Como tinha dito, lá chegou o miminho para o Uno.
A óptica esquerda tinha os espelhos interiores já a aproximar-se do fim de vida, o que fez o inspector na IPO dizer-me que estava mesmo no limite mínimo de intensidade da luz. Não deu anotação, mas ele disse-me para trocar a óptica ou, se não quisesse, para colocar aí uma lâmpada de maior intensidade de luz, para compensar a diminuição de eficácia dos espelhos.
Como esta óptica tinha outros dois defeitos — era Valeo e, pensava eu, por isso não era de origem; os apoios do pisca estão partidos, o que fazia com que o pisca ficasse com uma folga do farol e, de vez em quando, caísse (ficando ao pendurão), achei que era altura de procurar uma substituta.
A folga do pisca via-se bem.
Esta óptica era material original (tinha o logo da Fiat).
Mas era VALEO e não CARELLO (como a óptica direita). Na minha cabeça, isso era porque o carro teria tido um toque desse lado e teriam trocado o farol. A diferença de qualidade explicaria que os espelhos não aguentassem tanto quanto os CARELLO.
Isto era reforçado pelo facto de o pisca desse lado ser de uma marca da concorrência, tendo uma cor ligeiramente diferente.
Bom, lá encontrei uma óptica nova, de origem, CARELLO, tal como eu queria.
Vinha completa (com lâmpadas novas e com o farolim do pisca). Foi um stress para conseguir encontrar o farol certo. O eper, introduzindo o meu número de chassis, diz que nenhuma das referências de faróis possíveis equipa o meu carro (?!?!?).
A minha preocupação era encontrar o farol sem regulação de altura pelo interior. Esses faróis com regulação passaram a equipar os SX depois de 1993; com a introdução da injecção electrónica e o catalisador, o manipulo do ar — starter— foi substituído por um manipulo de regulação da altura dos faróis. Ora, o que eu queria era um farol sem isso, pois o meu é de 1990, a carburador, e não tem regulação dos faróis.
Sem a ajuda do eper, pus o problema ao vendedor desta peça (uma loja de peças que tinha para lá isto há anos num canto). Como foi por telefone, ele não percebeu muito bem o que procurar.
Lá veio a óptica.
Vêem ali a alavanca encarnada? Bingo. Este é o modelo com regulação em altura.
Mas não me afligi. Pensei que se não ligasse nada à alavanca, o farol comportar-se-á como os anteriores. Mãos à obra.
Primeiro retirei as fichas eléctricas (mínimo, pisca e lâmpada H4):
Depois retirei as 3 porcas que seguram a óptica.
Não saía.
Isso mesmo, foi preciso desaparafusar a grelha.
Farol fora, e tive uma surpresa.
Data de fabrico: 1990.
Ou seja, este é que é o original! Isso explica o pior estado dos espelhos da óptica e pode também explicar porque é que as referências dos faróis CARELLO no ePer aparecem todas como não sendo do meu carro!
De facto, a óptica direita tem data de fabrico 2002! É material original mas não foi montada em Turim, no ano de 1990, com o resto do carro.
De todo o modo, a VALEO original não está em grande estado. Vejam-se os encaixes do farolim do pisca: como se partiram, está achanatado com uns parafusos, tentando recriar os encaixes do farolim.
Colocação da nova óptica...
Afinação e focagem dos faróis (a olhómetro... amanhã quero ver se vou à IPO e peço o favor de os alinharem)
E temos uma óptica nova, a dar um novo brilho ao grande Uno.