Autor Tópico: Fiat Punto 55S Lambda  (Lida 1295 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

ct3im

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 15
  • Karma:
    +0/-0
Fiat Punto 55S Lambda
« em: 08 de Abril, 2021, 12:41:01 »
 Preciso saber a referência EXACTA da sonda lambda da bosch para o Fiat punto 55S 1100cc ou mesmo a referência original da Fiat , muito sinceramente não sei se vem de fábrica com sonda bosch ou outra. Tenho feito várias pesquisas e à conclusão que chego e que parece haver diversas referências bosch, isto ou por má informação de quem vende ou realmente várias sondas são compatíveis. No meu caso específico a lambda tem uma única ficha de 4 fios se bem que tenho notado que quando pesquiso pela matrícula aparece a lambda de duas fichas.
 Tenho também pesquisado e verifico que há lambdas já com a ficha igual a do carro , outras (chamadas universais?!) são necessárias cortar os fios da original e unir os fios. Também parece-me que a lambda (sensor que aperta no escape) parece ser o mesmo e as referências são diferentes devido ao tipo de ficha que levam.
 Quem já mudou pela referencia original ou que adaptou outra e que tenha a certeza da referência que comente quais as referências que colocou e que tenha a certeza que ficou a funcionar.
 Antecipadamente grato!

filipeleite221

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 122
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto 55S Lambda
« Responder #1 em: 08 de Abril, 2021, 15:27:19 »
Preciso saber a referência EXACTA da sonda lambda da bosch para o Fiat punto 55S 1100cc ou mesmo a referência original da Fiat , muito sinceramente não sei se vem de fábrica com sonda bosch ou outra. Tenho feito várias pesquisas e à conclusão que chego e que parece haver diversas referências bosch, isto ou por má informação de quem vende ou realmente várias sondas são compatíveis. No meu caso específico a lambda tem uma única ficha de 4 fios se bem que tenho notado que quando pesquiso pela matrícula aparece a lambda de duas fichas.
 Tenho também pesquisado e verifico que há lambdas já com a ficha igual a do carro , outras (chamadas universais?!) são necessárias cortar os fios da original e unir os fios. Também parece-me que a lambda (sensor que aperta no escape) parece ser o mesmo e as referências são diferentes devido ao tipo de ficha que levam.
 Quem já mudou pela referencia original ou que adaptou outra e que tenha a certeza da referência que comente quais as referências que colocou e que tenha a certeza que ficou a funcionar.
 Antecipadamente grato!
Boas eu utilizei a da autodoc referência 46417969/46455518/46423987 a funcionar corretamente no meu 1.1 a gasolina

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk


ct3im

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 15
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto 55S Lambda
« Responder #2 em: 08 de Abril, 2021, 21:42:16 »
Boas eu utilizei a da autodoc referência 46417969/46455518/46423987 a funcionar corretamente no meu 1.1 a gasolina

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

 Qual é a marca da mesma?
 Já agora , o que lhe levou a mudar ? Apresentava alguma falha ? Gases?
« Última modificação: 08 de Abril, 2021, 21:46:08 por ct3im »

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Punto 55S Lambda
« Responder #3 em: 09 de Abril, 2021, 08:44:17 »
Daquilo que me apercebi sobre sondas lambda, existem sondas de varios fios e esse será o primeiro ponto a ter em conta, (as de 4 fios tem uma resistencia interna para fazer aquecimento enquanto o carro esta frio), depois a questao das fichas. quando existem duas sondas uma pre e outra pos catalisador e normal colocarem fichas diferentes, as sondas são iguais só nao encaixam no mesmo sitio para nao haver trocas acidentais. As sondas ditas universais nao tem os entalhes especificos por isso ligam em qualquer lado. E preciso ter mais cuidado para nao trocar a ligação das sondas.
Depois existem as marcas umas melhores outras piores, umas caras como tudo outras até baratas.
Basicamente se esta a procura de uma sonda especifica, precisa de saber se se trata de uma sonda pós ou pré catalizador. Se optar por uma universal ela encaixa de qualquer forma. Se nao tenha em atenção o encaixe da ficha.

ct3im

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 15
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto 55S Lambda
« Responder #4 em: 09 de Abril, 2021, 12:49:30 »
Daquilo que me apercebi sobre sondas lambda, existem sondas de varios fios e esse será o primeiro ponto a ter em conta, (as de 4 fios tem uma resistencia interna para fazer aquecimento enquanto o carro esta frio), depois a questao das fichas. quando existem duas sondas uma pre e outra pos catalisador e normal colocarem fichas diferentes, as sondas são iguais só nao encaixam no mesmo sitio para nao haver trocas acidentais. As sondas ditas universais nao tem os entalhes especificos por isso ligam em qualquer lado. E preciso ter mais cuidado para nao trocar a ligação das sondas.
Depois existem as marcas umas melhores outras piores, umas caras como tudo outras até baratas.
Basicamente se esta a procura de uma sonda especifica, precisa de saber se se trata de uma sonda pós ou pré catalizador. Se optar por uma universal ela encaixa de qualquer forma. Se nao tenha em atenção o encaixe da ficha.


 Agradeço a resposta , sim, existem sondas de 1 fio que foram as primeiras, depois de dois fios , depois as de 4 e agora as de 6.
 Referente ao carro em questão , ou seja Fiat punto 55s 1100cc apenas existem as sondas pre catalizador ou seja este modelo apenas leva uma sonda , no entanto para este modelo  há sondas de uma ficha  e sondas de duas fichas (ambas as sondas com 4 fios) já nas sondas de uma ficha (que é o meu caso) existem várias referências disponíveis que se dizem ser para o mesmo modelo , e fácil perceber isto , basta ir a olx ou outras plataformas de vendas e ver os anúncios onde escrevem que “foi retirada do Fiat punto 55s 1100” e anexam o número escrito na lambda e vemos que para o mesmo modelo há sondas “iguais” com referências diferentes.
 Também tenho lido e ouvido muitos comentários sobre sondas , e as baratas (marcas duvidosas?!) por norma não “são de se fiar” , falei inclusive com um mecânico que o carro dele foi a inspeção e perdeu por gases, entretanto comprou uma sonda “barata” , voltou a inspeção e voltou a reprovar , como estava confiante que o problema estava  na lambda , foi comprar uma bosch (mais que o dobro do preço) e indo a inspeção tendo passado sem problemas. 
 Quero com isto dizer , que se para o mesmo modelo / cilindrada existem sondas (da mesma marca) com fichas idênticas e com referências diferentes , a minha dúvida é , são todas compatíveis? Se sim, porque têm referências diferentes?

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Punto 55S Lambda
« Responder #5 em: 12 de Abril, 2021, 08:40:46 »


 Agradeço a resposta , sim, existem sondas de 1 fio que foram as primeiras, depois de dois fios , depois as de 4 e agora as de 6.
 Referente ao carro em questão , ou seja Fiat punto 55s 1100cc apenas existem as sondas pre catalizador ou seja este modelo apenas leva uma sonda , no entanto para este modelo  há sondas de uma ficha  e sondas de duas fichas (ambas as sondas com 4 fios) já nas sondas de uma ficha (que é o meu caso) existem várias referências disponíveis que se dizem ser para o mesmo modelo , e fácil perceber isto , basta ir a olx ou outras plataformas de vendas e ver os anúncios onde escrevem que “foi retirada do Fiat punto 55s 1100” e anexam o número escrito na lambda e vemos que para o mesmo modelo há sondas “iguais” com referências diferentes.
 Também tenho lido e ouvido muitos comentários sobre sondas , e as baratas (marcas duvidosas?!) por norma não “são de se fiar” , falei inclusive com um mecânico que o carro dele foi a inspeção e perdeu por gases, entretanto comprou uma sonda “barata” , voltou a inspeção e voltou a reprovar , como estava confiante que o problema estava  na lambda , foi comprar uma bosch (mais que o dobro do preço) e indo a inspeção tendo passado sem problemas. 
 Quero com isto dizer , que se para o mesmo modelo / cilindrada existem sondas (da mesma marca) com fichas idênticas e com referências diferentes , a minha dúvida é , são todas compatíveis? Se sim, porque têm referências diferentes?

Na minha opinião,... ou alguma estrategia comercial do fabricante ou pequenas alterações de construção na sonda.
No final todas tem de enviar o mesmo sinal que se traduz na estequiometria ou la como se chama.