Fiatistas
Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: Detweiler em 11 de Janeiro, 2005, 19:17:50
-
O problema é o seguinte, tenho um Tipo 1.4i.e. e tive aki á dias a fazer uns arranques com um 60sx e ate nem fikei desiludido... fomos lado a lado sem ninguem fugir muito apesar de ele ter uma pessoa e eu tar sozinho... Se bem que em certas mudanças (3º e 4º) ate axo que consigo ganhar algo... mas assim que meto 5ª... Acaba-se literalmente a festa... Não sei se as prestações com o 60 sx são normais mas akela 5ª não pode estar bem... gostava de saber se alguem tem algum problema parecido ou se fazem ideia o k é... Aguardo respostas
-
não pode estar bem em que sentido? demasiado longa?
-
Basicamente não sei o k pode ser... Longa não é pk ele xega aos 176 pouco
antes do corte... mas a descer... a subir a 5ª praticamente não existe seja a k rotação for ele perde velocidade
-
a tua 5ª é uma mudança de "consumo" que potencia tem o teu tipo?
-
Eu acho k o problema é teres passado de um 1.4 para um 1.1.
-
Meu amigo...
Se o teu carro é um 60SX é bem provavel que a 5º seja longa.
A descer, todos os santos ajudam.
Mas em condições normais, estares a 120 ás 3000rpm (hás-de confirmar), é uma caixa bem londga. Daí queixares-te.
A 5º é para os consumos! Nao é para recuperações ou acelarações :)
-
Também acho 3000rpm pouco para uma quinta pah... Não estarás a confundir com o semi-TDI? :P :P
No meu 106 a 120 vou praí às 3300-3500.. 140 às 4000rpm, 200 às 6000rpm :rolleyes: :P
-
o manual do 60SX dá a velocidade maxima (155) como obtida em 4ª
a 5ª dá segundo a fabrica 150
-
Atenção que nao sou o primeiro a dizer que o 60sx a 120 ta ás 3000rpm.
E pelos vistos, este é mais um caso.
Alias, quando eu proprio vi isso.... achei mesmo que era muito longa a 5º.
Até se pode dar o caso de a caixa nao ser do carro. Sei la. Ou terem havido 2 caixas. Não sei.
A confirmar-se aquilo que o Luke diz... entao faz todo o sentido a velocidade maxima ser em 4º e em recta, claro.
A descer.... venha a 5º !!!
-
Poix.
O meu tb dá 120 km ás 3000 rpm.
Isso do manual pode ser erro de impressão , já pensaram nisso?
-
quando andar agora com o carro vou fazer a experiência...
4ª / 3000 rmp / velocidade ?
aguardem :P
-
na sei... é o que la vem na tabela
-
Lol
N é 4ª ás 3000rpm
É 5ª ás 3000rpm.
em 4ª para dar 120 são para aí 4700rpm ou 5000
-
Isso do manual pode ser erro de impressão , já pensaram nisso?
Mais uma vez... há muitos carros assim :)
-
Isso do manual pode ser erro de impressão , já pensaram nisso?
Mais uma vez... há muitos carros assim :)
ó Erickson n baralhes mais as coisas.
O k eu disse acerca do erro de impressão era sobre a velocidade máxima ser atingida em 4ª. :fiat:
-
Nao duvides. Era frequente isso acontecer.
-
A sério pah :P não deve ser erro.. Em muitas revistas podes reparar isso ;)
-
Exactamente, em varios caros, a velocidade maxima era atingida em 4º velocidade.
E quem sabe, uma 5º mais curta ainda daria mais um pouco de ponta.
Era assim no caso do meu delta 1300. No 1600GTie, parece que é em 4º que ele atinge a velocidade maxima. Daí alguns queixarem-se da 5º do GT.
As intenções de uma 5º velocidade variam.
Agora ha carros com 6 velocidades. A 6º serve para consumos e temos as outras 5 velocidades mais curtas entre si, permitindo melhores recuperações e acelarações. Trata-te apenas de subdividir a amplitude da caixa da melhor forma.
Agora imagina qd os carros tinham 3 ou 4 só ! :D
-
conduz um 127 e depois diz-me se a 4ª é para consumos... :P
-
eheheh
-
A mercedes tá a lançar as caixas automáticas de 7 velocidades.
-
conduz um 127 e depois diz-me se a 4ª é para consumos... :P
Nao disse isso :P
Pelo contrário, por alguma razão os 1ºos Uno tinha 4 velocidade e depois 5, se nao estou em erro !!
-
penso que não ha motores fire com 4 velocidades em unos...
os que tu dizes tinham mecânica 127
-
Ya, acho que os Fire todos tinham 5 velocidades...
-
penso que não ha motores fire com 4 velocidades em unos...
os que tu dizes tinham mecânica 127
Sim, refiro-me ao Uno com mecanica de 127.
Daqueles de 83 ou 84.
-
Mas olha k mesmo nesses ele já pedia uma 5ª!!
-
o 127 PEDE 5ª!!!!!!
-
Exacto, por isso é q mais tarde levou a 5º. :d_roll:
Não sei as primeiras 4 velocidades sao iguais e depois acrescenta-se uma 5º velocidade, ou se acrescentaram uma 5º e colocaram os racios mais curtos entre si, ou seja... ratios novos. :smash:
-
Eric - Panda 750 4 velocidades
Iglesias - Delta GT CAIXA DE 5 VELOCIDADES!!! Os unicos que tinham caixa de 4+1 eram os feitos para o mercado frances, não sei lá muito bem porquê
-
Bolas, eu ando a ser mal interpretado !! :d_uh:
O GT tinha 5 velocidades, eu sei.
o GTie tambem.
Mas repara, eu so disse q a velocidade maxima em recta era atingida em 4º (190) e aliás, foste tu que mo disseste :violino:
-
Bolas, eu ando a ser mal interpretado !! :d_uh:
O GT tinha 5 velocidades, eu sei.
o GTie tambem.
Mas repara, eu so disse q a velocidade maxima em recta era atingida em 4º (190) e aliás, foste tu que mo disseste :violino:
Entendeste mal o que te disse!!!
O Delta GT ou o GTie têm caixas iguais ... mas existia uma variação em que a velocidade máxima era atingida em 4ª esta caixa era vendida só para o mercado francês a isto chamo eu uma caixa 4+1 :P
-
Eric - Panda 750 4 velocidades
Iglesias - Delta GT CAIXA DE 5 VELOCIDADES!!! Os unicos que tinham caixa de 4+1 eram os feitos para o mercado frances, não sei lá muito bem porquê
Mariquices.
Sabes como são os Franceses.
lol (lol)
-
O meu uno tem 4+1, e aquelq quinta era perfeitamente dispensavel.. :d_look:
-
Desculpa mas não concordo.
Pode até ser k a andar dentro da cidade n faça muita falta mas em viagens maiores poupa muita gasolina e material.
Se não acreditas experimenta fazer uma viagem de 200 km em 4ª e vez a diferença.
-
Desculpa mas não concordo.
Pode até ser k a andar dentro da cidade n faça muita falta mas em viagens maiores poupa muita gasolina e material.
Se não acreditas experimenta fazer uma viagem de 200 km em 4ª e vez a diferença.
O uno dele tem 45cv :D
-
Mas no meu 45 a quinta tá lá muito bem. :)
-
Desculpa mas não concordo.
Pode até ser k a andar dentro da cidade n faça muita falta mas em viagens maiores poupa muita gasolina e material.
Se não acreditas experimenta fazer uma viagem de 200 km em 4ª e vez a diferença.
O uno dele tem 45cv :D
E depois?
Eu já tive 1 e continuo a dizer o mesmo.
-
Não sei se a caixa do MKi e diferente do MKII, mas que de facto a minha quinta nao serve para nada n! Ou melhor nas descidas dá sempre jeito, porque assim que ha uma ligeira subida lá vai ela... ando na maior parte das vezes só ate 4...
já andei com um 60sx durante uns tempos e ai sim, a quinta faz toda a diferença, assim como no panda do meu irmão!
-
Tu chegaste a conduzir o meu 45S não chegaste? Quando eu conduzi a Palio :D Achaste muita diferença?
-
Bolas, eu ando a ser mal interpretado !! :d_uh:
O GT tinha 5 velocidades, eu sei.
o GTie tambem.
Mas repara, eu so disse q a velocidade maxima em recta era atingida em 4º (190) e aliás, foste tu que mo disseste :violino:
Entendeste mal o que te disse!!!
O Delta GT ou o GTie têm caixas iguais ... mas existia uma variação em que a velocidade máxima era atingida em 4ª esta caixa era vendida só para o mercado francês a isto chamo eu uma caixa 4+1 :P
Sim.
Mas no caso do teu antigo VD , disseste-me em tempos que o max que deste, foi em 4º ! E julgo que a caixa dele nao era para o mercado frances.
Ou seja, pode ter sido mera coincidencia.
-
Tu chegaste a conduzir o meu 45S não chegaste? Quando eu conduzi a Palio :D Achaste muita diferença?
cheguei... mas n me lembro! :pimba:
-
Bolas, eu ando a ser mal interpretado !! :d_uh:
O GT tinha 5 velocidades, eu sei.
o GTie tambem.
Mas repara, eu so disse q a velocidade maxima em recta era atingida em 4º (190) e aliás, foste tu que mo disseste :violino:
Entendeste mal o que te disse!!!
O Delta GT ou o GTie têm caixas iguais ... mas existia uma variação em que a velocidade máxima era atingida em 4ª esta caixa era vendida só para o mercado francês a isto chamo eu uma caixa 4+1 :P
Sim.
Mas no caso do teu antigo VD , disseste-me em tempos que o max que deste, foi em 4º ! E julgo que a caixa dele nao era para o mercado frances.
Ou seja, pode ter sido mera coincidencia.
Eu nunca andei com o GTi.e. a alta velocidade ... deves estar a fazer confusão :help:
-
O GT i.e. alguma vez andou na tua mão? :P
Bizarro, calculei :P Mas eu gostei da Palio :) Já andei num Punto TD70 e gostei muito do som do motor, parece um motor maior do que é :D
-
Lancisti... entao, so falta o Prisma. :)
-
e ainda n conheçes a nova palio.. com A/C!!! :yeah: :yeah:
-
O GT i.e. alguma vez andou na tua mão? :P
He did!!!
Henrique, Prisma:
1ª 60
2ª 95
3ª 150
4ª 195
5ª ... 215 ???
-
VD 90/3???hehe
-
Yup!
-
60 KM/h em 1ª????!!!!!! :d_roll:
Tens a certeza?
-
O meu 106 também dá 60 em primeira! Com a nova árvore de cames e afinação de válvulas :d_naughty:
-
O GT i.e. alguma vez andou na tua mão? :P
He did!!!
Henrique, Prisma:
1ª 60
2ª 95
3ª 150
4ª 195
5ª ... 215 ???
Elá...
ESse bicho anda... que se farta.
-
Axo que não me estão a entender... Eu não tenho um 60sx... kem tem é um amigo e andamos a testar os 2 carros lado a lado... Quando disse que não sabia se as prestações com o 60sx eram normais keria dizer que não sabia se era normal o 60sx dar mais que o Tipo 1.4
O que me dava realmente jeito saber era (de alguem que tenha o mm carro ou o mm motor...) se era normal a 5ª do meu não fazer subidas, e tb em comparação com o 60sx quem levaria a melhor...
-
O SX ... mais não seja pelo peso do motor fire ... mete-lhe uma mecânica de Thema Turbo e deixas de ter complexos :D
-
O SX ... mais não seja pelo peso do motor fire ... mete-lhe uma mecânica de Thema Turbo e deixas de ter complexos
Presume que isto não seja pra mim...
-
O SX ... mais não seja pelo peso do motor fire ... mete-lhe uma mecânica de Thema Turbo e deixas de ter complexos
Presume que isto não seja pra mim...
eu nem faço ideia para kem seria!!! :d_roll:
-
O SX ... mais não seja pelo peso do motor fire ... mete-lhe uma mecânica de Thema Turbo e deixas de ter complexos :D
La tinha que vir o thema :)
:smash:
-
(lol)
-
O que me dava realmente jeito saber era (de alguem que tenha o mm carro ou o mm motor...) se era normal a 5ª do meu não fazer subidas, e tb em comparação com o 60sx quem levaria a melhor...
... Então é assim:
Embora o Tempra não tenha injecção electrónica, trata-se de um motor alimentado por um carburador de duplo corpo com bomba de gasolina mecânica, e meu caro "Detweiler" (como eu desatino falar com "nick-names"), o meu menino é um 1.4 com uma garra do caraças :yes: e uma força brutal e olha que o "bicho" pesa 1070Kg e tem sapatos 185-60-14, não se recusa a qualquer subida e ainda te digo mais se o teu tópico é acerca de lhe faltar a 5ª, até eu poderia iniciar um entitulado "só lhe falta a 6ª...". Às 3000 em 5ª anda na volta dos 100 (velocidade preferencial pois pode o "bêbado" viciar-se em gasolina, já o é mas pronto...
Agora se o teu é i.e. e em 5ª morre e fica sem pujança tens de ver isso... AH! o meu é de 91...
Por vezes vou em passeio e se por algum motivo tenho de fazer uma ultrapassagem, basta apenas carregar no belo pedal e sentes logo a outra metade do carburador a responder, e olha que encostas-te um pouco...
Vou falar com o meu "mestre" Pai, e digo-te mais alguma coisa...
P.S. Há tempos o meu Pai disse-me que tinha alterado alguma coisa na árvore de cames, também poderá ter a haver...
Fica bem.. :t_up: :fiat:
-
o motor do thema era para o detweiler era :D
mais giro ainda era o motor do 20V Turbo :D
-
Jose Fernandes:
Isso do carburador duplo dá mesmo prazer.
Eu infelizmente andei quase todo o tempo com o meu antigo delta a funcionar num so carburador.
Depois, tentamos umas coisas e ja abria os dois, mas com irregularidades.
Até que...lhe atei uma corda por baixo do fole de vacuo que abre a 2º borbuleta.
E pronto, assim tinha vacuo permanente e abria a 2º borbuleta, como se fosse acionada mecanicamente . (Alguns são) .
Grande Diferença !! Em arranque , ou ultrapassagens :) E como ele cantava! :buaaa:
Não há-de um gajo ter saudades...
-
Thanks José Fernandes... Se assim é com o teu tempra tenho mm de ver o k se passa com o meu... Quando á cena de desatinares com nicks... "Det" é mais que suficiente e se kiseres ricardo tb serve....
-
Pois, ele é mais é nomes mesmo, como eu :P
Wuss.. mas tu raramente devias dar uso à segunda metade do carb :D
-
Epah eu axo k este forum ta mt fixe, só n há é ng k fale dakilo k realmente se ker! Vem aki um gajo pra ver se atravez das experiencias de outras pessoas com carros identicos e voçes vêm praki falar de coisas k n lembram a ninguem!
Eu conheço o prob do Det e ja lhe dei umas dicas pra resolver akilo mas eu axo k ele fez uma pergunta mt concreta e voces falam de tudo menos do k é preciso!!! Nos posts k ponho acontece o mm! Falam mt mas n dizem nd de jeito! Em 5 paginas de comentarios só um k diz respeito ao tema... fdx...