Autor Tópico: Pneus seicento sport  (Lida 5522 vezes)

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CarlosLucas

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Re:Pneus seicento sport
« Responder #15 em: 07 de Outubro, 2009, 15:54:07 »
Eu gostava de participar num curso desses, mas por cá não há nada disso. Quanto muito alguns instrutores que dão dicas (o meu fazia isso), mas práctica, nem vê-la. Só na estrada e normalmente aprende-se na hora.
O remédio é ir aprendendo com os erros. O problema é que esses erros podem sair muuito caros e dolorosos. A do abs aprendi em 5 segundos numa travagem de emergência em curva numa via-rápida. Por instinto e pelos conselhos do meu pai, consegui parar/controlar o carro sem muitos problemas.
Agora tenho de gamar uns carrinhos do supermercado para construir umas plataformas para as rodas e pagar um balúrdio para ir á pista de karting.
Carlos Miguel Lucas - Madeira
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Re:Pneus seicento sport
« Responder #16 em: 07 de Outubro, 2009, 17:38:46 »
E também ir aprender um pouco mais de condução, para não cometer determinados erros e saber como reagir em situações difíceis. Pete, eu estou desejoso de ir fazer uma reciclagem à movimentação das mãos no volante, nomeadamente nas curvas a 90 graus.

Havias de morar aqui em S. João Da Madeira para aprenderes a fazer umas rotundas que há por cá, são do tamanho de bolachas oreo e que só podem ser feitas a 90 graus! ^_^

Ficavas logo especialista no posicionamento das mãos no volante, e não só, porque o que também é realmente importante é a maneira correcta de movimentar as mesmas, em relação ao volante.

Se um dia resolveres visitar estas bandas, vais verificar que não te minto quando afirmo que, S. João Da Madeira é uma óptima cidade para se aprender condução defensiva, sem instrutor!

Cumps,
Luís

bude

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Re:Pneus seicento sport
« Responder #17 em: 07 de Outubro, 2009, 18:21:44 »
Agora tenho de gamar uns carrinhos do supermercado para construir umas plataformas para as rodas e pagar um balúrdio para ir á pista de karting.

CarlosLucas, gostei desta frase e a entendo melhor do que qualquer outro user.
Se tivesses uma zona livre de 25X10 m sem paredes à volta, já dava para "brincares" com as plataformas.
« Última modificação: 07 de Outubro, 2009, 18:34:09 por bude »

bude

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Re:Pneus seicento sport
« Responder #18 em: 07 de Outubro, 2009, 18:28:24 »
... e pagar um balúrdio para ir á pista de karting.

O kart dá para aprender umas coisas.

CarlosLucas

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Re:Pneus seicento sport
« Responder #19 em: 07 de Outubro, 2009, 21:30:11 »
Havias de morar aqui em S. João Da Madeira para aprenderes a fazer umas rotundas que há por cá, são do tamanho de bolachas oreo e que só podem ser feitas a 90 graus! ^_^

...

Cumps,
Luís

Por cá, que me lembre temos uma assim. A rotunda é ... 4 "cones" das obras ao centro e os sinais a avisar quem se aproxima. Temos outras que são desniveladas (se formos muito depressa, há o risco de alguma roda deixar de tocar no chão), umas muito bonitas com um chafariz que com vento molha o chão todo e os mais distraidos que passem com os vidros abertos  :lol: , umas que a saída de uma é a entrada de outra.

CarlosLucas, gostei desta frase e a entendo melhor do que qualquer outro user.
Se tivesses uma zona livre de 25X10 m sem paredes à volta, já dava para "brincares" com as plataformas.

Assim de repente, acho que tal espaço não existe por cá. Só mesmo a pista de karting.

E também já dei umas voltinhas de kart ("ofereceram-me" 15+15 minutos). Os travões é que eram uma desgraça. Para parar num lugar tinhamos de começar a travar 100 metros antes  :rolleyes: . O que valia era a aderencia que permitia fazer umas brincadeiras (vulgo curvas a alta velocidade)
Mas quando o carro fugia, era quase certo ir aparar relva (não me aconteceu) ou bater contra os pneus (a minha tia ficou sem travões porque o cabo partiu ou soltou-se, já não me lembro). Tinha era piada travar com o esquerdo porque da maneira como os travões estavam o pedal ia ao fundo e o carro apenas abrandava ligeiramente. Mas gostei da experiencia.
Gostava era de ir para lá com as tais rodinhas, um depósito cheio e toda a pista por minha conta por uma tarde. (E lá mais para o fim da tarde um carro para molhar a pista  :wacko: )
Carlos Miguel Lucas - Madeira
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Re:Pneus seicento sport
« Responder #20 em: 08 de Outubro, 2009, 19:28:47 »
Boas,

Ó Carlos, um curso de condução defensiva na minha opinião, é daquelas coisas que havia de ser obrigatória para todos os condutores!

Mais que não fosse para consciencializar as pessoas para o perigo de certas situações, que se nos deparam no dia a dia e das quais a maioria das pessoas, não se apercebe sequer!

Muita gente que conduz não tem a real noção do que é um automóvel, nem como ele reage em determinadas ocasiões, por isso era muito bom que toda gente aprende-se algo mais para além do código, e de como andar nas vias públicas com um veículo.

Diariamente assisto a cada cena que é de uma pessoa pasmar e interrogar-se, como é que algumas pessoas conseguiram obter a carta...!!?

Estes cursos só por si não resolvem o problema dos pneus, ou do carro "perder a frente" com facilidade em piso molhado, mas ajudam a minimizar as consequências que possam daí resultar.

Cumps,
Luís

CarlosLucas

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Re:Pneus seicento sport
« Responder #21 em: 08 de Outubro, 2009, 20:21:39 »
Concordo. Há coisas que só vendo para acreditar. Outras, mesmo vendo parecem mentira (já vi uma ou outra que fiquei esbasbacado com a situação).

Por acaso já tinha pensado que as escolas de condução deviam criar/alugar um espaço com condições e lá mais para o fim das aulas (ou mesmo depois do aluno ter a carta) levá-los a esse espaço e "treiná-los" nas mais variadas situações.
Muitos aprendem no decorrer da condução, outros nem por isso (a estrada é apenas para a frente).
Carlos Miguel Lucas - Madeira
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Re:Pneus seicento sport
« Responder #22 em: 09 de Outubro, 2009, 03:23:35 »
Boas,

... um curso de condução defensiva na minha opinião, é daquelas coisas que havia de ser obrigatória para todos os condutores!

Mais que não fosse para consciencializar as pessoas para o perigo de certas situações, que se nos deparam no dia a dia e das quais a maioria das pessoas, não se apercebe sequer!

Muita gente que conduz não tem a real noção do que é um automóvel, nem como ele reage em determinadas ocasiões, por isso era muito bom que toda gente aprende-se algo mais para além do código, e de como andar nas vias públicas com um veículo.

Diariamente assisto a cada cena que é de uma pessoa pasmar e interrogar-se, como é que algumas pessoas conseguiram obter a carta...!!?

Estes cursos só por si não resolvem o problema dos pneus, ou do carro "perder a frente" com facilidade em piso molhado, mas ajudam a minimizar as consequências que possam daí resultar.

Por acaso já tinha pensado que as escolas de condução deviam criar/alugar um espaço com condições e lá mais para o fim das aulas (ou mesmo depois do aluno ter a carta) levá-los a esse espaço e "treiná-los" nas mais variadas situações.

Bigluisao e CarlosLucas, têm razão sobre os cursos, mas digo-vos que são ainda mais importantes do que imaginam. e se fizerem um, vão achar que é pouco. Eu fiz três cursos, entre condução defensiva e condução avançada, até ficar desempregado. Viram, nos telejornais, um curso para polícias e GNR's? Eu aprendi aquelas manobras todas, foi deslumbrante... Um domínio da máquina...

PeteCunha

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Re:Pneus seicento sport
« Responder #23 em: 10 de Outubro, 2009, 00:24:55 »
Ya... O curso deve ser porreiro... Mas sobretudo é caro! :(

bude

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Re:Pneus seicento sport
« Responder #24 em: 10 de Outubro, 2009, 01:11:05 »
Ya... O curso deve ser porreiro... Mas sobretudo é caro! :(

Pete, é caro sim, mas rende depois. Se o carro e eu estamos inteiros, devo-o ao que aprendi na CR&M, em especial com o mestre António Macedo. O Punto saiu do stand defeituoso e, enquanto a Fiat não assumiu o problema, tive situações bem difíceis de resolver. Resolvido o problema, resta a "luta do trânsito" do dia a dia, normalmente preventiva, mas quando é preciso, reactiva.

Eu digo sempre, "não há milagres" mas, se se estiver preparado, há mais hipóteses de nos safarmos.
Imagina que com um curso ou dois podes salvar o Cinquecento e as tuas pernas. Não estão já pagos?
Os três cursos que fiz, figuram no meu Curriculum Vitae, e numa candidatura a motorista de administração só perdi para um gajo com cunha (e sem curso nenhum).

PeteCunha

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Re:Pneus seicento sport
« Responder #25 em: 10 de Outubro, 2009, 10:45:45 »
Mas continua a ser caro amigo bude... Ninguém sabe o que me custou para comprar o Thema... E também ninguém sabe quanto vai custar para o manter a andar... Não vai ser facil arranjar outro tanto... E se conseguir não será de todo para pagar um desses cursos... Percebo perfeitamente a sua utilidade, obviamente... Mas há outras prioridades na vida, certo? :)

CarlosLucas

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Re:Pneus seicento sport
« Responder #26 em: 10 de Outubro, 2009, 14:01:21 »
E para além de ser caro, não é dado em todos os lugares. Cá infelizmente não há nada disso. E se houvesse, teria de ser depois de acabar a licenciatura.

Já agora alguém sabe valores aproximados para esses cursos?
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Re:Pneus seicento sport
« Responder #27 em: 10 de Outubro, 2009, 14:23:45 »
Já agora alguém sabe valores aproximados para esses cursos?

Consulta www.crm.pt

CarlosLucas

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Re:Pneus seicento sport
« Responder #28 em: 10 de Outubro, 2009, 14:50:45 »
Interessava-me estes dois (mais o segundo, mas já me contentava com o primeiro)

SEGURANÇA ACTIVA - DEFENSIVA -> 7 Horas -> 275€+IVA
TÉCNICAS AVANÇADAS DE CONDUÇÃO -> 2 dias -> 569€+IVA

E depois para a Madeira não tiveram, não têm nem vão ter nenhum curso. Assim, a estes valores tinha de somar passagem + estadia + deslocações, o que não fica nada agradável para o meu bolso.

E mais um factor para as pessoas não frequentarem estes cursos é o preço. Carros, espaço e pessoas é caro de manter, mas ainda assim acho caro.
Interessante era uma parceria com as escolas de condução.

Podiam também trazer os carros, materiais e pessoas até aqui e faziam um curso desses. Espaço é que seria apenas a pista de karting, mas já não era mau.
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Re:Pneus seicento sport
« Responder #29 em: 10 de Outubro, 2009, 15:04:09 »
Boas,

Era óptimo que houvessem mais escolas ou outros organismos a ministrar esses cursos e com preços mais acessíveis porque com os preços actuais a grande maioria das pessoas não tem condições para os fazer.

Eu tive a sorte de ter um desses cursos a titulo particular e inteiramente gratuito, pois o chefe de vendas de um concessionário de automóveis onde eu trabalhei, era também instrutor desses mesmos cursos, e eu juntamente com 1 outro colega tivemos a sorte de beneficiar de um deles.

O melhor de tudo é que o meu curso e o do meu colega, de trabalho não se limitava apenas a umas horas ou uns 2 ou 3 dias, era quase diário estávamos
sempre a aprender e a aperfeiçoar-nos em várias manobras e situações. Só nos faltaram foi as rodinhas o resto tivemos tudo!

Cumps,
Luís