Autor Tópico: "back-pressure" de escape num motor com turbo  (Lida 6079 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Musgo

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 2
  • Karma:
    +0/-0
"back-pressure" de escape num motor com turbo
« em: 27 de Dezembro, 2009, 23:25:03 »
esta pergunta foi originalmente colocada no topico do Tie, eu separei por achar que se aplica no geral.[smokeme]

Citar
Todos falam em escapes livres ou directos e de diametros enormes, facto é que um escape livre ou directo é a maneira mais rapida e eficaz de detruir um turbo. Um turbo precisa no minimo de 1,5psi de pressão (back pressure) para manter os seals em condições.

Olha então como é que me explicas que há carros com dois turbos e a saida do turbo tem ai um palmo só? se calhar uns 20 cms nem mais?

Nem sequer tou a ver backpressure é directo e curto até mete impressão e já vi sair chama lá de dentro e é um contrutor muito conceituado.

Há qualquer coisa que está mal explicada. :huh: :lol:
« Última modificação: 28 de Dezembro, 2009, 14:39:33 por smokeme »

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re:"back-pressure" de escape num motor com turbo
« Responder #1 em: 28 de Dezembro, 2009, 15:23:54 »
sem entrar em teoria a melhor maneira de explicar é que um turbo precisa de back-pressure para ter duração nos vedantes de oleo a longo termo.. um turbo novo aguenta muito bem um ano ou dois sem escape, os turbos com rolamentos de esferas aguentam mais que os antigos enquanto um turbo com algums dezenas de milhares de kms vai durar uns meses..
e claro que tambem serve para evitar o famoso surge onde a turbina excede a velocidade maxima devido á incapacidade da wastegate escoar os gases a tempo, um problema mais notavel em motores a gasoleo do que a gasolina..

ora como a maioria das pessoas lê as coisas e faz sem perceber a melhor maneira de explicar é dizer que um turbo precisa de 1,5psi de back-pressure que se reparares bem não é nada.
Assim não tenho de explicar a razão que alguem leu que não devia ter back-pressure no escape e removeu o escape de um motor de origem, obviamente que ia ter problemas graves desde perda de binario a valvulas queimadas devido a mistura ficar pobre..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re:"back-pressure" de escape num motor com turbo
« Responder #2 em: 28 de Dezembro, 2009, 18:27:25 »
isto em termos leigos: como é que uma panela de pressão faz pressão sem a tampa???


Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:"back-pressure" de escape num motor com turbo
« Responder #3 em: 29 de Dezembro, 2009, 14:46:05 »
isto em termos leigos: como é que uma panela de pressão faz pressão sem a tampa???



Curto e grosso....  :wacko: :wacko:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

BrunoMOF

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3461
  • Karma:
    +1/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    desde 09-AGO-07
Re:"back-pressure" de escape num motor com turbo
« Responder #4 em: 31 de Dezembro, 2009, 13:30:08 »
isto em termos leigos: como é que uma panela de pressão faz pressão sem a tampa???



Ahuuuuu, elementar!
ALFA ROMEO 147 1.9 JTD
...la macchina più bella

Ev0luti0n_Turbinas

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 435
  • Karma:
    +0/-0
Re:"back-pressure" de escape num motor com turbo
« Responder #5 em: 02 de Janeiro, 2010, 03:31:50 »
eu acho que o pessoal não se importa de f###r uns turbos por causa de coisas com esta:


uno turbo ie mk2 exhaust sound.mp4

 :ph34r:
« Última modificação: 12 de Janeiro, 2010, 00:27:19 por marky »

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re:"back-pressure" de escape num motor com turbo
« Responder #6 em: 02 de Janeiro, 2010, 14:01:46 »
eu acho que o pessoal não se importa de f###r uns turbos por causa de coisas com esta:


""

depende muito do preço do turbo, no teu caso não tens grandes problemas  :rolleyes:
« Última modificação: 12 de Janeiro, 2010, 00:26:49 por marky »

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

BooT

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 318
  • Karma:
    +0/-0
Re:"back-pressure" de escape num motor com turbo
« Responder #7 em: 06 de Janeiro, 2010, 23:26:50 »
eu sempre tive duvidas acerca disso da back pressure

- já houve quem me dissesse que em carros turbinados é bom por linha directa (sem panela nenhuma, um tubo até à traseira do carro), e que nos atmosféricos perde potencia
- já houve quem me dissesse que nos carros atmosféricos o ideal é por linha directa a acabar na zona em que a linha ainda está quente
- já houve quem me dissesse que o ideal é por linha directa com panela final de origem
- já houve quem me dissesse para tar quieto e não mexer nessa ***** porque se os engenheiros fizeram isso assim, é por alguma razão

em que é que ficamos?

eu na minha teoria, uma linha directa que não seja muito larga, vai criar back pressure. se aumentamos a potencia, retiramos as restrições, mas deixamos um diametro de saida pequeno para quantidade de gases de escape a ser emitidos, vai afunilar e criar back pressure... não?

tipo, aumentar a pressão no turbo, retirar panelas e deixar a linha com o diametro de origem.. não funciona?

mk1peter

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 97
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:"back-pressure" de escape num motor com turbo
« Responder #8 em: 07 de Janeiro, 2010, 00:56:09 »
eu vejo da minha maneira: um escape é uma canalizaçao, só para os gases e fumos e xeiros ficarem para tras porque se nao saía do turbo logo para chao sem panelas é claro... imaginam os gases a quererem sair da turbina de escape cheios de pressa com o escape estrangulado.. dou-vos um exemplo tens 20 bombeiros pra sair numa porta de 2 metros de largura é logico que se fosse mais larga a porta saíam mais rapido... logo o motor irá respirar melhor com menos backpressure, isso de ficar pobre já se sabe pois o carro convem ser afinado sem panela...



ps. continuo a dizer que é a minha maneira de ver as coisas.. nao sou nenhum engenheiro  :blink:
« Última modificação: 07 de Janeiro, 2010, 00:59:38 por mk1peter »
Mk1peter

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re:"back-pressure" de escape num motor com turbo
« Responder #9 em: 07 de Janeiro, 2010, 10:30:43 »
ha uma backpressure necessária, e o comprimento e diametro do escape é ditado por formuals matemáticas, tem de ter um determinado comprimento desde a valvula de escape ate á ponta do tubo, para a performance ser maxima, tudo tem de ter em conta as ondas de impacto criadas no motor, se for correctamente dimensionado, uma onda ao "sair" vai criar um vacuo atras de si que vai sugar a seguinte, e por aí fora, se for mal dimensionado o motor tem que se esforçar por empurrar os gases para fora
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Fiat 600 71

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 12363
  • Karma:
    +3/-0
Re:"back-pressure" de escape num motor com turbo
« Responder #10 em: 13 de Janeiro, 2010, 16:03:07 »
Não é preciso irmos a um carro turbo pa percebermos que o motor precisa de back pressure e que isto influi no andamento...


Nos cups e afins, uma linha directa é bom no arranque, nota-se memso bastante... mas o carro perde ponta...

« Última modificação: 14 de Janeiro, 2010, 16:06:54 por Fiat 600 71 »
Joined 13 May, 2004


600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003


Member nº 182

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re:"back-pressure" de escape num motor com turbo
« Responder #11 em: 13 de Janeiro, 2010, 17:24:57 »
Há artigos sobre teoria de escape no forum, quem quiser basta ler..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.