Fiatistas
Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: Lunatic.mind em 20 de Julho, 2020, 19:34:19
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Boas.
Fui hoje ver um uno 60s, parado em garagem a 4 anos, o carro parecia impecável a vários níveis, chapa, pintura, interior praticamente quase novo.
Como tinha os pneus ressequidos e de jante no chão, vi me a rasca para andar 50 centímetros para a frente, as rodas a frente patinavam mas atrás não descolavam, alguém me ajuda o que poderá ser?
Outro ponto, e este preocupa me mais, a água assim que abri o depósito estava já cheia de ferrugem, ao puxar por ele para o tirar do sítio( pegou que nem um relógio), do nada, começa a bazar água por baixo do carro, de capô aberto, o tubo de metal da refrigeração que passa por trás do coletor abriu um rasgo enorme e toda a água saiu por ali.
Precisava de saber qual a opinião aqui do pessoal, qual a solução, se gasto muito ou pouco a arranjar, e também pelas a fotos que aqui vou deixar em baixo, uma opinião. O carro vai servir para parar o Alfa e fazer 40/50 kilometros diarios.
Obrigado a todos.
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Boas.
Fui hoje ver um uno 60s, parado em garagem a 4 anos, o carro parecia impecável a vários níveis, chapa, pintura, interior praticamente quase novo.
Como tinha os pneus ressequidos e de jante no chão, vi me a rasca para andar 50 centímetros para a frente, as rodas a frente patinavam mas atrás não descolavam, alguém me ajuda o que poderá ser?
Outro ponto, e este preocupa me mais, a água assim que abri o depósito estava já cheia de ferrugem, ao puxar por ele para o tirar do sítio( pegou que nem um relógio), do nada, começa a bazar água por baixo do carro, de capô aberto, o tubo de metal da refrigeração que passa por trás do coletor abriu um rasgo enorme e toda a água saiu por ali.
Precisava de saber qual a opinião aqui do pessoal, qual a solução, se gasto muito ou pouco a arranjar, e também pelas a fotos que aqui vou deixar em baixo, uma opinião. O carro vai servir para parar o Alfa e fazer 40/50 kilometros diarios.
Obrigado a todos.
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Fotos(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200720/70f290f992c1ed14fc25c78024c2070d.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200720/f872e5373a8503d01bd801d050ce5142.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200720/88f7c5c534070f34b024e229db7e4200.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200720/8755542a76f985ea1b17d72b5f9b1aa1.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200720/e2792be33f66fbce2e62391bfd1798e4.jpg)
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Desde já te digo fantástica compra, meus Parabéns!!!
Mas agora esse menino precisa de uns mimos urgentes.
Mudança óleo + filtro;
Mudar filtro de ar e de Gasolina
( dependendo da quantidade de gasolina no deposito remover a mesma pois ja deve tar podre...)
Mudança óleo de travões + sangrar todo o sistema;
Ver se as polis ( travões de trás) não estão colados + ver bombitos se não esta nenhum rebentado ( responsável pelo bloqueio das rodas de trás);
Mudar correia de distribuição + correia de acessórios;
Mudar o tudo de agua ( que é se ferro e apodreceu) que esta a frente do bloco e é onde liga o tubo de borracha que vai para o radiador;
Sangrar sistema se refrigeração e por novo anticongelante ( recomendo lavar com agua corrente, depois colocar 1 anticongelante do hiper) andar 500km ou 1000km, e substituir por paraflu11) ;
Já que o barro (água) do radiador já saiu toda, eu aproveitava para lavar o mesmo fora do carro, tentar tirar o máximo de barro la de dentro.
Distribuidor, pelo aspecto da válvula de avanço, verificava se a mesma estava boa...
Tampa do deposito do óleo de travões, falta uma borracha... e falta a tampa do deposito do limpa vidros ( se precisares acho que tenho novas para venda )
Uma boa lavagem exterior, uma muito boa aspiração interior...
Verificar as lâmpadas... todas...
Se estas a pensar em ser tu a fazer todas estas operações, muita atenção com os travões!!!
Qualquer duvida apita!!!
JM
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E de um tubo novo de borracha que liga ao tubo de metal e ao radiador( o que se estragou).
JM
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Ora,... penso que tenha ai um carro que vale a pena meter como deve ser.
A nivel de gastos, esta sera a fase mais dispendiosa no entanto creio que o material a aplicar nao sera caro.
Ja lhe foi dito o que fazer e nao vou estar a repetir. portanto, n minha opiniao, avance e duvidas ou problemas que surjam ha sempre quem ajude. :t_up: :charge:
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Bom dia, e muito obrigado pelas respostas/ajuda, sempre gostei imenso de mecânica, tenho imensa pena de nunca ter estudado mecânica, mas é algo que era para ter começado a fazer este ano, mas o covid estragou me os planos, então decidi comprar um professor de mecânica, esse professor vai ser o uno, já fiz algumas intervenções nos meus alfas, tipo mudar termostatos, limpezas de refrigeração, mudar a travagem a frente, etc, mas nunca aprofundei muito, então agora no uno, antes de o meter a andar vou eu tentar fazer tudo nele, com calma, tenho no máximo até ao final de setembro para fazer tudo, pois o Alfa tem inspecção até setembro e é nesse mês que o quero parar no máximo.
