Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486937 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #210 em: 14 de Agosto, 2014, 13:25:12 »
Tenho andado fora de Coimbra e hoje só vim cá ver o correio. Assim que voltar, tenho uma tarde de entretenimento no Uno.
Duas prendas novas: o sensor do nível do anticongelante e um tubo do ar.
Ficam à espera de tempo para me dedicar...

 

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #211 em: 19 de Agosto, 2014, 21:01:47 »
Tive uma tarde trágico-cômica com o Uno. Assim que tiver tempo conto todos os pormenores, mas para já preciso de uma ajuda para ver se o consigo pôr a trabalhar e o tiro da garagem dos meus pais.
Primeira questão: um distribuidor neste estado, deste que colocado no sítio, funciona? Ou é esta a causa de não pegar e nem vale a pena pensar mais nisso?


2- se tiver entrado água para dentro dos cilindros ou para o carburador, e for por isso que ele não pega, que devo fazer?

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #212 em: 19 de Agosto, 2014, 21:37:19 »
Velas fora, da ao arranque sem a bobina ligada à ficha, e deixa-o cuspir a água

Sent thru Tapatalk
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #213 em: 19 de Agosto, 2014, 22:50:59 »
O distribuidor nesse estado funciona, se o apertares no sítio apenas pelo apoio que está ok, mas só para desenrascar porque vai babar óleo por todos os lados e estás sujeito e que não fique bem encaixado com a árvore de cames e ainda acabes por partir mais alguma coisa.

Quanto aos cilindros faz o procedimento que o Luke sugeriu

P.S.: Vê lá se não te esqueces de ligar a ficha do distribuidor  :sombrero: uma vez andei 1h à briga para o Uno pegar e simplesmente tinha a ficha desligada!  :point: :point:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #214 em: 19 de Agosto, 2014, 22:59:14 »
alguém tirou fora o distribuidor e esqueceu-se de o montar com as unhas na posição certa....
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #215 em: 20 de Agosto, 2014, 00:36:28 »
Antes de mais: obrigado Luke e Mickey. Ainda não resultou, mas não perdi a esperança. Tenho o uno a 5 quarteirões de casa, amanhã fiquei de desocupar a garagem. Se não funcionar amanhã, terá de ficar ao relento. Enfim.

Bom, agora o relato da tarde de hoje.
O objectivo era ver se acabava de vez com todos os problemas de refrigeração (aquecer parado; luz do nível do anticongelante semi acesa; chaufagem sempre a funcionar). Para isto, decidi-me a seguir as instruções do Mickey: a desmontar tudo, limpar peça a peça, substituir bomba de água e termostato, lavar à pressão o radiador e o radiador da chaufagem. Aproveitando a ocasião, substituir o sensor do nível da água e o tubo do ar.
Tudo isto na garagem dos meus pais, maior do que a minha e com luz natural.



Comecei razoavelmente bem: tirar tampa da correia de distribuição, desapertar tensor da correia, desapertar bomba de água e tirá-la. Fácil.
Mais chato foi limpar o vedante, que era imenso.
Como se suspeitava, estava mesmo a precisar de ser substituída, mas a que lá estava não me pareceu ser de qualidade muito má.





Ainda antes de montar a bomba nova, fui dedicar-me a tirar os tubos da água todos, o radiador e o termostato. Para melhor acesso, tirei também o distribuidor, decisão de que me vou arrepender mais tarde.

Aqui começam as desgraças: assim que começo a desaparafusar o termostato, eis que um dos parafusos parte a cabeça. Ficou lá espetadinho, sem cabeça. Com alguma martelada, lá consegui tirar o termostato velho, saltando o "parafuso sem cabeça".



Foi aí que me apercebi que não tinha alicate comigo. Toca a ir, a pé, comprar alicate e novo parafuso. Depois do regresso, deu para perceber que o termostato que lá estava ainda devia ser de origem.



Ainda antes de montar nada, coloquei a mangueira no bloco, a partir da bomba, e depois a partir do termostato. Saiu alguma ferrugem, mas menos do que esperava.

De seguida, limpei todos os tubos e o radiador. A quantidade de ferrugem era assustadora, sobretudo no radiador, como o Mickey previu.
Por fim, fui fazer o que o Mickey aconselhou, colocando a mangueira nos tubos que vão para o radiador da chaufagem. Absolutamente incrível a quantidade de porcaria que saiu. Foram litros e litros de água até vir limpa.
Aqui, porém, não devo ter feito tudo bem. Por mais que me esforçasse por apanhar toda a água que saía do radiador da chaufagem, não consegui evitar que alguma não fosse parar em cima do motor. Achei que não havia problema, pois não tinha tirado as velas. Também não posso jurar que umas pingas não tenham ido parar ao carburador...

De seguida, fui montar a bomba de água. Sem dificuldade.
Esta parte deu para perceber porém o outro problema que me vinha atormentando — as falhas do cilindro 2: depois da bomba montada e correia esticada, dei duas voltas à mão ao motor. Ora bem, o cilindro dois perde compressão pela rosca da vela, como aliás o Mickey já tinha dito. Ouve-se perfeitamente o ar a sair. Isso também explica que ele só falhe ao ralenti, pois a mais rotação não há tempo de o ar sair.
Isto estará relacionado com o facto de a vela enroscar menos naquele cilindro que nos outros, claro.

Depois, montar o que faltava: distribuidor, tubos e radiador.
Mais uma bronca: por azelhice ou incúria, não verifiquei que as unhas estavam na posição certa, como disse o Luke. Partiu um dos apoios à primeira volta do parafuso. Fiquei pior que estragado.



Agora ando à procura de um novo distribuidor... Mas entretanto montei aquele como está, pois precisava de sair dali e voltar para casa.

Mas não ficavam por aqui os contratempos: tudo montado e carro não pega. Nada. Aliás, o motor de arranque roda sem esforço nenhum, como se não tivesse velas montadas.
Isto será porquê? Porque entrou água? Porque o distribuidor está naquele estado?

Fiz o que o Luke sugeriu mas nada... Deixei-o sem velas montadas e de capot aberto a passar a noite. Pode ser que seque.
Ainda voltei a ver a correia, mas está no ponto. Que chatice.
Se alguém tiver soluções, agradeço. Se não, amanhã tenho de ver como é que o vou trazer para casa...


Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #216 em: 20 de Agosto, 2014, 01:32:07 »
Tens o motor a ponto?

Sent thru Tapatalk
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #217 em: 20 de Agosto, 2014, 09:12:38 »
Luke, acho que só pode ser isso. Quando lá for a casa dos meus pais, vou voltar a ver.
Se fosse um lampredi, já o tinha mandado para as couves...

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #218 em: 20 de Agosto, 2014, 09:52:32 »
Essa de perder compressão pela vela do 2o cilindro, cheira-me a encavadela da grossa!

Provavelmente tens a rosca da cabeça lixada e isso é grande pincel  :(

Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

jmonteiro

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3829
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #219 em: 20 de Agosto, 2014, 11:35:21 »
Essa de perder compressão pela vela do 2o cilindro, cheira-me a encavadela da grossa!

Provavelmente tens a rosca da cabeça lixada e isso é grande pincel  :(


se assim o for lá teras de mandar a cabeça ao torneiro  ;)

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #220 em: 20 de Agosto, 2014, 11:49:18 »
Pois  :wacko:

Se ele diz que a vela não enrosca na totalidade como as outras o problema está aí mesmo, se a vela não enrosca devidamente também não vai vedar devidamente.
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #221 em: 20 de Agosto, 2014, 17:19:38 »
Ora bem: julgo que o facto de não pegar era pela coisa mais estúpida possível.
Quando cheguei ao uno, estava fora de ponto.
Coloquei no ponto, dei duas voltas à mão e tentei pegar. Nada.
Fui ver: fora de ponto.

Toca a repetir a operação: colocar no ponto, dar duas voltas à mão. Testar. Nada.
Fui ver: fora de ponto.

O que era? A porcaria da porca do tensor da correia de distribuição!!! Estava moída e deixava de tensionar, o que fazia a correia saltar dentes.

Substituída a porca e o carro voltou a funcionar.

Só tive tempo de o trazer para minha casa e o resto do trabalho fica para depois. Mas  tenho várias coisas para resolver:

1- o ponteiro da temperatura continua errático. Vou dar-lhe o benefício de não estar o circuito bem purgado, mas a verdade é que a acreditar nele, o carro está a aquecer e bem. Espero não ter queimado a junta neste caminho para casa.

2- a luz do óleo deixou de acender. Coincidência (lâmpada fundida) ou pode ser outro problema qualquer?

3- o mau contacto nos fios do canhão da ignição continua. Muito perigoso, quando corta a ignição em andamento. Que devo fazer para resolver definitivamente?

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #222 em: 20 de Agosto, 2014, 17:53:18 »
Ora bem: julgo que o facto de não pegar era pela coisa mais estúpida possível.
Quando cheguei ao uno, estava fora de ponto.
Coloquei no ponto, dei duas voltas à mão e tentei pegar. Nada.
Fui ver: fora de ponto.

Toca a repetir a operação: colocar no ponto, dar duas voltas à mão. Testar. Nada.
Fui ver: fora de ponto.

O que era? A porcaria da porca do tensor da correia de distribuição!!! Estava moída e deixava de tensionar, o que fazia a correia saltar dentes.

Substituída a porca e o carro voltou a funcionar.

Só tive tempo de o trazer para minha casa e o resto do trabalho fica para depois. Mas  tenho várias coisas para resolver:

1- o ponteiro da temperatura continua errático. Vou dar-lhe o benefício de não estar o circuito bem purgado, mas a verdade é que a acreditar nele, o carro está a aquecer e bem. Espero não ter queimado a junta neste caminho para casa.

2- a luz do óleo deixou de acender. Coincidência (lâmpada fundida) ou pode ser outro problema qualquer?

3- o mau contacto nos fios do canhão da ignição continua. Muito perigoso, quando corta a ignição em andamento. Que devo fazer para resolver definitivamente?

A sorte é que é fire  :D

1 - Quanto ao ponteiro da temperatura faz um teste simples, retira o quadrante e liga um cabo directo do sensor ao ponteiro. Podes ter o fio traçado nalgum sítio.

2 - A luz do óleo acende quando ligas a ignição?

3 - Arranjar a cabelagem numa sucata é o melhor e mais barato, com sorte trazes o canhão e chave  :t_up:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #223 em: 20 de Agosto, 2014, 18:27:31 »
Mickey, deixou de acender a luz com a ignicao.

(Outra coisa. No teu tópico chegaram à conclusão que o distribuidor certo é o SE101G, que é o que tenho, certo?
A minha dúvida é os números que vêm depois: isso faz diferença?)

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #224 em: 20 de Agosto, 2014, 18:35:00 »
Mickey, deixou de acender a luz com a ignicao.

(Outra coisa. No teu tópico chegaram à conclusão que o distribuidor certo é o SE101G, que é o que tenho, certo?
A minha dúvida é os números que vêm depois: isso faz diferença?)
Então se deixou de acender com a ignição está fundida.

Sim o SE101G é o original do 1108, os números a seguir não te sei dizer ao certo mas penso que não interferem em nada. O meu está neste momento com o SE101H difere na curva de avança mas é praticamente impercetível a diferente no comportamento do carro.

Manda afinar o distribuidor com pistola estroboscópica, as marcam neste caso não servem porque com o tempo as molas do distribuidro vão perdendo elasticidade... Deixa-o um nadinha avançado e fica logo diferente  :d_grin:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014