Fiatistas

Tecnica => Projectos / Alterações / Preparações / Tuning / Som e Imagem => Tópico iniciado por: miguelbarrela em 24 de Novembro, 2016, 02:26:42

Título: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 24 de Novembro, 2016, 02:26:42
Boas a toda a comunidade,

Venho vos apresentar o meu projecto de inicio ao fim do meu stilo 1.2 16v.

Ora no que é que consiste?

Turbinalo claro!


Depois de 2 semanas de intensa pesquisa de kits turbo no estrangeiro, encontro um kit turbo a 15 km de casa!

Imaginem lá onde...   Numa oficina pois claro! Enfim, quem é que procurar peças auto nas oficinas?! Gente doida    :sombrero:

Ah! E antes que comessem para ai a dizer que vou enterrar dinheiro a turbinar um 1200cc tenham lá calma e leiam  até ao fim.

O Stilo foi o meu primeiro carro. E fiquei logo apaixonado pela condução, já conduzi minis, series 1, a4, meganes dci's, mas nada se compara a um motor a gasolina, então turbinado?! upa upa

Passando a frente....

O carro não vai ser para fazer corridas nem algo parecido. Vai ser utilizado no dia-a-dia para ir para a faculdade/trabalho.

E a ideia é  dar uma "alma" ao carro, não torna-lo num carro de corrida.

Passando agora ao  que realmente interessa...

LISTA DE UPGRADES:

Turbo + Intercooler

Embraiagem reforçada

Linha direta em Y em inox

Jantes 17' Abarth

Rebaixamento

Películas nos vidros

Pintura

Estufar o interior

Sistema de som/navegação custom made com raspberry pi e ecrã tatil + amplificador  + 2 colunas

Alteração da travagem de origem

Instalação de um kit gpl?! Quiça

Bem... Acho que é tudo...

De momento  o carro encontra-se na oficina em lista de espera para ser turbinado.

Á medida que for fazendo os updates  vou postando fotos e tal.

Para já deixo vos fotos do stilo como ele está de origem

Até lá já sabem.... Se precisarem de alguma coisa, Comprem!



Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: lovefiat em 24 de Novembro, 2016, 07:40:09
Está muito bem o carro e a cor também me agrada, continua com o projeto e coloca fotos das intervenções para a malta gosta de passar os olhos.

Outra coisa, não estufes o carro, pois penso que o sabor fica diferente e não será um amargo de boca...  :lol:

A tua apresentação carece de preenchimento no tópico apresentações.  :d_naughty:
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: TwinThema em 24 de Novembro, 2016, 08:59:34
Está muito bem o carro e a cor também me agrada, continua com o projeto e coloca fotos das intervenções para a malta gosta de passar os olhos.

Outra coisa, não estufes o carro, pois penso que o sabor fica diferente e não será um amargo de boca... :lol:

A tua apresentação carece de preenchimento no tópico apresentações.  :d_naughty:

Depois eu e que so penso em comer...

A frente,...
Miguel, gosto do Stilo, da cor e etc, principalmente do etc,...  :sombrero:
Força com o projeto desde que com pes e cabeça, concerteza ficara algo bastante agradavel.  :t_up:
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 24 de Novembro, 2016, 14:20:47
Está muito bem o carro e a cor também me agrada, continua com o projeto e coloca fotos das intervenções para a malta gosta de passar os olhos.

Outra coisa, não estufes o carro, pois penso que o sabor fica diferente e não será um amargo de boca...  :lol:

A tua apresentação carece de preenchimento no tópico apresentações.  :d_naughty:

Pá ja estava com um bocado de  sono quando decidi escrever o tópico... mas fiat estufado olha que até não deve de ser mau haha

Em relação a apresentação, eu já o fiz...
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: NunoAntunes93 em 24 de Novembro, 2016, 18:06:35
Boa sorte com as mods...

Estou curioso para ver o bicho turbinado!  :t_up:
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: VDMR2 em 24 de Novembro, 2016, 19:16:36
Este é para ser seguido. Força no projecto que a comunidade estará alerta.
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: TwinThema em 24 de Novembro, 2016, 21:13:31
Pá ja estava com um bocado de  sono quando decidi escrever o tópico... mas fiat estufado olha que até não deve de ser mau haha

Em relação a apresentação, eu já o fiz...

Da la um desconto ao rapaz,... aquela hora ainda estava enfiado na cama, debaixo de cobertores a escrever no telemovel com um olho aberto e outro fechado.  :sombrero:
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: zulo_kiko em 25 de Novembro, 2016, 09:08:17
Bom dia, gosto do modelo em questão,e este tem um bom aspecto.Há alguns projetos em PT com 1.2(dizem) e outros em que foi aplicado o motor 1.4 T-jet...Esse sim,deve ficar engaçado.

Para o que pretendes ter no dia a dia,não acredito que um turbo fique engraçado,mais facilmente aplicas um compressor(com resultados mais satisfatorios em todos os regimes que precisas para o dia-a-dia).

Tudo o resto,com o tempo perceberás que algumas das coisas só vão criar desconforto para o que dizes que queres(um carro de dia a dia).
Com jante 17 o 1.2 vai arrastar-se.

Boa sorte,espero que este projecto tenha sucesso!
 ;)
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 27 de Novembro, 2016, 11:57:37
Bom dia, gosto do modelo em questão,e este tem um bom aspecto.Há alguns projetos em PT com 1.2(dizem) e outros em que foi aplicado o motor 1.4 T-jet...Esse sim,deve ficar engaçado.

Para o que pretendes ter no dia a dia,não acredito que um turbo fique engraçado,mais facilmente aplicas um compressor(com resultados mais satisfatorios em todos os regimes que precisas para o dia-a-dia).

Tudo o resto,com o tempo perceberás que algumas das coisas só vão criar desconforto para o que dizes que queres(um carro de dia a dia).
Com jante 17 o 1.2 vai arrastar-se.

Boa sorte,espero que este projecto tenha sucesso!
 ;)

Mudar de motor estaria fora de questão para o   meu orçamento, para alem das alterações a nivel de mecanica que se tinham que fazer

Em relação a jante 17 não se vai notar diferença, com a cavalagem que o carro vai ficar.... 16 ou 17 vai ser igual
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: Rara em 27 de Novembro, 2016, 22:53:41
Mudar de motor estaria fora de questão para o   meu orçamento, para alem das alterações a nivel de mecanica que se tinham que fazer

Em relação a jante 17 não se vai notar diferença, com a cavalagem que o carro vai ficar.... 16 ou 17 vai ser igual

Fizeste bem continhas ao que vais gastar? Não vejo colectores, e se vais manter os pistons de origem, a festa vai durar pouco....
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: zulo_kiko em 28 de Novembro, 2016, 00:56:48
Se lhe meter um t2 com colector artesanal e o óleo a espirrar para um garrafão de óleo da BP, até faz barato...

