Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486009 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

NunoAntunes93

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 538
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2130 em: 22 de Outubro, 2016, 23:53:31 »
Dado que o motor andou a água durante uns tempos, mesmo que ele use agora um anti-congelante dos baratos não tem problema. Vai fazendo lavagens ao sistema. Quanto tiver limpinho aí é aplicar do bom...

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2131 em: 22 de Outubro, 2016, 23:54:28 »
Estive a limpar muito bem e fiquei com a sensação que ou vem da bomba de óleo, ou vem do filtro do óleo que estará a vedar mal.
Estou com vontade de trocar já óleo e filtro para despistar. Mas se não for daí e for mesmo do carter, estou a deitar 5 litros de óleo novo ao lixo....

NunoAntunes93

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 538
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2132 em: 22 de Outubro, 2016, 23:58:04 »
Estive a limpar muito bem e fiquei com a sensação que ou vem da bomba de óleo, ou vem do filtro do óleo que estará a vedar mal.
Estou com vontade de trocar já óleo e filtro para despistar. Mas se não for daí e for mesmo do carter, estou a deitar 5 litros de óleo novo ao lixo....

Já alguma vez tiraste o cárter fora?

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2133 em: 22 de Outubro, 2016, 23:58:39 »
Já alguma vez tiraste o cárter fora?
Não...

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2134 em: 23 de Outubro, 2016, 00:17:19 »
Não estejas a meter medo ao rapaz

respondido com Passione

Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2135 em: 23 de Outubro, 2016, 00:22:42 »
Já alguma vez tiraste o cárter fora?

Qual é a dificuldade em desapertar todos os parafusos, limpar os restos do silicone, colocar novo silicone, posicionar o cárter e apertar todos os parafusos...

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2136 em: 23 de Outubro, 2016, 00:27:29 »
A mesma de dar à chave depois de trocar a correia de distribuição

respondido com Passione

Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2137 em: 23 de Outubro, 2016, 00:29:10 »
A mesma de dar à chave depois de trocar a correia de distribuição

respondido com Passione

Vais-me dizer que tem ponto o cárter!?

Não perdes uma...  :dry:

NunoAntunes93

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 538
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2138 em: 23 de Outubro, 2016, 00:32:11 »
Viva, eu não estava a desencorajá-lo!

Sabia que ele tinha mexido na tampa das válvulas, estava na dúvida do cárter. Na minha opinião na próxima muda de óleo devias fazer esse trabalho. Metes o carro nas preguiças, e quando fores a montar o cárter usa o macaco para conseguires posicionar bem ao apertar os parafusos.


Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2139 em: 23 de Outubro, 2016, 01:15:34 »
Nao se perdia nada tirar o carter... Aproveita da-lhe uma bela lavagem com petroleo por dentro para desencrustrar e limpa o chupador que deve ter residuos na malha de filtragem... Sao coisas que podem fazer a diferença... Visto que matas dois coelhos com uma so machadada.... Limpas e vedas a fuga...

E isso de usar um anticongelante de porcaria para limpar o circuito e treta... Devias de usar um bom mesmo para limpar porque visto que ja tem ferrugem tem que ser um anticongelante que permita limpar mas ao mesmo tempo parar o processo de ganhar mais corrosao,  coisa que um anticongelante fraco nao vai conseguir fazer... Num circuito assim... Por isso e que vai sempre aparecendo mais e mais ferrugem... Assim que entra o novo anticongelante a ferrugem desactiva-lhe logo parte da proteção. So a minha opinião.. Cada um sabe de si...

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2140 em: 23 de Outubro, 2016, 02:14:40 »
Muito obrigado a todos. Estou muito grato pela ajuda.
Com os vossos conselhos, decidi o seguinte:
1- Limpei tudo muito bem para poder despistar de onde vem a fuga, como disse o Luke e o Lovefiat.
2- Como bem disse o Lovefiat, uma vez que esta altura do ano não é a melhor para despistar a origem das fugas (e como já estava uma semana atrasado para a mudança de óleo), resolvi fazer já a manutenção.
Isto permite que vá despistando outros locais de fuga (nomeadamente o filtro do óleo), antes de partir para o cárter.
3- Se não descobrir qualquer outra fonte de óleo, então aventurar-me-ei, lá para a Primavera, a tirar o cárter em casa.
4- Quanto ao anticongelante, eu sei que provavelmente estou a atirar dinheiro ao lixo. Mas estou a ficar satisfeito com as melhorias que o circuito apresenta por andar com Paraflu. Tenho trocado de 6 em 6 meses, fazendo uma lavagem ao sistema. Aparece sempre porcaria, o que eu atribuo às propriedades detergentes do Paraflu. Troquei em Maio, por isso fiquei à espera que aparecesse outra vez na única loja que mo vende a 6,50€. Deixei contacto e ligam-me quando chegar.

Assim, lá comecei

Tirei o bujão...


(Continuo a não perceber porque é que tão poucos carros usam estes geniais bujões cónicos, sem anilha. São muito mais práticos )


Limpei tudo na zona de onde saiu o filtro (que será, penso, a fonte da fuga de óleo)


Passei um pouco de óleo novo no filtro novo (Purflux):



E óleo lá para dentro!


(Alguém devia dizer aos iluminados que fizeram uma vareta dourada que ISSO É UMA PÉSSIMA IDEIA QUANDO O ÓLEO É NOVO!)


É impossível perceber onde está o nível. Assim, como o manual diz 3,8litros, coloquei 3,4, depois liguei o motor por um minuto, e coloquei mais 400ml.
Mas não faço a mínima ideia se está a nível. É impossível saber,  enquanto o óleo não escurecer.

Depois o filtro do ar, 2 anos depois (e 10.000 kms nas minhas mãos).


Lá retirei o velho...


... e coloquei o novo.


Ah, e ainda vi a cor das velas, para me certificar que acertei com a mistura. A cor parece-me bem!


Com o filtro de óleo novo, a luz do óleo apaga imediatamente (com o antigo estava a demorar 1seg depois de o motor ser posto em marcha). Talvez estivesse mesmo a precisar de revisão!

Obrigado por toda a ajuda!

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2141 em: 23 de Outubro, 2016, 08:50:51 »
Apertaste o filtro de óleo como?

respondido com Passione

Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2142 em: 23 de Outubro, 2016, 08:54:12 »
Apertei à mão e depois, com a ferramenta, dei mais meia volta. Não é assim?

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2143 em: 23 de Outubro, 2016, 08:57:28 »
Certíssimo :)

respondido com Passione

Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2144 em: 23 de Outubro, 2016, 12:39:11 »
Certíssimo nao... Erradíssimo... Queres um conselho meu... Filtros purflux nunca mais... Encarcalhan-se todos com a forca de sucção do motor a puxar o oleo... Ficam que parecem trapos espremidos... Como sao de fraca construção da nisto... E os da AMC e a mesma porcaria... As vezes nem faz apagar a luz do oleo de tao maos que sao... Uma vez num motor PSA ( 1.6HDI ) troquei o oleo e filtro fui a dar uma volta com o carro... Luz do oleo acesa... Stop stop stop... Liguei a maquina de diagnostico... Erro: Pressão de oleo insuficiente... Fui a retirar o filtro de oleo... Jesus... Todo enculhido... E uma vez num Mitsubishi pagero com um filtro da AMC nem consegui sangrar o circuito do oleo... A luz nunca apagava... Troquei por outro de outra marca... Apagou logo a luz.  :D mete o filtro de origem nisso que é material barato e ficas bem servido...  ;)