Fiatistas

Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: Detweiler em 11 de Janeiro, 2005, 19:17:50

Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Detweiler em 11 de Janeiro, 2005, 19:17:50
O problema é o seguinte, tenho um Tipo 1.4i.e. e tive aki á dias a fazer uns arranques com um 60sx e ate nem fikei desiludido... fomos lado a lado sem ninguem fugir muito apesar de ele ter uma pessoa e eu tar sozinho... Se bem que em certas mudanças (3º e 4º) ate axo que consigo ganhar algo... mas assim que meto 5ª... Acaba-se literalmente a festa... Não sei se as prestações com o 60 sx são normais mas akela 5ª não pode estar bem... gostava de saber se alguem tem algum problema parecido ou se fazem ideia o k é... Aguardo respostas  
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Luke em 11 de Janeiro, 2005, 19:19:22
não pode estar bem em que sentido? demasiado longa?
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Detweiler em 11 de Janeiro, 2005, 19:23:21
Basicamente não sei o k pode ser... Longa não é pk ele xega aos 176  pouco
antes do corte... mas a descer... a subir a 5ª praticamente não existe seja a k rotação for ele perde velocidade
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Luke em 11 de Janeiro, 2005, 20:00:18
a tua 5ª é uma mudança de "consumo" que potencia tem o teu tipo?
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Uno60SX em 11 de Janeiro, 2005, 20:46:36
Eu acho k o problema é teres passado de um 1.4 para um 1.1.
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Delta1300 em 11 de Janeiro, 2005, 21:23:32
Meu amigo...
Se o teu carro é um 60SX é bem provavel que a 5º seja longa.
A descer, todos os santos ajudam.

Mas em condições normais, estares a 120 ás 3000rpm (hás-de confirmar), é uma caixa bem londga. Daí queixares-te.

A 5º é para os consumos! Nao é para recuperações ou acelarações :)
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Erickson em 12 de Janeiro, 2005, 00:20:03
Também acho 3000rpm pouco para uma quinta pah... Não estarás a confundir com o semi-TDI? :P :P
No meu 106 a 120 vou praí às 3300-3500.. 140 às 4000rpm, 200 às 6000rpm :rolleyes: :P
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Luke em 12 de Janeiro, 2005, 12:01:25
o manual do 60SX dá a velocidade maxima (155) como obtida em 4ª
a 5ª dá segundo a fabrica 150
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Delta1300 em 12 de Janeiro, 2005, 14:21:09
Atenção que nao sou o primeiro a dizer que o 60sx a 120 ta ás 3000rpm.
E pelos vistos, este é mais um caso.

Alias, quando eu proprio vi isso.... achei mesmo que era muito longa a 5º.

Até se pode dar o caso de a caixa nao ser do carro. Sei la. Ou terem havido 2 caixas. Não sei.

A confirmar-se aquilo que o Luke diz... entao faz todo o sentido a velocidade maxima ser em 4º e em recta, claro.
A descer.... venha a 5º !!!
 
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Uno60SX em 12 de Janeiro, 2005, 14:43:26
Poix.
O meu tb dá 120 km ás 3000 rpm.

Isso do manual pode ser erro de impressão , já pensaram nisso?
 
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: BeatleAndForzaFiat em 12 de Janeiro, 2005, 15:08:06
quando andar agora com o carro vou fazer a experiência...

4ª / 3000 rmp / velocidade ?

aguardem :P
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Luke em 12 de Janeiro, 2005, 15:08:12
na sei... é o que la vem na tabela
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Uno60SX em 12 de Janeiro, 2005, 16:00:55
Lol
N é 4ª ás 3000rpm
É 5ª ás 3000rpm.
em 4ª para dar 120 são para aí 4700rpm ou 5000
 
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Erickson em 12 de Janeiro, 2005, 16:35:12
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Isso do manual pode ser erro de impressão , já pensaram nisso?
Mais uma vez... há muitos carros assim :)
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Uno60SX em 12 de Janeiro, 2005, 18:25:56
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Isso do manual pode ser erro de impressão , já pensaram nisso?
Mais uma vez... há muitos carros assim :)
ó Erickson n baralhes mais as coisas.
O k eu disse acerca do erro de impressão era sobre a velocidade máxima ser atingida em 4ª. :fiat:  
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Delta1300 em 12 de Janeiro, 2005, 20:42:20
Nao duvides. Era frequente isso acontecer.
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Erickson em 13 de Janeiro, 2005, 10:24:07
A sério pah :P não deve ser erro.. Em muitas revistas podes reparar isso ;)
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Delta1300 em 13 de Janeiro, 2005, 15:14:15
Exactamente, em varios caros, a velocidade maxima era atingida em 4º velocidade.

E quem sabe, uma 5º mais curta ainda daria mais um pouco de ponta.
Era assim no caso do meu delta 1300. No 1600GTie, parece que é em 4º que ele atinge a velocidade maxima. Daí alguns queixarem-se da 5º do GT.

As intenções de uma 5º velocidade variam.


Agora ha carros com 6 velocidades. A 6º serve para consumos e temos as outras 5 velocidades mais curtas entre si, permitindo melhores recuperações e acelarações. Trata-te apenas de subdividir a amplitude da caixa da melhor forma.

Agora imagina qd os carros tinham 3 ou 4 só ! :D
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Luke em 13 de Janeiro, 2005, 15:47:10
conduz um 127 e depois diz-me se a 4ª é para consumos... :P
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Erickson em 13 de Janeiro, 2005, 15:49:07
eheheh
 
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Uno60SX em 13 de Janeiro, 2005, 19:20:24
A mercedes tá a lançar as caixas automáticas de 7 velocidades.
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Delta1300 em 13 de Janeiro, 2005, 21:26:25
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conduz um 127 e depois diz-me se a 4ª é para consumos... :P
Nao disse isso :P
Pelo contrário, por alguma razão os 1ºos Uno tinha 4 velocidade e depois 5, se nao estou em erro !!
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Luke em 14 de Janeiro, 2005, 10:41:07
penso que não ha motores fire com 4 velocidades em unos...

os que tu dizes tinham mecânica 127
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Erickson em 14 de Janeiro, 2005, 12:08:59
Ya, acho que os Fire todos tinham 5 velocidades...
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Delta1300 em 14 de Janeiro, 2005, 14:25:06
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penso que não ha motores fire com 4 velocidades em unos...

os que tu dizes tinham mecânica 127
Sim, refiro-me ao Uno com mecanica de 127.
Daqueles de 83 ou 84.
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Uno60SX em 14 de Janeiro, 2005, 16:03:59
Mas olha k mesmo nesses ele já pedia uma 5ª!!
 
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Luke em 14 de Janeiro, 2005, 16:10:27
o 127 PEDE 5ª!!!!!!
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Delta1300 em 14 de Janeiro, 2005, 20:44:14
Exacto, por isso é q mais tarde levou a 5º. :d_roll:

Não sei as primeiras 4 velocidades sao iguais e depois acrescenta-se uma 5º velocidade, ou se acrescentaram uma 5º e colocaram os racios mais curtos entre si, ou seja... ratios novos. :smash:  
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Lancisti em 14 de Janeiro, 2005, 20:51:08
Eric - Panda 750 4 velocidades
Iglesias - Delta GT CAIXA DE 5 VELOCIDADES!!! Os unicos que tinham caixa de 4+1 eram os feitos para o mercado frances, não sei lá muito bem porquê
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Delta1300 em 14 de Janeiro, 2005, 20:57:22
Bolas, eu ando a ser mal interpretado !! :d_uh:

O GT tinha 5 velocidades, eu sei.
o GTie tambem.

Mas repara, eu so disse q a velocidade maxima em recta era atingida em 4º (190) e aliás, foste tu que mo disseste    :violino:  
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Lancisti em 14 de Janeiro, 2005, 21:24:06
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Bolas, eu ando a ser mal interpretado !! :d_uh:

O GT tinha 5 velocidades, eu sei.
o GTie tambem.

