Por outro lado, usei-o muitas vezes, para todo o lado. É muito agradável de conduzir, não parece um carro da sua geração, de facto.

Deste uso mais intenso, só noto uma coisa que não sei se é normal: quando desembraio o carro, o motor fica uns segundos a 1500-1700 rpm antes de descer para as 900-1000 (ralenti). Isto é normal? Se não, porque acontece?

Outra questão: onde há mais pontos de massa para eu verificar? (Para ver se a luz da reserva volta à vida)


Fica uma foto dele atrás dos arbustos...