Autor Tópico: Reset luz airbag (Lancia Lybra)  (Lida 43200 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Reset luz airbag (Lancia Lybra)
« em: 21 de Junho, 2009, 13:05:38 »
Caros,

recentemente, acendeu-me a luz do airbag e andei a investigar a questão com a ajuda do meu irmão.

Acontece, pelo que parece é quase vulgar, o diagnóstico da ECU do airbag detectar uma anomalia e, depois disso, a luz fica permanentemente acesa. Essa anomalia poderá ser algo simples ou mesmo sem significado. Depois disto, por uma questão qq (segurança) o erro fica em memória e a luz não apaga.

Por isso, fiz um diagnóstico e apaguei o erro, fazendo uso de um software específico, um cabo de leitura OBD e a luz apagou.

Este procedimento é aplicável ao Lancia Lybra, Alfa 147, Fiat Bravo e outros tantos, penso eu.

Elaborei um pequeno relatório que serve para partilhar o conhecimento adquirido. Poderá ser descarregado o .pdf pelo seguinte link http://www.fiatboo.co.uk/misctemp/lybra-airbag_97-2003.pdf

Espero que ajude, cmps
luis

ivan4an

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 2174
  • Karma:
    +7/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://www.espacofiat.com.br
Re:Reset luz airbag (Lancia Lybra)
« Responder #1 em: 21 de Junho, 2009, 19:40:35 »
...parece é quase vulgar, o diagnóstico da ECU do airbag detectar uma anomalia e, depois disso, a luz fica permanentemente acesa. Essa anomalia poderá ser algo simples ou mesmo sem significado. Depois disto, por uma questão qq (segurança) o erro fica em memória e a luz não apaga.

Realmente, Luis, qualquer erro que a central do airbag reconheça fará acender a luz espia. Ao contrário dos outros sistemas, como o de injecção, este não apaga a luz mesmo com o problema resolvido. Isso ocorre porque o airbag é um item de segurança, e se houve alguma falha, como mal contacto, deverá ser visto, tendo em vista que poderá tanto causar acionamento involuntário quanto falta do acionamento quando em um acidente.

Obrigado pela partilha do documento!  -_-
Quem fala mal de FIAT nunca teve um.


FIAT Siena ELX 1.0 8v

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re:Reset luz airbag (Lancia Lybra)
« Responder #2 em: 21 de Junho, 2009, 20:37:31 »
já agora onde se arranja este tipo de software e um desenho deste cabo?

mazzeo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 137
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:Reset luz airbag (Lancia Lybra)
« Responder #3 em: 22 de Junho, 2009, 18:21:37 »
gostava de arranjar um cabo destes mas os que encontro são a preços proibitivos...

há algum sítio mais em conta? é que aquilo parece-me ser uma comunicações série simples...
O gajo do Bacalhau :P
Lancia Lybra 1.9JTD 116CV

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0

NetEnforcer

  • Moderação
  • Abarth

  • Offline
  • ****
  • 2720
  • Karma:
    +1/-0
Re:Reset luz airbag (Lancia Lybra)
« Responder #5 em: 27 de Junho, 2009, 03:17:00 »
Visto que o 146 não tem nada disso dos ODB's e o caraças, apenas o old fashion cabo para espetar lá na centralina que é uma motronic do tempo dos afonsinhos...e depois usar o AlfaDiag...não há outra maneira de fazer reset a isso? :p

Tipo desligar os cabos da bateria? :D
Alfa Romeo 146 1.4 Twin Spark Lusso 1999 <-- Adeus bom amigo!
Lancia Dedra 2.0 Turbo 1991 <-- Roubado :(
Fiat Punto 1.3jtd Sound 2005 <-- Au revoir!
Fiat Tipo 1.4 DGT 1990 <-- Panzer
Lancia Y10 1.1 Elite 1994 <-- Fun fun fun!
Lancia Dedra 2.0 ie 1990 <-- A relíquia!

mazzeo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 137
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:Reset luz airbag (Lancia Lybra)
« Responder #6 em: 27 de Junho, 2009, 17:52:29 »
Parece caricato mas no dia em que se começou esse tópico, acendeu-me a luz do air-bag xD

Falei por PM com o amigo Zampanò e acabamos por descobrir que somos vizinhos... :)

Dispôs-se a vir ter comigo e apagar o erro do meu... Extremamente simpático, em 15 minutos tínhamos o problema resolvido :)

Deixo aqui meu agradecimento e um abraço!
O gajo do Bacalhau :P
Lancia Lybra 1.9JTD 116CV

GPMstr

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 814
  • Karma:
    +0/-0
Re:Reset luz airbag (Lancia Lybra)
« Responder #7 em: 29 de Junho, 2009, 11:34:16 »
atenção a esses procedimentos...
eles nas inspecções já martelam se o carro não estiver a fazer diagnostico, isto é, quando se dá à chave para ligar o carro, as ecus fazem os diagnósticos e vão acendendo as luzes e apagando se tudo estiver ok... eles nas inspecções agora andam em cima disso. Quando se manda desactivar as luzes de diagnostico dos airbags (acontece muito com os clios modelo c que estão sempre com um problema de fichas e o pessoal manda desactivar a luz por software) eles na inspecção desligam os carros e voltam a ligar para ver se eles estão a fazer os diagnosticos... se as luzes não acenderem a dizer que estão a faze-lo, chumbam! aconteceu a um amigo meu com um clio! Quando fui com a Scenic também foram ver se estava tudo bem... É que existe muito pessoal que para se desfazer dos carros, manda desactivar as luzes que estam a "xibar" os problemas destes e toca a andar... depois o próximo que se aguente!
aqui fica também um truque para quando se vai comprar um carro... ver se as luzes de diagnostico estão todas a funcionar... se não estiverem, perguntem ao dono porque mandou desactivar a luz daquele diagnostico!!

Bizarro

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 6951
  • Karma:
    +1/-0
Re:Reset luz airbag (Lancia Lybra)
« Responder #8 em: 29 de Junho, 2009, 12:49:02 »
atenção a esses procedimentos...
eles nas inspecções já martelam se o carro não estiver a fazer diagnostico, isto é, quando se dá à chave para ligar o carro, as ecus fazem os diagnósticos e vão acendendo as luzes e apagando se tudo estiver ok... eles nas inspecções agora andam em cima disso. Quando se manda desactivar as luzes de diagnostico dos airbags (acontece muito com os clios modelo c que estão sempre com um problema de fichas e o pessoal manda desactivar a luz por software) eles na inspecção desligam os carros e voltam a ligar para ver se eles estão a fazer os diagnosticos... se as luzes não acenderem a dizer que estão a faze-lo, chumbam! aconteceu a um amigo meu com um clio! Quando fui com a Scenic também foram ver se estava tudo bem... É que existe muito pessoal que para se desfazer dos carros, manda desactivar as luzes que estam a "xibar" os problemas destes e toca a andar... depois o próximo que se aguente!
aqui fica também um truque para quando se vai comprar um carro... ver se as luzes de diagnostico estão todas a funcionar... se não estiverem, perguntem ao dono porque mandou desactivar a luz daquele diagnostico!!

Verdade.

A palio cá de casa chumbou por isso mesmo.

E atenção que se forem comprar um carro usado a luz do airbag tem que apagar antes do carro ligar. É que já se fazem algumas ligações para as luzes acenderem..
small sports car...


mazzeo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 137
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:Reset luz airbag (Lancia Lybra)
« Responder #9 em: 29 de Junho, 2009, 17:51:38 »
A situação aqui é diferente...

Não foi desactivado o diagnóstico, só apagado o erro da memória. Sempre que ligo o carro o diagnóstico é feito à mesma e ao não encontrar erros, as luzes apagam-se.

Uma falha conhecida do Lybra, 156, Marea e alguns outros são as fichas dos sensores instalados nos bancos. Como estão mal presas, com o tempo ganham alguma folga e basta uma falha no contacto durante alguns milissegundos para acender a luz do air-bag.
As falhas nos air-bags e alguns outros sistemas de segurança não se apagam quando se reinicia o sistema, ficam em memória persistente e precisam ser apagadas à mão, por razões de segurança. Foi o que fizemos ali.

No Autodata há uma indicação sobre isso e um mini-tutorial de como prender as fichas com cintas de plástico (tipo lacre). A ver se tiro uma tarde para fazer isso :)
O gajo do Bacalhau :P
Lancia Lybra 1.9JTD 116CV

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re:Reset luz airbag (Lancia Lybra)
« Responder #10 em: 01 de Julho, 2009, 00:11:23 »
Caros

1/ Alfa 146: não sei, tenho de admitir, mas pensava que o 146 tem um OBD mas série I. O Alfadiag suporta OBD-I, penso (desculpem tantas as dúvidas..)
2/ Confirmo que o que foi feito foi apagar o erro e não inibir as funções electrónicas. Na verdade, foi feito o que é feito na oficina (usando outro software, talvez). A natureza do erro é um pouco desconhecida, por mim, mas penso que não é para levar a sério. O mais normal é ter havido 1 pequeno mau contacto nas fichas que estão por baixo dos bancos, ou nos contactos móveis do volante
3/ sobre a minha simpatia.. é provável :)

1 ab
luis

NetEnforcer

  • Moderação
  • Abarth

  • Offline
  • ****
  • 2720
  • Karma:
    +1/-0
Re:Reset luz airbag (Lancia Lybra)
« Responder #11 em: 01 de Julho, 2009, 17:23:11 »
:D

Então e...se eu retirar os cabos da bateria, esperar bastante tempo para fazer um "reset" a centralina, o erro também desaparece?

É que eu tenho andado com a luzinha acesa e já anda a chatear, não sei porquê :D :ph34r:

E não me apetecia ir a Bombóleo só para apagarem o erro lol.
Alfa Romeo 146 1.4 Twin Spark Lusso 1999 <-- Adeus bom amigo!
Lancia Dedra 2.0 Turbo 1991 <-- Roubado :(
Fiat Punto 1.3jtd Sound 2005 <-- Au revoir!
Fiat Tipo 1.4 DGT 1990 <-- Panzer
Lancia Y10 1.1 Elite 1994 <-- Fun fun fun!
Lancia Dedra 2.0 ie 1990 <-- A relíquia!

ivan4an

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 2174
  • Karma:
    +7/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://www.espacofiat.com.br
Re:Reset luz airbag (Lancia Lybra)
« Responder #12 em: 01 de Julho, 2009, 23:57:25 »
:D

Então e...se eu retirar os cabos da bateria, esperar bastante tempo para fazer um "reset" a centralina, o erro também desaparece?

É que eu tenho andado com a luzinha acesa e já anda a chatear, não sei porquê :D :ph34r:

E não me apetecia ir a Bombóleo só para apagarem o erro lol.

Nope! Não vai apagar a luzinha não..
Quem fala mal de FIAT nunca teve um.


FIAT Siena ELX 1.0 8v

ThunderFox

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 834
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    Queres ""reprogramar"" em C ou em Java?
Re:Reset luz airbag (Lancia Lybra)
« Responder #13 em: 11 de Julho, 2009, 16:58:29 »
Se a luzinha de facto for da centralina, apaga-se sim senhora! Os erros são gravados em memória RAM, não na ROM.

Punto S 1.2 8V - Panda Devil (GPL Powered - 8x cv)
Mazda MX5 NB - Track Daily Car
mais valia estourarem o dinheiro em putas, sempre não borravam a estrada com fumos diesel mal queimados, e sempre mediam o raio das pilas sem chatearem ninguém.

NetEnforcer

  • Moderação
  • Abarth

  • Offline
  • ****
  • 2720
  • Karma:
    +1/-0
Re:Reset luz airbag (Lancia Lybra)
« Responder #14 em: 11 de Julho, 2009, 17:15:45 »
Hum, acho que vou considerar fazer isso então...

Se for na RAM, bestial. Ainda hei de experimentar. Quantas horas é que são +/- para o gajo limpar tudo?
Alfa Romeo 146 1.4 Twin Spark Lusso 1999 <-- Adeus bom amigo!
Lancia Dedra 2.0 Turbo 1991 <-- Roubado :(
Fiat Punto 1.3jtd Sound 2005 <-- Au revoir!
Fiat Tipo 1.4 DGT 1990 <-- Panzer
Lancia Y10 1.1 Elite 1994 <-- Fun fun fun!
Lancia Dedra 2.0 ie 1990 <-- A relíquia!