Boa Tarde!
Parece que vou ser eu a inaugurar esta nova secção do FIATISTAS!
Ocorreu no fim de semana passado a 2º Expo ClassicAuto em Caldas da Rainha, no espaço EXPOESTE, foram 3 dias dedicados aos clássicos!
A feira incluía vários aspectos, desde logo 2 grandes grupos de veículos, motos e carros clássicos! Encontravam-se representadas várias entidades, desde colecções particulares, passando por comerciantes de clássicos, comerciantes de peças, livros, miniaturas, oficinas de restauro e manutenção, assim como vários clubes. No que diz respeito aos fiats, estavam presentes os amigos dos 500 e 600 e o FIAT clássicos, que tinha exposto no stand um belo 850 SC e um sempre eterno 127 mk1 em fase de restauro.
Como actividade paralela, ocorreu no sábado o 2º rali de regularidade histórica EXPOESTE, um rali simples com uma vertente meramente turística e uma de competição, o rali decorreu durante o dia todo, tendo os primeiros bólides saído para a estrada pelas 10 da manhã. O percurso foi escolhido a dedo, e as paisagens deslumbrantes da zona Oeste tanto da manhã como da tarde foram uma constante, se de manhã o percurso foi marcado pelas vistas de mar, já à tarde o Montejunto mostrou todo o seu esplendor! A manhã foi curta, com os carros a percorrerem cerca de 30 km antes da paragem para almoço, para abrir o apetite começou com um slalom em Caldas da Rainha, ao que se seguiu uma Rampa e uma Prova de Regularidade em estrada. De tarde seriam percorrer 100 km antes do jantar, o percurso de tarde era sinuoso, e incluía alguns troços do Rali de Portugal na Serra do Montejunto, em termos competitivos a tarde foi marcada por 1 Prova de Regularidade em estrada logo nos primeiros km, no Montejunto foi feita mais uma prova de estrada e uma Rampa a descer, após a qual os carros apenas tiveram que cumprir um troço de ligação até ao Kartódromo do Bombarral, onde os esperava a ultima prova do dia, uma Regularidade em Pista!
No Kartódromo a prova era constituída por 4 voltas à pista, uma de reconhecimento, 2 lançadas e uma ultima para sair, sendo que o objectivo era de tempos iguais nas 2 voltas lançadas e o mais rápido possível, o melhor tempo foi arrebatado por um Mini Cooper S mk1, que fez as 2 voltas em 1minuto e 11 Segundos! A volta mais rápida foi atingida por um Lotus Elan, (em que eu servi de navegador!) mas infelizmente falhou a igualdade de tempos! Fez 1, 09 na 1ª e 1,08 na 2ª!
O rali terminou no Kartódromo, onde foi servido o jantar e forma distribuídos os prémios.
E foi assim, mais um fim de semana dedicado aos clássicos!
Para o ano vamos ter mais do mesmo! E lanço desde já o desafio para que tirem os vossos clássicos da garagem, apareçam e participem! Afinal quantas vezes é que têm oportunidade de conduzir os vossos carros numa prova? E num Kartódromo? Já para não falar da camaradagem que foi uma constante ao longo deste 3 dias!
Cumps Clássicos a todos!