Como ainda estou a aprender:. Essa válvula, podiam me falar mais sobre ela, onde fica e o que fazer com ela?
Quanto a troca das correias, sei que nestes carros o ponto do motor e algo irrelevante, é só mesmo só aliviar o tensor/polies e meter a nova correia?
Correia de acessórios? Também é fácil de mudar?
Quanto a refrigeração não me preocupo muito, tenho a certeza que será fácil mudar, tanto que quero mesmo tirar tudo para fora e fazer uma limpeza á seria naquele radiador. Sei que o tubo de borracha estava com mau aspeto a vista, mas eu ontem em casa do rapaz tirei para fora e o tubo estava em bom estado, apenas o de ferro tenho mesmo de trocar, agora não sei onde arranjo um novo, sucata?
Quanto aos travões atrás, nunca mexi em tambores, vai ser algo feito com mais calma e vou deixar para o fim. Tanto que para transportar o carro para dentro da garagem vai ser com carrinhos por baixo dele.
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Bom dia
Se vais ser tu a fazer, esse é um bom professor ;)
O tubo de ferro ainda se arranja novo, pelo menos na concorrência ( não sei se na FIAT ainda há a venda, é uma questão de perguntares numa casa de pecas que venda peças originais. Apesar de ultimamente achar que na origem as peças para o uno estão a ficar excessivamente caras).
Quando fores fazer a limpeza do circuito de refrigeração não te esqueças do circuito da sofagem, se o radiador tinha barro é bem possível que os tubos que levem anticongelante para o radiador da sofagem estejam entupidos.
Da experiência que tenho, é desmontar do carro, ( com um pouco de trabalho dá para desmontar sem tirar a consola da sofagem do carro) e desentupir cá fora... eu usei um tudo VD16 que é a medida muito aproximada. Vê também se o manipulo do ar quente não esta preso. Se tiver é o mesmo, obstruído pelo barro, também dá para desentupir mas já da mais trabalho, se a tirares compra oring/vedante novo numa casa de borrachas ( leva o velho)
A válvula que falava é a que fica no cimo do distribuidor ( vê a foto) . Se reparares tens uma mangueira lá ligada; desliga essa mangueira, liga uma outra e faz vácuo nessa mangueira. Se sentires a prende/ ( ou seja chega a um ponto que não consegues fazer mais vácuo) a válvula esta boa; se não conseguires fazer vácuo a válvula esta rota e tem se ser substituída.
Nota: apesar de aparentemente serem todas iguais ( as do 45s e do 60 , existem diferenças pois os avanços que os distribuidores fazem são diferentes) se tiveres alguma questão envia-me PM
JM
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:fiat:
Avanço de distribuidor :
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:fiat:
Tubo de agua : 7634934
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:fiat:
Quanto as correias, as de acessórios, no teu carro, só deve de ir da poli da cambota ao alternador; desapertando o alternado ( aliviando os 2 parafusos) consegues tirar a correia e em uma loja de peças comprar uma igual.
A correia de distribuição, como em todos os carros, tem ponto, neste caso 2, ou seja a árvore de cams e a cambota ambas tem de estar a ponto. Esta correia é tencionada por um esticador, que também deves de ver se já faz barulho, e também acciona a bomba de água...
Tens diversos vídeos on-line onde podes ver os pontos, e acho que mesmo aqui no forum existe um DIY a ensinar.
Dá 1 olho aqui : https://pmmonline.co.uk/technical/how-to-fit-a-timing-belt-on-a-fiat-panda/
Qualquer duvida apita
JM
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Epah, muito obrigado pela a ajuda!
Só tenho a falar bem deste forum!
Atenção ainda não tenho carro. Estou a negociar, o rapaz como não está com pressa para o vender, talvez espera mais uma semana ou duas e tento ir ver mais alguns. Apenas me interessa o 45 e o 60. Podem não acreditar, mas só procuro no máximo negócios até 150/200 euros, este senhor estará despachar o carro por 150, mas já o negociei para 120.
Outro ponto sobre esse carro. Ele tem a linha de escape com a panela atrás sem ponteira, isto é, a solda da ponteira partiu e ficou com brutal buraco na panela, o carro ronca que é um abuso ahahah, e também manda rateres com chamas de 30/40centimetros que é coisa parva! Não é que eu não goste de o ouvir assim, sempre tive um fraquinho bem forte, ahaha, por roncos italianos. Mas também não é preciso ser tão abusado. Os rateres é normal por ter a ponteira assim ou tem a haver com mais alguma coisa?
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Pelas minhas pesquisas já vi que talvez vá ter de mudar o módulo de ignição, porque ao fim do carro estar um bocadinho mais quente a rotação vinha abaixo. Onde se arranja um módulo desses?
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Dar raters nao é por causa da ponteira de escape. É gasolina a mais (mistura rica)!!! :D E divertido, mas nao muito aconselhavel se quer que o professor dure algum tempo.
Quanto a peças, se nao encontrar por aqui alguem que lhas possa arranjar, pelo que tenho visto ainda nao sao muito complicadas de encontrar. É uma questao de procurar pela net se nao encontrar em lojas de peças.
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Então o que posso fazer quanto a essa mistura rica? Eu acho engraçado, mas sei que pode danificar, não me importo que mande, mas não com tanta frequência.
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Bom dia :fiatistas:
Contando que esse carro é mesmo um 60, ( depois já percebes o porque ) a regulação da mistura é feita pelo carburador; é feita por um parafuso de afinação; contudo esta afinação, para obteres uma mistura esotérica tem de ser feita (para ficar bem feita) com o auxilio de um analisador de gases de escape.
Neste caso concreto em que não sabes (ainda) o estado do distribuidor (do avanço, modulo e tampa, pelo menos), velas e cabos de velas, sou da opinião que antes de mexeres no carburador, deves de validar o estado de todos os componentes que indiquei, pois cada um deles pode ter a sua 'cota' parte no problema.
Quando indicaste em cima que o Modulo estava com problemas foi porque ? Qual foi o sintoma identificaste ?
Foi o carro ir abaixo a quente? depois de uma aceleração, a voltar a 'idle' desliga-se?
Os módulos são possíveis de comprar em qualquer casa de peças, há diversos fabricantes, contudo da experiência que tenho, já com varias marcas,
a longevidade maior continua a ser da Magneti Marelli BKL4A (contudo malta do forum aqui pode comentar experiências)...
Pesquisa bem on-line pois encontras muita variedade, de marcas e preços....
Eu pessoalmente encomendei de Itália que neste momento tem a vender a 25,60€ + 5€ porte ( excelente preço) -> https://www.ebay.co.uk/itm/170608316538
Depois disso, sem sombra de duvida passar numa casa de escape e por um conjunto de panelas novas. ( acredito que ronde para ai os 30 a 45€ ).
Se o uno fosse um 1.1 já não existia carburador mas sim um injector controlado pela centralina.....
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Bem,... vim so ler os comentarios,... Ja está tudo dito. Bem dito por sinal. :sombrero: :t_up:
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Sim, muito bem explicado!
Isto do uno está complicado para o ir buscar, queria que ele tivesse a andar no máximo até ao final do mês de agosto, mas sendo assim já estou a ver que vai andar só lá para o final de setembro, ainda tenho muita coisa a fazer nele, não vou conseguir fazer tudo este mês ... €€€...
O Alfa vai continuar a andar mais uns tempos coitado... Aproveito e vou aqui deixar uma foto da bela :D
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O 147 é de um colega, o 156 é o meu. Este 156 mais tarde vai agradecer imenso ao Fiat uno pelo o descanso que vai ter e pela revitalização :D(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200723/399a6555f7dbd8df7c0f3b33e170329a.jpg)
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Grande Maquina :alfa:
Mas ainda assim não deixo os meus Uno's por nada!!!
Se aparecerem mais duvidas quando fores buscar o :fiat: avisa....
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:t_up:
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Estou de volta!
Depois de desistência de venda da parte do proprietário lá tive de começar a procurar um outro veículo. Como foi mês de agosto, férias que significam mais tempo, foi o contrário, muita falta de tempo, acabei por não fechar negócio com ninguém.
Esta semana o Sr do uno voltou a contactar, novamente interessado em vender e em modo desespero, consigo ir buscar o carro por 70€!
Visto que já parei o Alfa (de obriga, rolamento de enconsto foi se) e agora ando pé e a boleia do Clio da mulher estou a preparar tudo novamente para o ir buscar. O que me tem causado duvidas é as peças.
O tal tubo que passa entre o coletor e o bloco, no auto doc, simplesmente não existe para a matrícula do carro, mas se procurar esse tubo por exemplo para um 1.0 fire já encontro.
Serão diferentes os tubos?
Obrigado pela a ajuda e desculpem o desaparecimento.
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No auto doc se procurar bem existe la um campo que são as compatibilidades. Consulte esse campo enquanto nao aparece alguem a esclarecer a sua duvida.
Consulte tambem outras lojas online tipo oscaro.pt e outras mas tenha sempre em atenção que muitas das lojas que aparecem acabam por pertencer ao mesmo grupo apenas muda o nome da loja. Se perceber que pertencem ao mesmo grupo nao perca tempo e consulte outra loja.
:t_up: