Antes de mais: obrigado Luke e Mickey. Ainda não resultou, mas não perdi a esperança. Tenho o uno a 5 quarteirões de casa, amanhã fiquei de desocupar a garagem. Se não funcionar amanhã, terá de ficar ao relento. Enfim.
Bom, agora o relato da tarde de hoje.
O objectivo era ver se acabava de vez com todos os problemas de refrigeração (aquecer parado; luz do nível do anticongelante semi acesa; chaufagem sempre a funcionar). Para isto, decidi-me a seguir as instruções do Mickey: a desmontar tudo, limpar peça a peça, substituir bomba de água e termostato, lavar à pressão o radiador e o radiador da chaufagem. Aproveitando a ocasião, substituir o sensor do nível da água e o tubo do ar.
Tudo isto na garagem dos meus pais, maior do que a minha e com luz natural.
Comecei razoavelmente bem: tirar tampa da correia de distribuição, desapertar tensor da correia, desapertar bomba de água e tirá-la. Fácil.
Mais chato foi limpar o vedante, que era imenso.
Como se suspeitava, estava mesmo a precisar de ser substituída, mas a que lá estava não me pareceu ser de qualidade muito má.
Ainda antes de montar a bomba nova, fui dedicar-me a tirar os tubos da água todos, o radiador e o termostato. Para melhor acesso, tirei também o distribuidor, decisão de que me vou arrepender mais tarde.
Aqui começam as desgraças: assim que começo a desaparafusar o termostato, eis que um dos parafusos parte a cabeça. Ficou lá espetadinho, sem cabeça. Com alguma martelada, lá consegui tirar o termostato velho, saltando o "parafuso sem cabeça".
Foi aí que me apercebi que não tinha alicate comigo. Toca a ir, a pé, comprar alicate e novo parafuso. Depois do regresso, deu para perceber que o termostato que lá estava ainda devia ser de origem.
Ainda antes de montar nada, coloquei a mangueira no bloco, a partir da bomba, e depois a partir do termostato. Saiu alguma ferrugem, mas menos do que esperava.
De seguida, limpei todos os tubos e o radiador. A quantidade de ferrugem era assustadora, sobretudo no radiador, como o Mickey previu.
Por fim, fui fazer o que o Mickey aconselhou, colocando a mangueira nos tubos que vão para o radiador da chaufagem. Absolutamente incrível a quantidade de porcaria que saiu. Foram litros e litros de água até vir limpa.
Aqui, porém, não devo ter feito tudo bem. Por mais que me esforçasse por apanhar toda a água que saía do radiador da chaufagem, não consegui evitar que alguma não fosse parar em cima do motor. Achei que não havia problema, pois não tinha tirado as velas. Também não posso jurar que umas pingas não tenham ido parar ao carburador...
De seguida, fui montar a bomba de água. Sem dificuldade.
Esta parte deu para perceber porém o outro problema que me vinha atormentando — as falhas do cilindro 2: depois da bomba montada e correia esticada, dei duas voltas à mão ao motor. Ora bem, o cilindro dois perde compressão pela rosca da vela, como aliás o Mickey já tinha dito. Ouve-se perfeitamente o ar a sair. Isso também explica que ele só falhe ao ralenti, pois a mais rotação não há tempo de o ar sair.
Isto estará relacionado com o facto de a vela enroscar menos naquele cilindro que nos outros, claro.
Depois, montar o que faltava: distribuidor, tubos e radiador.
Mais uma bronca: por azelhice ou incúria, não verifiquei que as unhas estavam na posição certa, como disse o Luke. Partiu um dos apoios à primeira volta do parafuso. Fiquei pior que estragado.
Agora ando à procura de um novo distribuidor... Mas entretanto montei aquele como está, pois precisava de sair dali e voltar para casa.
Mas não ficavam por aqui os contratempos: tudo montado e carro não pega. Nada. Aliás, o motor de arranque roda sem esforço nenhum, como se não tivesse velas montadas.
Isto será porquê? Porque entrou água? Porque o distribuidor está naquele estado?
Fiz o que o Luke sugeriu mas nada... Deixei-o sem velas montadas e de capot aberto a passar a noite. Pode ser que seque.
Ainda voltei a ver a correia, mas está no ponto. Que chatice.
Se alguém tiver soluções, agradeço. Se não, amanhã tenho de ver como é que o vou trazer para casa...