Fiatistas

Tecnica => Projectos / Alterações / Preparações / Tuning / Som e Imagem => Tópico iniciado por: smokeme em 07 de Abril, 2006, 17:39:55

Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 07 de Abril, 2006, 17:39:55
Como isto têm vindo a ser uma pergunta constante no forum e eu perdi muita informação devido a uma falha do disco do meu pc, decidi fazer um topico sobre cada coisa :t_up:

Aqui ficam os modelos com travões compativeis entre si (só da frente)

Fiat 131 -
Fiat Uno turbo -240mm ventilados
Fiat Uno turbo -284mm upgrade kits (várias marcas)
Fiat Punto GT -257 mm ventilados
Fiat Regatta -257mm discos solidos
Fiat Tipo -257mm ventilados
Fiat Dedra -257mm ventilados
Fiat Tempra -257mm ventilados
Fiat Argenta -257mm ventilados
Lancia Delta HPE -257mm
Fiat Tempra 1.9TD -240mm

Compativeis:

127
Cinquencento
Seicento
Uno
Y10
Punto
Panda


um update graças ao Lancisti

alfa 155 com bomba central de travões de maior débito (2mm a mais)
compativel com
dedra
delta
tipo
& so on

Tenho de restructurar esta lista para se perceber melhor...
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: darth vader em 22 de Abril, 2006, 17:59:59
era giro o 39 com os travoes do Uno turbo  :d_naughty: mas não dá né  :buaaa:  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 22 de Abril, 2006, 18:32:44
Citar
era giro o 39 com os travoes do Uno turbo  :d_naughty: mas não dá né  :buaaa:
É uma questão de vêr, agora ainda tenho umas outras coisas primeiro mas quando poder logo dou uma olhadela.
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: darth vader em 22 de Abril, 2006, 21:42:05
thanks :d_naughty:  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: tozepingas em 23 de Abril, 2006, 14:21:19
só para acrescentar..
punto GT- ventilados 257 mm
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 23 de Abril, 2006, 14:47:15
Citar
só para acrescentar..
punto GT- ventilados 257 mm
Obrigado pela informação :t_up:


Update feito :t_up:

Citar
era giro o 39 com os travoes do Uno turbo  :d_naughty: mas não dá né  :buaaa:

As pinças e discos do Delta HPE montam certinhos na frente do Cinq 39
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: darth vader em 23 de Abril, 2006, 21:59:26
:omg:  :omg:  :omg: . acho que vou a um ferro velho que há aqui perto que vi lá um  :d_naughty:  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: spayz em 23 de Abril, 2006, 22:04:59
e no panda quais sao os mais certos para por la?
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 23 de Abril, 2006, 22:24:37
Citar
e no panda quais sao os mais certos para por la?
Não consigo encontrar o offset do Panda :buaaa:  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: spayz em 23 de Abril, 2006, 23:50:15
e sabes o tamanho dos de origem?
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 24 de Abril, 2006, 00:15:59
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e sabes o tamanho dos de origem?
de 80-93 é

Diameter: 227.5mm, Thickness: 11mm, Bore: 62mm

de 93-98 (1108cc)

Diameter: 240mm, Thickness: 11mm, Bore: 59mm

O Panda novo tem discos de 257mm na frente e 240mm atrás nos 4X4 e 240mm na frente e tambores atras.
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: spayz em 24 de Abril, 2006, 03:35:56
tenho k ver bem isso para ver quais e k seram melhores para adaptar ao meu.
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: DevilRoad em 24 de Abril, 2006, 07:50:34
se quiseres manter as jantes de 13 só podes ir até aos 240mm, os de 257 já requerem jante 14 ;)
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 24 de Abril, 2006, 10:52:38
acho que não..... smoke à rececção!!!
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 24 de Abril, 2006, 17:45:42
Citar
acho que não..... smoke à rececção!!!
eu penso que sim, o Turbo ie tem de 240mm e jantes de 13 mas o Punto GT com 257mm já usa de 14....

agora é só procurarem se de facto serve jantes de 13 no Punto GT :P

no meu preciso jantes de 18 para ficar como eu quero :buaaa:  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 24 de Abril, 2006, 18:03:08
tu no teu pandareco n tens travões de GT com 13"?
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 24 de Abril, 2006, 18:06:14
Citar
tu no teu pandareco n tens travões de GT com 13"?
mas eu uso slicks com espaçadores, nesse caso as pinças ficam por dentro e não dentro da jante.

Na estrada seria ilegal sem abas nas rodas :t_up:  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 24 de Abril, 2006, 18:06:55
uhmmm oki
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: darth vader em 24 de Abril, 2006, 21:27:19
Quer dizer que o 39 tendo jante 13 tá tudo lixado  :boxe:  :buaaa:  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 24 de Abril, 2006, 21:58:45
Citar
Quer dizer que o 39 tendo jante 13 tá tudo lixado  :boxe:  :buaaa:
Podes usar travões até 240mm sem problemas :t_up:  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: spayz em 25 de Abril, 2006, 00:34:25
e quais serao os travoes melhores, os do punto 75 ou do uno turbo i.e, se e k algum deles da para por no panda?
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: jakesshumi em 25 de Abril, 2006, 13:34:28
Eu no meu adaptei os do turbo ie,foi persiso alterar a furação das mangas de eixo e o suporte onde aperta os amortecedores,como a furação é mais curta entre os dois buracos se não estou em erro 2 cm,é preciso curtar um bocadinho no suporte onde aperta o amortecedor por causa da cabeca do parafuso que aperta o suporte da bomba,isto á frente,a tras para alem de ter de levar os rolamentos do turbo ie ou então umas aninhas ,visto que o cabecote onde aperta a roda é mais grosso nos discos que nas cintas,tem tambem de se cortar um pouco o suporte do amortecedor presisamente pelo mesmo problema da frente.
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 25 de Abril, 2006, 13:39:58
segundo consta não precisas de trocar a manga de eixo, só é preciso substituir o suporte das pastilhas e a pinça

estou enganado?
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 25 de Abril, 2006, 13:44:03
Citar
segundo consta não precisas de trocar a manga de eixo, só é preciso substituir o suporte das pastilhas e a pinça

estou enganado?
Yup...mas sabes que existe malta que faz dieta para vestir umas calças em vez de comprar umas maiores :P
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: darth vader em 25 de Abril, 2006, 17:42:31
nao me falem em dieta  :buaaa:  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 25 de Abril, 2006, 17:50:31
Citar
nao me falem em dieta  :buaaa:
Eu por acaso gostava de saber como se engorda (lol)  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: spayz em 25 de Abril, 2006, 18:23:26
entao vou passar ai nas sucatas para saber o preço das pinças e adaptador para o turbo i.e.
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 25 de Abril, 2006, 20:16:31
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entao vou passar ai nas sucatas para saber o preço das pinças e adaptador para o turbo i.e.
Pelo que disseram presumo que as pinças do turbo ie ao contrario do GT têm o adaptador incorporado :t_up:  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: spayz em 25 de Abril, 2006, 20:18:30
axam k e seguro comprar as pinças na sucata?

tou sujeito a comprar umas estragadas.
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 25 de Abril, 2006, 20:31:27
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axam k e seguro comprar as pinças na sucata?

tou sujeito a comprar umas estragadas.
se ainda tiverem no carro fazes o teste :t_up:  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: spayz em 25 de Abril, 2006, 20:37:23
vai ser dificil encontrar as pinças do turbo i.e, ainda mais montadas no carro.
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: jakesshumi em 26 de Abril, 2006, 10:16:10
De facto não é facil encontrar esse material e quando aparece é caro eu na altura de pelas mangas de eixo com pinças e tudo 250euros e vime á rasca para as arranjar,foi um amigo que as arranjou em Aveiro .
Tens sempre epotese de as rectificares se estivem estragadas.
Como já disse anteriormente as mangas de eixo sao diferentes,tens sempre hipotese de montar as mangas de eixo do uno,mas isso obrigate a montar tambem os amortecedores e molas do mesmo porque o aperto do mesmo é diferente.
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 26 de Abril, 2006, 12:40:08
NÃO é preciso trocar as mangas de eixo!
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: spayz em 26 de Abril, 2006, 14:44:33
ha ai pessoal k pos os travoes do turbo i.e no 127, e foi so aplicar as pinças mais nada.
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: jakesshumi em 27 de Abril, 2006, 09:49:32
Sim de facto nos 127 e nos a112 os travoes do turbo ie é so montar,porque é tudo igual nos panda a coisa não é assim.
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 27 de Abril, 2006, 10:13:18
o smoke tem uns no panda dele e não consta que tenha trocado as mangas de eixo
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 27 de Abril, 2006, 13:13:03
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o smoke tem uns no panda dele e não consta que tenha trocado as mangas de eixo
eu tenho a caixa do turbo ie mk1, transmissões e cubos de um GT (transmissões são mais curtas do que de origem) :t_up:

Não sei o que é mangas de eixo :P
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 27 de Abril, 2006, 14:16:14
mangas de eixo é onde se monta o suporte das pastilhas na frente, onde ligam os terminais de direcção
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 27 de Abril, 2006, 14:23:31
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mangas de eixo é onde se monta o suporte das pastilhas na frente, onde ligam os terminais de direcção
eu tenho a de origem mas foi preciso furar para as pinças servirem (os buracos das de origem e as do GT eram uns mm diferentes :t_up:  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 27 de Abril, 2006, 14:31:18
uhmmmm então ha duas soluções... manter a manga de eixo alterando os furos, ou metendo a manga de eixo do outro carro e transformando o resto

estava enganado

um sitio onde a regra da produção em massa não funca
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: spayz em 27 de Abril, 2006, 15:03:02
mas para mudar as mangas para as do uno dps os encaixes do amortecedor ñ sao iguais?
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 27 de Abril, 2006, 15:21:55
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mas para mudar as mangas para as do uno dps os encaixes do amortecedor ñ sao iguais?
isso não sei...o meu tem coil overs :d_finger:  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: jakesshumi em 27 de Abril, 2006, 15:51:16
Eu já tinha dito como se poderia fazer. :pimba:  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 27 de Abril, 2006, 16:13:46
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Eu já tinha dito como se poderia fazer. :pimba:
yup mas como sabes muitos não se dão ao trabalho de lêr o topico todo (lol)  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: spayz em 27 de Abril, 2006, 16:41:38
eu li o topico todo, mas ele diz k tem as mangas de eixo do turbo, mas tb diz k teve de alterar a furaçao delas, as pinças ja veem preparadas para akela manga de eixo. so precisa alterar o encaixe do amortecedor.
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: jakesshumi em 28 de Abril, 2006, 23:12:25
«Eu no meu adaptei os do turbo ie,foi persiso alterar a furação das mangas de eixo e o suporte onde aperta os amortecedores,como a furação é mais curta entre os dois buracos se não estou em erro 2 cm,é preciso curtar um bocadinho no suporte onde aperta o amortecedor por causa da cabeca do parafuso que aperta o suporte da bomba,isto á frente,a tras para alem de ter de levar os rolamentos do turbo ie ou então umas aninhas ,visto que o cabecote onde aperta a roda é mais grosso nos discos que nas cintas,tem tambem de se cortar um pouco o suporte do amortecedor presisamente pelo mesmo problema da frente.»

Eu não digo que tenho as mangas de eixo do turbo ie ,mas sim os travões,o que eu digo é que é presiso alterar as mangas de eixo do panda para poder montar estes travoes.
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: spayz em 29 de Abril, 2006, 00:47:33
ok, obrigado.
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: jakesshumi em 04 de Maio, 2006, 15:35:09
ORA UMA FOTO DOS MEUS TRAVOES(http://img295.imageshack.us/img295/2030/panda636hb.jpg)
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: darth vader em 04 de Maio, 2006, 19:14:28
:omg:  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: darth vader em 06 de Maio, 2006, 21:37:03
se souberem de alguma coisa para mim digam-me  :palmas:  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Pioneer em 16 de Maio, 2006, 10:22:58
Ora, Ora...

Mas o ppl so faz alteraçoes de travoes em pandas, em cinq e em puntos???

Entao e as Palios  :buaaa:

Keria alterar os meus travoes e tou à raskinha...  :help:

Ahhhh, o q eu dava por uma dikazinha
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: jakesshumi em 16 de Maio, 2006, 10:45:38
Pioneer não tenho a certeza mas talvez os do punto gt te resolvam o problema.
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Tiffosi em 16 de Maio, 2006, 11:16:44
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Ora, Ora...

Mas o ppl so faz alteraçoes de travoes em pandas, em cinq e em puntos???

Entao e as Palios  :buaaa:

Keria alterar os meus travoes e tou à raskinha...  :help:

Ahhhh, o q eu dava por uma dikazinha
A tua Palio como é recente deve ser a gasolina e esse modelo não sei como é, mas o modelo anterior a diesel tem discos ventilados à frente, talvez possas substituir, não sei se ajudei alguma coisa
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: rcsilva em 01 de Junho, 2006, 15:03:14
Boas.

Será que alguem tem em pdf o funcionamento do sistema de travagem do Panda e do Turbo ie?
Andei a procura na net mas n encontro do panda :P
Abraço,
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: darth vader em 11 de Julho, 2006, 19:16:22
já aora, voltando á vaca fria, eu no sport posso usar até 240mm ou seja o do delta HPE (1300?) ou os do uno turbo certo? os do punto gt tem de se fazer alterações, foi isso que percebi? (já tou baralhado  :spank: )
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 11 de Julho, 2006, 19:23:52
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já aora, voltando á vaca fria, eu no sport posso usar até 240mm ou seja o do delta HPE (1300?) ou os do uno turbo certo? os do punto gt tem de se fazer alterações, foi isso que percebi? (já tou baralhado  :spank: )
Punto GT precisa de usar jantes de 14"...é a unica diferença na alteração :t_up:  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: darth vader em 11 de Julho, 2006, 20:45:34
somekeme mas eu para procurar o travoes do lancia delta é o 1300?
travoes do fiat uno turbo deve ser dificil..
é só chegar e meter?
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 11 de Julho, 2006, 21:45:58
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somekeme mas eu para procurar o travoes do lancia delta é o 1300?
travoes do fiat uno turbo deve ser dificil..
é só chegar e meter?
Nunca vi um carro desses em detalhe....dai não te posso responder... :deal:

tens de te lembrar que os discos tambem usam offsets.... :t_up:  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: darth vader em 12 de Julho, 2006, 21:48:26
thanks  :t_up:  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: paulo seicento em 22 de Setembro, 2006, 18:58:45
:fiatistas: Aqui vai uma dica mas que tem que ser investigada.O meu mecanico que já tem40 anos de FIAT e foi um mec.assistente do SENHOR MARKU ALLEN certo dia disse que para melhorar os travoes do meu punto sport de 98 dava os da marea isto é bombas e discos. :uikabom:  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 23 de Setembro, 2006, 00:33:14
ya.... discos maiores.... mais area de contacto... maior poder de travagem ;)
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: spayz em 28 de Setembro, 2006, 14:57:09
pessoal alguem teem um panda selecta, é k o panda selecta leva discoas de 240x12x46 ao contrario dos meus 227x11x46, e precisava de saber se dao em jante 13? e se dao nas maxilas do meu?
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 28 de Setembro, 2006, 16:22:24
nas maxilas até podem dar.. nos apoios delas digo-te categoricamente que não
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: spayz em 29 de Setembro, 2006, 11:26:14
nos apoios como assim?
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 29 de Setembro, 2006, 11:29:44
tens o cubo da roda... depois tens um apoio/suporte das pastilhas... esse suporte não dá de certeza!
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: spayz em 29 de Setembro, 2006, 11:34:09
era isso k eu pensei k o disco ñ passa nessa parte, pk o k la esta so teem meio centimetro de distancia.
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: MGConcept em 09 de Dezembro, 2006, 22:24:28
Boas

Tenho uma duvida,os travões do turbo i.e. mk1 são iguais aos do mk2?
São para meter num 127 e aranjo os 2,qual o melhor?
Que kits existem para melhorar estes,sempre dentro dos 240mm.

Se alguem poder responder agradecia :uikabom:  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 10 de Dezembro, 2006, 00:03:58
são iguais.. arranja os dois e cede-me um deles :P
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: MGConcept em 10 de Dezembro, 2006, 14:41:58
Boas

Assim que tiver os do mk2 digo-te onde estão os do mk1 :d_evil:
Agora queria saber que marcas tem discos vintilados/ranhurados/perfurados para melhorar e se alguma marca tem tambem pinças que melhorem o sistema.

 
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 11 de Dezembro, 2006, 08:45:41
eu compro sempre bradi, são iguais aos brembo mas mais baratitos :)

na transformação que vais fazer, basta-te fazeres uma revisão ao material. não necessitas de pinças "xpto" n te esqueças de proverbial repartidor manual ;)
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: MGConcept em 11 de Dezembro, 2006, 09:53:29
Boas

E o material de origem do turbo i.e. chega para para o 127 com cerca de 90cv 8valor pretendido para a 1º fase de desenvolvimento do motor)?
Mesmo assim gostaria de por uns discos ventilados/perfurados/ranhurados,quais as marca?
Pinças se não é necessario ficam as de origem.
Repartidor,de que marca?
Tou a ver que tou muito "verde" na andança das preparações :help:  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 11 de Dezembro, 2006, 10:44:03
os travões do turbo i.e. travam mt bem os turbinas e eles iam até 120cavalos de fabrica dependendo da versão :)

adiciona-me ao msn :)
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: low_raider em 11 de Dezembro, 2006, 11:26:30
MGconcept temos k falar em relaçao a esses travoes :)
eu dou-te umas dicas, e depois fala-mos dos travoes uns para ti e outros pra mim :)
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 11 de Dezembro, 2006, 12:15:17
tira numero :P eu cheguei primeiro :P
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: low_raider em 11 de Dezembro, 2006, 13:07:59
ok
 faze-mos assim, se estiver para os teus lados ficas tu com eles , se for para os meus fico eu :P
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 11 de Dezembro, 2006, 15:10:36
tira numero :P :D
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: darth vader em 11 de Dezembro, 2006, 19:19:28
Citar
tira numero :P eu cheguei primeiro :P
 (lol)



se quiserem acho que ainda tenho um contacto de um gaijo do porto que vendia uns do mk1 baratos.


os meus já cá cantam  :d_naughty: . Montagem proximo sábado  :d_grin: . tem é de levar espaçadores por causa das bombas  :d_grin:  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 12 de Dezembro, 2006, 04:50:45
uhmm?
espaçadores? why on earth!?
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 12 de Dezembro, 2006, 18:48:09
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uhmm?
espaçadores? why on earth!?
espaçadores para as pinças não tocarem nas jantes... pelo menos presumo que seja por isso...
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 13 de Dezembro, 2006, 09:24:27
se ele usa jantes de turbo i.e. ..... n faz sentido... ou isso bate-te nos amortecedores?
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: darth vader em 14 de Dezembro, 2006, 22:25:11
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uhmm?
espaçadores? why on earth!?
espaçadores para as pinças não tocarem nas jantes... pelo menos presumo que seja por isso...
 :t_up:  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: darth vader em 14 de Dezembro, 2006, 22:26:30
as jantes são do turbo ie, como estão na foto.
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 15 de Dezembro, 2006, 16:33:03
leste o meu post seguinte?

ouve la... oh meu artolas :P que faço ao cinquecento? guiso com batatas? :P
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Ruibadboy em 07 de Janeiro, 2007, 16:00:17
Tenho um Bravo 1.4 12v e vem com disco simples á frente, em que mais dia menos dia, terei que trocar pastilhas e disco, mas quero uma travagem, mais forte, será que dará para colocar as pinças(e mais não sei o quê?!?!?!) já com discos ventilados, do Punto GT? Ou até mesmo de um Bravo comercial, visto que já vem com disco duplo, cumprimentos.
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Silvaglorioso em 04 de Fevereiro, 2007, 18:28:40
Então k travões posso por no Mirafiori?
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 04 de Fevereiro, 2007, 22:32:45
atras, 124, 125, 132
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Enviado por: x-relax em 26 de Maio, 2007, 19:07:33
o meu seicento tem travões tarox prefurados e pastilhas ferodo racing, é brutal a travar, curtia k o ponteiro subisse á mesma velocidade k quando travo.lol
 
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Enviado por: PeteCunha em 27 de Maio, 2007, 13:29:14
eu tou a pensar comprar uns discos brembo max (ranhurados) e umas pastilhas ferodo premium... isto á frente... será uma boa escolha?
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Enviado por: LB em 27 de Maio, 2007, 14:13:12
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eu tou a pensar comprar uns discos brembo max (ranhurados) e umas pastilhas ferodo premium... isto á frente... será uma boa escolha?
As pastilhas Ferodo são bastante rijas;

Os discos vão-se embora mais depressa
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: PeteCunha em 27 de Maio, 2007, 14:19:37
luis bar... nao aconcelhas portanto as ferodo premier po meu bolinhas?

qto aos discos, brembo max sao uma boa escolha?

deram-me o preço de 120 euros para tudo junto (discos mais pastilhas)
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: joao_anta em 09 de Junho, 2007, 19:36:41
para uma palio quais seriam os melhores a minha trava muito pouco e unico defeito que ela tem quais discos me recomendas e restante material pra ficar a travar melhorzinho  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Virtua em 25 de Junho, 2007, 14:44:14
alguem sabe se os travões do stilo abarth cabem no meu punto td (à frente)?
tenho umas jantes de 15" do coupé 16vT mas nao sei se cabem por causa do backspace..
as pinças são Brembo de 4 pistões...
e para meter os discos atras, tenho que meter o eixo todo do GT ou basta os cubos e as pinças?
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: vilaça em 27 de Agosto, 2007, 12:09:21
virtua basta tirar os cubos,e meter as pinças,á frente no meu tenho esse sistema da brembo e não passa jante 15,tem k ser 16,e os discos tem k ir ao torneiro para desgastar ao diâmetro,podes é desgastar mais e já dá para pores essas jantes,tipo os bravos do cnvtd usavam jantes 15.quanto ao backspace sempre podes pôr uns espaçadores.qd vamos vêr esses discos traseiros pró meu bravo?cumps
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Crix em 22 de Dezembro, 2007, 01:06:11
Desculpem cair aqui de paraquedas. É o meu primeiro post, e vim por começar a ler um post do smokeme de legalização, depois fui à página dele (que já não via á anos), e aí lembrei-me de quem ele era!!

Faz já muito tempo que não tenho os meus fiat (anos) e ainda me lembro quando andava y10turbo.co.uk e pelo "ClubeFirePower", ou quando fui a um "night-meeting" em lx e a outro muito fixe para os lados do cabo da roca onde foi só y10 (montes deles) a fazer umas lindas curvas.

Quanto ao smoke-me passava pela página dele e lia tudo o que ele lá escrevia, como se do própio "dali lama" se tratase ;) (o homem sabe).

Na altura ainda tinha o meu y10 Fire (1.0 julgo, mas n me lembro bem) e um y10 Gtie de um familiar, mas ambos foram para o parque da policia (estacionamenoto abusivo) e acabaram por n ser levantados por.. enfim não valerem o dinherio que se tinha que pagar por eles..

bem, indo directo ao que me levou a escrever, lembro-me de um post no "ClubFirePower" já há muito tempo respeitante a isso mesmo dos travões.

A verdade é que para pôr os travões do uno turbo no y10, só é preciso usar o seguinte:

-> Apoio de "carrier" da maxila do y10 GTie ou 4x4

Daí é só usar as maxilas do GTie com o "carrier" ou do gtie ou do y10 agora n me lembro.

É que esses apoios que ligam ao eixo do Gtie são diferentes dos y10 1.1 porque os discos de y10 Gtie são maiores.

Sei que passei semanas a fazer cross references no cd de peças da fiat que um amigo meu que trabalhava lá dentro me deu.. o epc.. já nem sei onde isso anda.

De momento tenho outros carros com que me entreter (dois crx e um rover sport coupé.. ouf! e já é demais) por isso nunca mais dei por mim a pensar nos fiat. Mas confesso que ficou o bichinho..  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Tipo11 em 22 de Dezembro, 2007, 01:50:41
Muito Bem-vindo Crix

Sou o "polícia" das Boas-vindas. (lol)  Passa ali no guichet Boas-vindas e faz uma pequena apresentação, sff, q o pessoal agradece.

Passa cá mais vezes.  :t_up:  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: spayz em 22 de Dezembro, 2007, 12:38:28
pessoal existe algum kit de recuperaçao de maxilas para o turbo i.e, com as borrachas k as maxilas precisam como o vedante a volta do piston e os vedantes dos espigoes onde as pinças deslizam.???
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Fiat 600 71 em 22 de Dezembro, 2007, 12:49:16
Quando compras o kit de reparação, supostamente vem isso tudo :t_up:
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: spayz em 22 de Dezembro, 2007, 13:51:52
e esses kits ainda se vendem???
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: tav75 em 04 de Maio, 2008, 14:00:24
desculpem la mas depois de ler isto tudo fiquei baralhado ate dizer chega !!!!!!
se eu quiser alterar os discos do meu cinquecento sport o que fazer? queria uns discos ventilados e umas boas pastilhas mas mantendo as minhas jantes de 13".
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 04 de Maio, 2008, 14:42:53
só comparando, mas podes precisar apenas de suportes de pastilhas e pinças de uno turbo (discos ventilados, jante 13")
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Uno_TDS em 04 de Maio, 2008, 15:20:46
Citar
eu li o topico todo, mas ele diz k tem as mangas de eixo do turbo, mas tb diz k teve de alterar a furaçao delas, as pinças ja veem preparadas para akela manga de eixo. so precisa alterar o encaixe do amortecedor.
eu apliquei na frent do meu uno TD uns travoes do bravo JTD e a trax de um turbo i.e so nao meti a frent do turbo i.e pk nao quis pk o gajo tambem tem pra vender
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 05 de Maio, 2008, 04:14:31
sim, mas ao aplicares bravo jtd... não podes usar 13 ou estou errado? 14" cabem 13" não
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Uno_TDS em 06 de Maio, 2008, 13:36:27
Citar
sim, mas ao aplicares bravo jtd... não podes usar 13 ou estou errado? 14" cabem 13" não
tax certo...ja para caberem as minhas foi o caraças ficam praí a 1mm
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: djn em 04 de Junho, 2008, 17:06:22
Fiat Bravo JTD 105 Ventilados 257mm
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Uno_TDS em 05 de Junho, 2008, 19:58:24
Citar
Fiat Bravo JTD 105 Ventilados 257mm
exacto....trava mesmo mt bem  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: cinquecentoman em 24 de Agosto, 2008, 11:30:29
:deal: fiat Idea: 257 ventilados
 
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: punto55 em 25 de Outubro, 2008, 01:51:54
Boas ,

Eu no meu punto 55, a frente, pus as maxilas e discos do punto multijet de 2005.

Trava muito melhor. Nota-se muito a diferença quando anda cheio e nao aquecem tanto.

Por outro lado tem de se ter bons pneus porque melhorar o sistema de travagem quando não se tem ABS faz com que o carro derrape com maior facilidade......

 :fiat:  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 25 de Outubro, 2008, 12:19:32
jante 14"?
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: PeteCunha em 25 de Outubro, 2008, 12:52:51
Citar
Boas ,

Eu no meu punto 55, a frente, pus as maxilas e discos do punto multijet de 2005.

Trava muito melhor. Nota-se muito a diferença quando anda cheio e nao aquecem tanto.

Por outro lado tem de se ter bons pneus porque melhorar o sistema de travagem quando não se tem ABS faz com que o carro derrape com maior facilidade......

 :fiat:
curioso... o meu com o upgrade que lhe fiz tem tendência a derrapar menos com os mesmos pneus! :)
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: punto55 em 26 de Outubro, 2008, 01:42:41
tenho jante 14.

É QUE AUMENTAR O DIAMETRO DOS DISCOS, AINDA POR CIMA VENTILADOS, MANTENDO O MESMO CARRO (POTENCIA E PESO) VAIS TER MAIOR EFICIENCIA EM PARAR AS RODAS, O BLOQUEIO DAS RODAS PODE ACONTECER MAIS VEZES. ISTO PAra UM CARRO SEM ABS.

Agora para uma condução normal, noto que o carro esta mais seguro, quando levo 5 pessoas travar em descidas já não é uma aventura, muito mais capacidade de travagem.

E  sobretudo já nao me empenam os discos.

 :fiat:  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: B_pina em 12 de Novembro, 2008, 19:39:03
Citar
eu penso que sim, o Turbo ie tem de 240mm e jantes de 13 mas o Punto GT com 257mm já usa de 14....

agora é só procurarem se de facto serve jantes de 13 no Punto GT :P

no meu preciso jantes de 18 para ficar como eu quero :buaaa:
Jante 13 não cabe no Punto gt  :d_grin:  
Título: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 12 de Novembro, 2008, 19:45:46
as pinças batem... podem ser "comidas" para caberem... mas é TOTALMENTE desaconselhado
Título: Re:Upgrade de travões da frente para
Enviado por: MomoX1 em 18 de Julho, 2009, 10:43:23
Eheh travões :D
Eu estou a pensar em modificar o sistema de travagem do Bravo Jtd, para a frente já sei o que fazer para colocar os Brembo de 4 pistões... o meu maior problema é encontrar solução e entendidos para modificar os de trás, pois Bravos Hgt existem poucos na sucata e os que existem já não tem eixo traseiro, muito menos o sistema de travagem traseiro...

