Autor Tópico: A ter em conta [FIAT 600]  (Lida 2853 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Mtm02934

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 3
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
A ter em conta [FIAT 600]
« em: 07 de Maio, 2013, 16:26:54 »
Boas pessoal,
Estou interessado em adquirir um Fiat 600 de 1971.
Sabem-me dizer os pontos habituais a ter em atençao quando for ver o carro? Tanto a nivel de motor como de chapa?
Agradeco desde ja qualquer tipo de dicas que me possam fornecer.

Cumpts
Renault Clio 1.5 dCi

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: A ter em conta [FIAT 600]
« Responder #1 em: 07 de Maio, 2013, 18:25:38 »
fala com o Fiat60071 que ele já teve para aí uns 3 ou 4 e recuperou-os todos

as embaladeiras desse carro são maradas, por exemplo

Mtm02934

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 3
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: A ter em conta [FIAT 600]
« Responder #2 em: 07 de Maio, 2013, 19:07:12 »
fala com o Fiat60071 que ele já teve para aí uns 3 ou 4 e recuperou-os todos

as embaladeiras desse carro são maradas, por exemplo

Ok, mensagem enviada.
Obrigado
Renault Clio 1.5 dCi

Ricardo_850

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2577
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://classicparts.blogspot.com/
Re: A ter em conta [FIAT 600]
« Responder #3 em: 08 de Maio, 2013, 09:47:19 »
A nível de chapa o 600 não é muito diferente do 850.
Os pontos onde é mais comum haver problemas são o fundo da bateria e da mala (zona do pneu suplente), atenção às embaladeiras especialmente junto ao pilar A e do lado interior das caves de roda da frente, e as longarinas que no 850 vão desde a parte da frente dos pisos até à frente (a zona mais critica é entre o piso e o apoio da mola da suspensão da frente), atenção também à parte inferior do tablier. Isto para além do normal como fundos, ilhargas e junto às borrachas dos vidros. Outro aspeto a ter em conta a nível de chapa é o interior das caves de roda da frente, são muito raros os 600 e 850 que não estão rachados junto aos apoios dos triângulos de suspensão.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://classicparts.blogspot.com/ (peças e acessórios p/ clássicos FIAT e multi-marcas)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fiat 600 71

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 12363
  • Karma:
    +3/-0
Re: A ter em conta [FIAT 600]
« Responder #4 em: 08 de Maio, 2013, 11:25:01 »
Não recebi mensagem.. de qualquer forma os fiat's 600 têm muito sitio por onde dar buraco.. já vi coisas muito bem disfarçadas mesmo por peritos em tapa misérias, convém levar alguém que perceba de chapa e pintura e que conheça o modelo minimamente..

sitios a ter em conta.. e atenção que muitos deles só se descobrem de apalpão e pelo "toque" a ver se a chapa faz barulho, ou se tem betume a tapar as misérias:

longarinas de suporte das molas da frente - rasgam junto aos pisos

O mais comum :
Embaladeiras, o canto á frente, junto á porta na curva.. muita atenção a este sitio porque o betume esconde muita coisa.. apalpar bem por dentro da cava da roda e ver bem por baixo do carro.. esse canto é um autêntico ninho de ferrugem, apodrece a cava, a embaladeira, o piso, o reforço por dentro do pilar e tudo o que existe nesse sitio  :smash:

União entre os pisos e a embaladeira, tanto por dentro do carro, como por baixo.. ver muito bem se há chapas sobrepostas e mazelas do género..

-fundo da "mala" onde leva a roda suplente e em toda a volta onde tem as uniões aos guarda-lamas etc.. especial atenção a dobras em volta do alojamento da bateria, vincadelas nessa zona indicam porradas que o carro já tenha levado..

- cavas de roda traseiras.. tanto junto á aba do guarda lamas, como "a meio" no sitio onde é cravada, ao longo de a cava toda..

- cantos das laterais traseiras, na aba.. tanto do lado da embaladeira como do outro lado.. cantos mal feitos podem ser ou queijo, ou remendos manhosos..

- suportes dos batentes da suspensão traseira, costumam apodrecer num canto que lá tem por cima, onde acumula água e não tem escoamento..

- tejadilho... ver bem a calha de escoamento da água, também dá para ver por dentro do carro em algumas partes na união entre o painel de cima e os pilares... ás vezes por fora estão fixes e por dentro têm lá bolhas..

- capôt traseiro, ao longo da parte de baixo onde leva a fechadura

- tampa da mala á frente, onde tem o trinco é comum estarem "todos mamados" e na ponte de reforço mais atrás, onde leva as dobradiças, onde é pingado nas pontas..

- Portas.. aos cantos e por baixo.. apalpar bem e ver bem por baixo se não tem nada a tapar misérias..


e há mais, mas ficava aqui o resto do dia, os 600 são biodegradáveis no verdadeiro sentido da palavra, apodrecem por todo o lado  :P

resumindo.. se tiver algum em vista, leve alguém que os conheça de ginjeira, são carros da geração do betume pedra que resolve tudo..  :d_grin:

« Última modificação: 08 de Maio, 2013, 11:26:43 por Fiat 600 71 »
Joined 13 May, 2004


600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003


Member nº 182

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: A ter em conta [FIAT 600]
« Responder #5 em: 08 de Maio, 2013, 12:20:13 »
enfim... carros bons!

Fiat 600 71

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 12363
  • Karma:
    +3/-0
Re: A ter em conta [FIAT 600]
« Responder #6 em: 08 de Maio, 2013, 13:25:48 »
enfim... carros bons!

á coisa de 40 anos eram porreirinhos..  :smash:

tendo eu já visto um saxo com 5 anos com BURACOS na calha do tecto de abrir, um pajero com 6 anos com bolhas em redor do tejadilho.. e até um MERCEDES com 3 anos com as 4 portas cheias de bolhas em cima.. até se compreende que ao fim de 40 anos estes carritos estejam todos acabadinhos.. também há excepções no meio destes..

Hás-de reparar na maneira como apodrecem os datsun da mesma época por exemplo.. há diferenças!
Joined 13 May, 2004


600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003


Member nº 182

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: A ter em conta [FIAT 600]
« Responder #7 em: 08 de Maio, 2013, 15:36:10 »
meu...

eu dei a volta a Portugal varias vezes num Fiat 600 do meu pai!

na ultima já levávamos o garrafão de água que ao fim de 30 Km tinhamos de encher o radiador de novo...

ainda me lembro em Moscavide à noite à espera do meu pai pelas 10 da noite do trabalho, era dos unicos carros a passar dado que se houvesse naquela altura para aí mais uns 10 carros naquela aldeia, era muito..

custou para aí ums 34 contos na altura

Mtm02934

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 3
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: A ter em conta [FIAT 600]
« Responder #8 em: 08 de Maio, 2013, 18:26:03 »
Não recebi mensagem.. de qualquer forma os fiat's 600 têm muito sitio por onde dar buraco.. já vi coisas muito bem disfarçadas mesmo por peritos em tapa misérias, convém levar alguém que perceba de chapa e pintura e que conheça o modelo minimamente..

sitios a ter em conta.. e atenção que muitos deles só se descobrem de apalpão e pelo "toque" a ver se a chapa faz barulho, ou se tem betume a tapar as misérias:

longarinas de suporte das molas da frente - rasgam junto aos pisos

O mais comum :
Embaladeiras, o canto á frente, junto á porta na curva.. muita atenção a este sitio porque o betume esconde muita coisa.. apalpar bem por dentro da cava da roda e ver bem por baixo do carro.. esse canto é um autêntico ninho de ferrugem, apodrece a cava, a embaladeira, o piso, o reforço por dentro do pilar e tudo o que existe nesse sitio  :smash:

União entre os pisos e a embaladeira, tanto por dentro do carro, como por baixo.. ver muito bem se há chapas sobrepostas e mazelas do género..

-fundo da "mala" onde leva a roda suplente e em toda a volta onde tem as uniões aos guarda-lamas etc.. especial atenção a dobras em volta do alojamento da bateria, vincadelas nessa zona indicam porradas que o carro já tenha levado..

- cavas de roda traseiras.. tanto junto á aba do guarda lamas, como "a meio" no sitio onde é cravada, ao longo de a cava toda..

- cantos das laterais traseiras, na aba.. tanto do lado da embaladeira como do outro lado.. cantos mal feitos podem ser ou queijo, ou remendos manhosos..

- suportes dos batentes da suspensão traseira, costumam apodrecer num canto que lá tem por cima, onde acumula água e não tem escoamento..

- tejadilho... ver bem a calha de escoamento da água, também dá para ver por dentro do carro em algumas partes na união entre o painel de cima e os pilares... ás vezes por fora estão fixes e por dentro têm lá bolhas..

- capôt traseiro, ao longo da parte de baixo onde leva a fechadura

- tampa da mala á frente, onde tem o trinco é comum estarem "todos mamados" e na ponte de reforço mais atrás, onde leva as dobradiças, onde é pingado nas pontas..

- Portas.. aos cantos e por baixo.. apalpar bem e ver bem por baixo se não tem nada a tapar misérias..


e há mais, mas ficava aqui o resto do dia, os 600 são biodegradáveis no verdadeiro sentido da palavra, apodrecem por todo o lado  :P

resumindo.. se tiver algum em vista, leve alguém que os conheça de ginjeira, são carros da geração do betume pedra que resolve tudo..  :d_grin:



Pois, enviei para a pessoa errada, lol  :blush:
Podem dar a opiniao sobre estes que tenho em mente?
http://senhoradahora.olx.pt/fiat-600-d-1967-19-000-kms-iid-436963137
http://miuzela.olx.pt/fiat-600-d-iid-288098760
http://fozdodouro.olx.pt/fiat-600-d-ou-troco-por-diesel-iid-437250726
Renault Clio 1.5 dCi

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: A ter em conta [FIAT 600]
« Responder #9 em: 09 de Maio, 2013, 01:20:45 »
FIAT 600 71 é castiço por causa do FIAT 600 71  :P
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0