Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486016 vezes)

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afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1815 em: 04 de Abril, 2016, 08:47:04 »
Primeiro, enquanto não vem explicar quem efectivamente sabe, fica com a explicação de quem não percebe nada disto (eu): o gigler principal é tapado por um solenóide que, quando não recebe energia, fecha a alimentação de gasolina. Quando recebe energia, cria um campo magnético que lhe permite vencer a força de uma mola e abre o acesso da gasolina ao colector de admissão.
Ora, o que pode estar a acontecer é, por qualquer razão, o acesso de gasolina fechar, mesmo com a ignição ligada. O que não devia acontecer.

TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1816 em: 04 de Abril, 2016, 10:25:45 »
Ora isso deve ter ai uma bobine algures... essa bobine e desmontavel do resto da valvula?
A minha suspeita recai sobre fio da bobinagem interrompido no terminal. O que queri dizer e que em determinadas circunstancias o contacto existe noutras podera falhar e provocar que a alimentaçao de gasolina falhe.

Antes de alongar mais diz-me se estas a acompanhar o raciocinio... ;)

afonsopatrao

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Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1817 em: 04 de Abril, 2016, 19:20:45 »
Estou, Twinthema! Mas acho que descobri o problema: o fio eléctrico que liga ao solenóide de corte do mínimo não só estava mal ligado como tem a "ficha" de ligação partida. Ou seja, é bem provável que haja ali um mau contacto qualquer.
Logo à noite tiro foto

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1818 em: 04 de Abril, 2016, 22:36:43 »
este solenoide é uma porcaria do tamanho de uma pilha AAA que aparafusa no carburador e onde liga um só fio :P
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1819 em: 05 de Abril, 2016, 08:22:17 »
Estou, Twinthema! Mas acho que descobri o problema: o fio eléctrico que liga ao solenóide de corte do mínimo não só estava mal ligado como tem a "ficha" de ligação partida. Ou seja, é bem provável que haja ali um mau contacto qualquer.
Logo à noite tiro foto

Começa entao por resolver a questao do fio. mmo com solenoide novo nao recomendavel andar com isso assim. ;)

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1820 em: 08 de Abril, 2016, 20:42:23 »
Novidades do Uno: o ficar sem ralenti era mesmo o fio do solenóide mal ligado. Nunca mais aconteceu!
Atinei finalmente com a afinação do carburador e anda a gastar pouco e muito ágil.
Dei-lhe banho ontem e preparava-me para vir aqui mostrar a beldade.




E não é que o safado me prega uma partida?
Agora ao fim do dia, ao chegar a casa, mm a entrar na rua de minha casa, um cilindro começou a fazer greve. Foi de repente e notei imediatamente.

Parei imediatamente e verifiquei se todos os cabos de vela estavam bem ligados. Tudo ok.
Aproveitei para desligar e ligar cada cabo, para identificar de onde vinha o problema: é do cilindro 4, mas chega faísca à vela (sente-se no cabo).
Tendo em conta que velas, cabos, rotor e tampa do distribuidor têm todos menos de 5000kms, estou um pouco intrigado.
Enfim, estacionei e vim para casa. Esperar que arrefeça.

Digam-me, por favor, se este plano está certo:
1- tirar a vela do cilindro 4 e ver como está ela. Procurar saber se morreu.
2- se a vela estiver ok, trocar com a do cilindro 3 a ver se o problema vai para lá ou se mantém no 4. Se for para o 3, é da vela.
3- Se se mantiver no 4, troco cabos com de outro cilindro, a ver se o problema acompanha o cabo ou fica no cilindro 4. Se acompanhar o cabo, é este o responsável.
4- Se se mantiver no cilindro 4, medir a compressão, pois será com certeza daí uma coisa grave.

É isto?

TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1821 em: 08 de Abril, 2016, 23:18:06 »
Antes de partir pra compressao eu via o distribuidor.

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1822 em: 08 de Abril, 2016, 23:58:02 »
Lá fui eu ter com o bicho à garagem, depois de jantar.


Querido FIRE: cá vamos nós outra vez...


Retirei a caixa do filtro do ar, deixando à vista o carburador.


Verifiquei os cabos de velas. Todos novos, é bem ligados.





Ah, e aproveito para mostrar o culpado do ficar sem ralenti, na semana passada. Como se vê, junto há um fio eléctrico que faz abrir a válvula (solenóide) do carburador. O encaixe está partido e, por isso, estava a fazer mau contacto.



Voltando ao que me trouxe ao capot do Uno: fui tirar a vela do cilindro 4. Estranhamente, custou imenso a tirá-la. Foi estupidamente difícil. Estava mesmo presa, como se a rosca tivesse dilatado. Mas o motor estava frio!
Tirá-la mostrou o que eu antevia: toda molhada, mas sem sinais de danos. Eu, que sou um leigo, pelo menos não vi danos. Só sinais de que não estava a ser queimado nada naquele cilindro.


Fui ver as outras. Isso permitiu despistar que o problema era só deste cilindro, e não da mistura que o carburador estava a fazer.
As outras estão ok, o que confirma que o problema estava localizado no cilindro 4.

Cilindro 1:


Cilindro 2:


Cilindro 3:


Foi aí que comecei a temer o pior. Porventura a junta da cabeça teria apodrecido e estaria a perder compressão para qualquer lado.
Não estive com meias medidas e fui medir a compressão.

Uff, que alivio!!! Os 13bar estão perfeitamente nos valores de referência!


Bom, fui ao passo seguinte: troquei a vela 4 (que não disparava) com a 3. E não é que o problema passou a estar no cilindro 3?

Ou seja, aquela vela deu à alma ao criador, não é?
Não acho muito normal que umas velas de origem, mesmo da Fiat, durem apenas 6000kms e menos de 2 anos. Sinceramente.
Mas enfim, serviu de lição. O melhor é NGK, não é?

Outra coisa: como as outras são novas, tenho de comprar 4 velas? Ou posso só substituir a defeituosa?


TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1823 em: 09 de Abril, 2016, 00:28:43 »
Se limpaste/secaste mt bem a vela, concordo ctg qd dizes que entregou a alma ao criador.

Se nao limpaste devias telo feito. tira, limpa e volta a montar a ver se fica igual ou ja da chispa. ;)

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1824 em: 09 de Abril, 2016, 00:42:34 »
Se limpaste/secaste mt bem a vela, concordo ctg qd dizes que entregou a alma ao criador.

Se nao limpaste devias telo feito. tira, limpa e volta a montar a ver se fica igual ou ja da chispa. ;)
Não limpei... Falta-me sempre qualquer coisa... ;)
Mas, se ela está boa, porque parou de funcionar?

NunoAntunes93

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1825 em: 09 de Abril, 2016, 11:51:51 »
Tiveste azar com a vela!  :lol:

Dado que só têm 6mil kms, mete só uma nova. Mais tarde mudas as 4, quando justificar.


afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1826 em: 09 de Abril, 2016, 14:59:55 »
Resolvido!!! E acabei de concluir, ao contrário do que eu sempre tinha jurado a pés juntos, que há casos em que o material de origem não é tão bom como o de outras marcas. Nunca digas nunca...

Fui hoje de manhã comprar velas. Resolvi comprar 4, pois como não ia colocar da mesma marca (fiquei mal impressionado com o facto de uma vela de origem só ter durado 6000kms), achei que era preferível ter todas iguais.

Escolhi NGK, por ler lido por aqui serem as que mais gente usa.


Troquei-as todas:


O resultado é absolutamente impressionante. Estou pasmado!! Não apenas o cilindro voltou a disparar, como a resposta do motor está RADICALMENTE diferente. Que suavidade, que silêncio, que alegria. Não afoga, nem mesmo a frio ou com o ar puxado na totalidade (como antes acontecia).
Cheira-me que parte da responsabilidade dos consumos elevados que tinha no passado era das velas. A resposta do motor está estupidamente melhor.

Viva a NGK! ;)

TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1827 em: 09 de Abril, 2016, 17:44:46 »
Não limpei... Falta-me sempre qualquer coisa... ;)
Mas, se ela está boa, porque parou de funcionar?

Nao faças questoes que n sei responder!!!  :lol:

Mas a vela encharcada nao da chispa.  :t_up:

Como em tudo na vida volta e meia aparece algo pra nos surpreender. desta vez foi essa vela.  :sombrero:

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1828 em: 09 de Abril, 2016, 23:58:27 »
Podes ter comprado velas que estiveram décadas na prateleira
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Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

er.loves fiat

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1829 em: 12 de Abril, 2016, 03:22:03 »
Podes ter comprado velas que estiveram décadas na prateleira
lá está foi o que também pensei...  a coisas que nao vale a pena comprar na origem, paga-se caro e é o que é...
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."