Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 485995 vezes)

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er.loves fiat

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #870 em: 28 de Março, 2015, 04:28:31 »
saudades....... :lovesigh: :(
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

Comandante

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #871 em: 28 de Março, 2015, 14:05:11 »
saudades....... :lovesigh: :(

Só eu é que nunca andei num fiat uno na minha vida... :(

Dizem que é tão fixe...  :P

Enfim...  :sleep:

er.loves fiat

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #872 em: 28 de Março, 2015, 14:28:07 »
no dia que andares, vais curtir molhos, aquele fire a berrar e a puxar por ti  :d_grin:  :hail: simplesmente adoro

ja tenho saudades do meu 60, não posso ver destas coisas
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afonsopatrao

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Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #873 em: 28 de Março, 2015, 17:08:04 »
Consegui 1 hora e meia de volta do Uno durante as sestas das crianças.


Comecei por esvaziar o circuito de refrigeração


Depois desmontei a caixa do filtro do ar


Retirei o tubo da gasolina do carburador

Desliguei os cabos do acelerador e do ar


Desliguei depois os tubos de vácuo do servofreio, do avanço do distribuidor e o tubo de refrigeração que vem da chauffage


Ainda desliguei o fio eléctrico do solenóide de corte de gasolina do carburador.

Depois foi desapertar as porcas e o parafuso de fixação do colector. A única dificuldade foi o acesso à porca central inferior. Mas não foi dramático.

Colector fora...



E à vista a rela doente. Já deve andar doente há muito, pelo aspecto da coisa.



E pronto, chegado aqui, pedia a vossa ajuda:
1- Julgo que tenho de tirar o motor de arranque para ter espaço para trabalhar. Como se faz isso?
2- Alguma dica para retirar os restos de junta velha do colector?

O bicho ficou à espera da continuação dos trabalhos...


Obrigado!

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #874 em: 28 de Março, 2015, 17:08:15 »
Consegui 1 hora e meia de volta do Uno durante as sestas das crianças.


Comecei por esvaziar o circuito de refrigeração


Depois desmontei a caixa do filtro do ar


Retirei o tubo da gasolina do carburador

Desliguei os cabos do acelerador e do ar


Desliguei depois os tubos de vácuo do servofreio, do avanço do distribuidor e o tubo de refrigeração que vem da chauffage


Ainda desliguei o fio eléctrico do solenóide de corte de gasolina do carburador.

Depois foi desapertar as porcas e o parafuso de fixação do colector. A única dificuldade foi o acesso à porca central inferior. Mas não foi dramático.

Colector fora...



E à vista a rela doente. Já deve andar doente há muito, pelo aspecto da coisa.



E pronto, chegado aqui, pedia a vossa ajuda:
1- Julgo que tenho de tirar o motor de arranque para ter espaço para trabalhar. Como se faz isso?
2- Alguma dica para retirar os restos de junta velha do colector?

Obrigado!

er.loves fiat

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #875 em: 28 de Março, 2015, 18:21:25 »
ora, motor de arranque, tens 3 parafusos um bocado compridos 13 do lado da caixa, tenta ver se encontras, ou apalpas. desvia a borracha do cabo de alimentação do motor de arranque, vais ver um parafuso, e possivelmente uma fixa, desligas

com uma espatulazinha, raspa isso que vai sair com facilidade. os restos mais fortes se nao sair, passa uma lixazinha.

continuação!
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TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #876 em: 28 de Março, 2015, 18:31:40 »
ora, motor de arranque, tens 3 parafusos um bocado compridos 13 do lado da caixa, tenta ver se encontras, ou apalpas. desvia a borracha do cabo de alimentação do motor de arranque, vais ver um parafuso, e possivelmente uma fixa, desligas

com uma espatulazinha, raspa isso que vai sair com facilidade. os restos mais fortes se nao sair, passa uma lixazinha.

continuação!

Roubaste-me as palavras todas...  :mecry:
 :t_up: Esta tudo dito.  :t_up:

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #877 em: 28 de Março, 2015, 22:02:00 »
Boa, obrigado! Espero não partir nada a tirar o motor de arranque...
Outra coisa: como limpo o bloco daquela ferrugem? Um pano embebido em mistolin? Diliuente celuloso?

Comandante

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #878 em: 28 de Março, 2015, 23:44:16 »
Espeta-lhe com vinagre para cima e vai colocando mais... Cada vez que for secando... Depois dá-lhe com palha de aço ou escova de aço que a ferrugem vai-se toda...

Não te esqueças de passar lixa 1000 nos buracos das relas e colocar silicone :)

Cumprimentos ;)

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #879 em: 29 de Março, 2015, 15:24:40 »
Trabalhos de hoje, até agora, não foram especialmente produtivos.

Quanto aos parafusos do motor de arranque, estavam completamente colados. Sempre são 25 anos no mesmo sítio...
Os dois superiores, à custa de WD40, saíram sem partir. O de baixo não se mexe. Já levou 3 banhos de WD40 mas continua quietinho. E no limite de partir. Deixei o WD40 a actuar e volto a tentar logo à noite.


Nos entretantos, eu ia tentando limpar os restos de junta presos ao colector. Consegui quase tudo, com excepção de 3 pontos onde, aposto, deve ter levado silicone.


Logo à noite estava a pensar tentar com uma lâmina fininha. É boa ideia?

Luke

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« Responder #880 em: 29 de Março, 2015, 15:27:06 »
É, eu uso uma lamina das que se usam para limpar as placas de vitro-ceramina. Tem é cuidado para não fazeres lenhos no alumínio
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
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Mickey

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« Responder #881 em: 30 de Março, 2015, 22:52:15 »
Antes de mais muitos parabéns, para alguém que se diz leigo na matéria estás a ir muito bem!

Para remover isso usas um x-acto dos grandes com a lâmina nova, abres todo e vais descascando os restos de junta. Depois passa um pouco de diluente celuloso e para finalizar lixa 1000/1200 para ficar certinho, podes/deves fazer o mesmo procedimento na cabeça.

Essa junta era de amianto, ainda as encontras mas já vai sendo difícil. A que tens para montar é muito boa :)

Só um aparte, troca essas relas todas, já que tens isso desarmado troca-as todas

Continuação!

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #882 em: 31 de Março, 2015, 10:15:33 »
Mickey, Luke e Comandante: obrigado pelo apoio e pela dicas!
Tenho andado num pico de trabalho e, às horas da noite em que me posso dedicar ao Uno, já não encontro loja nenhuma aberta onde posso comprar um raspador (para tirar os restos de junta) e um roquete pequeno mas de braço mais comprido (para ver se, com mais alavanca, consigo tirar o último parafuso que prende o motor de arranque).

Por isso, com a prata da casa, não tenho avançado muito.
Andei com uma laminazinha a tentar tirar mais um pouco de junta do colector, mas sem grande sucesso. O principal resultado foi ter os dedos cheios de feridas por causa de uma rede de metal muito fininho que há no interior da junta velha. Mortífera para os dedos.

Quanto ao último parafuso do motor de arranque: tem levado uma dose diária de WD40 mas não se mexe, pelo menos com o roquete pequeno que lá consigo colocar (para pôr o grande não tenho espaço).
Já agora uma dúvida: os dois parafusos superiores do motor de arranque tinham a cabeça do lado da transmissão; este, inferior, está montado invertido (isto é, com a cabeça para o lado do bloco). É mesmo assim? Ou houve alguém antes de mim que o montou ao contrário?


lovefiat

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #883 em: 31 de Março, 2015, 10:46:15 »
Aconselho-te uma espátula para raspares a junta;


AutoSueco.pt

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #884 em: 31 de Março, 2015, 14:53:20 »
Não tens nenhum tubo metálico oco para fazer de braço? Ou nenhuma chave mais comprida tipo velas que faça de tubo para pores o roquete e depois aplicar a extensão nessa dita chave? Isso o braço inventasse sempre, escusas de comprar rowuetes mais cumpridos.
91' Lancia Y10 LX ---- gone!
91' Fiat Uno 60 SX ---- sold!
76' Fiat 127 ---- waiting funds...
12' Fiat Panda 1.2 GPL
12´Fiat 500L 1.3 MJet