Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 481736 vezes)

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afonsopatrao

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Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« em: 27 de Maio, 2014, 22:54:43 »
Olá!
E o bicho já cá canta. Depois de 4 anos fechado numa garagem e de difíceis negociações com o herdeiro a quem calhou, comprei-o um pouco temerariamente.
250 Euros depois, mudou de mãos e está pronto a ser mimado e recuperado. Depois de alguma resistência para pegar (precisou de receber gasolina pelos giglers até a bomba da gasolina se dignar a puxar a pouquíssima gasolina que estava no depósito), funcionou com uma regularidade impressionante. Um motor com força, respondendo rapidamente e sem o mínimo ressentimento de ter estado quieto desde 2010.
Fica a única foto que lhe tirei hoje. Com a camada de pó que tem em cima, nem parecia branco.


Entretanto, face às impressões que tinha retirado quando o fui ver, depois de um exame mais apurado, cheguei à conclusão que a chapa não está tão boa quanto me pareceu à primeira vista. Além da mancha de ferrugem na mala, descobri que o pára-choques da frente está mal preso (porventura mesmo partido), na sequência de um toque, segundo parece (a óptica esquerda não parece bem colocada é a grelha está também solta). Depois vejo se é uma questão de fixação ou se estão mesmo partidos.
O menos agradável é o facto de a chapa adjacente ao pára-choques parece ter uns vestígios de ferrugem. Julgo que são superficiais e conseguirei tratar deles antes que alastrem: qual a melhor forma? Raspar e depois passar massa de polir?

Entretanto, para além de uma bateria e de mudar óleo e filtros (a última mudança é de 2009), já tenho com que me entreter. Toda a ajuda que me puderem dar é bem-vinda!!
1- Sistema de refrigeração parece funcionar bem (chegou rapidamente aos 90º e depois aí estabilizou o manómetro), mas julgo que terá uma fuga qualquer, pois vi uns pingos debaixo do radiador.
Mais grave é o facto de a ventoinha não disparar. Ainda não sei se será válvula ou o respectivo motor. Tenho de ir investigar.

2- Conta-rotações não funciona;
3- Não funcionam várias luzes do painel e creio que a sua própria iluminação estará assegurada só com uma lâmpada.
4- Não funcionam as luzes interiores (nem de mapa, nem as de iluminação geral). Será fusível?

Bom, entretanto para a noite, já tenho literatura:


Abraços a todos!

T S

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1 em: 28 de Maio, 2014, 08:30:59 »
Boa sorte e bons trabalhos com a nova máquina  :palmas:
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TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2 em: 28 de Maio, 2014, 08:46:42 »
Tens muito com que te entreter!!!
Vai vendo as coisas com calma. Esse problema eletrico das luzes n ligarem pode ser um simples fio desligado, lampadas queimades etc.
A camada protetora de po deixa ficar pra ja.  :D

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #3 em: 28 de Maio, 2014, 19:14:38 »
Olá a todos.
Pois hoje, no meio do trabalho, ainda consegui dedicar-me muito singelamente ao rapaz cá de casa:

1. Registo para meu nome: tratado às 9 da manhã, antes da multidão. 65 Euros mais pobre, que davam para um excelente óleo e os filtros todos. Mas pronto, ficou para o Emolumento... ;)

2. Passar na FIAT a comprar a tampinha do depósito da água do limpa-párabrisas: 6 Euros. Ei-la:


3. Tirar o rapaz da garagem e forografá-lo todo, antes de qualquer lavagem ou intervenção.
Comecemos por fora:
a) a verem-se os vestígios do toque no pára-choques da frente:




A precisar de tirar aquela tinta vermelha na porta de trás:


Aqui acho que só há uma solução: comprar uma porta da mala no OLX. Com a ferrugem e a pancada, julgo que será a solução mais barata e eficaz. Estarei enganado?



O melhor lado dele:


Agora a parte que mais me impressionou, atendendo aos 24 anos de idade do bicho: o estado dos interiores, apesar de sujos e cheios de pó avermelhado, é surpreendente. Desde os plásticos aos tecidos, tudo está semi-novo, com cheirinho a carro italiano.








O coração do animal. Ainda antes de colocar a tampinha no reservatório da água:





Agora as dúvidas:
a) O que é este tubo, desligado, a sair (ou a entrar) no carburador? Um tubo desligado é sempre algo que me deixa desconfortável...


b) Há aqui (seta vermelha) um vestígio de óleo, parece-me. Não sei se está lá há anos ou se foi da utilização de ontem. Acham que isto é sintoma de quê? Uma das juntas podre?



Quanto aos problemas que relatei ontem:
A. Logo à noite vou-me dedicar aos fusíveis. Já percebi que o isqueiro não funciona e esse usa o mesmo fusível que a iluminação interior. Se abranger também o conta-rotações, tenho vários problemas resolvidos pela troca de um fusível.
B. Apesar de o manual dizer que o fusível da ventoinha do radiador é o mesmo da buzina e esta funcionar, ainda tenho esperança de, com uma substituição de fusível, voltar a ter arrefecimento.
C. O Líquido de refrigeração perdeu 2 dedos de altura desde ontem. Mas a mancha debaixo do carro parece menor que isso. Mais um sintoma de junta podre?

Abraços a todos!

Aeminium

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #4 em: 28 de Maio, 2014, 19:49:47 »
Muitos parabéns pelo Uno. Penso que está em excelente estado e que, com um pouco de trabalho, ficará impecável.
A nivel tecnico tenho algumas dificuldades em dar grandes opiniões, mas haverá aqui especialistas capazes disso :D

abraço conimbricence  :fiat:


naso

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #5 em: 28 de Maio, 2014, 20:19:35 »
Agora que está comprado é só dar "carinhos" para ele ficar em forma, tem bom aspeto, os interiores assim em bom estado atestam que é carro de garagem.

Isso das luzes em falta é ver da parte mais fácil para a mais difícil, fusíveis, lâmpadas e só depois ir ao mais complicado se for preciso, essa buzina se não é da minha vista está aí feita uma invenção, tem dois relés junto da bateria que tambem nao são de origem.

O tubo solto creio que deve ser de ligar na caixa do filtro do ar, tem aí uma saída do respiro sem nada ligado, o oleo pode ser a junta da tampa das valvulas, é facil de trocar.

 
Se eu estiver a dizer algo que ajude, para onde é que mando a conta?  :P :P


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TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #6 em: 28 de Maio, 2014, 20:45:17 »
Esse carrinho esta impressionante por dentro dada a idade!!!

Qt ao tubo concordo com o Naso, andei num ha quase uma decada atras e tenho a ideia de que sofreu do mesmo problema, esse tubo solto que engatava no filtro.
Em relaçao ao oleo parece-me recente caso contrario estaria seco. ;)

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #7 em: 28 de Maio, 2014, 21:17:21 »

Isso das luzes em falta é ver da parte mais fácil para a mais difícil, fusíveis, lâmpadas e só depois ir ao mais complicado se for preciso, essa buzina se não é da minha vista está aí feita uma invenção, tem dois relés junto da bateria que tambem nao são de origem.

O tubo solto creio que deve ser de ligar na caixa do filtro do ar, tem aí uma saída do respiro sem nada ligado, o oleo pode ser a junta da tampa das valvulas, é facil de trocar.

 
Se eu estiver a dizer algo que ajude, para onde é que mando a conta?  :P :P

A conta é para Coimbra! ;)

Se for junta da tampa das valvulas, atrevo-me a trocar. Já se for a da cabeça, tenho de pensar 10 vezes antes de me aventurar... Só vou aprender fazendo, mas pode dar disparate.

As invenções junto à buzina e os dois relés serão, segundo penso, do alarme que o carro tem montado e que ainda não experimentei.

Quanto ao tubo, vou investigar. Perdoando a minha extrema ignorância, então este tubo serve para quê?


afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #8 em: 28 de Maio, 2014, 21:22:01 »
Esse carrinho esta impressionante por dentro dada a idade!!!

Qt ao tubo concordo com o Naso, andei num ha quase uma decada atras e tenho a ideia de que sofreu do mesmo problema, esse tubo solto que engatava no filtro.
Em relaçao ao oleo parece-me recente caso contrario estaria seco. ;)

Obrigado!
Pois claro, o tico e o teco, de facto, às vezes não funcionam.
Sendo óleo recente, a aposta inicial vai para a junta da tampa das válvulas. Vou juntar à lista de coisas para fazer. Primeiro a refrigeração, que sem ventilador do radiador, o bicho não está operacional.

Fiat 600 71

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #9 em: 28 de Maio, 2014, 21:23:36 »
Isso agora quer umas jantolas de origem e outros pequenos detalhes que lhe dão logo outro ar  :)
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afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #10 em: 29 de Maio, 2014, 00:52:57 »
Chegou a meia noite e em vez de me ir deitar como pessoa que trabalha amanhã cedo, fui para a garagem. Fui colocar a tampa e aproveitei para continuar a travar conhecimento com o Uno. Aproveitei e ainda substituí umas lâmpadas, testei sensores do nível do óleo e do líquido de refrigeração e tentei ir em busca do fusível queimado.

1. Fusíveis:
Lá descobri o responsável pelas luzes interiores e pelo isqueiro e substituí o fusível. Estranhamente, o relógio digital continua não iluminado (só se vêem os números à luz do dia) apesar de, segundo o manual, ser o mesmo fusível. O relógio é mesmo assim? Não iluminado?

De todo o modo, só consegui aceder aos fusíveis mais em baixo. Creio que o que controla os faróis de nevoeiro estará queimado, pois controlará não apenas os ditos (que não funcionam) como a respectiva luz no painel (que também não acende).
Como se faz para aceder aos fusíveis mais acima? Não será necessário desmontar o tablier, pois não?

Entretanto, continuo na esperança de algum dos fusíveis inacessíveis controle o conta-rotações (talvez o mesmo dos faróis de nevoeiro, pois são ambas as coisas específicas da versão SX) e o ventilador do radiador (este último vou perdendo esperança...).

2. Tubo solto.
Lá o liguei à caixa do filtro do ar. Não sei se estou sugestionado, mas o ralenti pareceu-me mais regular... E continuo sem saber para que serve o dito.

3. Refrigeração.
A raça da ventoinha continua a não disparar, por isso agora acredito que seja da válvula. Mas para descartar a hipótese de ser mesmo o motor do ventilador, queria testá-lo ligando-o directamente. Vou ver se amanhã arranjo tempo para descobrir onde está o interruptor e lhe dou a volta. Qualquer ajuda é bem-vinda!

Por outro lado, os pingos do líquido de refrigeração vêm, parece-me, da zona da bomba da água. Antes de avançar para a troca da bomba, devo ir substituindo as mangueiras e vedantes, certo?

4. Mala: (aos entendidos dos Unos)
A alcatifa no porta bagagens está toda mole, assentando directamente sobre o pneu suplente. Eu sei que era miúdo, mas não me lembro nada de isso ser assim! Não falta um suporte rígido a separar o pneu da alcatifa?

5. Corrente eléctrica.
Tudo me parece muito fraco: todas as lâmpadas, faróis, e até a iluminação do painel. Quase como se alguém se tivesse enganado e tivesse colocado lâmpadas de 24v no carro e, por isso, não tivessem a energia necessária a funcionar plenamente.
Qual será a causa disso? Perdoem-me se isto for uma barbaridade (os ignorantes merecem sempre perdão!), mas pode ser porque a bateria é tão velha que não consegue já assegurar os 12v? Ou haverá outra causa?

GT Abarth

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #11 em: 29 de Maio, 2014, 04:24:35 »
O Uno 60 SX é ainda hoje um carro com uma apresentação, bom gosto, um nível de equipamento interior e exterior, um requinte de soluções dentro do Uno, notáveis.

Ao contrário do que algumas bestas escreviam nas revistas nos anos 80 e início de 90, tem bons materiais e resistentes.
Lembro-me perfeitamente de um teste em novo um camelo de conceituada revista vomitar no texto, algo como "desconfiamos da durabilidade destes tecidos dos bancos do Uno".
Como se pode ver, em milhares de Unos, são só os carros que os bancos mais aguentam e alguns chegam aos dias de hoje com aspecto de novo, até com aquelas manchinhas do penteado do "veludo".  :D
O Tablier também costuma estar muito bom. Bem pretinho.

No compartimento do motor, para além do que já te disseram, dá para ver que a membrana de avanço do distribuidor (por vácuo) parece nova.
É a peça que costuma avariar nos FIRE e custa penso que 12 €.

A alcatifa da mala, se nunca a lavarem, fica sempre rija.
A tua está mole e amarrotada, a conhecer-se o suplente, é normal.
Essa alcatifa é quase um rectângulo, que também está debaixo do banco traseiro e fixa por 4 pinos plásticos na linha do pilar B a meio do carro.
Tenta arranjar uma na sucata, ainda rija.

Tira-me aquela colecção de selos do pára-brisas.  :D

Por fora, vejo que o escape deve precisar de uma borracha daquelas que penduram a panela final num gancho.

A tampa do parafuso do limpa vidros traseiro é arredondada, e no teu carro que é de 1990 devia ser mais um rectângulo de plástico.
Essas tampas arredondadas só começaram a vir em 1992.

Dentro, falta-te a borrachinha que cobre o ferrinho de regulação do retrovisor do condutor.
Retrovisores: verifica se são ambos Vitaloni e estão bons, mesmo em regulação.
Podes sempre arranjar isso na sucata bem barato ou até dado.

O manipulo de abertura da porta também está com pouca força.
Isso é uma mola de arame, com uns 2 cm, tipo mola da roupa.

Se a junta da cabeça estiver queimada, tens o motor mais barato que há de reparar.
O jogo de juntas penso que se arranja por 25 €
Jogo de pernos por 10 €
2 Tacos de água (relas) por 10 €
Mandas ao torneiro a cabeça (aqui no Porto FIRE 8V arranja-se a 20 € a reparação)

Claro que precisas de uma boa chave dinamométrica e assim.

Depois velas novas e rodar com óleo uns 500 kms e mudar outra vez.
Anticongelante limpar e depois um bom mas não muito forte ou concentrado.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
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Punto GT3
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afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #12 em: 29 de Maio, 2014, 07:56:45 »
Muito, muito obrigado, GT Abarth!
Esta sabedoria partilhada vale ouro. Estou a aditar tudo isto à lista de coisas para fazer! Só uma dúvida: não percebi que é o "parafuso do limpa vidros traseiro"...

(Ainda não acredito, ou quero acreditar, que a junta esteja queimada. O líquido de refrigeração está límpido e sem vestígios de óleo, o que é bom sinal. Por outro lado, não há propriamente fumo negro no escape, mas há cheiro a óleo queimado...)


pedro303

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #13 em: 29 de Maio, 2014, 09:24:04 »
Um FX como o eu  :P, tirando a porta da mala está muito bom.

Li por alto, mas vi que a luz do teu relogio nao funciona, tens que substituir a lampada do relogio. essa placa onde tens o relogio e os botões tem 2 parafusos nas extremidades cobertos por 2 tampitas, tens que as desencaixar com cuidado pois partem facil (o meu já não as tem :( ) depois puxas para fora e vês que tens ai 2 lampadas, uma para iluminar os botões e outra para o relogio, é so trocar :fiat:

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #14 em: 29 de Maio, 2014, 15:49:39 »
eu tenho de trocar a lâmpada do relógio também... mas vou ver se lhe chego pelo cinzeiro
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