Fiatistas
Tecnica => D.I.Y. => Tópico iniciado por: Zampanò em 21 de Junho, 2009, 13:05:38
-
Caros,
recentemente, acendeu-me a luz do airbag e andei a investigar a questão com a ajuda do meu irmão.
Acontece, pelo que parece é quase vulgar, o diagnóstico da ECU do airbag detectar uma anomalia e, depois disso, a luz fica permanentemente acesa. Essa anomalia poderá ser algo simples ou mesmo sem significado. Depois disto, por uma questão qq (segurança) o erro fica em memória e a luz não apaga.
Por isso, fiz um diagnóstico e apaguei o erro, fazendo uso de um software específico, um cabo de leitura OBD e a luz apagou.
Este procedimento é aplicável ao Lancia Lybra, Alfa 147, Fiat Bravo e outros tantos, penso eu.
Elaborei um pequeno relatório que serve para partilhar o conhecimento adquirido. Poderá ser descarregado o .pdf pelo seguinte link http://www.fiatboo.co.uk/misctemp/lybra-airbag_97-2003.pdf (http://www.fiatboo.co.uk/misctemp/lybra-airbag_97-2003.pdf)
Espero que ajude, cmps
luis
-
...parece é quase vulgar, o diagnóstico da ECU do airbag detectar uma anomalia e, depois disso, a luz fica permanentemente acesa. Essa anomalia poderá ser algo simples ou mesmo sem significado. Depois disto, por uma questão qq (segurança) o erro fica em memória e a luz não apaga.
Realmente, Luis, qualquer erro que a central do airbag reconheça fará acender a luz espia. Ao contrário dos outros sistemas, como o de injecção, este não apaga a luz mesmo com o problema resolvido. Isso ocorre porque o airbag é um item de segurança, e se houve alguma falha, como mal contacto, deverá ser visto, tendo em vista que poderá tanto causar acionamento involuntário quanto falta do acionamento quando em um acidente.
Obrigado pela partilha do documento! -_-
-
já agora onde se arranja este tipo de software e um desenho deste cabo?
-
gostava de arranjar um cabo destes mas os que encontro são a preços proibitivos...
há algum sítio mais em conta? é que aquilo parece-me ser uma comunicações série simples...
-
Viva
o cabo pode ser comprado no http://cgi.ebay.de/USB-VAG-KKL-Interface-OBD-2-VW-Audi-Diagnose-software_W0QQitemZ310149914315QQcmdZViewItemQQptZElektrogeräte?hash=item4836601ecb&_trksid=p3286.c0.m14&_trkparms=65:12|66:2|39:1|72:1229|240:1309|301:1|293:1|294:50 (http://cgi.ebay.de/USB-VAG-KKL-Interface-OBD-2-VW-Audi-Diagnose-software_W0QQitemZ310149914315QQcmdZViewItemQQptZElektrogeräte?hash=item4836601ecb&_trksid=p3286.c0.m14&_trkparms=65:12|66:2|39:1|72:1229|240:1309|301:1|293:1|294:50) e o software obtém-se por inscrição num dos sites referidos no documento
cmps
luis
-
Visto que o 146 não tem nada disso dos ODB's e o caraças, apenas o old fashion cabo para espetar lá na centralina que é uma motronic do tempo dos afonsinhos...e depois usar o AlfaDiag...não há outra maneira de fazer reset a isso? :p
Tipo desligar os cabos da bateria? :D
-
Parece caricato mas no dia em que se começou esse tópico, acendeu-me a luz do air-bag xD
Falei por PM com o amigo Zampanò e acabamos por descobrir que somos vizinhos... :)
Dispôs-se a vir ter comigo e apagar o erro do meu... Extremamente simpático, em 15 minutos tínhamos o problema resolvido :)
Deixo aqui meu agradecimento e um abraço!
-
atenção a esses procedimentos...
eles nas inspecções já martelam se o carro não estiver a fazer diagnostico, isto é, quando se dá à chave para ligar o carro, as ecus fazem os diagnósticos e vão acendendo as luzes e apagando se tudo estiver ok... eles nas inspecções agora andam em cima disso. Quando se manda desactivar as luzes de diagnostico dos airbags (acontece muito com os clios modelo c que estão sempre com um problema de fichas e o pessoal manda desactivar a luz por software) eles na inspecção desligam os carros e voltam a ligar para ver se eles estão a fazer os diagnosticos... se as luzes não acenderem a dizer que estão a faze-lo, chumbam! aconteceu a um amigo meu com um clio! Quando fui com a Scenic também foram ver se estava tudo bem... É que existe muito pessoal que para se desfazer dos carros, manda desactivar as luzes que estam a "xibar" os problemas destes e toca a andar... depois o próximo que se aguente!
aqui fica também um truque para quando se vai comprar um carro... ver se as luzes de diagnostico estão todas a funcionar... se não estiverem, perguntem ao dono porque mandou desactivar a luz daquele diagnostico!!
-
atenção a esses procedimentos...
eles nas inspecções já martelam se o carro não estiver a fazer diagnostico, isto é, quando se dá à chave para ligar o carro, as ecus fazem os diagnósticos e vão acendendo as luzes e apagando se tudo estiver ok... eles nas inspecções agora andam em cima disso. Quando se manda desactivar as luzes de diagnostico dos airbags (acontece muito com os clios modelo c que estão sempre com um problema de fichas e o pessoal manda desactivar a luz por software) eles na inspecção desligam os carros e voltam a ligar para ver se eles estão a fazer os diagnosticos... se as luzes não acenderem a dizer que estão a faze-lo, chumbam! aconteceu a um amigo meu com um clio! Quando fui com a Scenic também foram ver se estava tudo bem... É que existe muito pessoal que para se desfazer dos carros, manda desactivar as luzes que estam a "xibar" os problemas destes e toca a andar... depois o próximo que se aguente!
aqui fica também um truque para quando se vai comprar um carro... ver se as luzes de diagnostico estão todas a funcionar... se não estiverem, perguntem ao dono porque mandou desactivar a luz daquele diagnostico!!
Verdade.
A palio cá de casa chumbou por isso mesmo.
E atenção que se forem comprar um carro usado a luz do airbag tem que apagar antes do carro ligar. É que já se fazem algumas ligações para as luzes acenderem..
-
A situação aqui é diferente...
Não foi desactivado o diagnóstico, só apagado o erro da memória. Sempre que ligo o carro o diagnóstico é feito à mesma e ao não encontrar erros, as luzes apagam-se.
Uma falha conhecida do Lybra, 156, Marea e alguns outros são as fichas dos sensores instalados nos bancos. Como estão mal presas, com o tempo ganham alguma folga e basta uma falha no contacto durante alguns milissegundos para acender a luz do air-bag.
As falhas nos air-bags e alguns outros sistemas de segurança não se apagam quando se reinicia o sistema, ficam em memória persistente e precisam ser apagadas à mão, por razões de segurança. Foi o que fizemos ali.
No Autodata há uma indicação sobre isso e um mini-tutorial de como prender as fichas com cintas de plástico (tipo lacre). A ver se tiro uma tarde para fazer isso :)
-
Caros
1/ Alfa 146: não sei, tenho de admitir, mas pensava que o 146 tem um OBD mas série I. O Alfadiag suporta OBD-I, penso (desculpem tantas as dúvidas..)
2/ Confirmo que o que foi feito foi apagar o erro e não inibir as funções electrónicas. Na verdade, foi feito o que é feito na oficina (usando outro software, talvez). A natureza do erro é um pouco desconhecida, por mim, mas penso que não é para levar a sério. O mais normal é ter havido 1 pequeno mau contacto nas fichas que estão por baixo dos bancos, ou nos contactos móveis do volante
3/ sobre a minha simpatia.. é provável :)
1 ab
luis
-
:D
Então e...se eu retirar os cabos da bateria, esperar bastante tempo para fazer um "reset" a centralina, o erro também desaparece?
É que eu tenho andado com a luzinha acesa e já anda a chatear, não sei porquê :D :ph34r:
E não me apetecia ir a Bombóleo só para apagarem o erro lol.