Como eu disse, o mais barato, mais rápido e se calhar para o que pretendes, mais razoável, é o compressor... O tempo vai-me dar razão.

E jante 17 vai-se notar, não vais ficar aí com 200cvs(os CVS não são tudo, atenção.)..
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 28 de Novembro, 2016, 02:05:51
Fizeste bem continhas ao que vais gastar? Não vejo colectores, e se vais manter os pistons de origem, a festa vai durar pouco....

sim vai levar colector e  pistons sim, se não coitadinho do motor :)
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 28 de Novembro, 2016, 02:08:10
Se lhe meter um t2 com colector artesanal e o óleo a espirrar para um garrafão de óleo da BP, até faz barato...

Como eu disse, o mais barato, mais rápido e se calhar para o que pretendes, mais razoável, é o compressor... O tempo vai-me dar razão.

E jante 17 vai-se notar, não vais ficar aí com 200cvs(os CVS não são tudo, atenção.)..

Quanto a modificação depois postarei fotos desde o inicio ao fim da montagem do  turbo.

Quanto as cavalos... Não subestimem um motor  a gasolina turbinado
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: zulo_kiko em 28 de Novembro, 2016, 02:29:54
As duas pessoas que aqui postaram conhecem bem motores a gasolina turbinado.
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: Bmiguelpaiva em 28 de Novembro, 2016, 13:27:20
Fizeste bem continhas ao que vais gastar? Não vejo colectores, e se vais manter os pistons de origem, a festa vai durar pouco....

Convem não esquecer que o Rara teve/tem um Lancia Y 1.2 16v 86cv com compressor,portanto experiência não lhe falta.


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: Rara em 28 de Novembro, 2016, 19:29:33
Quanto a modificação depois postarei fotos desde o inicio ao fim da montagem do  turbo.

Quanto as cavalos... Não subestimem um motor  a gasolina turbinado

Tudo certo, ninguém aqui duvida disso, mas no fim do dia, por muito que lhe mexas,vais ter a base 1242cc. Eu para turbinar, tinha começado pela versão 1600cc, em virtude do peso do carro. Ilegal por ilegal ficavas com muito mais para trabalhar lá em cima...

Ficamos á espera de desenvolvimentos...  :t_up: :t_up:


Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 29 de Novembro, 2016, 17:16:52
Convem não esquecer que o Rara teve/tem um Lancia Y 1.2 16v 86cv com compressor,portanto experiência não lhe falta.


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Mas não vejo muita diferença.... o compressor faz exatamente o mesmo que o turbo.... aumenta a entrada de ar para o motor, apenas é ativado por uma correia em vez dos gases de escape

se estiver errado corrijam me
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: Rara em 29 de Novembro, 2016, 21:43:29
Mas não vejo muita diferença.... o compressor faz exatamente o mesmo que o turbo.... aumenta a entrada de ar para o motor, apenas é ativado por uma correia em vez dos gases de escape

se estiver errado corrijam me

Ausência de lag, não precisas de adaptar/fabricar colectores... mas sim, funcionalmente semelhante.
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 08 de Janeiro, 2017, 13:20:15
Peço desculpa por não  dizer nada  a tanto tempo mas com o natal e o ano novo a coisa atrasou-se!

Finalmente chegou a vez do meu carro ir para o médico!!

Neste momento deve de estar a ser montada uma cabeça nova e maior no motor.

Assim que  tiver mais fotos ponho aqui.

Só uma pergunta, alguem sabe de uma boa oficina de pintura e barata?
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: TwinThema em 08 de Janeiro, 2017, 14:46:35
Zona de...
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 08 de Janeiro, 2017, 23:45:23
Lisboa
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: TwinThema em 09 de Janeiro, 2017, 08:35:30
Lisboa

So posso sugerir a quase 300 kms de distancia em direçao a norte.  :d_grin:
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: NunoAntunes93 em 09 de Janeiro, 2017, 11:00:27
Tens a Cascauto atrás do Hospital de Cascais, são caros mas o serviço é de qualidade. Foi lá que mandei pintar o W124 do meu tio todo de raiz.
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 09 de Janeiro, 2017, 11:54:25
Alguém tem referências da cardip?

Pelo que sei usam uma tinta plástica de fácil remoção e tem bons resultados
O que acham?
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: Bmiguelpaiva em 09 de Janeiro, 2017, 13:42:31
Alguém tem referências da cardip?

Pelo que sei usam uma tinta plástica de fácil remoção e tem bons resultados
O que acham?

Também tenho interesse em conhecer opiniões disso,é baça ou tem brilho?
E que detesto as pinturas baças,que agora viraram moda.


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 10 de Janeiro, 2017, 11:43:02
Estava a pensar num azul escuro brilhante mate
Acho que fica muito fixe
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: Helder Carvalho em 11 de Janeiro, 2017, 16:51:13
Boas a toda a comunidade,

Venho vos apresentar o meu projecto de inicio ao fim do meu stilo 1.2 16v.

Ora no que é que consiste?

Turbinalo claro!


Depois de 2 semanas de intensa pesquisa de kits turbo no estrangeiro, encontro um kit turbo a 15 km de casa!

Imaginem lá onde...   Numa oficina pois claro! Enfim, quem é que procurar peças auto nas oficinas?! Gente doida    :sombrero:

Ah! E antes que comessem para ai a dizer que vou enterrar dinheiro a turbinar um 1200cc tenham lá calma e leiam  até ao fim.

O Stilo foi o meu primeiro carro. E fiquei logo apaixonado pela condução, já conduzi minis, series 1, a4, meganes dci's, mas nada se compara a um motor a gasolina, então turbinado?! upa upa

Passando a frente....

O carro não vai ser para fazer corridas nem algo parecido. Vai ser utilizado no dia-a-dia para ir para a faculdade/trabalho.

E a ideia é  dar uma "alma" ao carro, não torna-lo num carro de corrida.

Passando agora ao  que realmente interessa...

LISTA DE UPGRADES:

Turbo + Intercooler

Embraiagem reforçada

Linha direta em Y em inox

Jantes 17' Abarth

Rebaixamento

Películas nos vidros

Pintura

Estufar o interior

Sistema de som/navegação custom made com raspberry pi e ecrã tatil + amplificador  + 2 colunas

Alteração da travagem de origem

Instalação de um kit gpl?! Quiça

Bem... Acho que é tudo...

De momento  o carro encontra-se na oficina em lista de espera para ser turbinado.

