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Notizie => Notizie Estere => Tópico iniciado por: Tiffosi em 07 de Maio, 2007, 17:24:23

Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: Tiffosi em 07 de Maio, 2007, 17:24:23
Autódromo do Estoril é para privatizar

Tal como muitos suspeitavam, o Governo de Portugal vai privatizar o Circuito do Estoril. O presidente da Câmara Municipal de Cascais, António Capucho, assim o adiantou em declarações à edição de 30 de Abril do Jornal de Negócios.

Em Dezembro último, a Parpública - que é uma Sociedade Gestora de Participações Sociais de capitais exclusivamente públicos - reforçou a posição na Sociedade Gestora do Autódromo Fernanda Pires da Silva, passando a controlar 100% do capital e direitos de voto, após a aquisição ao Instituto de Turismo de Portugal (ITP) de 51 mil acções. Porém, depois de ter fundido as duas sociedades que constituíam aquela infra-estrutura desportiva, o Estado vai agora alienar a empresa resultante da operação.

A Parpública terá transmitido a título pessoal a intenção de privatizar o Autódromo mediante concurso explicou o autarca de Cascais à publicação. Por seu lado, o Ministério das Finanças não emitiu qualquer declaração por achar ainda prematuro abordar o assunto.

A vontade do Estado de Portugal em privatizar o Autódromo do Estoril acontece dez anos depois de ter assinado o "Acordo Global" com o Grupo Grão-Pará que o tornou accionista da companhia.
 
Fonte: Sport Motores (http://www.sportmotores.com/) / por Sérgio Fonseca
 
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: Tiffosi em 30 de Julho, 2007, 19:31:36
Autódromo do Estoril pode passar para a Câmara de Cascais      

(http://www.lusomotores.com/images/stories/Logotipos/fi036961.jpg)

O Estado pretende vender aquele recinto mas a autarquia terá que se comprometer a explorar aquele espaço até 2012. Depois disso, nada fica garantido sobre a utilização do espaço...  

A Parpública, holding do Estado que detém o Autódromo do Estoril, vai iniciar o processo de venda da sociedade gestora daquele espaço. A notícia, avançada pelo Diário de Notícias, dá conta de um primeiro cotacto com a Câmara Municipal de Cascais, a realizar durante a semana, justificando este facto por a autarquia ter sido a única entidade que, até agora, mostrou interesse em adquirir a infra-estrutura. Ao matutino lisboeta, Plácido Pires, o presidente da Parpública deixou claro que não é intenção do Estado perder dinheiro com a operação, pelo que a venda do Autódromo do Estoril terá que gerar mais de 33 milhões de euros, a verba correspondente ao que foi investido até agora naquele espaço.

Com efeito, a aquisição por parte da Parpública do Autódromo do Estoril custou, até agora, 33 milhões de euros, que resultam da aquisição da sociedade gestora, bem como dos investimentos realizados entretanto, segundo números avançados pela holding de capitais públicos. Por outro lado, para que o negócio possa ser concretizado, o novo proprietário terá que manter a exploração do Autódromo até ao final de 2012, altura em que a infra-estrutura deverá necessitar de investimentos.

"Uma infra-estrutura destas não é eterna e a dada altura precisa de obras. Não é possível fazermos um modelo que obrigasse a manter a exploração", disse Plácido Pires citado pelo DN. Para já, a câmara é a principal candidata, mas o presidente da Parpública lembra que ainda não começaram à procura de outros potenciais compradores.

Recorde-se que o Autódromo Fernanda Pires da Silva, por todos conhecido tão só como Autódromo do Estoril, foi parar ao controlo público no Verão de 1997, no quadro de um acordo com o grupo Grão Pará, como contrapartida pelas dívidas do grupo ao Estado, então aprovado pelo ministro da Economia, Augusto Mateus. Para além do encontro das dívidas, um dos objectivos do Governo da altura era realizar os investimentos necessários na infra-estrutura para evitar a perda das competições de Fórmula 1. No entanto, a "nacionalização" da infra-estrutura não evitou que Portugal tivesse perdido o Grande Prémio do Estoril, que era o principal activo do Autódromo.

Segundo uma auditoria do Tribunal de Contas de 2002, os governos até à data tinham atribuído 24,7 milhões de euros em financiamentos públicos à Sociedade Gestora do Autódromo, sociedade criada em 1997 para gerir a estrutura. A verba, superior em 500% ao previsto inicialmente, não conseguiu recuperar a Fórmula 1 em Portugal, concluía o Tribunal de Contas no referido documento.  

Actualmente, o Autódromo do Estoril não tem quaisquer condições para receber provas de Fórmula Um, como reconheceu há algum tempo ao LusoMotores o responsável máximo pela Sociedade de Gestão do Autódromo, Domingos Piedade, numa posição idêntica à que tomou Carlos Barbosa, o presidente do Automóvel Club de Portugal, quando questionado pelo LusoMotores sobre o mesmo tema. Curiosamente, o líder do ACP garantiu já ter garantias por parte de Bernie Ecclestone, o "patrão" da Fórmula Um, de que Portugal poderá receber de novo o Mundial da cateboria, mas para isso terá que construir "um autódromo moderno e de qualidade".

Deste modo, o principal evento que anualmente faz encher o Autódromo do Estoril é o Grande Prémio de Motociclismo de Velocidade, com os pilotos da categoria de MotoGP a serem cabeças de cartaz, mas até neste aspecto toda a organização passar pela Dorna, a entidade espanhola que gere o evento, e Portugal apenas recebe uma importância financeira pela "cedência" do espaço.

