Autor Tópico: DGV está a querer impedir-nos de tocar no carro.  (Lida 4254 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

SkyNet3D

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 643
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
DGV está a querer impedir-nos de tocar no carro.
« em: 22 de Abril, 2004, 22:20:57 »
As inspecções extraordinárias a veículos vão arrancar a 1 de Julho. A medida será acompanhada, ainda este ano, com uma revisão dos preços dos serviços de inspecção e do sistema de sanções aplicado aos inspectores. “A marcação das inspecções periódicas vai também mudar de figurino”


(...)

RA - O que são inspecções extraordinárias?

CM - São inspecções destinadas à verificação das condições de segurança em sequência de alterações de características do veículo, de acidentes de viação, ou de outras causas.
Por exemplo: hoje um veículo que provocou um acidente vê os seus documentos apreendidos e remetidos à DGV. A DGV só restitui os documentos, se o proprietário apresentar uma inspecção periódica que prove que o veículo está em condições de segurança.
Ora, a experiência mostra que não há equipamento, dentro dos actuais CITV, para verificar, por exemplo a geometria.
Este tipo de inspecção vai ser feito pelos centros B. Um veículo acidentado terá de efectuar uma inspecção normal, mais uma num centro tipo B.


RA – A lei prevê também outras inspecções?

CM – São as inspecções para as alterações de características não aprovadas, os chamados tuning.
Actualmente os centros não têm equipamento para medir níveis de potência (dinamómetro), o que já não acontecerá com os novos centros.
Mas, a DGV também vai passar para os CITV de categoria B outro tipo de inspecções, como sejam a alteração de características do veículo como sejam a lotação ou a cor ou ainda a introdução de GPL.


RA – Já há uma previsão para o início destas inspecções?

CM – Primeiro é preciso ter instalações aprovadas – ainda há processos em fase de aprovação pelas câmaras municipais –, e formar os respectivos inspectores.
No âmbito do nova lei (D.L.n.º258/03) os actuais inspectores vão ser inspectores de categoria A (Ligeiros) e de categoria B (Pesados).
Para as novas inspecções terão de existir inspectores de categoria C e D, cujo acesso é feito através de curso de formação credenciado e homologado pela DGV.


(...)


RA – Mas quando estarão então as inspecções B em condições de arrancar no terreno?

CM – O dia 1 de Julho será a data do arranque. Logo que haja um distrito com os centros aprovados, começaram a ser feitas as inspecções.

(...)


RA – As novas categorias serão acompanhadas de revisão do actual regime sancionatório. Muitos inspectores consideram as actuais coimas exageradas, sobretudo a aplicação da sanção acessória de suspensão de actividade?

CM – O actual sistema define todo o tipo de infracções pela mesma bitola. Está mal! Vamos alterar a lei (D.L. nº 550/99). Haverá sanções leves, graves e muito graves O anteprojecto está pronto e só a contra-ordenação grave e muito grave é que dará origem a sanção acessória. Não é lógico um inspector ser suspenso por uma impressora estar avariada.


RA – Haverá uma revisão das actuais categorias de deficiências?

CM – Vamos propor nova portaria por forma a que os veículos possam estar melhor enquadrados sobretudo na nova categoria B. Na A poderá haver só ajustes. Há um grupo de trabalho (com a participação da ANCIA) que está a trabalhar neste sentido.


(...)


RA – O Governo prometeu a extensão das inspecções aos motociclos. Como está este processo?

CM – Estamos a trabalhar neste sentido.
Não se trata só dos motociclos mas de todos os veículos automóveis que circulam na via pública como gruas, máquinas industriais ou tractores agrícolas.
Tudo deverá ser sujeito a inspecção.

 

Dia em vez de mês

A Direcção Geral de Viação está a preparar importante alteração às actuais data de realização das inspecções de veículos. O actual sistema que obriga a que as inspecções sejam realizadas no respectivo mês de matrícula vai ser substituído pelo dia da matrícula.
«É um sistema que já esteve em vigor e ao qual vamos regressar», promete Carlos Mosqueira. Objectivo: libertar os centros de alguma asfixia existente no final de cada mês.
Outra novidade em preparação é um novo sistema de ligação entre os CITV e a DGV. O actual será substituído por outro mais moderno que permitirá a partilha de informação on-line.
 

José Fernandes

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • Zé Foguete
  • 13303
  • Karma:
    +14/-37
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
DGV está a querer impedir-nos de tocar no carro.
« Responder #1 em: 23 de Abril, 2004, 00:53:43 »
Citar

........mas de todos os veículos automóveis que circulam na via pública como gruas, máquinas industriais ou tractores agrícolas.......

 
temos de admitir e eu não concordo com uma grua a circular em plena auto estrada...  e não se esqueçam se nos chumbam o carro por ter babas de óleo, então as gruas e tractores que andam constantemente lavados em óleos e massas consistentes nunca deveriam saír....  è seguro á brava travares e não conseguires parar por uma besta destas te derramou óleo durante o caminho todo...

Em relação ao que ele diz de inspecçionar os ditos carros tuning, o que provávelmente esse senhor quer é arranjar uma guerra aberta tipo Mad Max, onde esses carros serão proibidos de circular e onde uma grande caça á multa se irá iniciar... Se concordo ou não com essas inspecções, tenho de admitir que há certos exageros a circular nas nossas estradas (tuning-do-gancho)

Ainda digo mais provávelmente existem certos carros modificados que serão mais seguros que um original... mas...

 :t_up:  :fiat:  
LANCIA THEMA 2.0 Turbo 16V - GPL, Powered by Frontfuels

wolfh3art

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 495
  • Karma:
    +0/-0
    • http://hugo-rodrigues.no-ip.com
DGV está a querer impedir-nos de tocar no carro.
« Responder #2 em: 23 de Abril, 2004, 10:28:33 »
Citar


Ainda digo mais provávelmente existem certos carros modificados que serão mais seguros que um original... mas...

 :t_up:  :fiat:
vai ser sempre um pau de dois bicos... mas ker me parecer que para variar vai ser mais uma medida para lixar os que cumprem as regras e beneficiar os que nao cumpremmm, enfimmmm estamos em portugal a republica dos bananas e dos chernes.... ai ke tritezaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.. :buaaa:  :buaaa:




Tou ke nem posso....  
<table border=0>
<tr valign=bottom>
<td width=10>

</td>
<td>in the heart of my seicento
lives a soul of a warrior.

Seicento Sport Abarth 2001
</td>
</tr>
<tr height=12>
<td colspan=2>

</td>
</tr>
</table>

Delta1300

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1209
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
DGV está a querer impedir-nos de tocar no carro.
« Responder #3 em: 23 de Abril, 2004, 14:26:34 »
Há também que criar mais uns postos de trabalhos...
Chular mais um bocadinho...
etc..

Realmente, considero que os testes de segurança devem ser mais apertados. Em relação à potência... não é isso que fará os condutores mais ou menos seguros.

Se fosse possível fazer um teste ao CIVISMO , seria excelente.

Sinceramente, Portugal continua num caminho que só me desanima a cá continuar.
 
Saudades do 1.3 ... agora com 1.6T


SkyNet3D

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 643
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
DGV está a querer impedir-nos de tocar no carro.
« Responder #4 em: 23 de Abril, 2004, 19:24:19 »
Eu não sou contra os testes. Mas é óbvio que há aqui uma tentativa de punir e oprimir, mais do que legalizar e zelar pela segurança rodoviária.

Não conheço ninguém que tenho o carro alterado que se importasse de pagar (uma quantia justa) pela legalização das alterações. Eu incluído.

Devia ser uma prioridade verificar se os carros estão seguros e retirar da circulação as aberrações que por aí andam, tanto tuning como xuning.  

O meu carro por exemplo, é muito mais seguro do que de origem, nem que seja só pelos travões. E eu ver o meu carro chumbado por isto (tudo bem que não tou a ver ninguém pegar por aqui) seria completamente idiota.

Parece que os rebaixamentos vão ser bem atacados também, quando dentro do limite da razão, só aumentam a segurança dos carros (e o desconforto hehehe).

SkyNet3D

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 643
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
DGV está a querer impedir-nos de tocar no carro.
« Responder #5 em: 23 de Abril, 2004, 19:27:42 »
Ah e eu digo isto não pelo que está no texto acima, porque aí não parece haver nada a dizer neste sentido.

Mas a realidade pode ser bem diferente. Nas leis que estão a ser aprovadas agora, a polícia tem poderes para apreender a viatura caso considere que não está legal e levada pelos mesmos a uma inspecção do tipo B.

Ora seja, se suspeitarem que o carro foi alterado, podemos ficar sem carro. Cheira-me a perseguição. Ainda bem que o meu carro não está alterado por fora... vou ter que me livrar da rede na grelha rapidamente.

pinhofarinha

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 98
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
DGV está a querer impedir-nos de tocar no carro.
« Responder #6 em: 24 de Abril, 2004, 14:36:48 »
Citar

 
De facto,aumentar os combustíveis dá muito nas vistas e está "demode".
Haja imaginação e criatividade...

wolfh3art

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 495
  • Karma:
    +0/-0
    • http://hugo-rodrigues.no-ip.com
DGV está a querer impedir-nos de tocar no carro.
« Responder #7 em: 24 de Abril, 2004, 18:47:33 »
Citar
Citar

 
De facto,aumentar os combustíveis dá muito nas vistas e está "demode".
Haja imaginação e criatividade...
 :aviso:  :tasla:  
<table border=0>
<tr valign=bottom>
<td width=10>

</td>
<td>in the heart of my seicento
lives a soul of a warrior.

Seicento Sport Abarth 2001
</td>
</tr>
<tr height=12>
<td colspan=2>

</td>
</tr>
</table>

Lancisti

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5883
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    "La differenza di viaggiare in Lancia"
DGV está a querer impedir-nos de tocar no carro.
« Responder #8 em: 26 de Abril, 2004, 18:41:03 »
Citar
Há também que criar mais uns postos de trabalhos...
Chular mais um bocadinho...
etc..

Realmente, considero que os testes de segurança devem ser mais apertados. Em relação à potência... não é isso que fará os condutores mais ou menos seguros.

Se fosse possível fazer um teste ao CIVISMO , seria excelente.

Sinceramente, Portugal continua num caminho que só me desanima a cá continuar.
Eu estou em Espanha e está tudo igual :P

Bizarro

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 6952
  • Karma:
    +1/-0
DGV está a querer impedir-nos de tocar no carro.
« Responder #9 em: 26 de Abril, 2004, 22:23:29 »
Isto ja funciona?

E que tenho uma amiga minha que o carro foi apreendido e dizem q n sabem porque... :d_lookl:  
small sports car...


Lancisti

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5883
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    "La differenza di viaggiare in Lancia"
DGV está a querer impedir-nos de tocar no carro.
« Responder #10 em: 27 de Abril, 2004, 08:40:48 »
A tua amiga tinha um carro roubado ???  (lol)  (lol)  (lol)  

Delta1300

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1209
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
DGV está a querer impedir-nos de tocar no carro.
« Responder #11 em: 28 de Abril, 2004, 00:31:12 »
Não é isso Lancisti.
É que me parece que é difícil cá atacarem o problema realmente por onde deve ser atacado.

Tal como o sky disse, um carro pode tar todo transformado e ser BEM mais seguro do que era. Afinal de contas, quem gastou tanto dinheiro, gaste-o tambem para o comprovar.

Na A5 ha tempos multaram alguns por terem barra estabilizadora a frente, o que é ridículo.

Eu acho é que primeiro deveriam acabar com a corrupção que existe nos centros de inspecção aonde muitos passam as viaturas as troco de uns euros e outros são forçados a passa-las para o patrão os ganhar.

Isso sim, seria um bom ponto de partida. Claro que a resposta seria: " sim, estamos a tratar disso".
Saudades do 1.3 ... agora com 1.6T


Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
DGV está a querer impedir-nos de tocar no carro.
« Responder #12 em: 28 de Abril, 2004, 10:04:12 »
as alterações que são efectuadas no meu carro tem em vista melhorar a fiabilidade, reisstencia, e segurança do mesmo, se me multarem por alguma delas vou querer que seja tudo muito bem explicado... pelo comandante do posto!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

SkyNet3D

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 643
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
DGV está a querer impedir-nos de tocar no carro.
« Responder #13 em: 28 de Abril, 2004, 19:15:00 »
O problema nem é tanto as multas... é mais o carro chumbar na inspecção. Seria ridiculo eu ter que desmontar o carro todo para por as peças originais (inferiores), de modo a passar numa inspecção onde apenas se quer garantir que o carro está original, e não se está seguro como está.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
DGV está a querer impedir-nos de tocar no carro.
« Responder #14 em: 29 de Abril, 2004, 08:06:29 »
mas olha que se for mesmo assim... o gajos que fibram tudo à carroçaria estão lixados :P
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma