Notizie > Notizie Estere

Segurança

<< < (2/2)

Tiffosi:




Linha Alerta Internet Segura


Denuncie Conteúdos Ilegais


Tiffosi:


CARJACKING

O termo tem origem na língua inglesa e é utilizado primeiramente nos E.U.A. como "HIGHJACKING", que significava o roubo de viajante ou veículo em trânsito ou tomada de veículo pelo uso da força.
Deve ainda realçar-se que o conceito de Highjacking abrange todos os tipos de veículos, onde se incluem barcos, aeronaves, comboios, automóveis, motociclos, etc.

Mais recentemente, e devido à especificidade e aumento das acções levadas a cabo envolvendo automóveis, surge o conceito de "CARJACKING", ou seja, tentativa ou consumação do roubo da viatura, em que esta é retirada à vítima com uso da força ou ameaça.


Relativamente a este fenómeno a PSP informa que :

1.Quanto à periodicidade semanal, conclui-se que não existe maior ênfase ao fim-de-semana, apresentando o fenómeno uma distribuição homogénea semanalmente.

2.O fenómeno é maioritariamente praticado no período nocturno.

3.Este tipo de distribuição indicia uma actividade com carácter regular ao longo do ano e ao longo da semana, demonstrando tais factos que a maioria dos casos apresentam algum planeamento, aproveitando todas as condições que garantam aos suspeitos uma maior protecção e segurança na concretização dos seus intentos.

4.A violência é claramente acentuada na prática deste tipo de crime. O recurso a armas de fogo assume particular preponderância, surgindo de seguida os casos praticados com coacção física e/ou psicológica e as ameaças com recurso a arma branca.

5.À violência dos actos somam-se ainda os casos em que as vítimas permaneceram sequestradas nos veículos na companhia dos suspeitos e por estes maltratadas para darem informações sobre os códigos dos seus cartões de multibanco e telemóveis bem como ficarem despojadas de outros bens.

6.O escalão etário dos suspeitos surge com maior percentagem entre os 25 e os 44 anos de idade.

7.O carjacking é levado a cabo maioritariamente na via pública, a estacionar ou a sair do estacionamento. A vítima é abordada tanto dentro como fora do carro. No entanto, surgem também, em menor escala, casos de bloqueio do veículo com outras viaturas, situações de paragem em semáforo e simulação de colisão.

8.Mais de 70% dos carros roubados são recuperados.

9.As vítimas foram sobretudo homens que se deslocavam sozinhos e, na maioria dos casos, com idade superior a 44 anos.


TENHA EM CONTA O SEGUINTE :

a.Ao aproximar-se do veículo, deve ser prestada a máxima atenção a tudo o que o rodeia. Se forem observadas pessoas ou viaturas suspeitas, não deve dirigir-se para a mesma mas sim para um local seguro e, de imediato, ligar para a polícia local. Os suspeitos não devem ser confrontados a não ser pelas autoridades policiais.

b.Para estacionar o veículo deve observar-se o referido no ponto anterior, tentando ainda, sempre que possível, evitar estacionar em locais ermos e/ou com fraca iluminação.

c.Sempre que possível, deve ser evitado demonstrar a intenção de entrar ou sair do veículo, não devendo ser exibidas as chaves ou o controlo remoto do mesmo.

d.sempre conduzir com as portas fechadas e os vidros da viatura subidos.

e. Se tiver telemóvel, tenha a garantia que tem a bateria carregada e leve-o sempre consigo.

f. Preste atenção aos veículos que suspeite que o estejam a seguir. Se suspeitar que está a ser seguido, dirija o seu carro para uma zona segura, de preferência para um local com muito movimento, para junto de uma esquadra de polícia ou use o seu telemóvel e ligue via 112.

g. Procure sempre conduzir mantendo uma distância segura entre o carro que segue à sua frente. Isto dar-lhe-á espaço para uma fuga de emergência, além de lhe permitir uma melhor visibilidade.

h. for abordado por um ou mais indivíduos estranhos e suspeitos procure fugir com a viatura e utilize os sinais sonoros para atrair atenções.

i. Em algumas das situações os suspeitos de carjacking podem dar um pequeno toque na sua viatura (simulação de colisão). Caso isto aconteça, e não se sinta seguro no local onde se encontra, não sai da viatura para inspeccionar os danos. "procure, caso a colisão seja mínima, sair de imediato do local, ligue as luzes de emergência da sua viatura ("piscas") e conduza de modo seguro até uma estação de combustível ou até uma esquadra de polícia ou outro local onde se sinta em segurança.

j. Podem haver situações em que os suspeitos lhe fazem sinais alertando-o para um qualquer falso problema na sua viatura (pneus, portas, etc.). Nestes casos, procure certificar-se se o problema realmente existe num local onde se sinta seguro.

k. Se for vítima de carjacking não resista. Logo que possível , e em segurança, ligue via 112 e procure auxílio.

l. Procure, na medida do possível, memorizar todas as características fisionómicas dos suspeitos, tipo de roupa que vestem, meios utilizados, pronúncias, sotaques, viaturas em que seguiam, etc.

Fonte: Polícia de Segurança Pública  

Tiffosi:


Denúncia de crimes e Perdidos e Achados pela Internet

2008-01-30

Ministério da Administração Interna

Sistema de Queixa Electrónica - Crimes denunciados pela Internet

Numa apresentação que decorreu no Salão Nobre do MAI, o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, divulgou os dois novos sítios da Internet destinados a facilitar a relação dos cidadãos com as Forças e os Serviços de Segurança. Os cidadãos portugueses ou estrangeiros vão poder apresentar, a partir de dia 31 de Janeiro, queixas ou denunciar crimes às autoridades via Internet, através do Sistema de Queixa Electrónica (SQE).

A ofensa à integridade física simples, violência doméstica, maus-tratos, furto, roubo, burla, extorsão, tráfico de pessoas e lenocínio são alguns dos crimes que poderão ser denunciados através do SQE, através do endereço http://queixaselectronicas.mai.gov.pt. Este balcão virtual, disponibilizado pelo Ministério da Administração Interna, é um serviço partilhado pela GNR, PSP e pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Foi igualmente apresentado o sistema on-line de Perdidos e Achados que consiste em facilitar o acesso e a comunicação dos cidadãos com a PSP e a GNR via novas tecnologias de informação, colocando em funcionamento permanente um sistema on-line de registo de objectos perdidos e achados entregues nas Forças de Segurança: http://perdidoseachados.mai.gov.pt.

O Programa Simplex cumpre um dos objectivos prioritários do Governo, que passa pela simplificação da legislação e dos procedimentos ligados à área administrativa, num esforço especialmente orientado para a resolução dos impactos mais negativos que a burocracia representa para empresas e cidadãos.

Fonte: Portal do Governo

Tiffosi:
Diário da República, 1.ª série — N.º 137 — 18 de Julho de 2007

Assembleia da República

Lei n.º 24/2007 de 18 de Julho

Define direitos dos utentes nas vias rodoviárias classificadas como auto-estradas concessionadas, itinerários principais e itinerários complementares.

A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

Tiffosi:




Atuação em caso de Avaria ou Acidente

Atuação em caso de Incêndio

Atuação em caso de Manobras de Emergência

Adaptação do Condutor ao Veículo

Álcool, Medicamentos e Substâncias Psicotrópicas

Aspetos Dinâmicos dos Veículos

Atenção e Estratégias de Exploração Perceptiva

Cassação do Título de Condução

Cedência de Passagem

Coaching

Condução Defensiva

Condução Económica e Ecológica

Condução em Auto-Estrada

Condução em Condições Adversas

Condução em Curva

Condução Nocturna

Constituintes do Automóvel

Contra-Ordenações Rodoviárias

Distâncias de Segurança

Erro do Condutor

Estratégia de Exploração Perceptiva

Factores que influenciam o Tempo de Reacção

Fadiga e Stress

Função e Tarefa da Condução

Liberdade de Trânsito e Classificação das Vias

Manutenção Preventiva do Veículo

Mecanismo de Reacção do Condutor

Mudança de Direcção

Noção de Acidente e Incidente

Paragem e Estacionamento

Planeamento de Viagens e Percursos

Pluralidade de Vias de Trânsito

Registo Individual do Condutor

Responsabilidade Civil e Criminal

Responsabilidade do Condutor

Sinais dos Agentes Reguladores de Trânsito

Sinalização Rodoviária

Sistema de Segurança Passiva

Sistemas de Apoio à Condução

Sistemas de Segurança Ativa

Travagem

Ultrapassagem

Utentes da Via mais Vulneráveis

Velocidade

Visão, Audição e Cinestesia


Fonte: IMT

Navegação

[0] Índice de mensagens

[*] Página anterior

Ir para versão completa