Fica por saber se, no caso da venda do Autódromo, qual será o propósito para aquele espaço, nomeadamente para além de 2012, havendo o risco efectivo de Portugal perder aquela que é actualmente a sua única pista permanente efectiva com condições para provas internacionais, o Autódromo do Estoril, e com essa perda serem igualmente perdidos anos de história e tradição de Portugal no automobilismo, uma situação que muitos consideram mesmo "natural" depois de muitos pilotos terem sido obrigados a rumar para Espanha, para ali participarem em campeonatos de velocidade, perante a ausência de projecção mediática permitida pelos campeonatos portugueses, e a consequente ausência de retorno para os patrocinadores.

Fonte: LusoMotores (http://www.lusomotores.com/)
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: Tiffosi em 31 de Julho, 2007, 18:19:53
António Capucho considera preço do autódromo exorbitante

O Presdiente da Câmara Municipal de Cascais considerou o preço do autódromo do Estoril "exorbitante e inaceitável". Estas palavras fora, segundo a agência lusa, proferidas à saída da reunião que António Capucho teve com Plácido Pires da Parpública.

António Capucho considerou exagerados os 35 milhões de Euros que o estado pela pela estrutura e considerou que esse preço só se justificaria se fosse adquirido por quem tivesse interesses imobiliários para o local. O autarca reforçou no entanto que é intenção da Câmara de Cascais menter o autódromo na área protegida e portanto longe da pressão imobiliária.

A Camara Municipal de Cascais deseja adquirir o autódromo e manter a estrutura para além de 2012, data a partir da qual (segundo a proposta do goveno) o novo proprietário deixa de ter obrgatoriedade de manter a estrutura funcional. António Capucho referiu que não há espaço para dois autódromos em Portugal, ao comparar o Estoril com o novo projecto de Portimão que conta com uma área imobiliária envolvente e viu ainda ser declarado como interesse publico.

Ainda segundo a Lusa, a Câmara Municipal de Cascais fica a aguardar novo contacto da Parpública para que esta apresente valores mais realistas na óptica da autarquia. Recorde-se que o estado quer vender o autódromo e o primeiro contacto foi o de Cascais, mas a Parpublica quer procurar mais compradores.
 
Fonte: Sport Motores (http://www.sportmotores.com/) por José António Marques  
 
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: Tiffosi em 04 de Outubro, 2007, 18:02:22
C. M. Cascais prestes a comprar o autódromo do Estoril  

(http://193.126.231.100/projectos/sportmotores/img/fotos/13393.jpg)

A Câmara Municipal de Cascais está a dias de fechar o negócio com a Parpublica para a aquisição do Autódromo do Estoril, segundo noticia hoje o diário Correio da manhã.

A autarquia liderada por António Capucho já havia mostrado interesse pela estrutura onde durante anos o mundial de Fórmula 1 passou, mas considerou que os cerca de 35 milhões de Euros pedidos pela Parpublica eram um exagero. Na altura, António capucho defendeu mesmo que, esse valor só teria justificação se o autódrodmo fosse para demolir e urbanizar, situação que inflaccionaria os terrenos em questão.

Mas segundo o diário lisboeta, António Capucho não tem intenção de acabar com o autódromo e a transferência de propriedade deverá acontecer este mês por um valor bem inferior ao que era inicialmente pedido pela sociedade gestora de participações sociais do estado.

Apesar do negócio parecer caminhar para a concretização, no mesmo artigo um representante da Câmara Municipal de Cascais apresenta como alternativa a possibilidade da Parpublica não vender o autódromo mas ficar a autarquia com a esploração do recinto por um período nunca inferior a 75 anos. Esta possibilidade de parceria vai de encontro aos que as orientações estratégicas do governo prevêem até 2009 e que é a venda ou parceria com outra entidade para manter a exploração do autódromo, reforçando as valências complementares".

Depois da criação da CE - Circuito do Estoril, S.A para prevere a evolução accionista do autódromo, um novo passo está prestes a ser dado.
 
 
Fonte: Sport Motores (http://www.sportmotores.com/), por José António Marques
 
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: dux em 04 de Outubro, 2007, 22:09:24
Mais um triste exemplo do que se passa em Portugal!

Veja-se o caso de Espanha:

F1 GP em 2008 terá dois, Barcelona e Valência

Moto GP em 2008 terá três, Barcelona, Jerez e Valência

Nós perdemos o F1 GP, e vamos ver durante quanto mais tempo teremos o Moto GP...

 
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: Tiffosi em 08 de Outubro, 2007, 18:41:11
Formula 1, talvez no Algarve (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?showtopic=5573&hl)
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: dux em 08 de Outubro, 2007, 21:59:44
Portugal não tem capacidade para dois autodromos.

Se Portimão vier a ter um, então o Estoril pode preparar o funeral...
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: Luke em 09 de Outubro, 2007, 00:11:35
tem de haver um relançamento do Estoril se é para continuar no panorama nacional e quiça internacional, não é a estar ás moscas que se faz isso, é a usa-lo constantemente!
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: Tiffosi em 09 de Outubro, 2007, 15:17:14
O Autódromo do Estoril vai sendo usado conforme o possível (dizem eles), porque as alterações para algumas provas internacionais são tão dispendiosas, que vale mais fazer um autódromo novo. Tantos anos sem remodelações, que agora é tarde
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: dux em 09 de Outubro, 2007, 23:30:47
R.I.P.
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: Fiat 600 71 em 09 de Outubro, 2007, 23:32:15
Se não fossem tão chulos, iam lá mais pessoas
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: Tiffosi em 24 de Outubro, 2007, 19:32:15
Autódromo do Estoril à venda por concurso publico  

O Governo de José Socrates decidiu recusar a proposta da Cãmara Municipal de Cascais para compra do autódromo do Estoril, optando por vender esta estrutura em concurso publico. A notícia foi esta noite avançada pela versão online do Diário Económico.

Recorde-se que em Julho a Parpública decidiu dar início ao processo de vendfa do autódrmos, apresentando um valor base de venda supreior a 33 milhões de Euros. O primeiro interessado no negócio foi a Cãmara Municipal de Cascais, mas António Capucho defendeu na altura que o preço do Autódromo era muito elevado.

Em Outubro a autarquia liderada por Capucho esteve prestes a fechar negócio com o estado, prevendo ficar com o autódromo e mantê-lo em funcionamento para além de 2012. No entanto o processo terá sofrido um "volte face" de última hora decidindo a Parpublica vender o autódromo por concurso publico.

Na prática, isto significa que o autódromo irá parar às mãos de quem der mais dinheiro por ele. No actual estado contractual, o autódromo tem continuidade garantida até 2012, mas depois disso nada está garantido. Os 35 milhões de Euros que supostamente o Estado pede pela estrutura são consideráveis para um complexo motorizado como o do Estoril, mas se o projecto fôr para destruir o autódromo e desenvolver em termos imobiliários, então os terrenos do circuito valem cerca de 100 milhões de Euros.

Neste estado de coisas, tudo leva a crer que o lobby imobiliário poderá mesmo tomar conta dos terrenos do Autódromo, tendo em conta que a aprente intenção do actual gorverno é obter o maior encaixe financeiro possível.

Ainda segundo a mesma fonte, a Parpública e a Câmara Municipal de Cascais terão diversas propostas de interesse por parte de empresários portugueses radicados para dinamização do autódromo, com projectos na área automóvel, até empresas de construção civil e promoção imobiliária.

Agora começa verdadeiramente a ser decidido o futuro do Circuito do Estoril. Ou fica para além de 2012, ou vem abaixo nessa altura para dar lugar a projectos imobiliários.
 
Fonte: Sport Motores (http://www.sportmotores.com/), por José António Marques  
 
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: naso em 24 de Outubro, 2007, 23:37:35
Espero estar enganado, mas já estou a ver o que vai acontecer... :red:  
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: dux em 24 de Outubro, 2007, 23:41:58
vitória do betão e tijolo...

Grande governo...

 :boxe:  
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: 850pequenino em 25 de Outubro, 2007, 00:25:42
por acaso era fixe que mandassem esse abaixo, e que retomassem o projecto de ha 20 anos do autodromo na romeira! =D

estou a brincar... =x estou so a expressar o desgosto que tenho de este projecto nunca ter seguido! =|
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: Tiffosi em 23 de Novembro, 2007, 17:59:27
Autódromo do Estoril acolhe provas até 2012, depois...

(http://www.velocidade.online.pt/fotos/big/cestoril191107.jpg)
[size=8]Único circuito permanente português à venda... [/size]

A Parpública está a aceitar propostas para a compra da totalidade do capital da CE - Circuito Estoril, empresa que controla o Autódromo do Estoril, mas impõe como condição a continuação da exploração da infra-estrutura pelo menos até 2012. Nas condições gerais para a venda da participação, publicadas no site da internet da gestora de participações, a Parpública obriga o adquirente a assegurar que a CE - Circuito Estoril continua a explorar o Autódromo pelo menos até 31 de Dezembro de 2012, mantendo as homologações oficiais existentes.

A Parpública impõe também que o comprador não pode alienar o imóvel afecto à exploração do Autódromo até, pelo menos, 31 de Dezembro de 2012. O concurso público lançado pela Parpública visa a alienação de 12.260.000 acções, com o valor nominal de 5 euros, representativas de 100 por cento do capital social da CE - Circuito Estoril.

Cronologia de uma morte anunciada...

A Parpública, holding do Estado que detém 49 por cento do Autódromo do Estoril, prepara-se para vender a sua participação, dez anos depois do circuito ter caído nas mãos do Estado como pagamento das dívidas fiscais do grupo Grão-Pará. O Autódromo Fernanda Pires da Silva foi parar ao controlo público no Verão de 1997, na sequência de um acordo global celebrado entre o Governo e o Grão-Pará que visava a resolução, por via negocial, de todos os diferendos, incluindo dívidas e acções judiciais, avolumadas ao longo de mais de 20 anos. Inaugurado em 1972, o Autódromo sofreu uma intervenção do Estado logo em 1974 por alegado incumprimento fiscal da Grão-Pará, a empresa detentora da infra-estrutura.

No entanto, a troca de acusações entre o Estado e a empresa prosseguiram depois do acordo de 1997 e mesmo depois de a infra-estrutura ter passado totalmente para mãos públicas, em 2002. O acordo, celebrado entre o Governo, então liderado por António Guterres, e o grupo Grão-Pará, que integrava a empresa Autodril, proprietária do Autódromo, foi assinado a 7 de Julho de 1997 e previa, entre outros aspectos, a atribuição da gestão maioritária (51 por cento) ao Estado. Na base do negócio, que permitiu o arranque das obras no Autódromo, tendo em vista o regresso da Fórmula 1 a Portugal, esteve a passagem do circuito português para o Estado, tanto a nível de gestão como imobiliário.

Além do pagamento das dívidas do grupo liderado por Abel Pinheiro, um dos objectivos do Governo da altura era realizar os investimentos necessários na infra-estrutura para evitar a perda das competições de Fórmula 1. No entanto, a “nacionalização” da infra-estrutura não evitou que Portugal tivesse perdido o Grande Prémio do Estoril, que era o principal activo do Autódromo. Uma auditoria do Tribunal de Contas, datada de 2002, revelou que os governos até à data tinham atribuído 24,7 milhões de euros em financiamentos públicos à Sociedade Gestora do Autódromo, criada em 1997 para gerir a estrutura. O grupo Grão-Pará acabaria por entregar no ano de 2002 o restante capital (49 por cento) à sociedade de participações públicas, como pagamento de dívidas à Caixa Geral de Depósitos.

No âmbito do processo de reestruturação concluído a 1 de Abril de 2007, a actividade de exploração do Autódromo Fernanda Pires da Silva (activos operacionais, contratos e pessoal) foi transferida da SGA (Sociedade Gestora do Autódromo) para a SIA (Sociedade Imobiliária do Autódromo), tendo esta última sociedade alterado a sua denominação para Circuito Estoril, entidade que passou assim a deter a gestão e propriedade do Autódromo do Estoril. O primeiro contacto para a venda da sociedade gestora do Autódromo do Estoril foi feito no final de Julho deste ano junto do presidente da Câmara Municipal de Cascais, António Capucho, que se manifestou interessado na compra da infra-estrutura. No entanto, António Capucho disse que o valor apresentado pela Parpública, na ordem dos 35 milhões de euros, é “exorbitante e inaceitável”.

A Parpública decidiu assim anunciar, em vários jornais diários, a venda da participação do sector público no capital social da empresa “CE-Circuito Estoril, SA”. “Aceitam-se propostas em carta fechada e lacrada, até ao dia 19 de Dezembro para venda da participação do sector público no capital da Sociedade CE - Circuito Estoril SA”, lê-se no anúncio. A abertura das propostas será feita em sessão pública no dia 20 de Dezembro na sede da Parpública.

Fonte: Velocidade Online (http://www.velocidade.online.pt/), por Luís Lopes
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: José Fernandes em 23 de Novembro, 2007, 18:16:17
..tenho de comentar...

Se fosse um estádio de futebol já tinham aparecido 150 mil "gajos" a querer comprar, não é...

Morre... :buaaa:  
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: Luke em 26 de Novembro, 2007, 11:18:29
recebi por email uma petição para que o autodromo n seja vendido!

PETIÇÃO (http://www.petitiononline.com/Petiauto/petition.html)



To:  Presidente da Assembleia da República

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República

Exmo. Senhor Primeiro-Ministro

Exmo. Senhor Ministro das Finanças

Considerando que:

1. O Autódromo do Estoril é a mais importante infra-estrutura de desportos motorizados existente em Portugal.

2. Foi o palco português para as corridas de Fórmula 1 e é actualmente a pista utilizada para o Moto GP.

3. O Autódromo tem sido um importante pólo dinamizador do Turismo no Estoril, contribuindo de forma muito positiva para a imagem externa da região e de Portugal.

4. Conhece actualmente uma ocupação superior a 250 dias por ano, sendo utilizado para treinos de equipas, provas desportivas, testes de marcas e também para publicidade.

5. O facto de existir o projecto de um outro autódromo no país de forma alguma deve inviabilizar a existência do Autódromo do Estoril. Antes pelo contrário, o aumento da oferta irá aumentar a importância do destino. Em Espanha existem seis autódromos pelo que não será excessivo a existência de dois em Portugal.

6. A exploração de um autódromo não gera rendimento directo suficiente para pagar um investimento na ordem das dezenas de milhões de Euros, pelo que é evidente que a sua privatização implicará a desactivação da pista a médio prazo.

Tendo consciência que este facto representaria um enorme revés para o Desporto Motorizado em Portugal e para o Turismo na Costa do Estoril,

Os cidadãos abaixo assinados reclamam que a Assembleia da República se pronuncie no sentido de assegurar que o Autódromo do Estoril continuará a ser equipamento público e seja de imediato suspenso o seu processo de venda.

Sinceramente,

The Undersigned
 
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: eddy_fast em 26 de Novembro, 2007, 13:56:09
e onde podemos assinar, eu assino
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: Luke em 26 de Novembro, 2007, 15:23:18
no link
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: Tiffosi em 04 de Dezembro, 2007, 17:15:10
Petição leva venda do Autódromo ao Parlamento

(http://www.velocidade.online.pt/fotos/big/aest031207.jpg)

A petição contra a venda do Autódromo do Estoril superou as 4.000 assinaturas (actualmente já são 4712) e terá de ser discutida na Assembleia da República (AR), anunciaram os promotores da iniciativa, que temem a desactivação do circuito após 2012.

O vereador do Desporto da Câmara Municipal de Cascais, João Sande e Castro, responsável pelo lançamento da competição, pretendia atingir as 4.000 assinaturas antes de 19 de Dezembro, data limite para a apresentação de propostas de compra, mas esse número foi superado em menos de uma semana.

Sande e Castro receia que a venda do autódromo possa "abrir a porta a uma futura urbanização do local e consequente desactivação da pista". O caderno de encargos impõe como condição impõe como condição a continuação da exploração da infra-estrutura com os actuais fins até 2012, mas o autarca adverte que após esse prazo o comprador pode "fechar as portas do autódromo e rentabilizar o investimento com um projecto imobiliário".

Fonte: Velocidade Online (http://www.velocidade.online.pt/)
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: Tipo11 em 05 de Dezembro, 2007, 16:16:24
Ya tá. Vai em 4910 assinaturas :)

Eu compro o Autodromo para os FIATISTAS e todos que tenham um auto ou moto italiana. Quem quiser andar na pista paga metade dos que levem um auto ou moto não-italiana.  :d_grin:  
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: cjcorreia em 05 de Dezembro, 2007, 18:09:11
Pq é q os fiatistas não fazem mais uma vakinha? neste caso uma vakona  (lol)  
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: alapimba em 05 de Dezembro, 2007, 18:11:53
quem é que vai querer compra esta treta que uma das clausulas segundo li era que continuava a ser gerido pelo actual grupo ate creio que 2010 embora o autodromo seja de outra pessoa?

Eu alinho na vaquinha.

 
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: Fiat 600 71 em 05 de Dezembro, 2007, 18:19:50
Grande vacarrona que querem fazer..
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: Tiffosi em 11 de Dezembro, 2007, 19:23:21
Petição a favor do autódromo já foi entregue na Assembleia da República

(http://193.126.231.100/projectos/sportmotores/img/fotos/5996.jpg)

A petição contra a venda do Autódromo do Estoril assinada por cerca de 5000 cidadãos foi entregue na 5ª feira na Assembleia da República.

A entrega foi feita pelo presidente da Federação Nacional de Motociclismo - Jorge Viegas - que se mostrou contra a possibilidade do autódromo dar lugar a empreendimentos imobiliários.

Após a entrega do documento, que foi recebido pelo presidente da Assembleia da República - Jaime Gama, Jorge Viegas falou aos jornalistas afirmando que "o autódromo do Estoril deve ser considerado como um espaço de interesse público, é o estádio nacional dos automóveis." Viegas defendeu ainda que "o governo deveria ouvir as restantes instituições, além da Câmara de Cascais, que têm estado permanentemente associadas àquele espaço, como sejam as federações de automobilismo e de motociclismo, assim como o turismo."

O mentor desta petição, o vereador do desporto da Câmara de Cascais - João Sande e Castro, revelou que o município está disposto a adquirir a estrutura por 10 milhões de Euros, garantindo o seu funcionamento para além de 2012.

Este documento será enviado para a Comissão Parlamentar de Economia que tem 60 dias para elaborar um relatório final. Este relatório será depois enviado para o Presidente da Assembleia que terá 30 dias para o fazer subir ao plenário onde será discutido.
 
Fonte: Sport Motores (http://www.sportmotores.com/), por José António Marques
 
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: Carkov em 12 de Dezembro, 2007, 17:26:54
O nosso país é uma tristeza...  <_<

Morei a minha vida toda perto do autodromo, sempre habituado ao "roncar" dos motores... sempre habituado a ver as enchentes nos dias de grandes provas... e mesmo no outros dias menos comcorridos é sempre bom ir ver as máquinas em acção...  :D

Já estou a ver que as máquinas que vamos ver em acção depois de 2012 serão as betoneiras, o roncar dos camiões carregados de entulho... e provavelmente as enchentes também vão continuar... mas vai ser nos bolsos de alguém!  :smash:

É esta a realidade que temos...  :buaaa:

Cumps

 
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: José Fernandes em 12 de Dezembro, 2007, 18:15:46
Citar
O nosso país é uma tristeza...  <_<

Morei a minha vida toda perto do autodromo, sempre habituado ao "roncar" dos motores... sempre habituado a ver as enchentes nos dias de grandes provas... e mesmo no outros dias menos comcorridos é sempre bom ir ver as máquinas em acção...  :D

Já estou a ver que as máquinas que vamos ver em acção depois de 2012 serão as betoneiras, o roncar dos camiões carregados de entulho... e provavelmente as enchentes também vão continuar... mas vai ser nos bolsos de alguém!  :smash:

É esta a realidade que temos...  :buaaa:

Cumps
..e sabem todos vós o que me faz falta?

É estar no autódromo às 6.00h da manhã em dias de fórmula 1, ver o nascer do sol por trás da bancada "E" e começar a ver o reboliço todo antecedente a uma prova desta envergadura, para mim é música, o tutano da vida... e agora?

Sabem quando é que teremos fórmula 1 em portugal?



Dia 30 de Fevereiro de um ano impensável....
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: naso em 12 de Dezembro, 2007, 19:21:30
É com muita tristeza que vejo o que querem fazer ao autódromo do Estoril, mas tenho a certeza que se todos os amantes dos automóveis, associações e afins, se fizessem ouvir, a história era bem diferente, pagamos impostos para que???
Se há €€€ para termos um estádio nacional que nem sei bem para que serve, tirando a final da taça, porque não há para um circuito como o do Estoril???  

Pode ser que ainda haja esperança.... :smash:  
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: darth vader em 14 de Dezembro, 2007, 21:54:14
por mim, desde que o não deitem abaixo poem privatizar á vontade!! que é tb para alguns que andam lá a encher o badulho se vão embora...


odeio discussoes pró-politicas em foruns de automóveis.
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: PeteCunha em 15 de Dezembro, 2007, 10:20:40
Citar
Sabem quando é que teremos fórmula 1 em portugal?



Dia 30 de Fevereiro de um ano impensável....
qdo houver autodromo no algarve, é capaz de lá haver formula 1... nao me admiro mto!
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: Tiffosi em 15 de Dezembro, 2007, 14:32:52
Está a ser construído para ter homologação, veremos
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: Tiffosi em 15 de Dezembro, 2007, 16:18:24
Autódromo do Estoril está "condenado"

De acordo com a edição de ontem do Diário Económico será a vertente imobiliária o principal motivo de interesse para os privados concorrerem à privatização do Autódromo do Estoril.

Segundo a publicação nacional e como já foi tornado público, o próprio caderno de encargos abre a porta para que, a partir de 31 de Dezembro de 2012, o vencedor da privatização do Circuito do Estoril possa vender o próprio imóvel afecto à exploração do complexo motorizado, uma vez que apenas exige que ele seja mantido na posse do futuro gestor privado até essa data. Mais, a Parpública disponibilizou aos concorrentes um estudo da situação imobiliária do Circuito do Estoril com extractos relevantes dos planos de ordenamento, condicionantes e possibilidades de uso.

Os novos donos do circuito terão a obrigação de conservar as homologações oficiais existentes até 2012, mas apenas serão obrigados a ceder o Autódromo, durante um máximo de 12 dias por ano, para a realização de eventos que sejam considerados de relevante interesse turístico pelas autoridades públicas. Segundo a Parpública, no triénio 2004-2006 as actividades desportivas e não desportivas na pista portuguesa chegaram à taxa de 81% de ocupação.
 
 
Fonte: Sport Motores (http://www.sportmotores.com/), por Sérgio Fonseca
 
 
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: Tiffosi em 20 de Dezembro, 2007, 17:59:32
Ninguém quer o Autódromo do Estoril    

Prazo para apresentação de propostas à Parpública expirou esta quarta-feira  

O processo de aquisição das participações detidas pela Parpública, gestora do capital das empresas exclusivamente pertença do Estado, no capital social da CE-Circuito Estoril, empresa que detém o Autódromo do Estoril, encerrou esta quarta-feira sem que tenham surgido propostas para o efeito, anunciou a holdind estatal, o que obrigará à colocação em marcha "de outras hipóteses de rentabilização daquele activo, nomeadamente a concessão da sua exploração". Na prática, ninguém se perfilou como candidato à compra de uma infraestrutura desportiva que já recebeu algumas das principais provas mundiais de desportos motorizados de duas e quatro rodas.

As propostas tinham de ser entregues na sede da holding pública até às 17h00 desta quarta-feira, estando agendado para o mesmo dia o acto público da abertura e admissão das mesmas, no âmbito de um processo que visava a alienação de 12.260.000 acções, com valor nominal de 5 euros cada, representativas de 100 por cento do capital social da CE-Circuito Estoril. O valor de referência para os concorrentes seria de 2,86 euros, o que permitiria um encaixe de 35 milhões de euros.

Os eventuais compradores teriam a obrigação de continuação da exploração do autódromo pelo menos até 2012, manutenção, até essa data, das actuais homologações oficiais e proibição de venda do imóvel afecto à exploração da infra-estrutura até 31 de Dezembro do mesmo ano. E ainda a cedência do autódromo, durante um máximo de 12 dias por ano, para a realização de eventos considerados de relevante interesse turístico pelas autoridades públicas com a tutela desta área.

Recorde-se que o Autódromo Fernanda Pires da Silva passou para as mãos do Estado em meados de 1997 no âmbito de um acordo celebrado entre o Governo e o Grão-Pará que colocou um ponto final num longo (12 anos) diferendo relacionado, entre outros aspectos, com dívidas e processos em tribunal. O Estado ficou, na altura, com 51 por cento do autódromo, mas receberia os restantes 49 por cento, em 2002, como pagamento de dívidas do grupo Grão-Pará à Caixa Geral de Depósitos.
 
Fonte: LusoMotores (http://www.lusomotores.com/)
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: Tiffosi em 19 de Fevereiro, 2008, 17:37:08
Autódromo do Estoril ganha apoios locais  

O Autódromo do Estoril foi esta semana novamente notícia na imprensa nacional, pois António Capucho anunciou que a Câmara Municipal de Cascais e a Parpública estão a estudar a concessão do complexo motorizado à autarquia.

António Capucho disse ao jornal Correio da Manhã que a Câmara Municipal de Cascais fervilha de ideias quanto ao futuro do recinto, considerando, no entanto, que as mesmas dependerão do tempo da concessão. Igualmente, Capucho concluiu que a concorrência é sempre benéfica e portanto não teme que a construção do Autódromo Internacional do Algarve vá prejudicar os planos para o circuito da Costa do Estoril.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Junta de Turismo da Costa do Estoril, Duarte Nobre Guedes, mostrou-se também muito optimista com o desfecho das negociações e adiantou que aguarda investir, durante o maior período de tempo possível, no aumento da visibilidade de uma das maiores "âncoras" turísticas da região, apostando agora num projecto estratégico, que, segundo o próprio, faz falta há anos.

Duarte Nobre Guedes também referiu à mesma fonte que os eventos realizados no Autódromo do Estoril são alvo de 250 horas de cobertura televisiva internacional e motivam 65 a 70 mil dormidas na Costa do Estoril, o que "obriga" as autoridades locais a não deixar esquecer o histórico circuito nacional que já foi palco do Campeonato do Mundo de Fórmula 1.

O plano a ser definido pela autarquia e outras entidades visará o aumento da notoriedade e da rentabilidade do equipamento, incluindo um "upgrade" da própria infra-estutura e a continuidade na realização de provas de caracter internacional.
 
16/02/2008  

Fonte: Sport Motores (http://www.sportmotores.com/), por Sérgio Fonseca
 
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: Tiffosi em 12 de Março, 2008, 18:37:08
Autódromo Estoril continua caro para Cascais

A "novela" em redor do Circuito do Estoril não terminou e promete não terminar em breve. A Câmara de Cascais recebeu na pretérita semana uma nova proposta da Parpública para exploração da concessão do Autódromo do Estoril. Porém, esta não é, novamente, do agrado da autarquia, conforme afirmou ontem o presidente da mesma António Capucho à agência Lusa.

A história repete-se. Sete meses depois da empresa gestora do complexo automobilistico ter pedido 35 milhões de Euros pela participação total no capital social da CE-Circuito Estoril, a Câmara de Cascais, pela voz do seu presidente, acusa esta entidade de continuar a pedir muito dinheiro por tão pouco tempo de concessão. Numa altura em que o novo Autódromo Internacional do Algarve ameaça com concorrência, a autarquia quer tomar conta dos destinos da infra-estrutura do circuito o mais depressa possível, mas só o fará se pagar um preço de acordo com as suas reais possibilidades.

Recorde-se que em Dezembro de 2007, a Parpública não recebeu qualquer proposta para a compra do Circuito do Estoril. Segundo o concurso público lançado em Novembro, a "holding" estatal exigia, pelo menos até Dezembro de 2012, a continuação da exploração da infra-estrutura pela CE e pedia 35 milhões de Euros pelas 12.260.000 acções.
 
Fonte: Sport Motores (http://www.sportmotores.com/), por Sérgio Fonseca  
 
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: Tiffosi em 16 de Abril, 2008, 18:56:46
Partidos querem manter Autódromo do Estoril  

Na passada 4ª Feira, dia 10 de Abril, todos os partidos, à excepção de "Os Verdes", defenderam que o Autódromo do Estoril, que a Parpública colocou à venda, deve ser mantido como pista de desportos motorizados.

A Assembleia da República discutiu a petição, lançada a título próprio pelo vereador do Desporto da autarquia de Cascais, João Sande e Castro, pedindo a suspensão da venda do Autódromo do Estoril. Tal como se esperava, os partidos PS, PSD, BE, PCP e CDS foram unânimes na ideia de que o Circuito do Estoril deve continuar a funcionar como recinto para desportos motorizados, independentemente do modelo de gestão, público ou privado. O único que não se pronunciou a favor foi naturalmente "Os Verdes".

Ao contrário do que tem pregado a Câmara de Cascais, o PSD defendeu uma privatização total da infra-estrutura, enquanto que PS não tomou uma posição muito definida e o CDS deixou várias hipóteses em aberto. Claramente contra qualquer privatização e a favor de uma participação 100% do Estado estiveram, sem surpresa, os comunistas e os bloquistas.

Recorde-se que o ano passado, a Parpública exigiu 35 milhões de euros pela participação totalitária que detém no capital social da CE - Circuito do Estoril, proprietária do equipamento, um valor que a Câmara de Cascais sempre recusou oferecer e que também não cativou nenhuma entidade privada. Uma segunda oferta já foi feita à Câmara de Cascais, mas foi igualmente rejeitada, sendo os valores em causa a razão para nova nega.
 
Fonte: Sport Motores (http://www.sportmotores.com/), por Sérgio Fonseca
 
 
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: Tiffosi em 30 de Janeiro, 2009, 18:20:00
Estoril "acusa" Algarve de favoritismo governamental

Na sessão de participação pública sobre os planos pormenor da Câmara Municipal de Cascais, o presidente António Capucho fez saber que acredita que o Autódromo Internacional do Algarve tem sido sobrevalorizado pelo Governo em relação ao Autódromo do Estoril e defendeu que há mercado para ambos.

"Não podemos ignorar que temos uma forte concorrência, mas é estranhíssimo que cada vez que um membro do Governo fale de automobilismo seja referido o do Algarve, que é de privados, e nunca o do Estoril, que é 100 por cento público", afirmou o autarca, que, para além de ter também elogiado o AIA e suas instalações, referiu ainda a clara preferência por falar na infra-estrutura algarvia é notória no discurso de vários responsáveis governamentais, "desde a Economia ao Desporto".

António Capucho foi ainda mais longe, declarando que provavelmente existiria mercado para um Autódromo também no Norte de Portugal. "Há mercado para o Autódromo do Estoril, para o de Faro e eventualmente para outro no Norte", defendeu corajosamente o líder municipal de Cascais, elogiando igualmente a taxa de ocupação do Circuito do Estoril.

Fonte: Sport Motores (http://www.sportmotores.com/)
Título: Autódromo do Estoril
Enviado por: Tiffosi em 23 de Novembro, 2009, 16:48:20
Estado e Câmara em acordo quanto à venda


Empresa que gere o Autódromo do Estoril vai investir 3,5 milhões de euros na construção de novos equipamentos mostrando-se disponível para vender a estrutura

A empresa que gere o Autódromo do Estoril vai investir 3,5 milhões de euros na construção de novos equipamentos mostrando-se disponível para vender a estrutura, intenção aceite pela Câmara de Cascais, desde que mantenha as actuais funções.

Depois de no ano passado terem falhado todas as tentativas de acordo entre o executivo de Cascais e a "holding" estatal sobre a exploração do CE - Circuito do Estoril, a Parpública, entidade que gere o Autódromo do Estoril, informou hoje à agência Lusa que vai avançar com a construção de um "kartódromo" e uma pista de condução defensiva com o objectivo de "rentabilizar as valências do equipamento".

Em informação cedida à Lusa, a Parpública, empresa tutelada pelo Governo, revelou que, neste momento, "decorre a primeira fase de um processo de obras para actualizar e ajustar o Autódromo do Estoril a novas oportunidades e desafios de negócio no sector", num investimento de 3,5 milhões de euros.

Questionada sobre a venda desta infra-estrutura com mais de 40 anos, fonte da empresa esclareceu: "se e quando houver alguma proposta ou possibilidade de venda, o Estado analisará o que tiver que analisar tendo em conta o interesse público, pelo que quaisquer possibilidades de alienação que, eventualmente, venham a surgir, irão continuar a ser exploradas".

Confrontado com esta informação, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, António Capucho, disse à Lusa não ter qualquer conhecimento sobre o projecto da empresa, reconhecendo, no entanto, a necessidade de requalificação do Autódromo do Estoril, um espaço que considera ser uma "âncora turística muito importante e que importa valorizar".

Quanto à intenção mostrada pela Parpública em vender aquela estrutura, António Capucho respondeu: "nada contra, na certeza de que defenderemos a actual valência e não qualquer outra finalidade especulativa de natureza imobiliária".

António Capucho esclareceu ainda que a autarquia de Cascais não terá qualquer participação financeira na obra prevista pela Parpública, pelo que o investimento será 100 por cento do Estado.

Em Julho de 2007, a Parpública exigiu 35 milhões de euros pela participação totalitária que detém no capital social da CE - Circuito do Estoril, proprietária do equipamento, um valor que a autarquia sempre recusou oferecer.

Questionado sobre a influência do Autódromo do Algarve no do Estoril, o presidente da Câmara de Cascais afirmou, no início deste ano, que o Autódromo do Algarve tem sido sobrevalorizado pelo Governo, opinião que reforçou hoje, alegando que "basta comparar os apoios de que cada um beneficia".

Fonte: AutoPortal (http://www.autoportal.iol.pt/)
Título: Autódromo Do Estoril
Enviado por: Tiffosi em 20 de Julho, 2015, 17:03:31

Câmara de Cascais aprova compra do Autódromo do Estoril


(http://assets1.autoportal.iol.pt/galeria/253105/694x476)


Valor não chega aos 5 milhões de euros

A Câmara de Cascais aprovou esta segunda-feira, a compra do Autódromo do Estoril pelo município por quase cinco milhões de euros, para potenciar a atividade económica local, atrair mais turistas e criar emprego.

Na proposta, aprovada pela maioria PSD/CDS-PP com os votos contra da oposição (PS, CDU e movimento independente Ser Cascais) em reunião de câmara, a autarquia considera que a "atratividade do Autódromo do Estoril [gerido pelo Estado desde 2002] foi-se perdendo ao longo dos anos, seja pela falta de investimento, seja pela incapacidade de garantir as principais provas internacionais".

A Câmara de Cascais adianta que tem vindo a receber propostas de interessados em desenvolver "os mais diversos investimentos naquele equipamento, todos eles potenciadores da atividade económica, aumentando a capacidade de atração turística, sendo desta forma geradores de riqueza e de emprego".

Para o espaço (comprado por 4,921 milhões de euros), a autarquia admite a possibilidade de instalar um kartódromo e um autódromo virtual e incluí-lo num museu dedicado ao motor que integre oficinas especializadas em veículos clássicos e contemporâneos.

Além disso, acrescenta a proposta, é ainda possível instalar uma pista dedicada ao ensino, formação e capacitação em segurança rodoviária e testes de segurança, bem como criar um centro de investigação de desenvolvimento da indústria automóvel e das suas formas de interação com as cidades e o ambiente.

A autarquia informa ainda que tem já um entendimento com a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, bem como com a Federação Motociclismo Portugal, para obter os seus contributos na futura programação e dimensão desportiva do autódromo.

A Câmara de Cascais considera ainda que o Autódromo do Estoril será "um potencial centro de excelência para a dinamização de testes para as principais equipas de motociclismo e automobilismo", adiantando que há já várias personalidades dispostas a "fazer a ponte" com instituições internacionais para a captação de provas internacionais.

Para o PS, as intenções previstas pela câmara para potenciar o equipamento "não passam de uma série de sonhos que vai implicar investimentos significativos que não estão avaliados".

De acordo com a CDU, a autarquia pretende "embrulhar um ‘flop' que há dezenas de anos atormenta o município" e o negócio pertence à classe dos “negócios cristalinamente escuros".

Já para a vereadora Isabel Magalhães, do movimento independente Ser Cascais, o investimento "em cima da mesa poderá rondar os 10 milhões de euros", um valor "excessivo face a outras situações mais urgentes do concelho".

O vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, admitiu que os valores poderão ainda variar até 2,5 milhões de euros e que a autarquia tem mais dois meses para confirmá-los.

"O grande objetivo é tentar, de uma vez por todas, que o autódromo volte a ter a vida que teve no passado", frisou.

O Autódromo do Estoril foi inaugurado em junho de 1972, como um equipamento que se queria de referência para o turismo em Cascais.

Teve o início do seu período mais dinâmico em 1982 com a inclusão deste circuito no Campeonato FIA F2, o que acabou por, em 1984, abrir as portas ao automobilismo internacional, com o Campeonato do Mundo de Fórmula 1, competição que recebeu até 1996.

Pelo local passaram as mais importantes provas internacionais do automobilismo como o Campeonato de Superturismo de Espanha, o Campeonato do Mundo de FIA GT, o European Le Mans Series, o Campeonato de Espanha de GT e de Fórmula 3.

Também no motociclismo, o Autódromo do Estoril recebeu os campeonatos nacionais de diversos países, bem como as provas internacionais referência na modalidade, incluído o Moto GP e o Campeonato do Mundo de SuperBikes.

Fonte: Auto Portal
Título: Re: Autódromo Do Estoril
Enviado por: elvales em 21 de Julho, 2015, 00:49:59
É uma estrutura que estava a entrar em rápida decadência e merece ser revitalizada, sem dúvida. Gera movimento e receitas se as coisas forem bem feitas e só nos resta esperar que sejam!