Muito obrigado a todos. Estou muito grato pela ajuda.
Com os vossos conselhos, decidi o seguinte:
1- Limpei tudo muito bem para poder despistar de onde vem a fuga, como disse o Luke e o Lovefiat.
2- Como bem disse o Lovefiat, uma vez que esta altura do ano não é a melhor para despistar a origem das fugas (e como já estava uma semana atrasado para a mudança de óleo), resolvi fazer já a manutenção.
Isto permite que vá despistando outros locais de fuga (nomeadamente o filtro do óleo), antes de partir para o cárter.
3- Se não descobrir qualquer outra fonte de óleo, então aventurar-me-ei, lá para a Primavera, a tirar o cárter em casa.
4- Quanto ao anticongelante, eu sei que provavelmente estou a atirar dinheiro ao lixo. Mas estou a ficar satisfeito com as melhorias que o circuito apresenta por andar com Paraflu. Tenho trocado de 6 em 6 meses, fazendo uma lavagem ao sistema. Aparece sempre porcaria, o que eu atribuo às propriedades detergentes do Paraflu. Troquei em Maio, por isso fiquei à espera que aparecesse outra vez na única loja que mo vende a 6,50€. Deixei contacto e ligam-me quando chegar.
Assim, lá comecei
Tirei o bujão...
(Continuo a não perceber porque é que tão poucos carros usam estes geniais bujões cónicos, sem anilha. São muito mais práticos )
Limpei tudo na zona de onde saiu o filtro (que será, penso, a fonte da fuga de óleo)
Passei um pouco de óleo novo no filtro novo (Purflux):
E óleo lá para dentro!
(Alguém devia dizer aos iluminados que fizeram uma vareta dourada que ISSO É UMA PÉSSIMA IDEIA QUANDO O ÓLEO É NOVO!)
É impossível perceber onde está o nível. Assim, como o manual diz 3,8litros, coloquei 3,4, depois liguei o motor por um minuto, e coloquei mais 400ml.
Mas não faço a mínima ideia se está a nível. É impossível saber, enquanto o óleo não escurecer.
Depois o filtro do ar, 2 anos depois (e 10.000 kms nas minhas mãos).
Lá retirei o velho...
... e coloquei o novo.
Ah, e ainda vi a cor das velas, para me certificar que acertei com a mistura. A cor parece-me bem!
Com o filtro de óleo novo, a luz do óleo apaga imediatamente (com o antigo estava a demorar 1seg depois de o motor ser posto em marcha). Talvez estivesse mesmo a precisar de revisão!
Obrigado por toda a ajuda!