-
:D
Então e...se eu retirar os cabos da bateria, esperar bastante tempo para fazer um "reset" a centralina, o erro também desaparece?
É que eu tenho andado com a luzinha acesa e já anda a chatear, não sei porquê :D :ph34r:
E não me apetecia ir a Bombóleo só para apagarem o erro lol.
Nope! Não vai apagar a luzinha não..
-
Se a luzinha de facto for da centralina, apaga-se sim senhora! Os erros são gravados em memória RAM, não na ROM.
-
Hum, acho que vou considerar fazer isso então...
Se for na RAM, bestial. Ainda hei de experimentar. Quantas horas é que são +/- para o gajo limpar tudo?
-
Os airbags têm uma centralina própria e os erros são gravados numa EPROM...
Os erros de equipamento de segurança críticos (airbags e ABS por exemplo) permanecem mesmo que o erro desapareça, de maneira que se "obrigue" a verificar se há alguma falha. Têm de ser apagados manualmente...
-
A luz do airbag não se apaga com um reset, mas sim como o mazzeo explicou.
Apagar o erro não significa que a luz do airbag nunca mais vai acender, fica tudo igual a antes da luz ter acendido apenas. Isto não é estar a desactivar a luz do airbag
-
Acendeu-me a luz do air bag outra vez.
Tinha o suporte do GPS caído debaixo do banco do pendura e ao puxá-lo dei uma bela trancada nos fios... foi mesmo instantâneo :ph34r:
Encomendei um cabo pelo ebay, deve chegar na próxima semana.. Entretanto, prendi as fichas e os cabos com correias de plástico como aconselham no autodata, ficou firme :)
se alguém precisar disso na zona de Lisboa, que traga as minis :>
-
Chegou hoje o cabo :)
Adaptei um switch para o chant entre os pinos 3 e 7 (fico bonitinho :) e liguei ao carro... em meia dúzia de minutos estava tudo resolvido :)
O único problema: a versão que está disponível para download não funciona em condições.
Utilizem esta:
http://rapidshare.com/files/126598530/KWP71Diag_USB.zip.html (http://rapidshare.com/files/126598530/KWP71Diag_USB.zip.html) <- software gratuito!
-
já agora, alguém tem o alfadiag??
ando a ver se o consigo comprar mas não encontro em lado nenhum...
-
Chegou hoje o cabo :)
Adaptei um switch para o chant entre os pinos 3 e 7 (fico bonitinho :) e liguei ao carro... em meia dúzia de minutos estava tudo resolvido :)
O único problema: a versão que está disponível para download não funciona em condições.
Utilizem esta:
http://rapidshare.com/files/126598530/KWP71Diag_USB.zip.html (http://rapidshare.com/files/126598530/KWP71Diag_USB.zip.html) <- software gratuito!
Boas Mazzeo
Ando a procura do cabo mas não tenho 100% certeza qual comprar.
Gostaria que me pudesses ajudar na compra de uma porque também tenho a luz do airbag ligada e quando mando desligar passado algum tempo lá está ela.
Abraço
-
Pessoal, sei que é um post muito antigo mas vou tentar a sorte...
O meu lybra tb tem a luz acesa e tento encontrar um cabo para fazer esta reparação em casa pois volta e meia com o carrinho da minha filha a bater dentro da mala esta fca acesa, ou o patudo do pai que mexe nas fichas do banco..
Já retirei o software mas falta o principal.
Alguém sabe o nome do cabo OBD-II USB e onde se pode encontrar?
Muito agradecido.
Lopes LOL
-
ELM 327
http://www.ebay.co.uk/itm/V1-4-ELM327-OBD2-OBDII-CAN-BUS-Diagnostic-Scanner-USB-/320849523735?pt=UK_Diagnostic_Tools_Equipment&hash=item4ab41f3417 (http://www.ebay.co.uk/itm/V1-4-ELM327-OBD2-OBDII-CAN-BUS-Diagnostic-Scanner-USB-/320849523735?pt=UK_Diagnostic_Tools_Equipment&hash=item4ab41f3417)
-
ELM 327
http://www.ebay.co.uk/itm/V1-4-ELM327-OBD2-OBDII-CAN-BUS-Diagnostic-Scanner-USB-/320849523735?pt=UK_Diagnostic_Tools_Equipment&hash=item4ab41f3417 (http://www.ebay.co.uk/itm/V1-4-ELM327-OBD2-OBDII-CAN-BUS-Diagnostic-Scanner-USB-/320849523735?pt=UK_Diagnostic_Tools_Equipment&hash=item4ab41f3417)
Muito agradecido, vou arriscar e se funcionar aviso.
-
Muito agradecido, vou arriscar e se funcionar aviso.
Claro que funciona...
-
Boa tarde amigos, recentemente adquiri um lancia lybra e ele veio com esse problema, o sinal D o airbag pressiste e não são da consola, o meu mecanico disse que era o airbag do banco do condutor e mais valia colocar um anulador , alguém me consegue ajudar??
Abraços :lancia:
-
Boa tarde amigos, recentemente adquiri um lancia lybra e ele veio com esse problema, o sinal D o airbag pressiste e não são da consola, o meu mecanico disse que era o airbag do banco do condutor e mais valia colocar um anulador , alguém me consegue ajudar??
Abraços :lancia:
Já verificaste as fichas!?
Lê o tópico todo e penso que encontras a solução.
-
Boa tarde amigos, recentemente adquiri um lancia lybra e ele veio com esse problema, o sinal D o airbag pressiste e não são da consola, o meu mecanico disse que era o airbag do banco do condutor e mais valia colocar um anulador , alguém me consegue ajudar??
Abraços :lancia:
O emulador só serve para o banco do pendura, se não tiveres amor a quem viaja contigo...
-
Já verificaste as fichas!?
Lê o tópico todo e penso que encontras a solução.
Já e é mesmo avaria do airbag amigo :(
-
O emulador só serve para o banco do pendura, se não tiveres amor a quem viaja contigo...
Acho que deve ficar caro desfradar o banco e colocar um airbag funcional
-
Saudações!
Ando com problema na luz avisadora do Airbag Lancia Y 1.2 16v 1999 e apanhei no google esta thread que tinha boa info e mostra bom espírito de ajuda.
Li tudo com atenção e concordo que o erro está gravado numa EPROM (grava dados que a centralina carrega sempre mesmo depois de ficar sem power) e também não apaga por se resolver a avaria.
Agora quando ia seguir os links para comprar o cabo e o software já não estão disponíveis por serem antigos.
Alguém pode indicar links atuais ou possa dizer solução para LER e APAGAR o erro?
Já tenho cabo que converte OBD-1 para os recentes OBD-2 (que precisa alimentação externa 12v)
Obrigado desde já pelo feedback!
-
Viva, os tempos mudam, neste momento sugiro comprar cabo obd2 usb (há muito disto à venda, qualquer motor de busca dá resultados acessíveis) e usar o MES (Multiecuscan) cujo site tem instruções melhores do que aqui se possa escrever.
-
Obrigado Zampanò !
Os tempos fazem evoluir :D mas a variedade é tanta que não se percebe qual funciona para o Y de 1999.
O multiscan que falas arranja-se gratuito? Tem free version mas serve para apagar erros ?
Que interface recomendas ? Tenho o adaptador de 3 pinos
-
Viva, tem mesmo de ser o cabo OBD2 KKL e o tal cabo adaptador 3 pinos conforme respondi por PM. Por aquilo que conheço, este cabo de 3 pinos tem um cabito de alimentação com uma garra jacaré e deverá ser ligada ao polo positivo da bateria. Este ponto tem de ser analisado (antes de ligar à bateria). Este assunto, é também para mim uma descoberta e, por isso, há que analisar tecnicamente e salvaguardar a segurança da pessoa e do carro.
-
Obrigadão Zampanò!
Já comprei o interface KKL 409.1 com chip RL
Software ainda não vi nada porque não recebi o interface além do adaptador de 3 pinos (o tal com pinças de jacaré).
Darei notícias