Mas repara, eu so disse q a velocidade maxima em recta era atingida em 4º (190) e aliás, foste tu que mo disseste    :violino:
Entendeste mal o que te disse!!!

O Delta GT ou o GTie têm caixas iguais ... mas existia uma variação em que a velocidade máxima era atingida em 4ª esta caixa era vendida só para o mercado francês a isto chamo eu uma caixa 4+1 :P
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Uno60SX em 15 de Janeiro, 2005, 10:59:21
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Eric - Panda 750 4 velocidades
Iglesias - Delta GT CAIXA DE 5 VELOCIDADES!!! Os unicos que tinham caixa de 4+1 eram os feitos para o mercado frances, não sei lá muito bem porquê
Mariquices.
Sabes como são os Franceses.
lol (lol)  
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Bizarro em 15 de Janeiro, 2005, 22:54:12
O meu uno tem 4+1, e aquelq quinta era perfeitamente dispensavel..  :d_look:  
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Uno60SX em 16 de Janeiro, 2005, 13:43:28
Desculpa mas não concordo.
Pode até ser k a andar dentro da cidade n faça muita falta mas em viagens maiores poupa muita gasolina e material.

Se não acreditas experimenta fazer uma viagem de 200 km em 4ª e vez a diferença.
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Lancisti em 16 de Janeiro, 2005, 14:24:49
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Desculpa mas não concordo.
Pode até ser k a andar dentro da cidade n faça muita falta mas em viagens maiores poupa muita gasolina e material.

Se não acreditas experimenta fazer uma viagem de 200 km em 4ª e vez a diferença.
O uno dele tem 45cv :D
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Erickson em 16 de Janeiro, 2005, 15:09:30
Mas no meu 45 a quinta tá lá muito bem. :)
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Uno60SX em 16 de Janeiro, 2005, 16:03:27
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Desculpa mas não concordo.
Pode até ser k a andar dentro da cidade n faça muita falta mas em viagens maiores poupa muita gasolina e material.

Se não acreditas experimenta fazer uma viagem de 200 km em 4ª e vez a diferença.
O uno dele tem 45cv :D
E depois?

Eu já tive 1 e continuo a dizer o mesmo.
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Bizarro em 16 de Janeiro, 2005, 21:40:08
Não sei se a caixa do MKi e diferente do MKII, mas que de facto a minha quinta nao serve para nada n! Ou melhor nas descidas dá sempre jeito, porque assim que ha uma ligeira subida lá vai ela... ando na maior parte das vezes só ate 4...


já andei com um 60sx durante uns tempos e ai sim, a quinta faz toda a diferença, assim como no panda do meu irmão!  
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Erickson em 17 de Janeiro, 2005, 05:39:12
Tu chegaste a conduzir o meu 45S não chegaste? Quando eu conduzi a Palio :D Achaste muita diferença?
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Delta1300 em 17 de Janeiro, 2005, 10:06:36
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Bolas, eu ando a ser mal interpretado !! :d_uh:

O GT tinha 5 velocidades, eu sei.
o GTie tambem.

Mas repara, eu so disse q a velocidade maxima em recta era atingida em 4º (190) e aliás, foste tu que mo disseste    :violino:
Entendeste mal o que te disse!!!

O Delta GT ou o GTie têm caixas iguais ... mas existia uma variação em que a velocidade máxima era atingida em 4ª esta caixa era vendida só para o mercado francês a isto chamo eu uma caixa 4+1 :P
Sim.

Mas no caso do teu antigo VD , disseste-me em tempos que o max que deste, foi em 4º ! E julgo que a caixa dele nao era para o mercado frances.

Ou seja, pode ter sido mera coincidencia.
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Bizarro em 17 de Janeiro, 2005, 10:28:34
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Tu chegaste a conduzir o meu 45S não chegaste? Quando eu conduzi a Palio :D Achaste muita diferença?
cheguei... mas n me lembro!  :pimba:  
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Lancisti em 17 de Janeiro, 2005, 21:12:11
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Bolas, eu ando a ser mal interpretado !! :d_uh:

O GT tinha 5 velocidades, eu sei.
o GTie tambem.

Mas repara, eu so disse q a velocidade maxima em recta era atingida em 4º (190) e aliás, foste tu que mo disseste    :violino:
Entendeste mal o que te disse!!!

O Delta GT ou o GTie têm caixas iguais ... mas existia uma variação em que a velocidade máxima era atingida em 4ª esta caixa era vendida só para o mercado francês a isto chamo eu uma caixa 4+1 :P
Sim.

Mas no caso do teu antigo VD , disseste-me em tempos que o max que deste, foi em 4º ! E julgo que a caixa dele nao era para o mercado frances.

Ou seja, pode ter sido mera coincidencia.
Eu nunca andei com o GTi.e. a alta velocidade ... deves estar a fazer confusão  :help:  
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Erickson em 18 de Janeiro, 2005, 00:50:33
O GT i.e. alguma vez andou na tua mão? :P
Bizarro, calculei :P Mas eu gostei da Palio :) Já andei num Punto TD70 e gostei muito do som do motor, parece um motor maior do que é :D
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Delta1300 em 18 de Janeiro, 2005, 11:03:55
Lancisti... entao, so falta o Prisma. :)
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Bizarro em 18 de Janeiro, 2005, 11:25:03
e ainda n conheçes a nova palio.. com A/C!!!  :yeah:  :yeah:  
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Lancisti em 18 de Janeiro, 2005, 21:45:38
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O GT i.e. alguma vez andou na tua mão? :P
He did!!!

Henrique, Prisma:

1ª 60
2ª 95
3ª 150
4ª 195
5ª ... 215 ???
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Fiat 600 71 em 18 de Janeiro, 2005, 22:10:11
VD 90/3???hehe
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Lancisti em 18 de Janeiro, 2005, 22:41:45
Yup!
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Uno60SX em 19 de Janeiro, 2005, 01:21:37
60 KM/h em 1ª????!!!!!! :d_roll:
Tens a certeza?
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Erickson em 19 de Janeiro, 2005, 04:30:14
O meu 106 também dá 60 em primeira! Com a nova árvore de cames e afinação de válvulas :d_naughty:  
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Delta1300 em 19 de Janeiro, 2005, 12:02:39
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O GT i.e. alguma vez andou na tua mão? :P
He did!!!

Henrique, Prisma:

1ª 60
2ª 95
3ª 150
4ª 195
5ª ... 215 ???
Elá...
ESse bicho anda... que se farta.

 
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Detweiler em 19 de Janeiro, 2005, 17:03:48
Axo que não me estão a entender... Eu não tenho um 60sx... kem tem é um amigo e andamos a testar os 2 carros lado a lado... Quando disse que não sabia se as prestações com o 60sx eram normais keria dizer que não sabia se era normal o 60sx dar mais que o Tipo 1.4

O que me dava realmente jeito saber era (de alguem que tenha o mm carro ou o mm motor...) se era normal a 5ª do meu não fazer subidas, e tb em comparação com o 60sx quem levaria a melhor...
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Lancisti em 19 de Janeiro, 2005, 20:50:28
O SX ... mais não seja pelo peso do motor fire ... mete-lhe uma mecânica de Thema Turbo e deixas de ter complexos :D
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Detweiler em 19 de Janeiro, 2005, 22:52:06
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O SX ... mais não seja pelo peso do motor fire ... mete-lhe uma mecânica de Thema Turbo e deixas de ter complexos 


Presume que isto não seja pra mim...
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Uno60SX em 19 de Janeiro, 2005, 22:59:06
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O SX ... mais não seja pelo peso do motor fire ... mete-lhe uma mecânica de Thema Turbo e deixas de ter complexos 

