Autor Tópico: Fiat 238 - "A Queijeira"  (Lida 65732 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Jlpanda

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1063
  • Karma:
    +1/-0
    • http://
Re: Fiat 238 - "A Queijeira"
« Responder #105 em: 28 de Julho, 2014, 15:03:10 »
Tem um junta de borracha entra a chapa e os farolins, mas dá ideia que a chapa também faz um ligeiro rebordo.

Tens aqui uma foto: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e7/Fiat_238_dutch_licence_registration_75-VF-23_pic06.jpg
Fiat desde sempre, Fiat para sempre

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

mad_maximo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 129
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 238 - "A Queijeira"
« Responder #107 em: 28 de Julho, 2014, 15:31:13 »
Tem um junta de borracha entra a chapa e os farolins, mas dá ideia que a chapa também faz um ligeiro rebordo.

Tens aqui uma foto: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e7/Fiat_238_dutch_licence_registration_75-VF-23_pic06.jpg

Sim, a minha já tem esse rebordo. Vou mandar vir os farolins, tenho é de arranjar uma borracha, mas isso penso ser fácil de arranjar ou adaptar. O interior é que depois não sei se é o original...

mad_maximo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 129
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 238 - "A Queijeira"
« Responder #108 em: 28 de Julho, 2014, 16:15:09 »

Ora bem, mais desenvolvimentos :D



O taipal era muito alto, quem se sentasse nos bancos traseiros não conseguia ver nadinha para a frente. Por isso, toca a sacar da rebarbadeira e zumba. Depois logo se vê o que se faz ali...

Já agora, a carrinha é de 5 lugares, logo, não tem lugar do meio à frente. Conhecem alguma consola central de algum carro que se possa colocar ali e fique minimamente bem?

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Fiat 238 - "A Queijeira"
« Responder #109 em: 28 de Julho, 2014, 16:27:21 »
tem cuidado com o "travamento" que removes
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

mad_maximo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 129
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 238 - "A Queijeira"
« Responder #110 em: 28 de Julho, 2014, 16:31:36 »


Sim, eu tive em conta isso. Depois de verificar como aquilo estava não me pareceu que estivesse a dar grande suporte. Não creio que tire integridade estrutural ao remover aquilo. De qualquer forma, ainda vou ver se arranjo algo a substituir mas que não bloqueie tanto a visão, quer para a frente, quer para trás.

jmonteiro

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3829
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
Re: Fiat 238 - "A Queijeira"
« Responder #111 em: 29 de Julho, 2014, 13:58:36 »
Companheiro força no restauro.. Vê-se pouca gente a pegar nelas para restaurar   :fiatistas:

T S

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3244
  • Karma:
    +1/-0
Re: Fiat 238 - "A Queijeira"
« Responder #112 em: 29 de Julho, 2014, 19:07:02 »
Companheiro força no restauro.. Vê-se pouca gente a pegar nelas para restaurar   :fiatistas:

é mesmo dificil ver estas máquinas a circular por aí... acho que não me lembro de ver nenhuma  :blink:
   Fiat Panda YOUNG

Pistolas

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 131
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 238 - "A Queijeira"
« Responder #113 em: 01 de Agosto, 2014, 13:52:12 »
Estive ausente para balanço, mas já voltei  :laugh:
Uns farolins traseiros completos (interior+borracha+'vidro') não serão difíceis nem caros de arranjar. Esses farolins foram partilhados pela 238, 241, 242/C35, TN, 900E, 900T e também pelo Delta S4 (e não sei se alguma versão das 850 também os usou); eu tenho vários interiores destes farolins usados lá pela garagem (aliás cedi os que estavam a precisar de mais atenção a outro dono de uma 242, à coisa de uns 2 meses (ele precisava para fazer a inspecção visto que os tinha derreteram por sobrecarga eléctrica); é bastante fácil arranjar somente o 'vidro'...completos é mais raro, mas aparecem e não são valores exorbitantes (ao contrário do que costuma acontecer com os faróis frontais - na 242 já os vi à venda por €140 a unidade...mas sei onde ainda existem a €60/un); em todo o caso (e neste especificamente), muitas vezes compensa largamente mandar espelhar os faróis frontais.
Quanto à coluna de direcção é ver se dá. Eu sei que tinha nos meus arquivos (não encontro agora) a morada de um website de uma casa/empesa galega que vende/instala direcções eléctricas em clássicos (daqueles que 'não valem nada, só o dinheiro que eu vou ganhar em toda a minha vida'). Pese embora o eventual custo, a integridade da mecânica do veículo fica salvaguardada e é como o Luke referiu...instalas o botão 'city' :P
Pessoalmente, na 242, tenho gozo em ter de 'comer bifes' para a manobrar (e a 242 é quase o dobro do tamanho e peso da 238). Contudo compreendo o teu caso pois pretendes um daily drive, coisa que não acontece com a 242 (que só gosta de sol, praia e estradas de província).
« Última modificação: 01 de Agosto, 2014, 13:53:30 por Pistolas »

mad_maximo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 129
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 238 - "A Queijeira"
« Responder #114 em: 02 de Agosto, 2014, 13:18:03 »
Há uma empresa de Famalicão que também comercializa direções assitidas aftermaket para clássicos. São baseadas precisamente nos componentes de direção elétrica dos carros que referi e que dão para adaptar (Clio II, Corsa B e C, Fiats Punto e Stilo, etc.). Vendem para montagem para o próprio montar em casa ou então também fazem a montagem (a um custo, claro). O único problema é mesmo o preço, 1500€ não me parece um investimento razoável para este upgrade, preferia comer os tais bifes. 1500 euros dá muito kilo de bife... :D

Portanto, meti mãos à obra e por cerca de 100€ a coisa fez-se  :charge:  O resto foi mão de obra e coçadelas de cabeça.
Só precisei de comprar uma coluna de direção, no meu caso de um Clio II (volante à direita, fica mais barato pois os sucateiros não têm quem as compre) e o controlador com um reóstato que controla a força que a direção assitida vai fazer, uma espécie de botão city mas progressivo, roda-se mais para um lado ou para o outro conforma queremos mais ou menos assitência.

Cá fica o registo  :aviso:

Primeiro a desmontagem e as medições.


Depois a montagem propriamente dita, umas adaptaçõezitas aqui e ali.
 

Os últimos retoques.


E o aspeto da montagem final.

nunocspinto

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1132
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 238 - "A Queijeira"
« Responder #115 em: 02 de Agosto, 2014, 15:35:37 »
Muito clean, good job!


Pistolas

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 131
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 238 - "A Queijeira"
« Responder #116 em: 04 de Agosto, 2014, 21:32:14 »
Grande adaptação!!!! Muito bom trabalho!!!!  :tasla:

jmonteiro

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3829
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
Re: Fiat 238 - "A Queijeira"
« Responder #117 em: 05 de Agosto, 2014, 09:16:10 »
A adaptação parece estar bastante clean  :t_up:

T S

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3244
  • Karma:
    +1/-0
Re: Fiat 238 - "A Queijeira"
« Responder #118 em: 05 de Agosto, 2014, 13:19:13 »
bom trabalhinho  :palmas:
   Fiat Panda YOUNG

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat 238 - "A Queijeira"
« Responder #119 em: 10 de Agosto, 2014, 15:58:37 »
Ficou discreto qt baste.  :t_up: