estas enganado em relação á diferença 95-98
Bem Luke, não sei se era directamente para mim?
Mas mesmo não sendo aqui vai a minha explicação que espero seja definitiva, para tirar todas as dúvidas
Nos carros a injecção já catalisados, acredito que a gasolina 95 e a 98 sejam o mesmo; ou seja, o carro não tira proveito.
Eu comprei um Uno em Outubro de 1992 "BD" sendo que já havia 1000 i.e. desde a matricula "BC".
Apareceram dias antes de eu comprar o meu.
Eu quis e preferi a carburador: anda mais e gasta menos.
Fiz 127.000 neste carro tendo utilizado 3 gasolinas:
- Super COM Chumbo (tinha 98 octanas)
- Sem Chumbo 98
- Sem Chumbo 95
É assim, fazia algumas viagens com 5 pessoas no carro.
O carro tinha o seu andamento com a Super COM Chumbo, que era igual com gasolina sem Chumbo 98; só não ficava com o escape branquinho.
Com gasolina SEM Chumbo 95, o carro andava muito menos.
Factos comprovados com o FIRE 1000 a andar com gasolina SEM Chumbo 95:
- Fazia-me consumos de +1 litro aos 100 por depósito.
Logo, mesmo sendo mais barata do que a 98, acabava por sair mais cara.
- O carro perdia tanta perfomance, que para quem conhece o modelo o que se passava era que andando sozinho, o comportamento era como levar 5 pessoas com malas.
- Em subidas de 5ª com 98 - 4ª com 95
- Em subidas de 4ª com 98 - 3ª com 95
- Teste exemplificativo: subida de 7 km da IP5 (Porto da Carne - Guarda), com gasolina 98 feita a 100 km/h constantes em 4ª ou 120 km/h constantes em 3ª.
Com gasolina 95 a 4ª simplesmente morreria até o carro parar. Solução: 3ª a fundo a 90 km/h.
Posto isto e após estas experiências, tive o carro até Maio de 1998 e só punha Gasolina Super COM Chumbo (98).
Nota: a FIAT para manter a potência dos 1000 i.e. em relação aos carburados subiu 500 rotações ao motor.
Mas em binário, os 1000 i.e. ficaram muito fracos.
Os 1108, dos 60 SX, antes de 57cv e bem rápidos desceram para 51cv e o binário veio por ai abaixo.
Os 1108 ficaram abafados, não compensando nadinha em relação a um FIRE 1000 carburado.
A FIAT ainda lançou o Suite cheio de extras a ver se os vendia.
...
Uno Turbo Racing Catalisado: andava mais com 98 do que com 95.
Como era um carro potente, não se notava tanto, não influindo na questão de ter que baixar velocidades; mas um utilizador experiente via logo a diferença.
...
Curiosidade:
A FIAT no Grande Punto declara 150cv com gasolina 95 e 155cv com gasolina 98; provavelmente porque o carro "funciona" a 98 e o que se passa é que perde rendimento com 95.