Fiatistas
Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: Quazatron em 04 de Outubro, 2020, 13:07:33
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Olá a todos.
Eu sei que há aqui pessoas que fazem uma série de reparações e manutenções de olhos fechados, mas nem todos (como eu) são assim.
Por isso pedia, POR FAVOR, que alguém me explicasse (passo a passo), como esvaziar todo o líquido de refrigeração do motor de um PUNTO MK2 2001 e como voltar a colocá-lo de novo sem que haja ar no circuito.
Pesquisei este fórum de alto a baixo e só encontro um tópico sobre este tema, embora sem detalhes nenhums, infelizmente. Quero fazer isto bem feito e aprender com quem realmente sabe.
Muito obrigado desde já!
Fico a aguardar uma ajuda! :t_up:
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Boas qual é o teu motor?
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Olá.
O meu motor é o 1.2 HLX 16v de 2001. :)
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Nesse não sei bem, mas normalmente pode ter uma purga em baixo no radiador, é abrir aí, se não tiver, é tirar o tubo mais a baixo que vem do radiador, o líquido vai sair quase todo, (nota fazer isto sempre com a sofagem aberta ou seja rodado para a temperatura máxima, assim também vai sair mais esse líquido).
Depois podes meter uma mangueira por esse tubo a deitar agua corrente para lavar o sistema. Depois é fechar tudo e encher o sistema, por o carro a trabalhar, para sair o ar normalmente tem um parafuso nas tubagens que vão por trás do motor que entram dentro do carro, é abrir aí e quando começar a sair líquido podes fechar!
Deixa a trabalhar até disparar uma ou duas vezes a ventoinha.
Repõe o nível se necessário.
Depois de andares com o carro um ou dois dias a seguir põe o olho a ver se baixou o nível.
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Já agora que anticongelante estás a pensar usar?
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Obrigado pela explicação. :)
Estou a pensar usar o PARAFLU 11.
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Obrigado pela explicação. :)
Estou a pensar usar o PARAFLU 11.
É isso mesmo é o indicado!!
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Acho que esta tudo dito,.. Nada a acrescentar! :t_up: :sombrero:
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Boas Pessoal, tenho andado um pouco afastado do forum, mas sempre que possivel passo por cá para dar uma espreitadela.
Este é um assunto que me interessa, tenho um punto MK2 1.2 16 de 2002, tambem pretendo limpar o sistema de refrigeração, visto que aquilo sempre levou agua tenho até medo de mexer e estar tudo corroido por dentro.
Tempos atras estive a procura de videos e encontrei um canal no youtube (ChrisFix) que mostra como fazer a limpeza e mudança do liquido. não é o mesmo tipo de viatura mas dá para se ter uma noção.
Se tiver interesse, eu tenho um pdf do manual Haynes que pode dar uma ajuda, só passar o email que eu envio.
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Olá. Obrigado pela ajuda e participação de todos.
Eu já aprendi a fazer a mudança do circuito de líquido de refrigeração. Na verdade, nem custa nada. Nestes modelos há apenas que ter em atenção que a "torneira" de sangramento no tubo da sofagem está mais alto que o depósito em si, pelo que se deve exercer pressão no líquido com uma garrafa invertida no depósito do líquido.
Fora isso, tudo ok. ;)
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Olá. Obrigado pela ajuda e participação de todos.
Eu já aprendi a fazer a mudança do circuito de líquido de refrigeração. Na verdade, nem custa nada. Nestes modelos há apenas que ter em atenção que a "torneira" de sangramento no tubo da sofagem está mais alto que o depósito em si, pelo que se deve exercer pressão no líquido com uma garrafa invertida no depósito do líquido.
Fora isso, tudo ok. ;)
Posso estar enganado, mas quase que aposto que esse ponto de sangramento e para ser feito com o motor em funcionamento.
Se também é eficaz da forma que faz, claro que sim. Mas creio que nao foi "estudado" para essa forma de sangrar. :t_up:
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Segundo apurei ao pormenor, o sangramento é para ser feito com o carro frio e o motor desligado. Se há forma de o fazer com o carro ligado, não sei, mas tudo o que li até agora sugere que o sangramento (nestes puntos) seja feito sem o carro estar a funcionar.
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Como disse, posso estar enganado, na minha opinião um ponto de sangramento acima do nivel de enchimento será para ser sangrado (esse ponto) com o motor em funcionamento. Doutro modo (tendo em conta que ninguem anda com equipamento especifico para esse fim na mala do carro) implica levar um carro a oficina (com o dito equipamento) sempre que suspeitar de ar na tubagem.
Mas é a minha opinião e nao passa disso mesmo.
O importante é que consiga fazer a coisa de forma eficaz afim de manter a saudinha ao menino. :t_up:
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Sim. :)