Fiatistas
Tecnica => Projectos / Alterações / Preparações / Tuning / Som e Imagem => Tópico iniciado por: Delta1300 em 29 de Agosto, 2003, 00:21:06
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:d_cool: Como já tenho vindo a por aqui...ando a considerar por 2 carburadores duplos no meu Delta 1.3 78cv.
A ideia veio quando vi o motor Opel do Sky e o que foi dito em termos de vantagens decorrentes.
Pois é...e desvantagens? :d_uh:
Que tipos de carburador seriam aconselhados para o meu carro? Mais um igual ao que lá está ( Weber 34-32 TLDA )? Ou 2 mais pequenos?
Li aqui no Forum em colocação "sequencial" dos carb. Que outras podem haver e que vantagens se pode tirar delas?
Também irei necessitar de um colector duplo, certo?
...Mais 2 filtros de ar. :deal:
O Econometro...daria pra os dois ao mesmo tempo ou necessito de 2 econometros?
Em termos de consumo e performance, tornar-se-ia mais eficiente ?
Se pudesse ganhar uns "kilinhos" de binário, já me dava por muito feliz :d_finger:
2 coisas muito importantes:
-Em quanto pode ficar uma alteração destas?
-Em termos de inspecção automóvel, é legal , "passa" ou chumba?
Aguardo opiniões!
Um Abraço
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precisas de um outro colector, aconselho veres que colectores consegues arranjar e depois ver que carburadores la cabem, a gozolli tem uns quantos colectores para o teu motor se não me engano, quanto à inspecção.... desde que esteja abaixo do Co maximo passa, não terás problemas :D
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Yep..
Mete uns IDF :P Tenho cá dois Dellorto DRLA que são iguais.
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Cheira-me a negócio...
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ehehe
Ele é que escolhe :crash:
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Põe 2 Weber 48 IDF... :love:
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Luke, ao menos isso :)
Sinceramente ainda não decidi nada, pois não sei realmente as vantagens e vantagens daí decorrentes.
Vou tentar procurar o colector.
Andam praí negocios. Who cares about pros and cons. :deal:
Weber 48 ?! Acho que isso é enorme. Talvez dois 28?..
Falando sério, tentem opinar um pouco sobre as questões que coloquei!
Ah... Finalmente o carro ja foi forrado . Amanha será pintado.
Um Abraço!
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Porra... já tinha ouvido "amanhã vai ser pintado" há bué :P
Oh guê tê... 48 IDF é capaz de ser muito para um 1300 :P
Talvez dois 28?..
Quais 28..? Mete 36 :P O Pàzzo vai usar 40 num motor igual ao teu :d_grin:
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:deal: Pois, é que este trabalhinho demorou muito mais do que pensei.
Saí de lá antes de ele levar o verniz. Espero que amanhã a coisa esteja bonita! :love:
Bem, em relação aos carburadores...não sei mesmo.
Mas... e que tal um único 36 ou 38 Há vários tipos (tlda, IDF, etc) ... mas em relação a vantagens ou desvantagens de cada um, tb n sei assim muito. Necessitaria de outro colector?
Haverá outras maneiras de se conseguir mais um pouco de binário ou "rendimento geral" do motor?
Ainda hei-de fazer um teste de compressão.
Any Suggestions?
:)
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Precisas sempre de outro colector.
Mas mete logo os dois, podes ficar com o carro mais económico, como aconteceu com o sky, porque para manteres uma velocidade moderada, fazes menos pressão no acelerador ;)
Para que queres medir a compressão? :P
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Ah... Não te esqueças de ter os carburadores sempre ulta-bem afinados para não dares um desgaste prematuro ao motor.
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:yes:
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acerca dos carbs so te digo duas coisas: poe poe!
bizarro, o gajo que te partiu o puxador! ve la se quiseres um puxador novo diz que eu procuro! :)
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Ok, a sugestão geral passa por 2 carb.
Mas... em relação ao tipo de carb, será que outro igual ao meu serviria? Podem/devem/nao devem ser diferentes, seja em tipo , seja em "mm" ?
Pra algo que ronde +- os 10/15 cts, alguma sugestão?
Acho que estes TLDA não são grande espingarda, mas se outro igual a este for suficiente... eu sei aonde arranjar um.