Á medida que for fazendo os updates  vou postando fotos e tal.

Para já deixo vos fotos do stilo como ele está de origem

Até lá já sabem.... Se precisarem de alguma coisa, Comprem!
Então é este o novo carro de que devemos ter medo?
 O carro está muito porreiro, eu também acho que um compressor era melhor por causa de teres uma instalação mais pratica, e se calhar um pouco menos de aquecimento no motor, más se souberes trabalhar isso também não fica mal, isso das jantes acho que no fim não vais notar grande diferença com o.turbo isso vai andar bem.
Força nisso e estamos a aguardar por novidades.
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: zulo_kiko em 17 de Janeiro, 2017, 22:31:07
CARDIP, vais em autoestrada ou mesmo num mau estacionamento,ao mínimo ponto ou risco começa logo a saltar.E pagas o mesmo que uma pintura normal,bem feita,resistente e com verniz.
Para o meu punto pediram-me 600€ em 3 casas,noutra pediram 500€.

Tinha de ser muito mais barato para compensar.
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 22 de Janeiro, 2017, 15:52:37
Obrigado pela resposta
Consegues indicar me então uma dessas casas de pintura?
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 17 de Fevereiro, 2017, 09:16:26
Estavam difíceis de arranjar mas já tenho as jantes!

Daqui a uma semana ou duas o carro estará pronto espero eu.

Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: elvales em 17 de Fevereiro, 2017, 09:23:10
Na questão das pinturas é assim: bom , barato e bem feito não existe, ponto.

Tudo tem um custo. Se poupam na mão de obra é certo que o carro fica mal isolado e com maus acabamentos. Se poupam na tinta e no verniz passado uns tempos está na mesma... eu , sendo um carro para ficar , gastava mais qualquer coisa e pagava por um trabalho decente.
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 17 de Fevereiro, 2017, 09:51:10
Por isso é que estou a pedir opiniões!

O carro de facto é para ficar

Por isso se calhar vou esperar mais um tempo para juntar mais €€ para mandar pintar o carro de forma a que fique em condições...


Mas como nunca mandei pintar nenhum carro não sei onde o fazer.
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 30 de Outubro, 2023, 23:55:14
Passados quase 7 anos, e um projeto por acabar, estive com o meu stilo parado uns bons aninhos, e com a vinda do novo IUC, entre outros fatores (€€€), finalmente posso acabar este projeto.

Tenho o meu stilo já com turbo, intercooler, linha em inox e as jantes 17. Pouca sorte que tenho quando me tentaram assaltar a garagem furaram me os 4 pneus das jantes 17 e agora esta com as 16 :(

Resumindo e baralhando depois de todas as alterações feitas, o carro nunca passou das 2000 rpms quando engatado, por falta de fundos e etc, nao podia continuar na altura. O mecânico que me mexeu no carro, pode ser muito bom mas já não confio no trabalho dele, por motivos que também não vale a pena comentar.

Posto isto, acho que o carro entra em "Limp Mode" que é um mode de proteção do motor pelo que pesquisei. E para ajudar cada vez que o ligo fuma aqui a praceta inteira de branco, mas uma coisa mesmo absurda!

Lembro me que ja havia pessoal aqui com motores a gasolina turbinados e com compressores, o que eu precisava de ajuda agora era de encontrar algum mecânico que perceba deste tipo de carros que me possa ajudar a acabar o projeto.

Nem que seja para dizer que o motor rachou e que a solução é um motor novo... Procura-se um motor 1.6 nao sei, qual a vossa opinião?

Grande abraço a todos!
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: TwinThema em 31 de Outubro, 2023, 08:24:26
E bom perceber que o projeto não ficou encostado definitivamente.  :t_up:

O que vai precisar com certeza é de um mecanico disposto a, muito provavelmente, rever tudo ou muito do que ja foi feito.
Obviamente esse fumo branco não e normal e indica um problema no motor, problema esse que pode ser detetado de alguma forma pela centralina e limitar a rotação do motor.
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 31 de Outubro, 2023, 16:41:40
Sim preciso urgentemente de rever o trabalho feito, fiz hoje uma limpeza ao carro e vou deixar aqui algumas fotos do compartimento do motor, pelo que o mecânico que mexeu no carro faltava fazer uma reprogramação qualquer por causa dos sensores que lêem a saúde de gases de escape? Bem eu pouco percebo, é isso fez com que chegasse a este ponto…
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: TwinThema em 02 de Novembro, 2023, 08:28:06
Sim preciso urgentemente de rever o trabalho feito, fiz hoje uma limpeza ao carro e vou deixar aqui algumas fotos do compartimento do motor, pelo que o mecânico que mexeu no carro faltava fazer uma reprogramação qualquer por causa dos sensores que lêem a saúde de gases de escape? Bem eu pouco percebo, é isso fez com que chegasse a este ponto…

E não sera esse o motivo do fumo branco e de não subir as rotações. se nao estiver devidamente reprogramado a injeção e a ignição não vao estar como necessario para que tudo trabalhe como deve ser...  :dry:
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: jorge punto em 04 de Novembro, 2023, 23:21:43
Sim preciso urgentemente de rever o trabalho feito, fiz hoje uma limpeza ao carro e vou deixar aqui algumas fotos do compartimento do motor, pelo que o mecânico que mexeu no carro faltava fazer uma reprogramação qualquer por causa dos sensores que lêem a saúde de gases de escape? Bem eu pouco percebo, é isso fez com que chegasse a este ponto…
Sim e estamos à espera dessas fotos para ter uma noção de como ficou !!!
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 07 de Novembro, 2023, 19:13:39
Estava difícil de dar re-size nas imagens para o tamanho certo mas acho que agora vai
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 07 de Novembro, 2023, 19:14:12
...
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 07 de Novembro, 2023, 19:16:35
e a ultima que tenho
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 07 de Novembro, 2023, 19:19:43
Agora que já consigo dar upload novamente de fotos amanha tiro foto do reservatório da agora, que está com uma cor estranha, parece-me que está a passar óleo para o reservatório
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: jorge punto em 07 de Novembro, 2023, 20:09:49
Se assim for, deves notar o líquido de refrigeração gordoroso
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 07 de Novembro, 2023, 21:34:10
Sim sem duvida que esta gorduroso! Quanto as fotos o que dizem?
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: TwinThema em 08 de Novembro, 2023, 08:46:01
Se assim for, deves notar o líquido de refrigeração gordoroso

Sim, principalmente se usar apenas agua como liquido de refrigeração.
Se usar anti-congelante, depende sempre muito da concentração. Porque, apesar de se misturar bem com a agua, o anti-congelante é gorduroso ao toque.
No caso de usar anti-congelante eu estaria mais atento a pequenas gotas ou pontos de oleo, ou uma fina pelicula gurdurosa ao cimo do nivel de liquido dentro do reservatorio.

Se existir oleo, e não existir um permutador a agua para arrefecimento do oleo (pelo menos não o vi nas fotos) eu diria que deve existir tambem um excesso de pressão no circuito de agua.  :dry:

Sim sem duvida que esta gorduroso! Quanto as fotos o que dizem?
Quanto as fotos eu não sou a melhor pessoa para comentar porque eu sou demasiado perfecionista, e isto é um defeito no que toca a opinar sobre coisas que se fazem dentro das possibilidades financeiras e conhecimento tecnico e mecanico que se tenha.  :sombrero:
Prefiro admirar o tempo e a criatividade gasta para fazer tal adaptação.  :t_up:
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 06 de Dezembro, 2023, 01:21:01
Boa noite meus senhores!

Finalmente sinto algum progresso na finalização do projeto. O carro foi para a oficina DFC Turbo em São Domingos de Rana, tiraram o turbo fora e definitivamente era o problema do fumo branco, estou a espera do orçamento para a reparação do turbo e a  mudança do filtro de ar + filtro de oleo + oleo. Como o carro esteve parado muito tempo não era má ideia trocar a distribuição e bomba de agua, tenho ideia que fica a volta dos 400€?

Em relação a reparação do turbo, os preços são mais ao menos standerizados ou oscilam muito?

Feitas estas manutenções fica a faltar a parte eletrónica, a qual também ja estamos a arranjar soluções.

Se alguém conhecer quem faça centralinas para fiats por favor que me indique que no caso das soluções que estamos a ver não funcionarem termos mais opções.

Em principio o carro a nível de mecânica fica pronto ainda este ano.

Disseram me que depois de reparado o turbo ainda irá sair fumo branco o que eu tambem acho normal devido a acumulação de oleo no sistema de escape. A minha pergunta é: o sistema vai limpar-se sozinho com a rodagem ou tenho que de alguma forma limpar o sistema de escape?

Muitas dúvidas ainda mas ao menos está a andar!

 :fiat:
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: TwinThema em 06 de Dezembro, 2023, 08:31:33
Citar
Finalmente sinto algum progresso na finalização do projeto. O carro foi para a oficina DFC Turbo em São Domingos de Rana, tiraram o turbo fora e definitivamente era o problema do fumo branco, estou a espera do orçamento para a reparação do turbo e a  mudança do filtro de ar + filtro de oleo + oleo. Como o carro esteve parado muito tempo não era má ideia trocar a distribuição e bomba de agua, tenho ideia que fica a volta dos 400€?

E sempre bom ver progressos.  :t_up:
400€ por tudo não me parece que seja caro, mas tambem desconheço exatamente o que será feito.


Citar
Em relação a reparação do turbo, os preços são mais ao menos standerizados ou oscilam muito?

Não sou expert nisso mas diria que depende do que seja necessario fazer para ficar ok e daquilo que o cliente pretende obter. Uma coisa que seja para durar seram trocadas peças ja preventivamente, ja uma coisa para resolver um determinado problema será apenas trocado o estritamente necessário. Não sei como trabalham as oficinas nestes casos, mas optaria sempre por uma reparação preventiva caso o cliente não se importe de gastar mais algum dinheiro por isso. Por vezes até pode acontecer meter logo todas as peças necessarias novas novas ficar mais barato que reutilizar as usadas.


Citar
Se alguém conhecer quem faça centralinas para fiats por favor que me indique que no caso das soluções que estamos a ver não funcionarem termos mais opções.

Para a zona de Lisboa Creio que o Bruno Borgata (Borgata performance) trabalha em centralinas. Outra oficina que conheço é a Passione auto mas creio que é mais mecanica,no entanto e bem provavel que conheça quem faça a parte das centralinas tendo em conta os projetos com que lidam habitualmente.


Citar
Disseram me que depois de reparado o turbo ainda irá sair fumo branco o que eu tambem acho normal devido a acumulação de oleo no sistema de escape. A minha pergunta é: o sistema vai limpar-se sozinho com a rodagem ou tenho que de alguma forma limpar o sistema de escape?

Esta é uma questão que deveria ser devidamente esclarecida por quem repara o turbo. Na minha opinião poderá sair o tal fumo enquanto limpa o escape e depois pára. Se continuar a sair fumo e a razao não for a alteração da programação da centralina, eu colocava a questão se o turbo realmente fica bom depois de reparado...  :dry:
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 07 de Dezembro, 2023, 02:46:34
E sempre bom ver progressos.  :t_up:
400€ por tudo não me parece que seja caro, mas tambem desconheço exatamente o que será feito.
Kit distrib. c/ bomba água  + Mão-de-Obra ja com iva

Não sou expert nisso mas diria que depende do que seja necessario fazer para ficar ok e daquilo que o cliente pretende obter. Uma coisa que seja para durar seram trocadas peças ja preventivamente, ja uma coisa para resolver um determinado problema será apenas trocado o estritamente necessário. Não sei como trabalham as oficinas nestes casos, mas optaria sempre por uma reparação preventiva caso o cliente não se importe de gastar mais algum dinheiro por isso. Por vezes até pode acontecer meter logo todas as peças necessarias novas novas ficar mais barato que reutilizar as usadas.

Sim vamos trocar por prevenção, o carro estava parado a bastante tempo, e já estão bastantes ressequidas as correias, vamos trocar tambem a de acessórios.

Para a zona de Lisboa Creio que o Bruno Borgata (Borgata performance) trabalha em centralinas. Outra oficina que conheço é a Passione auto mas creio que é mais mecanica,no entanto e bem provavel que conheça quem faça a parte das centralinas tendo em conta os projetos com que lidam habitualmente.

Obigado pela dica!

Esta é uma questão que deveria ser devidamente esclarecida por quem repara o turbo. Na minha opinião poderá sair o tal fumo enquanto limpa o escape e depois pára. Se continuar a sair fumo e a razao não for a alteração da programação da centralina, eu colocava a questão se o turbo realmente fica bom depois de reparado...  :dry:

Eles dizem que sim que limpa, vamos ver como fica o carro.


Mudando de assunto, estava a pensar por pneus usados para uma utilização mais abusiva sem pensar muito no rim que me custaram, os que eu tinha eram 215/45/r17 87W bem fininhos e ficam top com as jantes no carro, não fui eu que escolhi a medida, foi me aconselhada, mas como está na altura de mudar as sapatas, nao custa perguntar sobre o tema.
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: jorge punto em 07 de Dezembro, 2023, 07:39:55
Não vou á bola dos pneus usados...á um mês um primo meu despistou-se sem razão aparente.... não morreu por sorte o carro ficou desfeito, tinha metido pneus usados á pouco tempo....pareciam plástico....
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 07 de Dezembro, 2023, 07:58:47
Era mais numa de nao ficar preocupado a queimar pneu, o carro de inicio há de ter que ser afinado, e bem testado para ver se alguma coisa parte, nao vai ser o meu carro de dia a dia... nem vou usa-lo a chuva muito menos sem pneus novos. Muitas vezes estamos a comprar pneus com mais de 15 anos ai é normal que a borracha perca a sua propriedade maleável, ha que ter atenção a isso...
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: TwinThema em 07 de Dezembro, 2023, 08:08:36
Citar
Mudando de assunto, estava a pensar por pneus usados para uma utilização mais abusiva sem pensar muito no rim que me custaram, os que eu tinha eram 215/45/r17 87W bem fininhos e ficam top com as jantes no carro, não fui eu que escolhi a medida, foi me aconselhada, mas como está na altura de mudar as sapatas, nao custa perguntar sobre o tema.
Partilho e opinião do Jorge. Confesso que também ja usei pneus usados no meu Thema, simplesmente porque o carro anda tão pouco na estrada que meter novos era, literalmente, atirar dinheiro a rua. Lembro-me também que não "usufruía" do carro com receio a conta dos pneus. Mas foi opção minha. compro pneus mais baratos mas não vou poder andar "a vontade" com o carro.
Na minha opinião, desde que seja para se divertir com o "brinquedo" numa propriedade privada sem se colocar a si nem mais ninguém em risco, porque não? Caso seja para andar na via publica pense nas consequencias se o azar lhe bater a porta a conta dos pneus,... (isto porque o azar bate a porta por muitas razões...)
Ha casas que garantem a qualidade dos pneus usados que vendem. Eu até posso acreditar que são pneus bons, mas apesar de não ter passado pela experiencia do Jorge, fico sempre de "pé atrás".

Resumindo, opte pelo que optar, faça-o com consciência.  :t_up:

Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 09 de Dezembro, 2023, 20:40:24
Turbo fora para ser reparado!

Deixo aqui as fotos do antes!
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: jorge punto em 10 de Dezembro, 2023, 02:53:22
Realmente esse turbo parece com aspecto de ter andado a passar óleo!!
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 13 de Dezembro, 2023, 19:52:19
Infelizmente sim estava mesmo a passar, para além de ser reparado vai ser hibridado, ja me informei melhor sobre a parte da eletronica e vou ter que comprar um centralina programavel.

Estou a pensar numa speeduino visto ser bastante completa e a mais que suficiente para o projeto. A dificuldade será não cortar a cablagem original do carro, seria facilmente resolvido se conseguir arranjar uns conectores para as fichas originais da centralina. Outra opção seria arranjar uma centralina original avariada e tentar utilizar apenas os terminais originais para fazer fazer a cablagem para speeduino. Estou a ver soluções.
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: jorge punto em 14 de Dezembro, 2023, 00:00:31
Avariada ou ir a uma sucata e arranjar esses conectores!
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: TwinThema em 14 de Dezembro, 2023, 08:43:41
(...)
Outra opção seria arranjar uma centralina original avariada e tentar utilizar apenas os terminais originais para fazer fazer a cablagem para speeduino

Assim rapidamente era o que eu faria...
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 14 de Dezembro, 2023, 12:43:00
O problema é que quem vai fazer a preparação elétrica disse que os pontos de solda desses conectores eram pequenos para se trabalhar, o facto é que com a cablagem original como está, o carro não sai de Limp Mode... E o carro original nunca há de voltar a ficar...

Ele até sugeriu passar apenas a cablagem necessária para o interior do carro para proteger a speeduino, a centralina original está mesmo por cima do motor.

Utilizando a speeduino temos outro senão, se o quadrante for CAN-BUS o que eu acho que é, não vai conseguir ler as informações. Uma solução será adicionar um modulo bluetooth ao speeduino e utilizar um tablet como display...

Não há muito material para este carro infelizmente  :dry:
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: TwinThema em 15 de Dezembro, 2023, 08:37:43
Por algum motivo se chamam projetos... As dificuldades vão aparecendo a medida que se vai evoluindo e vão sendo resolvidas dentro das possibilidades de cada um. ;)
Não sendo um carro para voltar ao original, eu optaria pelo que fosse mais pratico e fiavel. No fundo conectores acabam sempre por ser pontos com tendencia a originar maus contactos. Limitar estes pontos ao minimo é uma mais valia (menos pontos a verificar) na deteção de avarias futuras.  :t_up:
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 22 de Dezembro, 2023, 23:18:29
Bem o natal para mim chegou mais cedo e encontrei uma oportunidade que nao podia deixar escapar! Encontrei um conjunto de 4 pneus Michelin Pilot Sport 5 com cerca de 3000km de estrada, praticamente novos! Para a semana ja os levo para a oficina juntamente com as jantes! Também me disseram que terça feira o carro estaria pronto, a nivel de mecanica claro, assim que tiver novidades posto aqui.

Ate lá, bom natal a todos!
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: jorge punto em 23 de Dezembro, 2023, 00:46:03
Bom natal colega, e continuação de bom projeto! Não desistas! É sempre bom ser-se diferente e fazer algo que não se vê!
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 25 de Dezembro, 2023, 17:05:27
A pensar já no próximo upgrade, desta vez um mais modesto, estou a pensar em mudar o filtro de ar. Encontrei esta dica num post antigo aqui do forum:

Andei a pesquisar em foruns de tunning e recomendam-me usar antes Filtros da BMC em detrimentos dos KN pois dizem que são mais específicos para os carros italianos.

Por agora queria manter a caixa de ar original, mudando mesmo só o filtro e não instalando um filtro cónico. O que acham da dica do ricardocunha? Alguém já testou os 2 para ver se algum "encaixa" melhor nas nossas máquinas italianas?
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: jorge punto em 25 de Dezembro, 2023, 20:56:21
Normalmente os de caixa são os melhores!! Os cónicos segundo testes, até tiram potência!!
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: TwinThema em 26 de Dezembro, 2023, 08:00:39
Espero que o Natal vos tenha corrido bem. Eu estive em modo "ausente", mas estou de volta.
E sempre bom ver boas surpresas. quanto ao filtro de ar percebo pouco a unica coisa que entendo é que quanto menos restirção a passagem do ar e maior restrição a entrada de particulas solidas melhor.

Essa dos filtros conicos (que tantas vezes se ve em fotos) na realidade até retirar potencia deixa-me algo perplexo... atão a malta que faz essas alterações no final não se dão conta que o motor perdeu na vez de ganhar? Será só efeito psicológico e a malta ate acha que tem mais mas n tem?  :sombrero:
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 26 de Dezembro, 2023, 22:17:29
Pelo que consegui entender do que pesquisei, o filtro de ar cónico normalmente perde potencia devido a sua proximidade com o motor, se nós queremos ar frio para a nossa admissão, ao lado do motor de todo não é o melhor sitio, ou seja o filtro cónico apanha mais ar sim mas se não for devidamente instalado, isto é, com proteções térmicas, pode apanhar mais ar quente, prejudicando assim a performance do motor. Por outro lado temos o "upgrade" do ouvido, o som do carro fica totalmente diferente. Conclusão sem bem montado pode gerar mais potencia sim, mas caso não seja, só ganhamos "barulho".

Parece-me conteúdo engraçada para um video de youtube, quem sabe um dia tire as teimas e grave para vos mostrar, por agora gostava de ouvir a vossa opinião sobre os Filtros da BMC, melhor que K&N?
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: TwinThema em 28 de Dezembro, 2023, 08:41:13
Citar
Pelo que consegui entender do que pesquisei, o filtro de ar cónico normalmente perde potencia devido a sua proximidade com o motor, se nós queremos ar frio para a nossa admissão, ao lado do motor de todo não é o melhor sitio, ou seja o filtro cónico apanha mais ar sim mas se não for devidamente instalado, isto é, com proteções térmicas, pode apanhar mais ar quente, prejudicando assim a performance do motor.

Faz sentido sim senhor...

Quanto a especificações dos filtros, não posso ajudar porque não tenho qualquer informação sobre eles.

Em relação ao video haja tempo, vontade e meios.  :t_up: :sombrero:
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 08 de Janeiro, 2024, 00:07:58
Fui levar as jantes na quinta-feira passada e o carro ja esta quase pronto, fiz um video com o turbo ja montado mas aqui nao da para enviar videos...

Passando a frente, tenho uma dica que pode ajudar outros projetos, pelo menos a mim vai me ajudar a finalizar o meu e a poupar imensos €€ e imensas alterações, passo a explicar!

O meu grande entrave para acabar o projeto, estava na parte eletronica, o carro sendo atmosférico recebia x quantidade de ar, este sendo medido pelo sensor de massa de ar, ao por um turbo, a quantidade de ar que o sensor mede é muito superior, vamos chamar lhe de y, isto tudo e devolvido a centralina em tensão elétrica (V).

Sendo a leitura do sensor maior do que a centralina está "programada" para ler o carro entra em "Limp mode", porque "y" é maior que "x".

Felizmente descobri que não é preciso uma centralina programável para o meu projeto ficar sobre rodas, Existe um aparelho que no brasil se chama "Clamper" (vou anexar uma foto), que basicamente tem 4 fios (1 positivo pos-chave, 1 massa, 1 sensor de massa de ar, 1 centralina) e se não estou em erro um díodo la dentro, regulado por um potenciómetro, que faz nada mais nada menos que intercetar o sinal que o sensor MAP envia para a centralina e alterar a corrente elétrica enganando assim o valor real de ar medido.

Com um "Clamper" conseguimos  fazer com que "y" seja igual a "x", eliminando o problema.

Claro que o carro vai precisar de uma reprogramação a mesma, pois se entra mais ar tem de injetar mais combustível, mas evito de mudar quadrante, mudar o corpo da borboleta (maior parte das centralinas funcionar com acelerador fisico, o meu e eletronico), e o pior, peder tudo o que a centralina controla (ABS, Airbags, modo City...).

Espero que não tenha ficado muito confuso, e se tiver a dizer alguma barbaridade, por favor emendem, o que eu escrevi aqui não tem base nenhuma a não ser conversas e pesquisas e vídeos do youtube.
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 08 de Janeiro, 2024, 00:11:35
"Clamper" da fueltech
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: jorge punto em 08 de Janeiro, 2024, 00:32:54
Faz sentido sim senhor, basicamente esse aparelho vai pegar no sinal real e converter num sinal que esteja dentro dos parâmetros da centralina.
E já tens ou consegues arranjar cá isso?
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 08 de Janeiro, 2024, 00:40:35
Exatamente!

Acho que em princípio o meu preparador tem um, se não tiver, consegue mandar vir do Brasil. Mas há outras de outras marcas e não ser assim tão difícil de arranjar!
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: TwinThema em 08 de Janeiro, 2024, 08:01:27
Como costumo dizer muitas vezes, contra factos não ha argumentos.
Se efetivamente forem feitas modificações (reprogramação) que compensem o "excesso" de ar a entrar na vez de tentar tapar os olhos ( o tal clamper, que deve ser um conversor de sinal) a centralina não vejo porque não funcione. Isto desde que esteja tudo dentro das capacidades dos componenetes exstentes claro.  :t_up:
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 08 de Janeiro, 2024, 11:16:45
Bem é caso para dizer, ver para crer. Assim que tiver o meu, deixo aqui o feedback. Já não falta tudo!  :D
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: TwinThema em 09 de Janeiro, 2024, 08:25:56
Bem é caso para dizer, ver para crer. Assim que tiver o meu, deixo aqui o feedback. Já não falta tudo!  :D
O meu receio (ou cepticismo se lhe quiserem chamar) é que, a gerar problemas, são a medio/longo prazo não no imediato. E mais tarde um gajo fica sempre com a dúvida, foi disto ou terá sido de algo nada haver com as alterações?...
É só isso. Mas no fundo e a meu ver, projetos tambem são isto mesmo...  :t_up:
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 09 de Janeiro, 2024, 13:13:18
 Aqui está o clamper que o meu preparador me arranjou.

Assim que tiver instalado dou o feedback

Por agora o carro já não está a fumar óleo, mas o quadrante deixou de funcionar, talvez da bateria não estar a 100%…

Só me acende a luz do airbag quando dou partida, de vez em quando lembra se e liga a luz da bateria…

Não tenho conta rotações nem velocímetro nem temperatura do motor nem o nível de combustível…

Alguém :d_lookl: pode saber do que se trata?
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: jorge punto em 09 de Janeiro, 2024, 13:19:14
O carro por acaso tem estado ao tempo? Tipo á chuva e humidade?
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 09 de Janeiro, 2024, 13:32:08
nao estava a conseguir fazer uploud da imagem.

jorge, anos e anos a fio a chuva e exposto aso elementos, sim esteve
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 09 de Janeiro, 2024, 13:39:07
Aqui estão as fotos mais recentes da viatura  :fiatistas:
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 09 de Janeiro, 2024, 13:40:04
2
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 09 de Janeiro, 2024, 13:41:56
ta dificil de juntar as fotos todas :C

Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: jorge punto em 09 de Janeiro, 2024, 13:51:39
Aconselho a ver se tem humidade junto á caixa de fusíveis interior, e retirar o quadrante e fazer uma limpeza da placa com álcool por exemplo, já fiz isso ao do meu cunhado e resolveu
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 09 de Janeiro, 2024, 15:11:15
o Carro ficou na oficina, vao tentar identificar o problema, mas amanha ja sai de lá, depois ai ja começo eu a ser o "eletricista oficial"
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: TwinThema em 10 de Janeiro, 2024, 08:49:46
Finalmente fotos!!! O carro existe!!!  :sombrero:
Sempre gostei muito do Stilo...  :palmas:

Citar
Só me acende a luz do airbag quando dou partida, de vez em quando lembra se e liga a luz da bateria…

Não tenho conta rotações nem velocímetro nem temperatura do motor nem o nível de combustível…

Alguém :d_lookl: pode saber do que se trata?

E provavel que eu esteja enganado mas, em carros mais antigos quando as luzes ou ponteiros não trabalham dizia-se que podia ser do alternador. Tenho uma Hyunday H1 que tem um ponteiro do velocimetro marado e dizem que é isso tambem. Como não e de bicha tem de ser algo na parte eletrica.

Ver se o alternador esta a carregar tambem não e complicado com um multimetro e o motor a trabalhar se tiver acima dos 13v na bateria em principio estar´a carregar.
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 10 de Janeiro, 2024, 14:44:06
Fui buscar o carro hoje e o quadrante ja está a funcionar, devia ser algum mau contacto.  Vou agora fazer a preparação para a instalação do "Clamper" milagroso.

Reparei foi em algumas fichas desligadas no compartimento do motor.

Luz de motor acesa e da erro da pressão do oleo :c

Vou dar uma limpeza e depois ja atualizo as fotos!

"habemos carro" como o outro diz.
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 10 de Janeiro, 2024, 22:25:12
Em relação ao erro do sensor de óleo acho que já descobri o que possa ser, pode vir das fichas que tenho desligadas!

Na foto em anexo tenho o sensor map e por cima tenho uma ficha com um amarelo na ponta.

Depois de ver este video (
) estou a achar que possa ser esse o problema!

Amanha com luz do dia ja consigo ver, também ja encontrei o diagrama elétrico do sensor MAP para instalar o CLAMPER

Map sensor K43
Pin 1 = L.blue red to ECU Pin 26 is 5v ref voltage supply to both sensors
Pin 2 = grey red to ECU Pin 55 is air temp sensor output
Pin 3 = grey to ECU Pin 7 is MAP sensor ref ground
Pin 4 = white to ECU Pin 6 is MAP sensor output

O CLAMPER não veio com chicote, e como não o quero deixar no compartimento do motor tenho que fazer um, tenho bastante fio elétrico aqui em casa, quais são os requisitos para a de fiação de carro?

ps: as 2 ultimas fotos têm fichas desligadas, que a mim parecem iguais, que eu não sei de onde são
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 10 de Janeiro, 2024, 22:35:35
O fio que estou a pensar utilizar do sensor para dentro do carro é este:
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: jorge punto em 10 de Janeiro, 2024, 22:37:00
O requisito é que seja fio flexível, soldado no existente e isolado com manda termo-retratil, ou aquela fita isoladora preta tipo pano/tecido.
Mas aconselhava a não cortar as fichas originais mas sim a arranhar igual de sucata, nunca se sabe se vai ser preciso voltar a trás!
E já agora como está o andamento do carro? Igual a original? Pior? Ou melhor?
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: jorge punto em 10 de Janeiro, 2024, 22:37:48
O fio que estou a pensar utilizar do sensor para dentro do carro é este:
Cabo de incêndio? Trabalhas em electricidade?
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 10 de Janeiro, 2024, 22:52:52
Sou formado em programação, mas digamos que sou entusiasta em muitas outras areas, circuitos de 12v é uma delas
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 10 de Janeiro, 2024, 23:23:02
Seguindo esta imagem: (https://www.fiatforum.com/gallery/fiat-stilo-1-2-ecu-diagram.56484/full)

As duas fichas que me estou a referir, poderão ser das sondas lambda?
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 10 de Janeiro, 2024, 23:25:57
O andamento do carro está igual, bloqueia me as RPMS entre as 2 e as 3 mil, continua a sair fumo do escape mas pouco, tem muito oleo acumulado em todo o escape, pode demorar algum tempo ate conseguir limpar e parar o fumo creio eu
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: TwinThema em 11 de Janeiro, 2024, 08:52:25
Citar
As duas fichas que me estou a referir, poderão ser das sondas lambda?
As sondas lambda que conheço costumam ter ou 2 ou 4 fios. Nas de 4 fios queparece ser o caso dois deles devem ter 12 entre eles quando liga o motor (aquecimento forçado do sensor) creio que quando o motor esta quente desliga esses 12v. Os outros dois são osinal que com a sonda ligada devem variar constantemente entre 0.1 e 0.8 a 1v depende das sondas.

Citar
tenho bastante fio elétrico aqui em casa, quais são os requisitos para a de fiação de carro?
Esta é uma questão algo interessante e porquê, trabalho com empresas que fazem componentes para automoveis um dos serviços que que me solicitado tem haver com as camaras de choque termico. No caso dos cabos eletricos tanto têm de aguentar inalterados temperaturas de 80º como de -40º. Sei que o isolamento tambem e diferente do usado nos cabos comuns. Alias se reparar os cabos tem o isolamento mais fino a secção do cabo é mais fina e o curioso é que passam la mais currente (amperes) quenos cbos convencionais. Quanto ao isolamento ser mais fino não pode ser apenas porque a tensão é menor porque é facil encontrar cabos domesticos derretidos e as vezes ate em curto, que embora a tensão seja maior a currente e bem menos e o isolamento derrete com "pouco" aquecimento.
A acrescentar a isto, fiz em tempos a fiação de um empilhador que compramos e cometi dois erros crassos (aprendi na altura) o 1º foi usar cabo multicondutor (ou seja os fios todos juntos num só cabo), o 2º foi desconhecer as cacadedes fisicas do cabo. Apesar de teoricamente a secção do cabo ser suficiente para a corrente que era suposto, o isolamento derreteu, curto-circuitou alguns fios e foi uma sorte nao ter consequencias mais serias.

Portanto, isto é a mnha resposta a questão que colocou. No entanto sendo que aquilo que pretende sera para currentes muito baixas e bem provavel que cabo normal eletrico sirva para o efeito
Se cumprem os requisitos para a fiação de um carro? Estou convencido que nem lá perto.  :sombrero:


Citar
Luz de motor acesa e da erro da pressão do oleo :c
Daquilo que conheço os sensores quedãoeste erro fazem ligaçao com a massa enquanto uns atuam emcontacto com a massa outros atuam desligados da massa. Deve existir algures uma ficha de um fio apenas desligada do sensor. Mas isto adivinhando assim a distancia.  :t_up:
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 15 de Janeiro, 2024, 21:23:46
Bem está complicado sair do LIMP mode, a verdade é que esta chuva não tem ajudado.

Ainda não consegui por o clamper a funcionar e tambem ja tentei com diodos zener, mas ainda sem sucesso, felizmente encontrei outro projeto na polonia idêntico ao meu. Utilizaram uma centralina "piggyback" da ecumaster, a DET3, que estou a pensar adquirir, pois vai manter a originalidade da rede can bus e vai me ultrapassar o problema do MAP.
(https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Ftunertools.com%2Fproducts%2Fecumaster-digital-ecu-tuner-3-det3-piggyback&psig=AOvVaw0DHsz_RN11c0yWcS4Jy2wj&ust=1705440152761000&source=images&cd=vfe&opi=89978449&ved=0CBAQjRxqFwoTCLi0peip4IMDFQAAAAAdAAAAABAD)

Custa 235€+ portes

Vou continuar a fazer testes o resto da semana, se alguem tiver uma dica antes de comprar a centralina agradecia!
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: jorge punto em 16 de Janeiro, 2024, 00:13:24
De facto os polacos são dos poucos que vejo a fazer estas alterações em Fiat, já vi projectos interessantes em motores Fire, talvez eu fosse por aí buscar opinião e falar com alguém através de fóruns ou redes sociais!
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: TwinThema em 16 de Janeiro, 2024, 08:26:34
Citar
Vou continuar a fazer testes o resto da semana, se alguem tiver uma dica antes de comprar a centralina agradecia!

Vontade de ajudar até não falta. Falta é conhecimento e, como tal, mais vale estar calado. (Falo por mim obviamente).
Siga oconselho do Jorge, procure ajuda atravez de foruns onde tratem do assunto. Pelo menos é o que eu tenho feito noutro hobie que tenho.  :t_up:
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 16 de Janeiro, 2024, 23:31:28
E para não bastar voltei a ficar sem quadrante, Fiat no seu melhor, hoje ao dar uma volta tambem comecei a notar num barulho ensurdecedor, algo com os pneus, mas começou a chover e voltei a base.

Por agora estou a procura de uma espécie de T para ligar de volta o sensor de pressao de oleo, ou aqueles extensores no filtro de oleo, queria aproveitar para por já os manometros de pressao de oleo e de turbo e mistura de air/fuel.

Estou a procura tambem de uma wideband para o efeito, mas que envie sinais de narrowband, pelo que pesquisei ja existem.

Criei uma página de instagram para partilhar o projeto de outra forma: @stiloturbo.pt

A meta de sair do LIMP mode é até ao verão! Go Fiat!
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: TwinThema em 17 de Janeiro, 2024, 08:27:23
Citar
E para não bastar voltei a ficar sem quadrante, Fiat no seu melhor, hoje ao dar uma volta tambem comecei a notar num barulho ensurdecedor, algo com os pneus, mas começou a chover e voltei a base.

As vezes pode ser tão complicado como o plastico da cava da roda que se soltou, outras nem por isso...


Citar
Por agora estou a procura de uma espécie de T para ligar de volta o sensor de pressao de oleo, ou aqueles extensores no filtro de oleo, queria aproveitar para por já os manometros de pressao de oleo e de turbo e mistura de air/fuel.

No meu Thema optei por intercalar uma bolacha entre o filtro e o suporte quando andei a confirmar as pressões do oleo.
Acho que para o projeto em causa os manometros são uma prioridade. Convem sempre ter como saber como esta a reagir o motor as modificações.  :t_up:
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 19 de Janeiro, 2024, 20:00:35
Novidades e das boas, falei com o representante da ECUMASTER aqui em Portugal e vou mesmo adquirir uma Det3, a melhor parte é que como compro a eles, estão disponíveis para me ajudar a pôr o projeto a andar e em segurança de componentes!

Está chuva em nada tem ajudado para estar a trabalhar no carro, isto é a nível de interiores,

Estou a pensar tirar a bateria e carrega la para despistar o facto de ficar sem quadrante , pois ela acende uma luz da bateria no quadrante depôs de uns 5 minutos a andar com o carro…

Mas como estou a espera de fazer a inspeção também não convém andar com o carro nem muito tempo nem muito longe
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: jorge punto em 20 de Janeiro, 2024, 00:11:40
Chegaste a retirar o quadrante? E limpar aplaca do quadrante? Podes fazer isso sem retirar os ponteiros para não haver azar, eu falo por mim não gosto de tirar ponteiros pode correr mal
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 20 de Janeiro, 2024, 13:15:13
Ainda não retirei o quadrante, mas como na oficina eles deixaram o quadrante a funcionar, segunda feira vou la trocar o CLAMPER que este aqui nao funcionou no meu carro, e aproveito e pergunto se realmente so carregaram a bateria ou mexeram no quadrante.
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 07 de Fevereiro, 2024, 22:53:15
Já reirei o quadrante e não encontrei nada danificado

Ou seja continuo sem o mesmo

Mas não estou a dar muita importância por enquanto pois o resto da linha CAN esta a comunicar bem.

Vou amanhã falar com o rapaz que me vai instalar a DET3

Aproveito para deixar aqui também a folha verde do rapaz que a partir de hoje já pode andar nas ruas legalmente


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: miguelbarrela em 07 de Fevereiro, 2024, 23:32:11
Fiz também uma limpeza as ópticas com remédio caseiro

Receita: bicarbonato de sódio, pasta de dentes e limao

Misturamos tudo e aplicamos nos faróis como se fosse uma massa de polir, esfregamos com um esfregão da loiça ou um pano e depois lavamos com água e sabão
Vou deixar aqui o antes e o depois

(Resultado bem melhor que a passa de polir redex por ex)


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Título: Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
Enviado por: TwinThema em 08 de Fevereiro, 2024, 08:26:36
Esse remedio caseiro ja tinha ouvido falar dele,... Como não fica caro pode ser usado varias vezes. mas eu se calhar tentava colocar um tipo de selante qualquer afim de proteger o "plastico" e não estar sempre a "romper" "plastico". O plastico tem um nome concreto mas n me lembro. ;)   :t_up: