Autor Tópico: Fiat Stilo 1.2 Turbinado  (Lida 23686 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 412
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #60 em: 25 de Dezembro, 2023, 20:56:21 »
Normalmente os de caixa são os melhores!! Os cónicos segundo testes, até tiram potência!!

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #61 em: 26 de Dezembro, 2023, 08:00:39 »
Espero que o Natal vos tenha corrido bem. Eu estive em modo "ausente", mas estou de volta.
E sempre bom ver boas surpresas. quanto ao filtro de ar percebo pouco a unica coisa que entendo é que quanto menos restirção a passagem do ar e maior restrição a entrada de particulas solidas melhor.

Essa dos filtros conicos (que tantas vezes se ve em fotos) na realidade até retirar potencia deixa-me algo perplexo... atão a malta que faz essas alterações no final não se dão conta que o motor perdeu na vez de ganhar? Será só efeito psicológico e a malta ate acha que tem mais mas n tem?  :sombrero:

miguelbarrela

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 51
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #62 em: 26 de Dezembro, 2023, 22:17:29 »
Pelo que consegui entender do que pesquisei, o filtro de ar cónico normalmente perde potencia devido a sua proximidade com o motor, se nós queremos ar frio para a nossa admissão, ao lado do motor de todo não é o melhor sitio, ou seja o filtro cónico apanha mais ar sim mas se não for devidamente instalado, isto é, com proteções térmicas, pode apanhar mais ar quente, prejudicando assim a performance do motor. Por outro lado temos o "upgrade" do ouvido, o som do carro fica totalmente diferente. Conclusão sem bem montado pode gerar mais potencia sim, mas caso não seja, só ganhamos "barulho".

Parece-me conteúdo engraçada para um video de youtube, quem sabe um dia tire as teimas e grave para vos mostrar, por agora gostava de ouvir a vossa opinião sobre os Filtros da BMC, melhor que K&N?

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #63 em: 28 de Dezembro, 2023, 08:41:13 »
Citar
Pelo que consegui entender do que pesquisei, o filtro de ar cónico normalmente perde potencia devido a sua proximidade com o motor, se nós queremos ar frio para a nossa admissão, ao lado do motor de todo não é o melhor sitio, ou seja o filtro cónico apanha mais ar sim mas se não for devidamente instalado, isto é, com proteções térmicas, pode apanhar mais ar quente, prejudicando assim a performance do motor.

Faz sentido sim senhor...

Quanto a especificações dos filtros, não posso ajudar porque não tenho qualquer informação sobre eles.

Em relação ao video haja tempo, vontade e meios.  :t_up: :sombrero:

miguelbarrela

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 51
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #64 em: 08 de Janeiro, 2024, 00:07:58 »
Fui levar as jantes na quinta-feira passada e o carro ja esta quase pronto, fiz um video com o turbo ja montado mas aqui nao da para enviar videos...

Passando a frente, tenho uma dica que pode ajudar outros projetos, pelo menos a mim vai me ajudar a finalizar o meu e a poupar imensos €€ e imensas alterações, passo a explicar!

O meu grande entrave para acabar o projeto, estava na parte eletronica, o carro sendo atmosférico recebia x quantidade de ar, este sendo medido pelo sensor de massa de ar, ao por um turbo, a quantidade de ar que o sensor mede é muito superior, vamos chamar lhe de y, isto tudo e devolvido a centralina em tensão elétrica (V).

Sendo a leitura do sensor maior do que a centralina está "programada" para ler o carro entra em "Limp mode", porque "y" é maior que "x".

Felizmente descobri que não é preciso uma centralina programável para o meu projeto ficar sobre rodas, Existe um aparelho que no brasil se chama "Clamper" (vou anexar uma foto), que basicamente tem 4 fios (1 positivo pos-chave, 1 massa, 1 sensor de massa de ar, 1 centralina) e se não estou em erro um díodo la dentro, regulado por um potenciómetro, que faz nada mais nada menos que intercetar o sinal que o sensor MAP envia para a centralina e alterar a corrente elétrica enganando assim o valor real de ar medido.

Com um "Clamper" conseguimos  fazer com que "y" seja igual a "x", eliminando o problema.

Claro que o carro vai precisar de uma reprogramação a mesma, pois se entra mais ar tem de injetar mais combustível, mas evito de mudar quadrante, mudar o corpo da borboleta (maior parte das centralinas funcionar com acelerador fisico, o meu e eletronico), e o pior, peder tudo o que a centralina controla (ABS, Airbags, modo City...).

Espero que não tenha ficado muito confuso, e se tiver a dizer alguma barbaridade, por favor emendem, o que eu escrevi aqui não tem base nenhuma a não ser conversas e pesquisas e vídeos do youtube.

miguelbarrela

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 51
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #65 em: 08 de Janeiro, 2024, 00:11:35 »
"Clamper" da fueltech

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 412
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #66 em: 08 de Janeiro, 2024, 00:32:54 »
Faz sentido sim senhor, basicamente esse aparelho vai pegar no sinal real e converter num sinal que esteja dentro dos parâmetros da centralina.
E já tens ou consegues arranjar cá isso?

miguelbarrela

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 51
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #67 em: 08 de Janeiro, 2024, 00:40:35 »
Exatamente!

Acho que em princípio o meu preparador tem um, se não tiver, consegue mandar vir do Brasil. Mas há outras de outras marcas e não ser assim tão difícil de arranjar!

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #68 em: 08 de Janeiro, 2024, 08:01:27 »
Como costumo dizer muitas vezes, contra factos não ha argumentos.
Se efetivamente forem feitas modificações (reprogramação) que compensem o "excesso" de ar a entrar na vez de tentar tapar os olhos ( o tal clamper, que deve ser um conversor de sinal) a centralina não vejo porque não funcione. Isto desde que esteja tudo dentro das capacidades dos componenetes exstentes claro.  :t_up:

miguelbarrela

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 51
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #69 em: 08 de Janeiro, 2024, 11:16:45 »
Bem é caso para dizer, ver para crer. Assim que tiver o meu, deixo aqui o feedback. Já não falta tudo!  :D

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #70 em: 09 de Janeiro, 2024, 08:25:56 »
Bem é caso para dizer, ver para crer. Assim que tiver o meu, deixo aqui o feedback. Já não falta tudo!  :D
O meu receio (ou cepticismo se lhe quiserem chamar) é que, a gerar problemas, são a medio/longo prazo não no imediato. E mais tarde um gajo fica sempre com a dúvida, foi disto ou terá sido de algo nada haver com as alterações?...
É só isso. Mas no fundo e a meu ver, projetos tambem são isto mesmo...  :t_up:

miguelbarrela

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 51
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #71 em: 09 de Janeiro, 2024, 13:13:18 »
 Aqui está o clamper que o meu preparador me arranjou.

Assim que tiver instalado dou o feedback

Por agora o carro já não está a fumar óleo, mas o quadrante deixou de funcionar, talvez da bateria não estar a 100%…

Só me acende a luz do airbag quando dou partida, de vez em quando lembra se e liga a luz da bateria…

Não tenho conta rotações nem velocímetro nem temperatura do motor nem o nível de combustível…

Alguém :d_lookl: pode saber do que se trata?

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 412
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #72 em: 09 de Janeiro, 2024, 13:19:14 »
O carro por acaso tem estado ao tempo? Tipo á chuva e humidade?

miguelbarrela

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 51
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #73 em: 09 de Janeiro, 2024, 13:32:08 »
nao estava a conseguir fazer uploud da imagem.

jorge, anos e anos a fio a chuva e exposto aso elementos, sim esteve

miguelbarrela

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 51
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #74 em: 09 de Janeiro, 2024, 13:39:07 »
Aqui estão as fotos mais recentes da viatura  :fiatistas: