Fiatistas
Tecnica => Projectos / Alterações / Preparações / Tuning / Som e Imagem => Tópico iniciado por: Pinto em 17 de Setembro, 2002, 00:58:42
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Boas!
Pois é amigos... tou em fase de restauro da minha adorada mákina :rolleyes: e estou mm decidido a rebaixá-lo!! :angry:
Tou a pensar em deixá-lo como está este da foto k vai em anexo... sem pára-choques, com um roll-bar simples (para "daily use"), com umas jantes de 13" porreiras (e 175/50) e... rebaixado!! :D
Agora tenho é k passar do pensamento à prática... :unsure:
Os pára-choques já saltaram :) ; o roll-bar vai ser feito em alumínio e resolve-se bem; as jantes... haja dinheiro e tb se resolve.... pois... errr.... :wacko: ; o rebaixamento é k é o busílis da questão!! :(
Para a frente, tenho duas hipóteses: comprar umas molas progressivas mais duras e baixas (6 cm) k há à venda d algumas marcas (Spax, por exemplo), solução esta k além de cara, seria complicada pq tinha k as mandar vir por encomenda d lá d fora... :blink: ; segunda hipótese é mandar fazer umas com a dureza k kiser, coisa k - em principio - arranjo mais facil e economicamente.
Isto pondo de parte a solução de cortar molas... pois apesar d ficar mais baixo, n fica mais rijo e neste mom€nto n t€nho possibilidad€s d€ trocar de amortecedores por outros mais firmes... logo, os k tenho teriam k ser torneados para terem mais rosca e assim acentarem mais acima.
Pelo anteriormente pressupost... a minha dúvida reside na suspensão traseira!... como rebaixá-la?!
Pra kem n sabe (anyone?!), funciona com uma lâmina transversal e já ouvi (e li) td o tipo de ideias para rebaixar akilo... dd por uma xapa com menos flexibilidade k as lâminas por baixo destas, passando por virar as lâminas ao contrário (horizontalmente falando) e por utilizar uns espaçadores n percebi mt bem onde (esta li num site de 128s todos alterados.......).
Axo k s torna clara a minha dúvida... como baixo a traseira, dando-lhe ao mm tempo firmeza e isto sem trocar de amortecedores?
Abraços e obrigado dd já pelas respostas :)
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Ops... xkeci-m da foto :P
É claro k a cor n seria esta!! :D
Estou a pensar num "british racing green"...
(http://www.terravista.pt/copacabana/8969/verde_alface.jpg)
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Já agr, fica uma d lado tb... :P
(http://www.terravista.pt/copacabana/8969/verde_alface1.jpg)
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Vais levar na cabeça do Luke
lolol B)
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O 127 sem parachoques fica LINDO :rolleyes: mas depois se tens o azar de bateres...estragas mais coisas :(
Quanto a rebaixar atrás...vejam como é e depois digam-me :D
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Olá pessoal!
Pinto,
Não sei onde te informaste sobre a questão de cortar as molas, mas elas ficam de facto mais rígidas. Não te aconselho é a cortar muito... tudo isto é muito bonito mas se for feito com moderação. E não te deixes levar por esses alemães malucos, acho absurdo o look "suspensão partida".
Resumindo, corta uma volta às molas e experimenta a ver o que achas... vais notar bem a diferença!
Quanto à suspensão traseira, há quem retempere as molas numa posição mais plana (o pior é encontrar quem faça isto BEM FEITO...), há quem use espaçadores... enfim, disso não sei muito.
Sei é uma coisa: A não ser que vás fazer um 127 super-motorizado, com algo de MUITO radical, não vale a pena calçar mais que uns bons 155/70. Já experimentei 127s com "sapatas" bem maiores, e a única coisa que notas é que se perde a "finesse" do comportamento, já para não falar no dinheiro e no consumo. Se usares uns 155 com a suspensão bem afinada já não precisas mais... e daqui a uns anos quando eu construir o 127 que ando a imaginar é isso que lhe vou pôr... apesar de contar no mínimo com uns 100 cv.
Claro, se pretenderes fazer as rotundas a 90 km/h pode ser que ganhes alguma coisa em aumentar o tamanho dos pneus... mas os limites de um carro bem afinado com pneus 155 bons já abordam o ridículo... e assim perdes o gozo de brincar com o carro numa estrada sinuosa. O meu 127 é assim que está e no encontro de Aveiro não teve problemas nenhuns em acompanhar o Uno Turbo e o 130 Coupé numas estradinhas bem "tortas" por onde andámos...
Eddie Relvas
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Boas!
Antes de mais, obrigado pla resposta Eddie. :)
Hmm... tinha a ideia k n alterava a rigidez da mola por ver um corsa A da minha zona com molas cortadas k oscilava abusadoramente ao mínimo ressalto do piso e xegava a bater com o pára-xokes no chão ao travar forte!!! :o :o
Mas... se cortar enrijece... então talvez experimente... até calha bem pq comprei agr um surf para peças e posso experimentar com as molas deste. Tem k ser cortada 1 volta, ou 2 voltas e assim sucessivamente, certo? N posso cortar 1 volta e qq coisita n é?
Qto às lâminas, n keria utilizar essa técnica de retemperar por calor... conheço 1, e já ouvi falar de dezenas de casos (em molas helicoidais) em k as molas xegaram a partir por terem perdido propriedades qd submetidas ao calor... Daí n confiar mt nessa técnica.
Qt aos pneus, entretanto informei-m do preço da medida k referi no post inicial (175/50)... o k m fez mudar d ideias!! :wacko: Esta medida é caríssima! Talvez opte por uns 165/65 ou 165/55 (tb n mt baratos...)...
Bem sei k vou perder alguma da agilidade k caracteriza o 127... mas dps de ter tido alguns precalços (leia-se sustos) com a traseira a velocidades da ordem dos 90/100, fikei a ponderar se n valerá a pena abdicar um pouco do factor fun para ganhar algo em segurança/confiança a velocidades um pouco mais elevadas...
Qto à "suspensão partida" dos alemães, só o rebaixaria tanto se fosse para uso em pista (como penso k sejam a maioria destes alemães ;)), mas seja como for gosto do look k dá ao carro. Um look mt racée... :)
A minha ideia de rebaixamento era cerca de 5 cm à frente e tlvz 4 atrás...
Enfim, gostos são gostos! :P B)
Abraços
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Concordo com o Eddie B) 155 é quanto basta para um motor stock ou com poucas mods, e eu sei disso :P os 195 que experimentei e que vão ser usados pelo meu projecto turbo montados no carro com o motor stock, a unica coisa que fazem é matar as reprises e fazer andar sempre a puxar pelo motor, por isso.. 155 é o ideal qnd muito 165, no DZ com 155 e com aquele camber de que quase todos se lembram fazia as rotundas e as curvinhas mais manhosas a velocidade que me apetece-se :) centro sul a 80 sem sair de ladex ou de traseira em 127 não é para todos :rolleyes: a minha opinião mantem os pneus que tens, mexe no motor o que fores mexer, tenho andado a comprar o material para o motor do DZ e ha coisas bem em conta como por ex as molas das valvulas do A112 ABARTH custam o kit completo 8 contos e ha na fiat, e ja te deixam fazer mais rotação sem problemas, isso com um bom carburador e uma arvore de cames com um perfil mais "quente" e ficas com um motor completamente diferente :)) quanto ao Look sem parachoques... gosto, ja andei sem eles a +/- um ano atras :rolleyes: mas... tem os problemas que o eric frizou, imagino como teria ficado a minha traseira se qnd um 106 me bateu eu n tivesse os parachoques montados, e alem disso os parachoques bem pintados e montados a maneira ficam um show tb é uma questão de gosto do dono, de qq maneira podes sempre tirar e por os parachoques em 30 minutos :), só vais precisar de 8 tampas por medida para tapares os furos, e nºao entrar humidade para dentro do carro, e para ficar com um aspecto mais cuidado, mas tu é que sabes, quanto a rebaixar, rebaixa mas não abuses, a sugestão do eduardo é a mais acertada se não queres gastar €€€ corta umas molas de 127, eu acho que deves cortar espira e meia no maximo mas nada como ir experimentando, e não precisas de tornear os veios embora faça sentido, esperimenta e depois diz, ja agora... onde andam as fotos do belo do "70HP", ja me esquecia da suspenção traseira, podes rebaixa-lo de varias maneiras, desde espaçadores a prensar a mola, ha ali kem vai de coina para sesimbra, perto d apfizer uns gajos k fazem isso por 60€ salvo erro, é uma questão de te dar as direcções se la quiseres ir :)
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epah eu n percebo nada disso de rebaixamentos&afins
:huh:
mas de kk maneira parece me k esta ai um belo projecto!!