Em relação à afinação, é comum desafinarem-se muito? É que não gostava de andar com constantes dores de cabeça! :smash:
Bizarro... Se te quiseres redimir... epa, tenho 2 puxadores pra colocar , só que não os sei por. :) Já sabes... :d_cool:
Erick... compressão, pra ver se os segmentos não estão muito gastos. Acho que dá pra ver isso. Não sei :)
Um Abraço!
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Não metas nada outro igual... isso não tem cabimento nenhum :P
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Então posso/devo colocar outro diferente, ou devem ser ambos diferentes? :deal:
Olha lá. No caso do sky, como é que ele tornou o carro mais economico? Ou seja, que tipo de ligação entre os carburadores foi feita pra que aquele rendimento fosse possivel? Ouvi já falar em "sequencial" num post qualquer por aqui, mas não percebo muito disso. :d_look:
E... que tal o compressor do G40 também?
Ok ok... ja tou a sonhar demais...
:buaaa:
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Porra... já tinha ouvido "amanhã vai ser pintado" há bué :P
Oh guê tê... 48 IDF é capaz de ser muito para um 1300 :P
Talvez dois 28?..
Quais 28..? Mete 36 :P O Pàzzo vai usar 40 num motor igual ao teu :d_grin:
Hmmm, motor igual ao meu? Que outro carro tem um motor igual ao meu? :)
Um amigo meu falou-me no fiat Ritmo, mas acho que isso era em relação à caixa de velocidades.
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eu tambem nao sei mudar... mas nada que nao se possa tentar! :smash: nao te prometo é nada! estive a mudar o relogio analogico do meu uno, ate ficou a funcionar, mas os resto ficou +/-. ponteiros tortos e a bicha do conta km marada, mas tambem nao me apetece desmanchar aquilo... :d_finger:
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o teu carro tem um motor da identico ao encontrado em determinadas versões dos 128/ritmo/uno/yugo/tipo/lada/etc...
queres que continue? :deal:
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Então posso/devo colocar outro diferente, ou devem ser ambos diferentes? :deal:
Olha lá. No caso do sky, como é que ele tornou o carro mais economico? Ou seja, que tipo de ligação entre os carburadores foi feita pra que aquele rendimento fosse possivel? Ouvi já falar em "sequencial" num post qualquer por aqui, mas não percebo muito disso. :d_look:
E... que tal o compressor do G40 também?
Ok ok... ja tou a sonhar demais...
:buaaa:
Aparece na sexta que eu gosto mais de explicar com o carro ao lado :P
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Erick, esta 6ºf ainda n posso. Vim a lx só tratar dumas coisas. Por enquanto ainda estou uns dias em Sesimbra.
Luke, bem me tinha parecido ;)
Mas a propósito de carburadores. Hoje apareceu lá um mecanico na oficina aonde pintei o boguinhas e ... este sim, mexeu-me naquela coisa toda e esplicou-me tudo :)
Bem , pelo menos acho que aprendi qq coisa.
Sinceramente... não sei se vou precisar de outro carb. O carro tá com mais compressão e "desafogado".
Só que.. no meio da afinação... aquela coisinha redonda com 3 tubos ligada ao carb (acelarador automatico) ... CRACK :boxe: . Pois é, é o que dá terem dado água em vez de líquido durante anos. Fez-se uma directa ao deposito expansão e pronto. Amanhã lá tenho q ir à fiat largar os cordões...!
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Olá! estou de volta. Desculpa não te ter apanhado no IRC mas foi mesmo azar.
Em relação ao baixo consumo dos meus carburadores a explicação é muito simples... Acelero pouco.
A diferença é que ao acelerar pouco ando tanto como tu a meio-gás.
Ainda agora quando vim da figueira, eu no meu carro e a minha mulher no 1.5D, gastámos quase a mesma quantidade de combustível (é claro que sendo o gasóleo mais barato, o diesel compensa sempre).
Mas quando chegar o dia em que eu possa torrar um depósito a andar sempre a abrir (o dia em que a minha carteira o permitir) aí vamos ver o que são consumos a sério... Não me espantava se fossem acima dos 20L/100km.
A vantagem destes carburadores é serem muito simples. Não há cá borboletas de choke (ar) e merdas do género para atrapalhar.
Se queres montar 2 carburadores o meu conselho é ir para uns WEBER IDF 36 ou uns DELL'ORTO DRLA 36. São os 2 verticais e como são muito comuns é relativamente fácil encontrar colectores próprios para o teu motor. Há aqui pessoal que sabe de uns sites de onde podes mandar vir os colectores. O pazzo mandou vir uns dos EUA e custaram-lhe uns 60cts com portes (não tenho a certeza do valor).
Realisticamente, é bom contar sempre com uns 200cts para uma montagem destas. O que em termos de relação preço-potência é bastante inferior a comprares um motor maior para o teu carro.
Portanto o meu conselho é este: se és fanático por carburadores duplos, força. Se não fores, esqueçe, é preciso alguma paciência para lhes mexer e eu não confio em ninguém para lhes mexer por mim. Compras um motor que venha numa outra versão do teu carro, ou porque não um de um uno turbo i.e.?
Diz coisas.
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Sinceramente, nunca pensei que fosse tão cara uma modificação dessas!! :super:
Pois, parece que no final de contas é bem mais acessível comprar o motor do Uno i.e. . No entanto, isso também tem o seu preço e teria que ser qualquer coisa em muito bom estado, o que como se sabe não é assim tão comum.
Relativamente à afinação , o mecanico que me afinou o motor ha dias também me avisou que é algo melindrosa e requer constante atenção.
Para já, e por questões monetárias vou ter que deixar o carro como está. :violino:
Quem sabe se daqui a uns tempos aquilo não tem uma nova alma dentro dele.
Obg Sky.
:bjeca:
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Compra o turbo e a injecção ao luke ... DONE!!!
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Ao luke?
Luke, tens o motor do Uno 1.3 T?
Acho que ainda seria preciso um intercooler e/ou "arrefecedor de oleo" plus injecção, claro.
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Tudo
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Ah, "turbo e injecção".
Ok, temos que ver isso. :melga:
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anda por aí.. pq .. queres? :P
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Gozão... :)
Epá, ando a ver preços. També estou a ponderar o compressor do G40, pois talvez arranje um a um preço agradável.
Se quero? A ver vamos :yes:
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eu sempre ouvi dizer que os compressores dao alguns problemas e dps sao um bocadito mais caros que um simples turbo..
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Podes sempre comprar um V10 Iveco... :yeah:
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GuêTê em grande :P
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eu sempre ouvi dizer que os compressores dao alguns problemas e dps sao um bocadito mais caros que um simples turbo..
É que o motor do Turbo i.e. 1.3 é quase Bolt-on no Delta :D
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Se a hipotese do compressor do g40 é bem mais cara do que pensava, tenho andado a ver uns turbos garrett e se a coisa andar pelos 50 euros +-, acho que ainda compro um.
Só n sei que tipo de turbo pode/deve ser. Por exemplo, encontrei garrett para saab 9000, para ford escort, para volvo 440/480 , etc.
Simplesmente, acho que a instalação disto requer várias adaptações ,não é? E um intercooler e tal...
Convém e também nunca seria no estado actual dele, que como está dito noutro post... ainda sobreaquece.
Talvez um caracol destes a uns 0,4 bar alegrasse um bocado o carro, sem o prejudicar :d_cool:
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meu amigo, ou montas um motor turbo de origem ou então prepara-te para GASTAR €[/size][/b][/font] com o "turbinar" o teu motor ou outro qualquer que não o seja de fabrica
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quem diz turbinar diz comprimir
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O pessoal tem que se começar a mentalizar que não há truques milagrosos nesta coisa dos motores... se querem cavalos, têm que gastar dinheiro... Pelo que tenho visto, é dificil descer dos 500€ por cada 10cv extra.
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ha uns tempos disseram-me ke konseguia dar mais 10 cv ao meu bogas com um chip de potencia, existe alguma coisa contra o uso de chips?
Cumprimentos
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mas a piada e sacar cavalagem do motor de origem. ai e k se ve a criatividade de cada um.
se me apetecer compro um ferrari, tiro-lhe o motor, saco os bancos de tras do 27 e boto la a bomba... meter um motor novo qq um com €€€ faz. agora kitar um 903cc pa debitar 100cv e obra :d_smoke:
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Ora aí está , Zero...
Luke, referes-te a não ser aconselhável colocar turbo ou somente ao facto de isso custar uns trocos?
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um motor turbo tem de ter uma taxa de compressão baixa para admitir a pressão extra introduzida pelo turbo, convem teres valvulas de escape arrefecidas a sódio, e tens também que te lembrar que tens de ter um colector por medida para ligares o turbo, tudo isto aliado ao facto de teres de comandar aquilo tudo...... fiz-me entender?
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:point:
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Comandar o turbo? :P
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não a ignição por exemplo, a injecção, não te esuqeças que tens de compensar a entrada de mais ar(turbo) com mais gasolina NÉ?!
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Os motores turbo por exemplo, não têm avanço de ignição... Se tiverem é retardamento de ignição hehehehehe.
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Bem, eu pensei que apenas precisava de "ligar" o turbo ao motor de forma conviniente, com fios, apoios, tubos, etc.
Relativamente à ignição e mistura, tratava-se de uma mera regulação no carb e no ponto. :point:
Já estou a ver que isto implica muita coisa. :smash:
Voltamos ao início: Menino atmosférico!
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a regulação do motor turbo n é só "afinar no carburador" a afinação tem de ser dinamica, porque um motor turbo tem duas componentes, uma versão atmosferica e uma versão turbo, ambas coexistem no mesmo motor, e tens de conseguir ter as duas afinações, sem turbo tens x gasolina, com turbo tens de ter n*x gasolina, etc....
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passa os olhos nisto e vais ver o quebra cabeças que é turbinar um motor
http://www.ele.tut.fi/~vvieri/e127t.htm (http://www.ele.tut.fi/~vvieri/e127t.htm)
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ermmm.
Isto é modificação a mais pro meu bolso e disponibilidade.
Nunca pensei que a colocação de um turbo pudesse implicar tanta alteração ao "formato original".
Bem, em qualquer dos casos, a história de restauro na pagina é sempre linda de se ver.
;)
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:smash:
Bom, volta à baila a ideia dos 2 carb.
Pessoal, entre as seguintes opções, qual seria a mais interessante? :deal:
-Weber IDF 36 ou 40
-Solex 40 ADDHE
-Dellorto 40 DHLA
Eles andam entre os 20 (solex) e 35 contos (weber) - o par.
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O colector para montar 2xDCOE40 no teu custa €351.19 .
A lista de preços da GOZZOLI (http://www.gozzoli.it) está aqui (http://www.gozzoli.it/prices/goz.pdf).
Já podes começar a fazer contas. :d_grin:
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Thanks Sky... :tasla:
Let´s start Budgeting... :deal:
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Budget alert.. :smash:
Artigos que me seduzem, mas o meu bolso ainda não permite :d_uh:
Olha lá.. e que tal um único 40mm ou 45? Talvez um bocado exagerado?
Pra isso provavemente também preciso doutro colector?
É que vi no ebay um (ou dois) solex 40mm
http://cgi.ebay.de/ws/eBayISAPI.dll?ViewIt...gory=42492&rd=1 (http://cgi.ebay.de/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=2433443762&category=42492&rd=1)
Não sei se esta marca é tão boa como a Weber, mas os preços são um tanto ou quanto mais acessíveis.
Mas a ideia de um único de maior tamanho, provavelmente não fará o efeito desejado, não é ?
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Para por um único também precisarias de um colector novo. Não tem interesse.
Quanto aos solex.. nunca usei.. mas o Rikardu tem uns no Alfa e diz que são uma bosta.
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entao e se juntares dinheiro e comprares um HF? :palmas:
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Ora aí está uma boa pergunta, Bizarro.
No dia em que tiver capacidades $$ pra ter um carro melhorzinho para o dia-a-dia, eu vendo este e compro o HF. Mas isso, se encontrar um em real bom estado, o que é difícil.
Sky, Sim, realmente teria que mudar o colector para ambos os casos : 1 ou 2 carb de 40.
A questão é que creio que é mais acessível e mais barato o colector para 1 carb e pelo facto de ser apenas 1. Em termos de afinação também seria menos melindroso. Agora, será que ia ter grandes ganhos com isso ??? :d_smoke:
Solex de facto não têm grande "nome" e o Zero tb se queixa do do seu 127.
Portanto, em termos de marcas, isto resume-se a Dellorto ou Weber. De preferencia Weber.
Um Abraço :buba:
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hf em bom estado... está quase como os turbo i.e... :(
mas numa dessas revistas "stand" vem uma coisa bem intressante na primeira capa... um integrale martini! :love: eu tenho que ter um...
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Sim, é realmente difícil encontrar um em bom estado.´
Quer dizer, até não é. Mas os que estão em bom estado, são caros.
Bastaria que em termos mecanicos, eletricos e interiores ele estivesse bom.
Em relação à chapa... desde que não tenha buracos, ou ferrugem muito avançada, a coisa torna-se mais fácil de solucionar.
MAS, como isso não é possível, pelo menos para já, gostava de espremer um cadito o potencial do meu. Por isso, pensei que talvez 1 carb maiorzito já fizesse diferença !
Só que naquela lista da gozolli não tou a ver qual colector poderia ser.
Ou se há algum Alfa com isso, que eu possa tirar de lá e por no meu. Depois é só arranjar o carb.
:d_finger:
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Ora aí está uma boa pergunta, Bizarro.
No dia em que tiver capacidades $$ pra ter um carro melhorzinho para o dia-a-dia, eu vendo este e compro o HF. Mas isso, se encontrar um em real bom estado, o que é difícil.
Sky, Sim, realmente teria que mudar o colector para ambos os casos : 1 ou 2 carb de 40.
A questão é que creio que é mais acessível e mais barato o colector para 1 carb e pelo facto de ser apenas 1. Em termos de afinação também seria menos melindroso. Agora, será que ia ter grandes ganhos com isso ??? :d_smoke:
Solex de facto não têm grande "nome" e o Zero tb se queixa do do seu 127.
Portanto, em termos de marcas, isto resume-se a Dellorto ou Weber. De preferencia Weber.
Um Abraço :buba:
Depende dos Solex... Eu tenho um (34 CEIES) e nunca me deu qualquer problema, quer de afinação, quer de manutenção. Há é muito mais peças para os Weber, caso precises de alguma coisa.
Também sou de opinião que a pores alguma coisa ou são dois duplos, ou deixa estar tudo como está. Claro que mais razoável ainda em termos económicos é não fazeres mesmo nada e, um dia, compras um motor (e carro) melhor.
Já dizia o Aurélio Lampredi (quem desenhou todos os magníficos TC FIAT/Lancia): "Não há substituto para a cilindrada.". :love:
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Hey, é isto (colector) que eu preciso ?
são para 2 weber 45
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aqui está
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e mais uma.
Atenção, são 3 fotos. O colector está na primeira.
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Exacto.. isso é um colector para DCOE. É para o teu motor? :P
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Bem, eu ainda n sei o tipo de carb que é.
Em relação ao colector não sei se "encaixa" no meu motor.
Mas se o preço disto não subir demasiado... talvez compre.
Será que aquilo ta bom? Parece-me meio "desmanchado" !!
Mas 45... :love:
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Se não encaixa na tua (do motor) cabeça, não vale a pena comprares :P Tens que saber para que motor é :smash: :deal:
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Ah, mas é o conjunto colectores/carburadores?
Os carburadores são "universais", o colector é que tem que ser específico para o teu motor ;)
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Sim, já estou a perceber.
A parte debaixo do colector é q tem que ser propria para o meu motor.
Bem, sendo assim, é muito provável que isto não seja para o meu!
:point: :d_roll:
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na gozzoli estão la uns colectores para 2 weber
AS20) FIAT 128/RITMO65-75-85/LANCIA DELTA/UNO 1100-1300c.c./TIPO 1400c.c.ecc per 2 Weber 42 DCNF
:pimba:
AS21) FIAT 128/RITMO65-75-85/LANCIA DELTA/UNO 1100-1300c.c./TIPO 1400c.c.ecc per 2 Weber 40 DCOE
também ha para o X1/9 mas a inclinação da admissão penso ser incorrecta para o teu carro, o X1/9 também usa o mesmo motor do 128, alias, é um modelo nascido apartir do 128 :P