A história do 33 começa muito antes da sua existência .
A ALFA ROMEO sempre foi sinónimo de sucesso no que diz respeito a competição automóvel desde que em 1920 Giuseppe Campari levou em
Mugello um ALFA ROMEO 40/60HP á vitória .
ALFA ROMEO 40/60HP
Em meados dos anos 60 a ALFA ROMEO pegou numa empresa de preparação de automóveis para competição , a AUTODELTA , e tornou-a
na empresa oficial de preparação de veículos ALFA ROMEO para competição .
Liderada por Carlo Chiti a AUTODELTA alcançou grande sucesso com o TZ1 e TZ2 .
ALFA ROMEO TZ1
ALFA ROMEO TZ2
Mas só sucesso não chegava , a ALFA queria ser a melhor . Então a AUTODELTA comprometeu-se em construir um automóvel para esse fim .
Em 1967 nasce então o Tipo 33 . Feito sob a base de um chassis assimétrico de aluminio e propulsionado por um motor V8 de 2 litros .
Foram feitas quatro variantes deste magnifico modelo :
1º Tipo 33 Periscopio
Em 1 de Abril , e após um longa série de testes no circuito de Madonie na Sicilia , eis que surge o 33/2 Periscopio .
Ficou batizado de Periscopio pela entrada de ar central traseira , entrada esta que se tornou comum na década de 70 nos Formula 1 .
Foram produzidos quatro e neste momento só resta um na colecção “Rosso Bianco” .
DetalhesPaís de origem - Italia
Ano de produção - 1967
Unidades produzidas - 4
Design por - N/D
Peso - 580 kg / 1278.7 lbs
Motorização e caixaMotor - V8 a 90º
Localização - Central , longitudinalmente montado
Cilindrada - 1995 cc / 121.7 cu in
Distribuição - 4 válvulas por cilindro , DOHC
Alimentação - Injecção Spica
Admissão - Atmosférico
Caixa - Manual de 6 velocidades
Tracção - Tracção traseira
DesempenhoPotência - 270 cv / 201.4 kW @ 9600 rpm
CV / Litro - 135.3
Binário - N/D
Relação peso/potência - 0.47 bhp/kg
Máxima velocidade - 260.0 km/h
Aceleração 0-100 km/h - N/D
2º Tipo 33 Stradale
O Stradale foi a versão de estrada que a AUTODELTA construío a partir da versão de competição .
O nome significa isso mesmo , versão de estrada .
A carroçaria foi desenhada por Scaglione , e por baixo desta verdadeira obra de arte encontrava-se também um motor a condizer : o belíssimo
V8 de 2 litros com provas já dadas .
Mas não é só em beleza que este carro se destaca , também técnicamente tinha detalhes de destaque , como por exemplo o seu chassis construido
em magnésio .
O Stradale é um verdadeiro super-carro e só dezoito exemplares viram a luz do dia .
DetalhesPaís de origem - Italia
Ano de produção - 1967 a 1969
Unidades produzidas - 18
Design por - Franco Scaglione
Peso - 572 kg / 1261.0 lbs
Motorização e caixaMotor - V8 a 90º
Localização - Central , longitudinalmente montado
Cilindrada - 1995 cc / 121.7 cu in
Distribuição - 4 válvulas por cilindro , DOHC
Alimentação - Injecção Spica
Admissão - Atmosférico
Caixa - Colotti Manual de 6 velocidades
Tracção - Tracção traseira
DesempenhoPotência - 230 bhp / 171.6 kW @ 8800 rpm
CV / Litro - 115.3
Binário - 200 Nm / 147.5 ft lbs @ 7000 rpm
Relação peso/potência - 0.40 bhp/kg
Máxima velocidade - 280.0 km/h
Aceleração 0-100 km/h - 5.50 s
3º Tipo 33/2 Mugello Spider
O Mugello foi um protótipo construido para os testes de novo motor V8 de 3 litros que se avizinhava .
Só foi produzido um exemplar que se encontra na colecção “Rosso Bianco” e tem presentemente montado o motor V8 de 2 litros .
DetalhesPaís de origem - Italia
Ano de produção - 1969
Unidades produzidas - 1
Design por - N/D
Peso - 600 kg / 1322.8 lbs
Motorização e caixaMotor - V8 a 90º
Localização - Central , longitudinalmente montado
Cilindrada - 1995 cc / 121.7 cu in
Distribuição - 4 válvulas por cilindro , DOHC
Alimentação - Injecção Spica
Admissão - Atmosférico
Caixa - Manual de 6 velocidades
Tracção - Tracção traseira
DesempenhoPotência - 270 bhp / 201.4 kW @ 9600 rpm
CV / Litro - 135.3
Binário - N/D
Relação peso/potência - 0.45 bhp/kg
Máxima velocidade - 260.0 km/h
Aceleração 0-100 km/h - N/D
4º Tipo 33 TT/12
O 33 TT/12 foi o ultimo dos Tipo 33 .
Entrou no campeonato mundial de super-turismo e correu contra o Lola T280 , o Ferrari 312PB e o Matra MS670B .
Embora tenha tido um sucesso estrondoso no campeonato mundial de super-turismo nunca ganhou as 24 horas de LeMans .
Em 1975 ganha o titulo do campeonato mundial de construtores para a ALFA ROMEO . O seu motor BOXER prova-se indestrutivel ganhando
7 de 8 provas .
Muito crédito também vai para a equipa da AUTODELTA que conseguia adaptar o carro para cada circuito especifico , e também para a equipa
das boxes que fazia tempos record nos re-abastecimentos e nas pequenas reparações!!!
DetalhesPaís de origem - Italia
Ano de produção - 1973 a 1975
Unidades produzidas - 6
Design por - N/D
Peso - 670 kg / 1477.1 lbs
Motorização e caixaMotor - BOXER de 12 cilindros / V12 a 180º
Localização - Central , longitudinalmente montado
Cilindrada - 2.995 liter / 182.8 cu in
Distribuição - 4 válvulas por cilindro , DOHC
Alimentação - Injecção
Admissão - Atmosférico
Caixa - Manual de 5 velocidades
Tracção - Tracção traseira
DesempenhoPotência - 500 bhp / 373.0 kW @ 11500 rpm
CV / Litro - 166.9
Binário - N/D
Relação peso/potência - 0.75 bhp/kg
Máxima velocidade - 330.0 km/h
Aceleração 0-100 km/h - N/D
No final do Tipo 33 , o motor BOXER de 12 cilindros foi usado para propulsionar os Formula 1 da ALFA ROMEO e os da Brabham .
ALFA ROMEO BT45
ALFA ROMEO BT46
Brabham Alfa Romeo BT46/4 Niki Lauda (Austria)
Niki Lauda com o encarregado de design da Brabham Gordon Murray
Brabham Alfa Romeo BT46/3 John Watson (Britain)
Motor Boxer que equipava tanto os BT45 como os BT46
Em 1983 , surge o ALFA ROMEO 33 , com motorizações BOXER de 4 cilindros , que recebe este nome vindo dos Tipo 33 TT/12 , uma
herança dos tempos de glória dos 33 !!
33 Série 1 QV
33 Série 2 QV
33 Serie 3 QV com as jantes opcionais Ronal A1