Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 485993 vezes)

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JosMatos

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1710 em: 18 de Fevereiro, 2016, 08:37:00 »
Buenas, so uma pergunta, quando montaste a nova bomba Central no Servofreio, afinaste o actuador da mesma? É  uma porca que esta na ponta do pistão do Servofreio....

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1711 em: 18 de Fevereiro, 2016, 08:42:13 »

Buenas, so uma pergunta, quando montaste a nova bomba Central no Servofreio, afinaste o actuador da mesma? É  uma porca que esta na ponta do pistão do Servofreio....

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Não, não afinei. Como as bombas eram exactamente iguais, achei que não era necessário. Até porque não tinha como medir a folga do actuador...
Mas pode ser disso? Devo colocar o actuador mais para fora?

JosMatos

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1712 em: 18 de Fevereiro, 2016, 08:47:05 »
Com um packlist ( acho que é assim que se escreve) deves medir a distância do fim da bomba, exterior, ate onde comeca o embolo interior da bomba....comparar com a antiga e ajustar o embolo do servofreio em conformidade... ja apanhei bombas com o embolo actuador da bomba central estava mais para dentro da bomba e tive de ajustar o do servofreio pata nao ter um 'espaço vazio' no pedal....

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TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1713 em: 18 de Fevereiro, 2016, 09:23:49 »
Com um packlist ( acho que é assim que se escreve) deves medir a distância do fim da bomba, exterior, ate onde comeca o embolo interior da bomba....comparar com a antiga e ajustar o embolo do servofreio em conformidade... ja apanhei bombas com o embolo actuador da bomba central estava mais para dentro da bomba e tive de ajustar o do servofreio pata nao ter um 'espaço vazio' no pedal....

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Ora o "packlist" so podera ser o vulgo packlisse, cujo nome correto e paquimetro e nao  parquimetro como tb mta malta lhe chama.
Uma imagem vale mais que mil palavras:


E duas entao,...

JosMatos

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1714 em: 18 de Fevereiro, 2016, 09:36:42 »
Ora o "packlist" so podera ser o vulgo packlisse, cujo nome correto e paquimetro e nao  parquimetro como tb mta malta lhe chama.
Uma imagem vale mais que mil palavras:


E duas entao,...

Obrigado

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Zampanò

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1715 em: 18 de Fevereiro, 2016, 10:33:42 »
Ora o "packlist" so podera ser o vulgo packlisse, cujo nome correto e paquimetro e nao  parquimetro como tb mta malta lhe chama.
Uma imagem vale mais que mil palavras:


E duas entao,...


E só por causa disto, adicionei 1 pontinho no karma, já há muito devido :)

Na verdade, este nome "packlisse", e segundo me foi explicado no liceu nas minhas aulitas de "metalomecânica", tem origem no francês: pied à coulisse.

De resto, sobre a possibilidade de ser da afinação do percutor do servo freio, achei que não seria disso porque o problema manifestou-se sem se ter substituido a bomba.

Outra coisa que me lembrei, e está alinhado com alguns comentários prévios, será que a travagem está descompensada no mesmo eixo? Para ter uma ideia, pode-se levantar o carro e travar ligeiramente. Enquanto isso, cá fora, faz-se girar a roda à mão e avalia-se a prisão da roda. Deve ser idêntica. Não é muito preciso mas dá uma boa indicação. Em particular para as rodas de trás. Resta saber se se consegue fazer isto no Uno nas rodas de trás pois o repartidor de travagem pode fechar completamente a pressão atrás. O que acham?

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1716 em: 18 de Fevereiro, 2016, 10:52:05 »
Ora bem, não será da falta de afinação do actuador. Isto porque o pedal responde desde o início, não há nenhum "buraco" antes de actuar a bomba. O mínimo toque activa os travões. A questão é que activa pouco, até meio do pedal. O pedal desce de forma mole, fazendo pouca pressão nas rodas. Só lá mais em baixo é que actua a sério.
De todo o modo, obrigado pela explicação do paquímetro!!

Zampanò: A travagem, julgo estar equilibrada. Digo isto porque, se assim não fosse, fugiria para um dos lados em travagem. Ora, isso não acontece! Trava bem e direito.

Outra coisa: será possível que esteja a melhorar com o uso? É que hoje de manhã voltei a fazer umas travagens valentes para testar. Já não bloqueia as rodas de trás, bloqueia as da frente, como era suposto.
A sensação continua esquisita, mas a eficácia da travagem não está comprometida.

Quanto ao repartidor para trás:tenho ideia que não fecha completamente a pressão para trás! Acho que só restringe o óleo em travagens muito fortes, a partir de certa força no pedal.

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1717 em: 18 de Fevereiro, 2016, 12:07:25 »
Estás a descrever uma situação oposta a como um carro com servofreio actua, em que actua mais no inicio do curso... será que o servo freio está a 100%?

quanto ao repartidor, este  compensa a força de travagem conforme a carga do eixo traseiro, nomeadamente, diminui a força conforme as rodas tem menos aderência (menos peso no eixo traseiro/maior curso de suspensão) portanto se inicialmente travará mais, e depois alivia a carga porque o a inercia dita que o peso se "desloca" para o eixo dianteiro, que vai diferir a maioria da travagem (é por isto que meter discos atrás é um upgrade que nem sempre trás mais valias, muito menos em carros leves, a não ser que nitidamente haja uma falta de travagem atrás e a traseira se solte em travagem)

Portanto, do repartidor não deverá ser, visto que a traseira aparenta estar a funcionar correctamente, tendo o problema na frente. usa o carro mais umas duas semanas e vê como evolui, tudo tem um periodo de rodagem/acamar, e aqui precisamos de mais dados para avaliar isto à distância!
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Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1718 em: 18 de Fevereiro, 2016, 12:07:52 »
p.s.: tenho um karma brutal :D
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1719 em: 18 de Fevereiro, 2016, 17:11:04 »
Viva, quando me referi ao repartidor foi no sentido de facilitar o diagnóstico e não no sentido de ser o problema. Com as rodas de trás no ar não sei se o repartidor deixa passar óleo para os bombitos!
Sô Luke tem tanta razão como karma :) mas eu acho que o árbitro foi comprado, ninguém consegue chegar àquela contagem :)
« Última modificação: 18 de Fevereiro, 2016, 17:14:59 por Zampanò »

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1720 em: 18 de Fevereiro, 2016, 17:25:11 »
 :P
Viva, quando me referi ao repartidor foi no sentido de facilitar o diagnóstico e não no sentido de ser o problema. Com as rodas de trás no ar não sei se o repartidor deixa passar óleo para os bombitos!
Sô Luke tem tanta razão como karma :) mas eu acho que o árbitro foi comprado, ninguém consegue chegar àquela contagem :)

O que vale e negativo...  :sombrero:

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1721 em: 18 de Fevereiro, 2016, 19:52:58 »
Já faço reset
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1722 em: 19 de Fevereiro, 2016, 18:25:23 »
Já falei no servo-freio e pelo meu entender poderá estar aí o problema ou parte dele.

O servo-freio pode não estar bom ou pelo menos no seu pleno funcionamento.



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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1723 em: 19 de Fevereiro, 2016, 21:11:29 »
Mas se o servofreio estivesse mal, o sintoma não seria o oposto (pedal duro)?

Mickey

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1724 em: 19 de Fevereiro, 2016, 22:46:53 »
Não necessariamente.

Faz um teste simples, com o carro ao ralenti pisa várias vezes seguidas o pedal e vê se notas alguma alteração quer no funcionamento do motor (quebra no ralenti p.e.) ou se notas alguma alteração na sensibilidade do pedal (ficar cada vez mais pesado p.e.)
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