Presume que isto não seja pra mim...
eu nem faço ideia para kem seria!!! :d_roll:  
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Delta1300 em 19 de Janeiro, 2005, 22:59:58
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O SX ... mais não seja pelo peso do motor fire ... mete-lhe uma mecânica de Thema Turbo e deixas de ter complexos :D
La tinha que vir o thema :)

 :smash:  
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Erickson em 20 de Janeiro, 2005, 02:08:56
(lol)
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: José Fernandes em 20 de Janeiro, 2005, 04:09:29
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O que me dava realmente jeito saber era (de alguem que tenha o mm carro ou o mm motor...) se era normal a 5ª do meu não fazer subidas, e tb em comparação com o 60sx quem levaria a melhor...
... Então é assim:

 Embora o Tempra não tenha injecção electrónica, trata-se de um motor alimentado por um carburador de duplo corpo com bomba de gasolina mecânica, e meu caro "Detweiler" (como eu desatino falar com "nick-names"), o meu menino é um 1.4 com uma garra do caraças :yes: e uma força brutal e olha que o "bicho" pesa 1070Kg e tem sapatos 185-60-14, não se recusa a qualquer subida e ainda te digo mais se o teu tópico é acerca de lhe faltar a 5ª, até eu poderia iniciar um entitulado "só lhe falta a 6ª...". Às 3000 em 5ª anda na volta dos 100 (velocidade preferencial pois pode o "bêbado" viciar-se em gasolina, já o é mas pronto...
  Agora se o teu é i.e. e em 5ª morre e fica sem pujança tens de ver isso... AH! o meu é de 91...
  Por vezes vou em passeio e se por algum motivo tenho de fazer uma ultrapassagem, basta apenas carregar no belo pedal e sentes logo a outra metade do carburador a responder, e olha que encostas-te um pouco...

  Vou falar com o meu "mestre" Pai, e digo-te mais alguma coisa...

P.S. Há tempos o meu Pai disse-me que tinha alterado alguma coisa na árvore de cames, também poderá ter a haver...

Fica bem.. :t_up:  :fiat:  
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Luke em 20 de Janeiro, 2005, 10:12:38
o motor do thema era para o detweiler era :D

mais giro ainda era o motor do 20V Turbo :D
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Delta1300 em 20 de Janeiro, 2005, 11:07:15
Jose Fernandes:

Isso do carburador duplo dá mesmo prazer.
Eu infelizmente andei quase todo o tempo com o meu antigo delta a funcionar num so carburador.

Depois, tentamos umas coisas e ja abria os dois, mas com irregularidades.
Até que...lhe atei uma corda por baixo do fole de vacuo que abre a 2º borbuleta.
E pronto, assim tinha vacuo permanente e abria a 2º borbuleta, como se fosse acionada mecanicamente . (Alguns são) .

Grande Diferença !! Em arranque , ou ultrapassagens :) E como ele cantava!  :buaaa:

Não há-de um gajo ter saudades...
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Detweiler em 20 de Janeiro, 2005, 17:58:31
Thanks José Fernandes... Se assim é com o teu tempra tenho mm de ver o k se passa com o meu... Quando á cena de desatinares com nicks... "Det" é mais que suficiente e se kiseres ricardo tb serve....
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Erickson em 20 de Janeiro, 2005, 23:14:11
Pois, ele é mais é nomes mesmo, como eu :P
Wuss.. mas tu raramente devias dar uso à segunda metade do carb :D
Título: Só falta a 5ª
Enviado por: Miranda em 18 de Fevereiro, 2005, 00:24:07
Epah eu axo k este forum ta mt fixe, só n há é ng k fale dakilo k realmente se ker! Vem aki um gajo pra ver se atravez das experiencias de outras pessoas com carros identicos e voçes vêm praki falar de coisas k n lembram a ninguem!
Eu conheço o prob do Det e ja lhe dei umas dicas pra resolver akilo mas eu axo k ele fez uma pergunta mt concreta e voces falam de tudo menos do k é preciso!!! Nos posts k ponho acontece o mm! Falam mt mas n dizem nd de jeito! Em 5 paginas de comentarios só um k diz respeito ao tema... fdx...