so o espero e k o ponhas td naked inside! :rolleyes: :rolleyes:
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Rebaixar o 127 é canja!! mas para tal necessito dos seguintes dados:
- distancia entre o pneu e o guarda-lama (altura actual)
- numero de espiras da mola (voltas da mola)
- distancia entre o pneu e o guarda-lama (altura que queres)
Com estes dados coloco aqui uma folha word.doc com as justificações dos calculos e o numero de espiras a cortar em função da altura, ok?
Percebeste os dados de que necessito?
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ahh, quanto ao feixe de molas traseiro, necessitas de dobra-lo no sentido contrario ao da curvatura (a frio!! entenda-se abaixo da temperatura de recristalização +/- 500 ºC) uma distancia (medida no sentido de funcionamento da mola) equivalente ao valor a rebaixar...tá facil? Ok...
Ou fazer uns espacadores com com cerca de 40 mm, que podem ser feitos em varão hexagonal (dá mais jeito para apertar) e com o furo roscado de M10x1.25 se não estou em erro, mas é facil ver, basta tirar uma porca da barrita que imobiliza o fixe, junto ao triangulo...
Em caso de duvida é só contactar, estou à disposição.
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Luke, falando do motor... isso fica pra dps! ^_^
Qto aos pára-xokes, epah... n ando na estrada a pensar k vou bater!... bem sei k acontece qd menos esperamos, mas s vou fazer as coisas a pensar nisso... nem saio d casa!
onde andam as fotos do belo do "70HP"
Referes-te ao meu?!
Bizarro... é interessante k tenhas falado nisso... a minha ideia original era deixá-lo apto a ter bancos atrás e, logo, cinco lugares... mas há bokado tive com o meu irmão a imaginar akilo sem bancos atrás... e como de tarde dei aki uma voltinha com ele assim (a falta de peso faz-se notar, e bem!!! :D) e fikei agradado com o comportamento dele... tou a ponderar andar (por uns tempos...) só com os bancos à frente e a traseira coberta por alcatifa!! :) N, n deixo completamente naked! :P
Pazzo... n imaginas o sorriso k me puseste na cara!!!! :D Deixa-m só ir à garagem k eu trago-te já as medidas k pediste! :)
Abraços
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Ok.
Altura actual: 9,5cm
Nº de espiras: 6 (contei o nº de espiras completas...)
Altura desejada: 3,5cm :P
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Ah, e qt à traseira? com espaçadores fica mais rija? ou tem k ser prensada?... é k se a traseira n ficar rija vou ter mm k lhe tirar os bancos de trás... pq torna-se dificil levar pessoas e n roçar nas cavas... :blink: para além de k n ganhava mt em comportamento... -_-
Bom... pelos meus cálculos, rebaixado com a medida k acima referi, ficaria assim (by Paint Shop Pro):
(http://www.terravista.pt/copacabana/8969/127lado_3.jpg)
Estas são as jantes k tenho pra lhe por.
Opiniões...? pessoalmente n gosto mt das jantes... :(
Abraços
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Aqui está.....as instruções "Step by Step" para rebaixar um carro com molas helicoidais cilindricas. ATENÇÃO!!! para molas com passo progressivo ou cónicas a conversa é outra!!
Se detectarem qualquer falha comuniquem, e se forem vocês a fazer o trabalho, façam-no com cuidado e protejam os olhos e as mãos....
mas deixemo-nos de conversas....ora ai vai!
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não fica assim tão baixo pah isso é look alemão, 6 cms em 127 em bem menos que isso :P
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Agora em relação ao feixe de molas traseiro....
Existem 3 soluções, a citar:
1- ou se usam espaçadores com cerca de 40 mm de comprimento, que se devem fixar no fixe já existente, ou seja, não fará mais do que afastar a barra que suporta a mola, do triangulo.
2- Desmontar e dobrar a mola em sentido contrario de uma distancia igual ao valor a rebaixar (a mesma distância que à frente). Notar que a flecha manter-se-à, só que será noutra posição.
3- Fazer o mesmo que no ponto 2, mas colocando uma terceira lamina, por forma a aumentar a rigidez. A terceira lamina deverá ser mais curta e com as pontas em V.
Esta ultima lamina servirá só para aumentar um pouco mais a rigidez do feixe, diminuindo assim a flecha, fazendo com que os pneus não roçem aquando do transporte de passageiros.
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atenção.. ha 127s que tem a mola traseira com 2 laminas e outros com 3!, num caso das 2 laminas estas são mais grossas no caos de 3 são mais finas
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Obrigadíssimo João!! :)
Agr vamos às perguntas... :P
n – Numero de espiras da mola. Sendo as extremidades planas, considera-se cada uma como meia espira, ou seja as duas extremidades formam uma espira.
Ok... assim sendo acho que são 7 espiras e n 6. É só fazer os cálculos para 7 espiras e com o valor do tamanho da mola, certo?
G – Constante do material. O material continua a ser o mesmo.
Ok, isto tinha como certo... ou seja, a mola vai manter a sua constante de amortecimento e NÃO fico com a suspensão mais rija... certo? :(
atenção.. ha 127s que tem a mola traseira com 2 laminas e outros com 3!, num caso das 2 laminas estas são mais grossas no caos de 3 são mais finas
No meu caso são 2.
Então se utilizar uma terceira lâmina igual a uma das k tenho, fizer o corte e dps as dobrar, fico com ele mais baixo e rijo... ao passo de k só executando um dos passos referidos pelo joão, apenas fico com ele mais baixo, certo?
Obrigadíssimo dd já plas respostas! :)
Abraços
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Pinto, não confundas G e E que são caracteristicas do (Elasticas do material), com K que é a constante da mola, que é dada pela relação entre a carga aplicada e a variação de elongamento ou compressão...
A mola com espiras cortadas fica na realidade mais rija porque se fizeres a relação a que me refiro vez que ficarás com um K maior...
Exemplo:
Desmonta a mola, coloca-lhe uma carga em cima e ve quanto é que ela se desloca (para baixo, né). depois divides a o valor da carga pela distancia deslocada...tens um K
Agora, depois de cortar a mola, coloca-lhe a mesma carga por cima...vê quanto se desloca e depois faz outra vez a relação....obtens o segundo K que é de certeza maior que o primeiro....resultado....a mola está mais rija.....
Quanto ao feixe de laminas traseiro, seria melhor se lhe metesses tres laminas, prensadas por forma a rebaixar o que pretendes....ficará tudo mais duro....mas não é assim tanto....e a condução será melhor.
Quanto as molas traseiras nunca fiz o trabalho na pratida....mas se nas da frente não falhou....certamente que nas de tras também não falhará......espero eu :huh:
Disponham em caso de mais perguntas, estou à disposição :)
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Já agora, se alguem tiver ou souber quem tem, um feixe de 3 laminas, avise porque eu quero um!!!
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;) Mas quem sabe sabe. Gostei muito deste bocadinho embora pessoalmente não goste muito de alterações a veiculos de origem não posso deixar de admitir que é divertido. :lol:
Deixo aqui uma pequenina historia de uma alteração mal feita a um 600d
Seu dono sempre gostou de fiats e tem no seu historial 128 "secato"segundo ele veiculo com alguma genica(Pazzo ajuda-me desconheço este 128 se souberes alguma coisa diz-me)124 st e atual/124 com alterações abartt.
Mas voltando á historia esse amigo colocou no 600 um motor 850s alargou as cavas das rodas e baixou-lhe a suspenção so que mexeu nas molas com um carroceiro(Antigo artificie que fazia carroças sem alterações abartt
:lol: )As folhas de mola partiram num momento critico e o carro parou mas as rodas seguiram o seu percurso para parte incerta.
Moral da historia nada como haver quem perceba do assunto para nos orientar.
:)
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:mellow: já agora...Sei onde para esse 600.
vitima da ganancia do actual proprietario não tem fundo e o tejadilho sofreu o embate de um armario apesar disso esse sr pede 150 mil escudos o que é uma pena pois no estado em que ele esta ninguem lhe pega mas se um dia o quiserem ver... :rolleyes:
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Pazzo.Há proximo de minha casa uma carrinha 128 que talvez tenha esse feixe queres que eu pergunte?
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Iniciado, o "secato" a que o senhor se refere de ser o Zagatto.... :D
Fazer alterações a veiculos de estrada é uma coisa muito divertida mas também muito seria.......um tipo matar-se é um grande problema...agora matar os outros ...acho que ainda é pior.......
Quanto ao feixe de molas, gostaria de saber se ele quer vender ou dar (neste momento é melhor a segunda hipotese) e já agora a barra estabilizadora...também dava jeito... :rolleyes:
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Ops... tens razão... a minha Física já n é o k era... :mellow: mas pó próximo semestre bem k vou treiná-la... :wacko:
Amanhã vou buscar o Surf k comprei e kero ver s este sábado trato das lâminas! :)
Será dificil retirar do feixe completo apenas uma das lâminas e acoplá-lo às outras? Espero k n...
Assim k este xegue, vai fikar em cima de 4 tijolos para lhe cortar as molas tb! :P
Tou mm a acabar de recuperar o interior, pelo k este fim-de-semana já passo para o exterior... mas quero ver s entretanto lhe apronto a suspensão. :)
Abraços e mais uma vez obrigado! :)
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:D Pois Zagatto já me diz qualquer coisa há por ai uns ralys perdidos na historia papados por esses meninos porem não tenho dados tecnicos sobre o bichinho ^_^ Sabes alguma coisa?
Quanto as folhas vou perguntar amanhã.O carro tá abandonado junto de uma oficina num estado deploravel mas parece completo.
Domingo apareces no padrão?
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Pessoal...este domingo n pode haver encontro..pq é o dia europeu sem carros. Duvido k nos deixem passar para lá :angry:
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Hmm... segundo o k ouvi ontem do presidente da CML, Lisboa n vai aderir ao dia europeu sem carros... :P
Abraços
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então é tirar isso a limpo!
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ahh! espero bem k n adira :P
A malta ker é carburadores a roncar :D
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Viva,
Se tem sustos com a traseira façam como eu. Pneus Hankook. São ultra macios (duram qq coisa entre 15 e 20.000 kms) mas o carro vira antes de escorregar !! :P
Gonçalo
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eu montei uns Yokohama S306 e não tenho queixas :) mas também usava um camber manhoso (3º30') hoje em dia ainda ando com eles (mas com mais calma porque a suspenção do super não ajuda) quase depois de 30k kms mas os da frente estão um pouco maus devido ao camber, mas sinceramente.. o carro fica com uma seguração TREMENDA e mesmo que seja de 20000 em 20000 kms.. montar 2 pneus novos.. não é assim muito caro e sempre se curva com MUITA alma :D
[!--EDIT|Luke|Sep 23 2002, 02:37 PM--]
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bem quanto as jantes que tens para por eu tb n as acho mt bonitas sao mt simples, n tem aquele ar "racing"..... :mellow:
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quais? as raiadas ou as em estrela?
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em forma de estrela as k tao na montagem do carro dele
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Boas!
Bizarro, é exactamente essa a minha opinião... são mt "softs"... :mellow:
Bom, mas já tenho news do rebaixamento! :)
Chegou o Surf e no dia seguinte ficou logo com a traseira rebaixada +/- 15cm... tirei-lhe as lâminas!! :lol: :lol: Àkilo é k eu chamo look suspensão partida!
Agora tenho k tirar as minhas tb e fazer a artimanha de juntar 3 (ao invés d apenas 2 originais) para posteriormente prensar. :)
Qto à parte da frente, já cortei as molas do Surf e já as montei de novo.
Cortando 2 espiras (tendo em conta k a primeira tem menos de metade da altura para ficar na horizontal e encaixar no prato) fikei mm com a altura k keria: agora o pneu tá a 3 dedos da cava da roda! :) Mm assim... tlvz um pouco mais n ficasse mal......
Agr tenho é k experimentar no meu (k tem os amortecedores em bom estado) e ver realmente se vale a pena (s ficou mais duro, ou n) ou se o benifício é só estético!... Espero sinceramente k valha a pena... pq esteticamente fica excelente!! :P
E por agr são as novidades k tenho, relativamente às suspensões...
arrivederci! :)
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tenho de ver isso :)
mas estou mais curioso pela suspenção traseira