Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486898 vezes)

0 Membros e 4 Visitantes estão a ver este tópico.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1770 em: 08 de Março, 2016, 15:28:05 »
O que para mim é fácil, para ti pode n ser
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1771 em: 08 de Março, 2016, 15:28:47 »
Justamente... Obrigado!

NunoAntunes93

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 538
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1772 em: 08 de Março, 2016, 20:55:38 »
Atenção que já arranjas alternador novo para isso a 100,00€     :t_up:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1773 em: 08 de Março, 2016, 22:51:16 »
Ora bem, lá fui eu à operação "retirar alternador". Sim, eu sei que isto nem é bem uma operação, mas temia demorar séculos.

Antes disso, e para despistar todas as causas possíveis, ainda testei com outra bateria. Mas tudo na mesma: não carrega, salvo acima das 4000rpm.

Parti então para a desmontagem do alternador.
Foi fácil!
Desliguei o cabo da bateria:


De seguida fui-me dedicar ao responsável:


Depois fui desligar os fios do alternador.
Um é simples — da luz do quadrante:


O outro (o cabo que vem da bateria) é mais difícil de tirar, pois está preso por uma porca, por sua vez colocada dentro de uma protecção plástica.
Mas lá saiu!


A seguir, fui-me dedicar aos dois parafusos que prendem o alternador ao bloco. (A quem interessar — chave de caixa de tamanho 17).
Primeiro aliviei o parafuso de afinação e empurrei o alternador em direcção à parte frontal do motor. Assim, consegui tirar a correia.



Aproveitei para rodá-lo e testar os rolamentos. Eu sei que não percebo nada disto, mas pareceu-me bem!


De seguida, retirei completamente os parafusos e retirei-o, por cima, pelo espaço que há entre o motor e o guarda-lamas.



Está absolutamente imundo... Mas quando vier do electricista dedico-me a limpá-lo.


Amanhã vai para o electricista e depois contarei novidades...


Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1774 em: 08 de Março, 2016, 23:05:56 »
Muito bem!

Vais gastar aí uma nota preta...

Enviado do meu P01MA através de Tapatalk

Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1775 em: 08 de Março, 2016, 23:07:46 »

Muito bem!

Vais gastar aí uma nota preta...

Enviado do meu P01MA através de Tapatalk

Se calhar tens razão... Mas podia mandar vir o regulador e não ser daí... E depois saía-me ainda mais caro...

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1776 em: 08 de Março, 2016, 23:11:32 »
Também é verdade, mas quase de certeza que é.

Mas assim vai ficar novo, se for uma boa oficina, vão ter em atenção o estado dos rolamentos e caso já não estejam bons substituiem
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1777 em: 08 de Março, 2016, 23:12:44 »
Mmm... Vou ver quanto me custa um regulador para ele. Se for barato, ainda arrisco...

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1778 em: 08 de Março, 2016, 23:14:39 »
Pelo que sei o regulador ronda os 40/50€

Substituí o do meu Uno no verão do ano passado
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1779 em: 08 de Março, 2016, 23:17:01 »
O trabalho no alternador rapidamente chega aos 120/150€ repara, mão de obra, regulador e rolamentos (se for preciso)
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1780 em: 09 de Março, 2016, 00:04:39 »
é um valeo!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1781 em: 09 de Março, 2016, 00:18:58 »

é um valeo!
Sim! Os teus têm Magneti Marelli?

Mickey: 150€??? Livra! Vou reflectir...
Este sintoma só pode mesmo ser do regulador?

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1782 em: 09 de Março, 2016, 00:31:51 »
o do meu pai tinha valeo
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1783 em: 09 de Março, 2016, 13:46:19 »
Bom, alarmado com as advertências do Mickey quanto aos gastos e com os avisos do Luke quanto à possibilidade de eu fazer asneira, levei o alternador a uma casa de electricidade auto (Ignitest).
Resolvi dizer logo ao electricista que, como o NunoAntunes93 avisou, um alternador novo custaria cerca de 100€; nessa medida, só valeria a pena reparar aquele se fosse abaixo desse valor.
Bom, com estes avisos, o electricista disse logo que nunca seria economicamente inteligente abrir o alternador e reparar. Assim, combinámos ver se era do regulador ou da placa (não sei o que é a placa...); se fosse, reparar-se-ia; se não, eu iria comprar outro alternador.

Vai daí, ele retirou o regulador à minha frente e viu logo que era daí: as partes de contacto estão comidas, e ele não está a tocar na superfície que roda (como se chama? Rotor)?
Disse ainda que, o ideal, seria levar essa parte que roda (cujo nome não sei...) a um torneiro; mas que como isso não seria economicamente razoável, ia apenas passar um pouco de lixa, melhorando o contacto com o regulador de tensão.

O bicho ficou lá; quando estiver pronto, ligam-me. Aguardemos...

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1784 em: 09 de Março, 2016, 14:06:34 »
Pelo que descreves penso que estas a falar das escovas. as escovas e que fazem contacto com o rotor, um cilindro ranhurado em cobre. Sera isto?