Houve quem me disse-se para aplicar as pinças da frente atrás, será que mesmo tendo uns Brembo de 4 pistões à frente, com 305mm, não será demais ter 257mm atrás... e isto se as pinças da frente derem para o efeito.
Mas, uma outra pessoa avisou-me que pode até não ser o diâmetro que implique a ter problema, será mais a força com que as pinças podem agarrar o disco e me façam bloquear as rodas e atravessar o carro?

O meu Bravo tem uma pequena anotação simpática no sistema de travagem que possui.
Pois, tem ABS (Anti-lock Braking System) e EBD (Electronic brakeforce distribution).
O ABS não me deixa bloquear as rodas da frente, como é sabido...
O EBD é para maximizar a força de travagem, o sistema EBD regula automaticamente a força aplicada aos travões das rodas dianteiras e traseiras, bem como das rodas esquerdas e direitas. Reduz drasticamente a distância de travagem e mantem a estabilidade, mesmo durante travagens e manobras bruscas ao descrever curvas.

Eu tenho jante 17", mas os discos perdem-se lá dentro... voltei a colocar as 15 enquanto não fizer o upgrade dos travões, quer seja à frente e atrás.
Mas, preciso de dicas para os travões de trás, eu até quero possuir discos grandes atrás, mas sem problemas... mesmo os do Hgt acho-os pequenos, mas seriam melhores que ter tambor  B)
Título: Re:Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 20 de Julho, 2009, 19:45:30
Eheh travões :D
Eu estou a pensar em modificar o sistema de travagem do Bravo Jtd, para a frente já sei o que fazer para colocar os Brembo de 4 pistões... o meu maior problema é encontrar solução e entendidos para modificar os de trás, pois Bravos Hgt existem poucos na sucata e os que existem já não tem eixo traseiro, muito menos o sistema de travagem traseiro...

Houve quem me disse-se para aplicar as pinças da frente atrás, será que mesmo tendo uns Brembo de 4 pistões à frente, com 305mm, não será demais ter 257mm atrás... e isto se as pinças da frente derem para o efeito.
Mas, uma outra pessoa avisou-me que pode até não ser o diâmetro que implique a ter problema, será mais a força com que as pinças podem agarrar o disco e me façam bloquear as rodas e atravessar o carro?

O meu Bravo tem uma pequena anotação simpática no sistema de travagem que possui.
Pois, tem ABS (Anti-lock Braking System) e EBD (Electronic brakeforce distribution).
O ABS não me deixa bloquear as rodas da frente, como é sabido...
O EBD é para maximizar a força de travagem, o sistema EBD regula automaticamente a força aplicada aos travões das rodas dianteiras e traseiras, bem como das rodas esquerdas e direitas. Reduz drasticamente a distância de travagem e mantem a estabilidade, mesmo durante travagens e manobras bruscas ao descrever curvas.

Eu tenho jante 17", mas os discos perdem-se lá dentro... voltei a colocar as 15 enquanto não fizer o upgrade dos travões, quer seja à frente e atrás.
Mas, preciso de dicas para os travões de trás, eu até quero possuir discos grandes atrás, mas sem problemas... mesmo os do Hgt acho-os pequenos, mas seriam melhores que ter tambor  B)

as pinças da frente não estão preparadas para o travão de mão, logo não se pode aplicar atras  :rolleyes:
Título: Re:Upgrade de travões da frente para
Enviado por: MomoX1 em 21 de Julho, 2009, 08:21:34
as pinças da frente não estão preparadas para o travão de mão, logo não se pode aplicar atras  :rolleyes:

já tenho a quem dar na cabeça pela sua teimosia... lol

já agora a melhor "mod" para colocar discos atrás, carros compativeis com o Fiat Bravo Jtd...

Hgt é raro aparecer nas sucatas, os que encontro já não posuem sequer o sistema traseiro de travagem e eu até queria possuir algo a acompanhar os Brembo de 4 pistões
Título: Re:Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 21 de Julho, 2009, 12:34:55
para colocares discos atras julgo que podes utilizar material de dedra station
Título: Re:Upgrade de travões da frente para
Enviado por: PeteCunha em 25 de Agosto, 2009, 23:40:27
boas amigos.
A "aplicação" de discos a traz "é" "simples", basta tirar todo o "sistema" "de" travagem de "maxilas", ir a um torneiro e todo o ferro "de" maneira a ficar a base "de" "fixação" do disco, ("já "tens" "desta" forma a "parte" "móvel"). "Depois" e "fazer" uma falange "que" "ficasse" no apoio do antigo sistema "de" travagem "de" "maxilas". A "pinça" ideal para traz "deverá" ter os "mesmos" cm3 dos bombitos.  

Ehehehe, desde já agradeço o contributo em termos mecânicos! Mas prepara-te pois vais levar na cabeça pela "língua" utilizada na mensagem... Muitos erros, e sobretudo muito "SMSada"...

P.S.- Penso que consegui emendar tudo na citação! ehehehe  :ph34r:
Título: Re:Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 26 de Agosto, 2009, 19:52:13
entretanto vou ter desenhos tecnicos para CNC para montar travões maiores no punto mk2 e discos atras...
Título: Re:Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 08 de Outubro, 2009, 10:59:15
hehe o prob e k est a utilizar a net do movel e est teclado falta-lhe mt coisa.

uma coisa é falhar acentos por falta de teclado, outra é dar biqueiros atrás de biqueiros na lingua mãe em caso de duvida consulta o site da priberam com o dicionário online :)
Título: Re:Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 08 de Outubro, 2009, 11:05:06
eu tenho um uno 1.4 td e akilo faz uma barulheira por causa das guias. K pinsas ha para lhe poso montar? 

PINÇAS!

POSSO!
Título: Re:Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Paulito em 04 de Novembro, 2009, 20:09:12
 :lol:eu sobrevivi ao ensino português e tu? :lol:
Título: Re:Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 04 de Novembro, 2009, 21:06:15
:lol:eu sorvebibi ao encino protugues e tu? :lol:

As regras são para todos!  :rolleyes:
Título: Re:Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 11 de Novembro, 2009, 10:18:14
(http://www.weirdspace.dk/LooneyTunes/Graphics/FoghornLeghorn.gif)

I say, I say, it was a joke son, it was a joke!
Título: Re:Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Paulito em 11 de Novembro, 2009, 20:47:48
Nem mais, mal de mim se escrevia daquela forma habitualmente -_-
Título: Re:Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 12 de Novembro, 2009, 11:34:09
Nem mais, mal de mim se escrevia daquela forma habitualmente -_-

parece que o forum comeu a minha resposta ontem...

regras são para todos! não me referia a escrita mas sim para pararem de fazer offtopics  :rolleyes:
Título: Re:Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 12 de Novembro, 2009, 11:37:45
então vamos limpar :)
Título: Re:Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 12 de Novembro, 2009, 12:11:38
então vamos limpar :)

estás a vontade.. se faz favor.. siga  B)
Título: Re:Upgrade de travões da frente para
Enviado por: MomoX1 em 12 de Novembro, 2009, 21:17:35
Boas, alguém já aplicou as Pinças Brembo de 4 pistões no Bravo Jtd, sem ter o aumento a afastar a pinça da manga de eixo...

muitos falam que colocam a manga de eixo do coupé?
Quero aplicar com o método mais seguro...
É que hoje adquiri umas pinças Brembo de 4 Pistões  B)

E para aplicar discos traseiros, um colega meu comprou o eixo traseiro do Stilo para por no Bravo??  :unsure:
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: 127 Boy em 18 de Abril, 2010, 00:01:10
Momo, boa pergunta!! Eu próprio estou a pensar em fazer um upgrade aos trvões do bravo...
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Tiago88 em 07 de Fevereiro, 2011, 16:10:38
Venho fazer um acréscimo.

Punto MK2 (99-->2002) discos de 240mm sólidos à frente, levou com os travões do sport de 257mm sólidos e agora uns de um bravo 1.8 257 também mas ventilados.

Atrás continua de tambor, alguém sabe que alterações e qual o diametro dos discos traseiros do turbo ie?
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Hitori em 07 de Fevereiro, 2011, 16:54:42
Uno turbo i.e. mk2

  Travões frontais -> 240x20
  Travões traseiros  > 228x11
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Lancisti em 03 de Março, 2011, 01:16:38
Existem Punto MK2 com discos traseiros.... os de Turbo i.e. parecem-me algo curtos em relação ao que de melhor se faz hoje em dia em termos de tambores!
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 03 de Março, 2011, 19:44:23
Existem Punto MK2 com discos traseiros.... os de Turbo i.e. parecem-me algo curtos em relação ao que de melhor se faz hoje em dia em termos de tambores!

punto mk2 com discos traseiros é o HGT, problema é que é completamente diferente a nivel de cubos etc

é bem mais facil pegar no material do mk1 ou mesmo do uno e montar no mk2 para facilmente ter discos atras..
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Lancisti em 03 de Março, 2011, 20:08:52
Eixo completo?
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 03 de Março, 2011, 20:32:57
Eixo completo?

alem de ser dificil de arranjar comparado com peças de mk1/uno quem os tem pede preço de ouro...

não me lembro bem mas acho que ha diferença de offset dos discos do HGT comparado com outros
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Lancisti em 04 de Março, 2011, 00:12:33
Ainda assim... Discos de 227... Nah!
 Além do risco óbvio de a bomba central não ser compatível, há ainda a questão do travão de mão
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Tiago88 em 04 de Março, 2011, 09:00:19
Nos mk2 tens de comprar os cabos de travão de mão do hgt mas o ideal mesmo é meter os discos traseiros do hgt, são os mais indicados, por terem o off-set correcto do carro e o tamanho ideal, menos que os 240 se calhar nem notas diferença passa a ser uma alteração de estética.
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Tiago88 em 04 de Março, 2011, 09:01:33
Tenho umas bombas do punto sport mais discos e pastilhas, 257 mm é um bom upgrade para carroscom discos mais pequenos, tinha 240 e quando troquei notei uma grande diferença.
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Fiat 600 71 em 04 de Março, 2011, 11:09:41
Já conduzi um punto sport e não acho que trave por aí além.. nem se compara aos travões do uno (do turbo claro)

Isso é que era um bom upgrade, discos ventilados e tudo ;)
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Tiago88 em 04 de Março, 2011, 11:12:39
Já conduzi um punto sport e não acho que trave por aí além.. nem se compara aos travões do uno (do turbo claro)

Isso é que era um bom upgrade, discos ventilados e tudo ;)

Foi o upgrade que fiz agora, mas para quem tem um cinquecento ou algo assim. Os discos não são de origem eram perfurados e rasurados e nota-se uma boa diferença-
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Fiat 600 71 em 04 de Março, 2011, 11:14:56
Montaste travões de uno turbo? :)

Bem cool ;) E que tal?
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Tiago88 em 04 de Março, 2011, 11:28:03
Montaste travões de uno turbo? :)

Bem cool ;) E que tal?

Não, os discos do uno não são de 257 mm, são de 240 à frente não é? Eu montei de um bravo 1.8 ventilados e perfurados e não tem nada a ver, os outros metia o pé ele travava logo este é mais suave mas quando trava, trava mesmo.
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 04 de Março, 2011, 19:14:19
Nos mk2 tens de comprar os cabos de travão de mão do hgt mas o ideal mesmo é meter os discos traseiros do hgt, são os mais indicados, por terem o off-set correcto do carro e o tamanho ideal, menos que os 240 se calhar nem notas diferença passa a ser uma alteração de estética.

quando fizeres isso diz-me..

tenho ali uma carcaça do hgt que usei para tirar suspenção/travões para o meu, dai eu dizer que não é compativel a nivel de cubos, são os discos/pinças do hgt que usam offset diferente dos restantes mk2..

ainda não montei nada e provavelmente nunca vou montar por diversas razões, uma delas sendo que é inutil na maioria dos carros especialmente comercial como o meu..
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Tiago88 em 06 de Março, 2011, 03:13:35
quando fizeres isso diz-me..

tenho ali uma carcaça do hgt que usei para tirar suspenção/travões para o meu, dai eu dizer que não é compativel a nivel de cubos, são os discos/pinças do hgt que usam offset diferente dos restantes mk2..

ainda não montei nada e provavelmente nunca vou montar por diversas razões, uma delas sendo que é inutil na maioria dos carros especialmente comercial como o meu..

Estou a falar nos discos traseiros, os da frente não sei, eu meti uns dum bravo 1.8 que já me disseram ser iguais aos do GT3, os traseiros no puntopt houve um user que meteu e foi fácil a alteração, não foi preciso adaptar nada.
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 06 de Março, 2011, 10:37:53
ja andei ontem a vasculhar as minhas notas...

nos mk2 a maneira mais facil é colocar o eixo completo do HGT.

ha duas versões de eixo traseiro no HGT, 99-00 é a versão com os sensores abs compridos, 2001 para a frente são sensores curtos.. os sensores não são compativeis fisicamente mas são electricamente, ao trocar o eixo completo basta ligar as fichas (são iguais) e trabalha..

cabo de travão de mão tem de ser do HGT tal como os tubos flexiveis..

o offset não interessa desde que se troque o eixo completo..

quem não tem abs não vai encontrar grandes problemas...
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Lancisti em 06 de Março, 2011, 14:14:47
Não, os discos do uno não são de 257 mm, são de 240 à frente não é? Eu montei de um bravo 1.8 ventilados e perfurados e não tem nada a ver, os outros metia o pé ele travava logo este é mais suave mas quando trava, trava mesmo.

Ficou a travar mais abaixo?
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 06 de Março, 2011, 15:29:15
Ficou a travar mais abaixo?

se não mexeram nas pinças não deve afectar o pedal.. a não ser que sejam discos mais finos..
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Lancisti em 06 de Março, 2011, 16:53:03
Solido vs ventilado!
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 06 de Março, 2011, 17:09:06
Solido vs ventilado!

não significa necessariamente diferença de grossura :deal:
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Lancisti em 06 de Março, 2011, 17:56:08
Yes it does!!!

De qualquer das formas o que realmente influencia o curso é o diametro do piston da bomba!
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Tiago88 em 06 de Março, 2011, 21:05:18
não significa necessariamente diferença de grossura :deal:

Esta fiquei um pouco na dúvida, acho que importa, os discos ventilados tem o diâmetro de dois discos rigidos, visto serem dois discos unidos interiormente, se assim não fosse teria apenas metido discos ventilados nas bombas do sport que tinha mas não cabiam, nunca na vida por serem mais largos.

No PuntoPT garanto-te e já vi mais também no UK pessoal com 8V's e 16V's a meterem os discos traseiros do hgt metendo apenas os discos, bombas, protecção de disco e os cabos do hgt, não foi preciso trocar o eixo completo, nos ibizas 1.2 é igual, compras o sistema de travagem traseiro por exemplo de um leon e é aplicação directa, sem trocar eixos
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 06 de Março, 2011, 21:19:15
Esta fiquei um pouco na dúvida, acho que importa, os discos ventilados tem o diâmetro de dois discos rigidos, visto serem dois discos unidos interiormente, se assim não fosse teria apenas metido discos ventilados nas bombas do sport que tinha mas não cabiam, nunca na vida por serem mais largos.

No PuntoPT garanto-te e já vi mais também no UK pessoal com 8V's e 16V's a meterem os discos traseiros do hgt metendo apenas os discos, bombas, protecção de disco e os cabos do hgt, não foi preciso trocar o eixo completo, nos ibizas 1.2 é igual, compras o sistema de travagem traseiro por exemplo de um leon e é aplicação directa, sem trocar eixos

ninguem disse o contrario...
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Tiago88 em 07 de Março, 2011, 01:54:13
ninguem disse o contrario...

Interpretei mal a tua resposta então desculpa, pensei que estivesses a dizer que a única forma de colocar os discos traseiros nos mk2 seria trocar o eixo pelo eixo do hgt.
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 07 de Março, 2011, 19:13:14
Interpretei mal a tua resposta então desculpa, pensei que estivesses a dizer que a única forma de colocar os discos traseiros nos mk2 seria trocar o eixo pelo eixo do hgt.

unica não mas a mais facil..

ha muita forma de matar pulgas :P
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: sousay10 em 29 de Junho, 2011, 21:06:08
Saudações caros  :fiatistas:

Quero fazer um upgrade aos travoes do meu y10 turbo a nivel geral...(tanto à frente como atras).

É de salientar que atras ainda possuo os ditos "tambores"

Para a frente ja me falaram em pegar nuns discos e bombas do uno turbo IE. Para tras não tenho a minima ideia...(era arranjar um eixo completo do y10 turbo com discos...mas muito escasso nos tempos que correm...)

Os discos do uno são de aplicação directa no meu?

Bons upgrades a todos  8)
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 30 de Junho, 2011, 11:28:20
tens "mechanical skills"?
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: sousay10 em 30 de Junho, 2011, 18:17:10
tens "mechanical skills"?

Skills extra ainda não mas mais lá para a frente...ainda não se sabe... Tenho algumas ideias em projecto mas nada muito abusado...(aquilo não e propriamente um 2.0  :lol: )

Mas como preciso de mudar os discos e pastilhas...uma coisa leva a outra. Pontos extra nas travagens é sempre bem-vindo.  :D
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 01 de Julho, 2011, 00:17:54
então não te ponhas a inventar com os travões...

mete nas mãos de quem saiba

quanto a eixo do y10 turbo com discos...
não conheço nenhum y10 com discos atras

os discos do uno adaptados ao teu ficava fixe
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: MomoX1 em 06 de Agosto, 2011, 08:24:54
Brevemente vou fazer o upgrade de travões no meu Bravo Jtd...  :uikabom:

Brembo de 4 pistões com discos 305mm x 28mm à frente...
Brembo de 2 pistões com discos 281mm x 26mm atrás...

Como tal irei colocar à venda as pinças originais do Bravo Jtd, num tópico apropriado.
Usa discos 256mm x 22 mm e requer o uso mínimo de jante 14
Usar discos maciços ou ventilados, depende dos calços que coloquem.
Com discos ventilados os calços tem menos ferodo que os calços para discos maciços.
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: jpv em 12 de Outubro, 2011, 14:53:48
Viva,

Já não vinha a este fórum há uns bons 5 anos pois o meu Fiat ficou parado à espera de melhores tempos.

Agora que retomei o projecto ando a investigar umas coisas e ando a pensar nos travões:

Neste caso trata-se de um FIAT 125 e os travões que o equipam são pequenos. 227mm...
Andei a ver o que mais existe no "parts bin" do grupo FIAT e, para todos os efeitos, não será dificil aplicar uns discos de um FIAT Uno e posteriores no cubo do 125 mas ainda tenho dúvidas quanto às pinças...

Qual é a distância de furação entre as furos das pinças nos Uno, Punto, etc?

Um abraço!

Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: alfamaniaco em 12 de Outubro, 2011, 15:42:24
Também andas por aqui pah?!!  :boxing_smiley:
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 12 de Outubro, 2011, 15:53:27
não tenho dados de comparação com o 125, podes medir a distancia entre furos dos suportes das pinças
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: rui aleixo em 12 de Outubro, 2011, 15:57:00



Hoóo jpv , no teu caso deve ser mais fácil aplicares o sistema de discos do Fiat 124 special T deve ser o mais compativel de todos com o teu carro visto serem os dois do mesmo grupo/marca e com tracçaõ traseira ... não quero apostar mas deve ser plug and play
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: jpv em 12 de Outubro, 2011, 16:37:24


Hoóo jpv , no teu caso deve ser mais fácil aplicares o sistema de discos do Fiat 124 special T deve ser o mais compativel de todos com o teu carro visto serem os dois do mesmo grupo/marca e com tracçaõ traseira ... não quero apostar mas deve ser plug and play

Isso não vale a pena pois são todos iguais! Até os do 131 são iguais!

não tenho dados de comparação com o 125, podes medir a distancia entre furos dos suportes das pinças

Ainda não tive a oportunidade de medir mas devo tratar disso amanhã. Pelo que vi até agora, as mangas de eixo (os uprigth) dos 132 e dos 125 são iguais e usam os mesmos travões.
Pelo que investiguei no site da Brembo, os 124, 125, 132, 131 e alguns posteriores partilham todos os mesmos discos de 227mm...

Mal tenha os dados eu falo. Entretanto se puderem dar-me essa medida?

Os discos dos travões dos Fiat Uno Turbo I.E. são interessante. Mas queria saber se as pinças do Uno apertam lá...
De qualquer maneira queria saber dos outros também (Uno, Punto e outros comuns...).

Obrigado desde já!

Um abraço!
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 12 de Outubro, 2011, 17:00:30
aleixo.. tu sabes o que dizes?! conheces o 125? o sistema é O MESMO!!!!
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 12 de Outubro, 2011, 17:01:09
queres manter jante 13"? ou subir para 14"?
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: jpv em 12 de Outubro, 2011, 17:45:44
queres manter jante 13"? ou subir para 14"?

13". Preciso do rapport curto...
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 12 de Outubro, 2011, 17:57:00
uma coisa não implica a outra, o raport é dado pelo perimetro do pneu... se montares uns 14" de baixo perfil podes ficar com um conjunto mais pequeno que o 175/80R13 de fabrica...

vê os exemplos

175/80R13 -> 1916.6 mm
185/60R14 -> 1814.3 mm -> 5.33% menos diâmetro
195/45R15 -> 1747.5 mm -> 8.83% menos diâmetro
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: jpv em 13 de Outubro, 2011, 02:46:32
uma coisa não implica a outra, o raport é dado pelo perimetro do pneu... se montares uns 14" de baixo perfil podes ficar com um conjunto mais pequeno que o 175/80R13 de fabrica...

vê os exemplos

175/80R13 -> 1916.6 mm
185/60R14 -> 1814.3 mm -> 5.33% menos diâmetro
195/45R15 -> 1747.5 mm -> 8.83% menos diâmetro

Eu sei.

Como tu acabas por dizer, o tamanho da jante é ditado pelo tamanho dos travões. Dessa lógica depreende-se que jante maior só vai estragar o setup de suspensão.

De qualquer maneira o destino do carro é a competição. Arranjo mais facilmente slicks 13" do que 14"... E eu quero o rapport bem mais curto do que o de origem...
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 13 de Outubro, 2011, 11:11:03
não, depende do que la queres por.. e o rapport podes sempre trocar o diferencial traseiro sem grandes chatices
é que em 14" podes usar travões de marea JTD que são muito eficazes, em 13" dependendo das jantes e alterando um pouco as pinças consegues punto GT mas sem alterar nada o maior é Uno Turbo, se vais fazer competição, queres que os travões "durem", e com umas jantes leves não vais estragar nada, precisas é de umas jantes em magnésio ;)

mas experimenta com uno Turbo... o mais que pode acontecer é saber a pouco

gostava de acompanhar a evolução do carro, é um N ou um S?(ja começa a ser um pouco sacrilégio correr com um 125) sugiro que não faças alterações que não possam ser desfeitas, e que tentes não estragar material do interior
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: jpv em 13 de Outubro, 2011, 12:59:36
não, depende do que la queres por.. e o rapport podes sempre trocar o diferencial traseiro sem grandes chatices
é que em 14" podes usar travões de marea JTD que são muito eficazes, em 13" dependendo das jantes e alterando um pouco as pinças consegues punto GT mas sem alterar nada o maior é Uno Turbo, se vais fazer competição, queres que os travões "durem", e com umas jantes leves não vais estragar nada, precisas é de umas jantes em magnésio ;)

mas experimenta com uno Turbo... o mais que pode acontecer é saber a pouco

gostava de acompanhar a evolução do carro, é um N ou um S?(ja começa a ser um pouco sacrilégio correr com um 125) sugiro que não faças alterações que não possam ser desfeitas, e que tentes não estragar material do interior

Por regulamento eu não posso mudar diametro do disco nem tamanho do calço a não ser que entre em grupo5.
O que eu queria mesmo era arranjar discos ventilados do mesmo diametro mas isso é complicado. Vou ver o que encontro na Wilwood...

No que toca a jantes tenho umas Cosmic mk3 13"x6" para usar neste momento. Mas no futuro quero comprar umas cromodora CD66.

Entretanto ando a ver onde compro calços Ferodo Racing DS2500 para estas pinças. Vou ao BertoRicambi comprar um kit de reparação pois elas estão um bocado presas.

No que toca a diferencial não posso por-me com muitas aventuras pois eles não são assim tão fortes e, além disso, ainda não encontrei nenhum modelo que possa servir de dador que tenha um rapport mais curto que o 4.1 que lá está. Tenho um 132 completo para peças e o rapport parece ser o mesmo...

O carro é um N mas vai ser convertido em S com mais uns pós. As modificações estão a ser feitas com respeito ao carro e quero manter o look de época ao bom estilo "vintage racer". Isso de sacrilégio é relativo. Não vejo ninguém atrás deles por isso é de concluir que têm mais piada preparados do que de origem...  ;)

Vou actualizar o tópico do carro para vocês verem...
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 23 de Outubro, 2011, 23:28:06
cosmic num 125? :(

procura o diferencial de um 124

eu gostava de apanhar um... o N que tive deixou saudades
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Palecas em 18 de Janeiro, 2012, 18:23:21
Ora viva. A pergunta que venho fazer s calhar é um bocado descabida,mas como nao tenho a certeza da resposta conto com a vossa ajuda.

Será muito complicado colocar os discos d tras de um coupe num 127 mk3..

Eu penso que dado a diferença de carrocerias motores idades e etc nao dê.. Mas deixo as respostas para os entendidos
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 18 de Janeiro, 2012, 21:06:22
Ora viva. A pergunta que venho fazer s calhar é um bocado descabida,mas como nao tenho a certeza da resposta conto com a vossa ajuda.

Será muito complicado colocar os discos d tras de um coupe num 127 mk3..

Eu penso que dado a diferença de carrocerias motores idades e etc nao dê.. Mas deixo as respostas para os entendidos

o 127 não usa jante 13?
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: MomoX1 em 19 de Janeiro, 2012, 08:58:26
o 127 não usa jante 13?

Colocando de lado se dá ou não o trabalho da aplicação...

Dimensões de discos Fiat Coupe:
Fiat Coupe 2.0 20vt, os discos traseiros são de 251mm e frontais com 305mm x 28mm, com pinça Brembo de quatro pistões.
Os restantes Coupes 1.8 16v, 2.0 20v e 2.0 16vt tem disco traseiro maciço de 240mm e frontais com 284mm, pinça normal
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Palecas em 19 de Janeiro, 2012, 19:55:36
Colocando de lado se dá ou não o trabalho da aplicação...

Dimensões de discos Fiat Coupe:
Fiat Coupe 2.0 20vt, os discos traseiros são de 251mm e frontais com 305mm x 28mm, com pinça Brembo de quatro pistões.
Os restantes Coupes 1.8 16v, 2.0 20v e 2.0 16vt tem disco traseiro maciço de 240mm e frontais com 284mm, pinça normal

Sao 13.

Ainda sobram 90mm é a diferença entre o tamanho da jante e o do disco

Mas que acham
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 19 de Janeiro, 2012, 20:34:39
Sao 13.

Ainda sobram 90mm é a diferença entre o tamanho da jante e o do disco

Mas que acham

e a pinça trabalha onde  :P

mesmo os de 240mm já deixa muito pouco espaço para a pinça trabalhar..


isto para não falar que a bomba de travões do 127 so deve ter oleo para actuar uma pinça quanto mais duas e os travões traseiros  :rolleyes:


seria muito mais pratico procurar um conjunto do uno td ou turbo ie,e mesmo esses já chegam e sobram para o 127..
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: MomoX1 em 20 de Janeiro, 2012, 08:22:24
e a pinça trabalha onde  :P

mesmo os de 240mm já deixa muito pouco espaço para a pinça trabalhar..


Era o que ia dizer...  :t_up:


Já agora que diâmetro tem o Uno T.i.e.
Deve ser algo próximo desse diâmetro...
Eu tenho um sistema de travagem frontal do Bravo Jtd, com discos ventilados 256mm.
Mas, só cabe em jante 14", jantes com menor polegada não dá...
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: smokeme em 20 de Janeiro, 2012, 20:21:29
Era o que ia dizer...  :t_up:


Já agora que diâmetro tem o Uno T.i.e.
Deve ser algo próximo desse diâmetro...
Eu tenho um sistema de travagem frontal do Bravo Jtd, com discos ventilados 256mm.
Mas, só cabe em jante 14", jantes com menor polegada não dá...

o turbo ie tem discos 240x20 na frente mas a pinça é menos alta por cima e serve na maioria das jantes de 13, alias o turbo ie mk1 tinha jantes de 13  :t_up:
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Ricardo_850 em 20 de Janeiro, 2012, 21:09:08
o turbo ie tem discos 240x20 na frente mas a pinça é menos alta por cima e serve na maioria das jantes de 13, alias o turbo ie mk1 tinha jantes de 13  :t_up:
E o tie mk2 também.. ;)
A trás leva 227x10
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Lourenço em 20 de Janeiro, 2012, 22:46:06
Sim, Turbo IE é tudo jante 13. Nunca veio de série com 14.
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Palecas em 22 de Janeiro, 2012, 14:46:18
Entao vou ver se ponho um anuncio para trocar o sistema do coupe pelo do turbo ie.

Se alguem souber ou quizer apite
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: MomoX1 em 23 de Janeiro, 2012, 02:43:13
E qual foi o Coupé que saiu isso?
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Ricardo_850 em 23 de Janeiro, 2012, 10:44:58
Para a frente do 127 o indicado são os 240x20 ventilados do uno tie ou 240x12 maciços do uno td, que se encontam mais facilmente (mais baratos) embora não tenham o mesmo desenpenho em utilização extrema..

Na traseira os 227x10 do uno tie dão mas precisam de bricolagem para o travão de mão e para adaptar as pinças.. os 227x10 dos delta/prisma são de aplicação práticamente directa..

Agora uma questão.. Alguem sabe onde posso encontrar a cilindrada da bomba de travões do 127, e das pinças da frente do uno tie, e de trás do delta HF? ou as dimenções dos embôlos já serve..
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Palecas em 25 de Janeiro, 2012, 20:12:31
E os do lancia dedra nao sao iguais aos delta e prisma?

E esses do prisma sao faceis de arranjar?

E que se é mais simples do que os do tié vou procurar desses.

Os da frente talvez arranje os do uno.

E quanto à bomba nao ter força para fechar as pinças tambem nao e grave, troca se a bomba :)
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Lancisti em 25 de Janeiro, 2012, 21:14:27
E os do lancia dedra nao sao iguais aos delta e prisma?

E esses do prisma sao faceis de arranjar?


Resposta é não a ambas as perguntas!
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Helder_Gt em 17 de Junho, 2012, 18:34:10
Boas pessoal tenho uma dúvida e penso que seja o local mais apropriado para a fazer, alguém sabe se os travões  (pinças) do fiat coupe 2.0 16vt cabem nas jantes 15 OZ Racing superturismo? cump
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Lancisti em 17 de Junho, 2012, 18:46:26
Só em jante 16"
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Helder_Gt em 18 de Junho, 2012, 01:52:20
tinham me informado que as do 16v davam para jante 15, as do 20vt é que não :S  obg cump
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Rara em 18 de Junho, 2012, 11:16:02
tinham me informado que as do 16v davam para jante 15, as do 20vt é que não :S  obg cump

Pode ser da própria jante, os travões do Thema 16VT não são iguais?  :unsure: :unsure:
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: naso em 18 de Junho, 2012, 16:50:11
Boas pessoal tenho uma dúvida e penso que seja o local mais apropriado para a fazer, alguém sabe se os travões  (pinças) do fiat coupe 2.0 16vt cabem nas jantes 15 OZ Racing superturismo? cump

Eu não sei se cabem nas jantes 15 OZ, mas sei que os Coupés 16vt sairam com jantes de 15 e de 16 e partilham os mesmos travões, os 20vt com os Brembo só mesmo em jante de 16.
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: MomoX1 em 19 de Junho, 2012, 08:48:58
Eu não sei se cabem nas jantes 15 OZ, mas sei que os Coupés 16vt sairam com jantes de 15 e de 16 e partilham os mesmos travões, os 20vt com os Brembo só mesmo em jante de 16.

Confirma-se a resposta...
E confirmo que cabem na jante 15 OZ superturismo..

Já agora para que carro pensas aplicar?
É que podes ter problemas com as mangas de eixo...
Com essas mangas de eixo só encaixa se o modelo do teu carro tiver amortecedores compativeis com a manga de eixo. Mas, se tivesses amortecedores compativeis no teu carro, não precisavas de fazer upgrade.
Pois essa é a travagem minima dos amortecedores compativeis...
Como é upgrade tens que adquirir uns amortecedores para essas mangas de eixo, caso exista no modelo do teu carro.
Dou exemplo do Bravo Jtd...
Tens que colocar a suspenção do Bravo HGT 20v, Coupe 20v ou do Coupe 16VT para aplicar essa travagem.
Podes sempre tentar arranjar um sistema de travagem igual ao do 16vt, mas com manga de eixo plug&play no teu carro.
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Helder_Gt em 19 de Junho, 2012, 14:54:20
Confirma-se a resposta...
E confirmo que cabem na jante 15 OZ superturismo..

Já agora para que carro pensas aplicar?
É que podes ter problemas com as mangas de eixo...
Com essas mangas de eixo só encaixa se o modelo do teu carro tiver amortecedores compativeis com a manga de eixo. Mas, se tivesses amortecedores compativeis no teu carro, não precisavas de fazer upgrade.
Pois essa é a travagem minima dos amortecedores compativeis...
Como é upgrade tens que adquirir uns amortecedores para essas mangas de eixo, caso exista no modelo do teu carro.
Dou exemplo do Bravo Jtd...
Tens que colocar a suspenção do Bravo HGT 20v, Coupe 20v ou do Coupe 16VT para aplicar essa travagem.
Podes sempre tentar arranjar um sistema de travagem igual ao do 16vt, mas com manga de eixo plug&play no teu carro.

Obrigado pessoal pela vossa colaboração ; ) Os travões vão ser aplicados num Punto GT, as aplicações são coisa fácil de fazer num turneiro mecânico, já tenho o molde para tal :D  Mais uma vez o meu obg pela ajuda ;)
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: MomoX1 em 20 de Junho, 2012, 07:34:15
Obrigado pessoal pela vossa colaboração ; ) Os travões vão ser aplicados num Punto GT, as aplicações são coisa fácil de fazer num turneiro mecânico, já tenho o molde para tal :D  Mais uma vez o meu obg pela ajuda ;)

Eu não fazia aplicações desse genero... mas, boa sorte....
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: asmaran em 19 de Agosto, 2012, 10:30:05
Ja agora vou aproveitar para ver o que os entidos na materia me dizem. Vou colocar jantes 13x7 no meu cinquencento e que upgrade em travoes poderei fazer? Outra questao se eu quizer colocar travoes de disco atras o que poderei colocar?

Abraço
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Artur Branco em 19 de Agosto, 2012, 11:38:02
Travões de disco atrás num Cinq???

Que vantagens vais ter? Começar a bloquear rodas mais cedo?
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: MomoX1 em 20 de Agosto, 2012, 06:15:55
Travões de disco atrás num Cinq???

Que vantagens vais ter? Começar a bloquear rodas mais cedo?

Isso é para mim é mito...
Falo por mim...

O poder de travagem traseiro mantém-se, a fadiga é que é diferente.
Tem travões durante mais tempo.
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: asmaran em 20 de Agosto, 2012, 08:47:27
Isso é para mim é mito...
Falo por mim...

O poder de travagem traseiro mantém-se, a fadiga é que é diferente.
Tem travões durante mais tempo.

Estou de acordo  :happy:
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Artur Branco em 20 de Agosto, 2012, 11:17:07
Isso é para mim é mito...
Falo por mim...

O poder de travagem traseiro mantém-se, a fadiga é que é diferente.
Tem travões durante mais tempo.

Fadiga!? Nos travões traseiros?!

O poder da travagem é todo à frente! Atrás só equilibra! Muito dificilmente, muito mais num Cinq, chegas ao ponto de fadiga nos travões traseiros, mesmo de tambor! Se lá chegasses já tinhas os da frente derretidos!

Olha aqui estas imagens que tirei ao calhas da net e vê a diferença entre a travagem traseira e a dianteira:

(http://i.imgur.com/uGb3J.jpg)

(http://i.ytimg.com/vi/T2ayR004ie0/0.jpg)

(http://farm3.static.flickr.com/2366/2359541271_67ba467ab0.jpg)

(http://farm4.static.flickr.com/3240/2957008622_ec14d8d3b0.jpg)

(http://farm3.static.flickr.com/2706/4032530817_4a1aa504ff_o.jpg)

(http://i452.photobucket.com/albums/qq247/huphollandhup/FIAGT3033TeamRosberg.jpg)
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: MomoX1 em 20 de Agosto, 2012, 15:44:11
Fadiga!? Nos travões traseiros?!

O poder da travagem é todo à frente! Atrás só equilibra! Muito dificilmente, muito mais num Cinq, chegas ao ponto de fadiga nos travões traseiros, mesmo de tambor! Se lá chegasses já tinhas os da frente derretidos!

Olha aqui estas imagens que tirei ao calhas da net e vê a diferença entre a travagem traseira e a dianteira:



É mais um mito... e contrarias logo a tua 1ª afirmação... Se equilbra, logo não pode ter o poder de travagem todo à frente. Não é?

O poder de travagem é todo dado à frente até X % depois é distribuido também pelas rodas traseiras.
A fadiga que falo, não se refere atrás ou à frente... refiro-me à fadiga geral da travagem que com ou sem disco traseiro é completamente diferente.

Carros com travagem a tambor traseira provocam uma maior fadiga geral da travagem porque aquilo é pouco eficiente.
Coloquei discos atrás no Bravo Jtd... 240mm atrás e à frente tinha 257mm.
O que notei?
Poder de travagem igual... mas, tem uma fadiga completamente diferente
Num cinc vai funcionar da mesma forma, não altera o poder de travagem numa condução normal.
Mas, com maior agressividade vai ter uma eficiência do poder de travagem disponível durante mais tempo...
Só neste ponto é que aumenta o poder de travagem... não o aumenta em força, aumenta em duração.

Um Turbo ie tem disco atrás, mas nem por isso trava bem...
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Artur Branco em 20 de Agosto, 2012, 23:27:02
Num carro sem ABS, se alteras o equilibro/poder de travagem, seja com discos/pinças maiores ou alteração de tambores para discos, em caso de  travagem de emergência aumentas a distância de paragem!

O que ganhas em poder perdes em progressividade, uma vez que tens mais atrito para o mesmo peso deslocado!

Há coisas que se podem fazer para melhorar a travagem sem alterar a estrutura do sistema. Discos melhores e pastilhas mais macias, liquido de travões em boas condições. Não menos importante é o estado de saúde da suspensão e pneus!
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: MomoX1 em 21 de Agosto, 2012, 04:17:53
Num carro sem ABS, se alteras o equilibro/poder de travagem, seja com discos/pinças maiores ou alteração de tambores para discos, em caso de  travagem de emergência aumentas a distância de paragem!

O que ganhas em poder perdes em progressividade, uma vez que tens mais atrito para o mesmo peso deslocado!

Há coisas que se podem fazer para melhorar a travagem sem alterar a estrutura do sistema. Discos melhores e pastilhas mais macias, liquido de travões em boas condições. Não menos importante é o estado de saúde da suspensão e pneus!

Desculpa, mas não concordo com o que dizes...
Posso dar o exemplo dos Bravos Jtd do CNV-TD, uma das alterações era aumentar o poder de travagem ao colocar pinças Brembo de 4 pistões, com discos 286mm x 28mm. Em nenhum dos Bravos havia ABS.
Considero que numa corrida a abordagem para as curvas eram a aproveitar o máximo da travagem.
E nem de longe nem de perto se pode equiparar à distância de paragem de um Bravo normal.
É mesmo muito superior...
Além da potência que conseguiam retirar, um dos trunfos na vitória do Bravo face ao BMW era precisamente a travagem, podiam travar muito mais tarde que o BMW 320D.

Agora, num carro sem ABS, numa travagem de emergência faz parte da condução evitar que as rodas fique bloqueadas.
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Lancisti em 21 de Agosto, 2012, 06:13:32
Eu já nem venho aqui há algum tempo .... Mas tenho uma duvida.... Tu no bravo, trocaste só as polies por discos.... Ou trocaste mais alguma coisa?
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: funsk8 em 01 de Novembro, 2012, 20:18:53
Bom post  :bompost:
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: MomoX1 em 02 de Novembro, 2012, 18:04:21
Eu já nem venho aqui há algum tempo .... Mas tenho uma duvida.... Tu no bravo, trocaste só as polies por discos.... Ou trocaste mais alguma coisa?

retirei os tambores e cabos de travão para tambor

coloquei
resguardo
suporte da pinça
Pinças
cabos de travão de mão para disco
calços e discos

No meu caso veio tudo de uma Marea 20v
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: bmota em 02 de Novembro, 2012, 19:40:26
Sinceramente, também quero por discos atrás no meu cinq, a unica razão pelo qual não me aconcelharam foi por causa dos €, mas de qualquer maneira vou por, mais tarde ou mais cedo. :buba:
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Nelson Moura em 07 de Dezembro, 2013, 18:45:16
Boa Tarde

Para melhorar a travagem de um Grande Punto Van, 257mm ventilados se não estou em erro, ha algum conjunto de pinças/discos de aplicação directa?
A travagem não é má, gosto do ataque inicial, no entanto acho que fadiga rápido, ha e claro tenho a "panca" dos discos grandes, em termos de jantes vou utilizar jante 17".
Obrigado pela ajuda
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: lovefiat em 07 de Dezembro, 2013, 18:55:34
Boa Tarde

Para melhorar a travagem de um Grande Punto Van, 257mm ventilados se não estou em erro, ha algum conjunto de pinças/discos de aplicação directa?
A travagem não é má, gosto do ataque inicial, no entanto acho que fadiga rápido, ha e claro tenho a "panca" dos discos grandes, em termos de jantes vou utilizar jante 17".
Obrigado pela ajuda

Coloca os do Grande Punto de 90 cv, que são de 284 mm.
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Nelson Moura em 07 de Dezembro, 2013, 19:06:51
Coloca os do Grande Punto de 90 cv, que são de 284 mm.

Obrigado pela ajuda, era o que eu estava a pensar que desse, 1.3 90 cvs/ 1.9 Multijet ou os do 1.4 t jet.
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: lovefiat em 07 de Dezembro, 2013, 19:11:34
Obrigado pela ajuda, era o que eu estava a pensar que desse, 1.3 90 cvs/ 1.9 Multijet ou os do 1.4 t jet.
Atenção que tens de usar o sistema de travagem completo desses modelos.
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Nelson Moura em 07 de Dezembro, 2013, 20:58:25
Atenção que tens de usar o sistema de travagem completo desses modelos.

Sim, pinças, suportes, discos e respetivos calços, obrigada, assim ja sei o que procurar.
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Artur Branco em 08 de Dezembro, 2013, 13:04:25
O melhor carro a travar, dos que tive, foi precisamente o Grande Punto! O meu 1.2 usava ventilados de 257mm e tambor atrás. O poder e equilíbrio da travagem eram soberbos, mesmo em situações de emergência! Claro que usava consumíveis de qualidade... Discos de origem com pastilhas FERODO PREMIER e líquido da FERODO também.

Nunca senti fadiga a não ser quando os discos estavam já perto da sua vida útil...

Continuo a achar estranho aumentar o poder de travagem em carros em que não há um aumento significativo de potência e "andamento"... A não ser que seja, assumidamente, pelo factor estético! Aí tudo bem...

Já a Dobló...  :help: O ABS é demasiado interventivo... Espero que quando mudar de pneus esta situação se altere!
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Nelson Moura em 08 de Dezembro, 2013, 18:55:45
O melhor carro a travar, dos que tive, foi precisamente o Grande Punto! O meu 1.2 usava ventilados de 257mm e tambor atrás. O poder e equilíbrio da travagem eram soberbos, mesmo em situações de emergência! Claro que usava consumíveis de qualidade... Discos de origem com pastilhas FERODO PREMIER e líquido da FERODO também.

Nunca senti fadiga a não ser quando os discos estavam já perto da sua vida útil...

Continuo a achar estranho aumentar o poder de travagem em carros em que não há um aumento significativo de potência e "andamento"... A não ser que seja, assumidamente, pelo factor estético! Aí tudo bem...

Já a Dobló...  :help: O ABS é demasiado interventivo... Espero que quando mudar de pneus esta situação se altere!

Eu gosto do ataque , é muito bom, mas fadiga um pouco rapido, acredito que com melhor material e com umas jantes que permitam mais refrigeração a situação melhore, admito que a parte estética tambem é uma das razoes a mudar, mas travoes é algo que não gosto de ter duvidas.
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: dvcr em 10 de Junho, 2014, 12:08:00
boas pessoal
 queria que alguém me dissesse se além da manete de travão de origem do fiat cinquecento sport é possivel colocar uma do punto ou algo do genero. não devo ser o unico a ficar com a mesma na mão por se partir um bem haja!
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: TwinThema em 10 de Junho, 2014, 20:18:19
boas pessoal
 queria que alguém me dissesse se além da manete de travão de origem do fiat cinquecento sport é possivel colocar uma do punto ou algo do genero. não devo ser o unico a ficar com a mesma na mão por se partir um bem haja!
Quase que aposto que encontras resposta ao que pretende depois de fazeres o diz  nesta pagina  (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=19122.0) ;)
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: elson em 15 de Dezembro, 2014, 00:38:46
Fiat punto mk1
Travagem frontal da Marea 1.6 tem aplicação direta em Punto mk1



(http://i58.tinypic.com/29xvfwm.jpg)
Título: Re: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Luke em 15 de Dezembro, 2014, 09:45:18
Tens jantes 15"?

Sent thru Tapatalk
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: cinquecentoman em 16 de Dezembro, 2014, 20:59:51
Vê-se que é 15, mas no minimo terá que ser 14 penso eu pois isso são 257mm vetilados :fiat:
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Rara em 16 de Dezembro, 2014, 21:16:33
Vê-se que é 15, mas no minimo terá que ser 14 penso eu pois isso são 257mm vetilados :fiat:

A medida do pneu ajuda a ver isso...   :charge: :charge: :charge: :charge:
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: carlossantosalexandre em 12 de Junho, 2018, 08:14:04
Bom dia  :fiatistas:
Gostaria de saber quais os discos ventilados que poderei por no brava 1.2 de 2000
Ele equipa com discos maciços de 257 mm
Pelo que sei os ventilados do Marea não dão pois embora sejam de 257 mm os discos não sei se cabem nas pinças.
Se puderem dar uma ajuda
Obrigada
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: TwinThema em 12 de Junho, 2018, 08:59:45
Pela logica nao cabem.
Terá de, no minimo, trocar as pinças.
Mas os mais entendidos que se pronunciem.  :t_up:
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: lovefiat em 12 de Junho, 2018, 10:00:20
Bom dia  :fiatistas:
Gostaria de saber quais os discos ventilados que poderei por no brava 1.2 de 2000
Ele equipa com discos maciços de 257 mm
Pelo que sei os ventilados do Marea não dão pois embora sejam de 257 mm os discos não sei se cabem nas pinças.
Se puderem dar uma ajuda
Obrigada

Não cabem, pois a espessura é superior. Nos discos existe a espessura e o diâmetro como requisitos a cumprir.
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: carlossantosalexandre em 13 de Junho, 2018, 08:05:43
Isso eu já tinha entendido o que gostava de saber era se podia colocar as pinças e os discos ventilados da Marea. É possível?
Título: Re: Upgrade de travões da frente para
Enviado por: Kalaty em 16 de Dezembro, 2018, 20:39:40
Boas, tenho um Punto 1.7 TD, e queria meter disco ventilado á frente, alguém me consegue dizer quais as mangas de eixo que têm aplicação direta neste carro!?