-Olá, antes de mais, parabéns pelo excelente trabalho que fizeste no teu carro.
-Aproveito para te colocar a questão relativa à manutenção de interiores e exteriores, assumindo que não andas a polir o carro todas as semanas, que produtos usas para limpeza de exteriores e interiores de forma a mantê-lo nesse estado, incluindo os panos, etc...
Obrigado pelo comentário
É claro que não se deve andar a polir o carro todas as semanas... aliás depois de detalhado não á necessidade disso... o que normalmente se faz é uma manutenção anual
Semanalmente (de 15 em 15 dias, mês a mês, etc) o que faço é uma lavagem com um bom shampoo. A aplicação de cera deve ser feita de 2 em 2 meses.
Fica aqui uma lista de materiais que aconselho para a manutenção das vossas viaturas.
Os produtos que eu aconselhar não significam que sejam os melhores ou os piores, apenas aqueles que a meu ver possam ter uma melhor relação preço/resultado desejado.
PS - Reparem que a lista que aqui vou deixar tem haver com o
MANTER do automóvel pois para retirar os tais "riscos" que muitas vezes se falas já se entra em outro
campeonato... para isso não basta recomendar o Kit X ou Y... tem que se ler e muito para se perceber o que estamos a fazer... e depois de ler temos que praticar...
Quem pensar que basta ler como se faz o polimento e que é só pegar numa rotativa e cá vai disto... desengane-se!!! para mim á que ter consciência do que estamos a fazer.
Quem achar o contrario força... depois não se venham queixar
Vamos lá então à lista...
Para a lavagem... um shampoo...
http://store.carcareeurope.com/product.php...7&cat=34&page=1luva de lã de ovelha...
http://store.carcareeurope.com/product.php...8&cat=27&page=1Depois de lavarem o carro com o shampoo e a luva de lã de ovelha...
Podem borrifa a pintura com Einszett Raindance Lackfinish...
http://store.carcareeurope.com/product.php...10&cat=0&page=1e de seguida passa o carro por água em cacho para ajudar na secagem.
Este produto ajuda na secagem da pintura e deixa a mesma com aspecto de acabado de encerar.
Para secares o carro uma toalha WW...
http://store.carcareeurope.com/product.php...7&cat=27&page=1Panos Micro fibras (MF) úteis para secar aquela gota de água que teima em escorrer, para remover ceras e selantes, limpar com um quick detail, etc...
http://store.carcareeurope.com/product.php...6&cat=15&page=1Aconselho para primeira compra 10, vão ver que não são de mais...
ATENÇÃO!!! TODOS OS PRODUTOS DEVEM SEM SEMPRE APLICADOS NOS PANOS E NUNCA DIRECTAMENTE NAS ÁREAS A TRATAR/LIMPAR com a excepção do Einszett Raindance Lackfinish !!!
Aplicação de cera... (apenas um exemplo de uma cera, pois existem várias e podem escolher outra cera qq)
Depois de terem a pintura seca passam para a aplicação de cera... (atenção que se vão encerrar não apliquem o Einszett Raindance Lackfinish, usem-no apenas nas lavagem que façam entre as aplicações de cera)
A cera que vou recomendar é COLLINITE LIQUID INSULATOR WAX (NO. 845)
http://store.carcareeurope.com/product.php...49&cat=0&page=1Cera com um look e durabilidade muito boa,, deixo aqui uma foto de um carro detalhado por mim e que levou esta cera...
Para aplicarem a cera precisam de um aplicador poli-espuma...
http://store.carcareeurope.com/product.php...7&cat=16&page=1Deitam um pouco da cera no aplicador e vão espalhando pela pintura em finas camadas, atenção que devem ser mesmo finas, pois caso contrario a cera vai levar muito tempo a curar (secar) e vai ser mais difícil de remover... normalmente esperamos 5 minutos para deixar a cera secar,e ai já podemos remover (é o tempo de fazer 2 painéis e qd acabamos o 2º painel podemos começar a remover a cera do 1º)
A cera aplicas de 6 em 6 meses mas entre lavagens podem borrifar a pintura com uma cera liquida... Duragloss aquawax
http://store.carcareeurope.com/product.php...99&cat=0&page=1Ou em vez da Duragloss podem usar o Einszett Raindance Lackfinish...
Fazem os mesmos passos que antes descrevi, só que desta vez quando tem a pintura seca após a lavagem, em vez de aplicarem a collinite usam aquawax...
Borrifam a pintura com esta cera liquida e depois com um pano MF seco passas pela pintura de forma a secar o produto... e depois vão ver o brilho que a pintura fica
ATENÇÃO QUE QWUALQUER CERA OU SELANTES (PINTURA / JANTES) NÃO DEVEM SER APLICADOS ANTES DE SER DESCONTAMINADA A ZONA A ENCERRAR/SELAR... AS CERAS/SELANTE SÓ PODEM SER APLICADOS DEPOIS DE TANTO A PINTURA COMO AS JANTES ESTAREM DESCONTAMINADAS E TRATADAS... MAS SÃO PRODUTOS QUE SE PODEM IR FAMILIARIZANDO PARA APLICAREM APÓS UM DETALHE.
A descontaminação de uma pintura pode ser feita com este kit...
http://store.carcareeurope.com/product.php...3&cat=30&page=1" Instrucções:
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Lavar e secar bem o carro.
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Cortar a barra em dois pedaços, só usamos o segundo quando o primeiro estiver muito sujo ou se cair ao chão. Fazer uma bola com o pedaço que vamos usar e espalmar em forma de bolacha.
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Trabalhar numa pequena secção de cada vez (30x30cm). Pulverisar a secção com o Mothers Showtime de forma a criar bastante lubrificação e passar sucessivamente a barra sem fazer pressão, em movimentos longitudinais. Repetir a lubrificação se necessário. Quando a barra deslizar suavemente sem sentirmos qualquer atrito, limpar com um pano de microfibras e passar à secção seguinte.
*
É recomendado lavar de novo o carro e de seguida polir e encerar.
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Nunca usar uma barra que tenha caído ao chão, os detritos que poderá apanhar irão riscar o carro. Quando a face da barra estiver suja, dobrá-la para dentro, voltar a fazer uma bola e de novo espalmar."
In Care Car Europe
Mas após a descontaminação de uma pintura ficam sempre pequenos riscos resultantes desse processo... o próximo passo será o polimento, mas para isso são necessários outros materiais de maior encargo económico e para se fazer esse tipo de trabalho temos que ter um conhecimento mais aprofundado do que é o Detalhe, pois corremos o risco de fazer asneira e estragar uma pintura...
O meu conselho é aprendam primeiro a cuidar os carros (lavagem e tratamento de pintura, vidros, pneus, jantes borrachas, etc)e depois de terem dominado bem esta primeira fase então, se assim o desejarem, avancem para um investimento maior e passem então há fase de polimento...
Para os vidros... ATENÇÃO!!! SEMPRE NO PANO E NUNCA DIRECTAMENTE!
Limpam os mesmos, tanto por fora como por dentro com um pano MF e...
http://store.carcareeurope.com/product.php...42&cat=9&page=1Atenção... usem dois panos, um para aplicares o produto e outro para secarem o excesso que fica nos vidros. Vão ver que ficam mais transparentes e sem manchas.
Selagem de vidros...
Depois de polirem o vidro com Einszett Glass Polish e aplicador de algodão...
http://store.carcareeurope.com/product.php...38&cat=9&page=1http://store.carcareeurope.com/product.php...6&cat=16&page=1Removem o pó que se forma com um pano MF...
De seguida aplicam o kit da Carlack para vidros...
http://store.carcareeurope.com/product.php...61&cat=9&page=1
"Instrucções de utilização:
* Após bem lavados e secos, aplicar primeiro o Basic Cleaner (tampa negra) usando um aplicador de algodão ou equivalente, em movimentos sobrepostos e de forma vigorosa. Após 5 a 8 minutos o produto seca deixando uma camada esbranquiçada. Remover os resíduos e se necessário repetir a aplicação até termos a superfície bem limpa.
* Após bem limpos, aplicar o Sealant (embalagem com tampa branca) usando papel de cozinha ou equivalente. Aplicar uma camada fina e uniforme. Esperar 10 minutos, borrifar a superfície com àgua e limpar os resíduos.
Kit composto por uma embalagem 200 ml de Basic Cleaner e uma de Sealant."
In
http://store.carcareeurope.com/home.phpPara as jantes...
Limpa jantes...
http://store.carcareeurope.com/product.php...39&cat=8&page=1Luva para não riscar as mesmas...
http://store.carcareeurope.com/product.php...2&cat=27&page=1Escova para limpar as mesmas por dentro sem ter que as retirar...
http://store.carcareeurope.com/product.php...1&cat=27&page=1Depois é secar com um pano MF.
Pneus...
Produto para os pneus...
http://store.carcareeurope.com/product.php...1&cat=34&page=1Aplicador para “aplicar” o produto nos pneus...
http://store.carcareeurope.com/product.php...53&cat=8&page=1Os produtos para o interior depende muito do plástico que o carro tem... uns plásticos ficam melhores com um produto... outros com outro... depende de marca para marca...
Mas deixo aqui alguns que considero muito bons...
Para limpar os interiores usamos o APC...
http://store.carcareeurope.com/product.php...57&cat=0&page=1Borrifas num pano MF e depois passas pelas zonas a tratar... se a sujidade for muita usa uma pequena escova macia para ajudar a limpar...
Depois de tudo bem limpo chega então a altura de condicionar...
Exemplo de condicionadores...
http://store.carcareeurope.com/product.php...2&cat=12&page=1http://store.carcareeurope.com/product.php...1&cat=12&page=1http://store.carcareeurope.com/product.php...3&cat=12&page=1Eu gosto muito do primeiro da lista porque deixa os plásticos com pouco brilho, mas para quem gosta de ver os plásticos mais brilhantes o segundo será a melhor opção...
Espero ter ajudado
Cumps
Pmak