Autor Tópico: TestDrive Fiatistas.com - Fiat 500L 1.6 mjet  (Lida 5519 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
TestDrive Fiatistas.com - Fiat 500L 1.6 mjet
« em: 24 de Julho, 2013, 17:21:46 »

Um GRANDE Fiat 500!

5 dias ao volante do Fiat 500L Lounge - 1.6 Multijet

As palavras “grande”, “espaço” e “bonito” vão-se tornar lugares comuns ao longo deste relato. Quando já se conhecem as limitações dos Fiat 500, o primeiro impacto que o 500L causa advém das dimensões generosas dentro do habitáculo e na bagageira. Depois, quando se começa a andar, é o 1.6 Multijet de 105cv que arrebata a nossa atenção. Pela sua disponibilidade constante de força e pela sua suavidade, tanto no funcionamento como na acústica. Este motor será de facto a escolha mais acertada para o 500L. Condiz mais com o carácter do carro… Não nos deixa, como acontece no 1.3 de 85cv, aquela sensação de termos um carro com um motor subdimensionado.

Agora vamos por partes.


A estética.

O 500L está dentro de um conceito estético muito retro e, ao mesmo tempo consegue ser chique e actual nas soluções tecnológicas! Faz a ligação ao seu irmão mais velho através da parte frontal e do painel de instrumentos. Em tudo o resto tem a sua própria personalidade, acabando por ir buscar muitas soluções a outros membros da família Fiat. Em alguns pormenores a ligação ao novo Panda são por demais evidentes.
Tudo isto resulta num carro muito bonito, tanto por fora como por dentro. O 500L fica bem enquadrado na porta de um luxuoso hotel, estacionado ao lado de uma refrescante esplanada à beira mar ou às compras na baixa pombalina! A unidade que testei, branca com o tecto preto, característica das versões Lounge, tem um forte apelo visual e é para mim, das opções de cores, a mais bonita.
O interior é espaçoso sem deixar de ser acolhedor. Uma grande superfície vidrada, e os pormenores claros da decoração alegram o ambiente! A descobrir os muitos espaços de arrumação, que facilitam a vida dos ocupantes! A destacar o generoso ecran táctil e multifunções que permite controlar o computador de bordo, o rádio e o Blue&Me.
Viajam 5 adultos no 500L sem constrangimentos! A bagageira, com uma prateleira amovível e que permite várias configurações, é também de volume generoso. O banco traseiro pode mover-se longitudinalmente para aumentar a área de bagagem, se necessário. Uma ultima palavra para o formato do comando do travão de mão, de formato menos habitual mas muito funcional e ergonómico.


Ao volante.

Três palavras definem quase na totalidade a experiência de conduzir este 500L. Força, linearidade e estabilidade!
O Multijet 1.6 de 105cv está para o 500L como a manteiga para as torradas. A Fiat consegue aqui um dos “casamentos” mais perfeitos dos que já tive oportunidade de experimentar. O funcionamento do motor é silencioso. Ao ponto de, em regimes de rotação mais altos, nos esquecermos que conduzimos um Diesel. A caixa de velocidades é precisa, suave e rápida.
Destaco a utilidade do Cruise Control com Limitador de Velocidade. Muito útil quando se circula em cidade ou em vias com limites de velocidade rigorosos. Em relação ao Limitador de Velocidade, um apontamento negativo… O ressalto a meio do curso do acelerador, que desactiva o sistema, torna-se incómodo ao fim de uns quilómetros. Algo a rever.
A força dos 105cv sente-se de forma linear em todos os regimes de rotação. Logo desde as 1500rpm, é uma constante disponibilidade debaixo do pedal direito até se esgotarem as mudanças. Não há “coices” de turbo, não há “poços” exagerados, nada… Tudo se passa de forma suave mas afincada, com o ponteiro da velocidade a servir de testemunha! Circula-se bem a velocidades baixas e com mudanças altas, o que privilegia os consumos e o conforto acústico.
Em último, a estabilidade. O chassis rectangular do 500L, com o posicionamento de uma roda a cada canto, ajudado pelos impressionantes pneus de medida 225, tornam a condução quase à prova de sobressaltos. Mesmo quando provocado nos limites, é fantástico o comportamento dinâmico do carro. Não sobre-vira, não sub-vira, não adorna em demasia… Simplesmente segue a direcção que o volante aponta, nos seus “carris virtuais”, desculpando mesmo as distracções que obriguem ao uso abusivo da excelente travagem!
Um exemplo de segurança dinâmica que certamente se tornará numa referência no segmento!


Após rever a exaustiva lista de equipamento que o 500L oferece neste nível Lounge, é com alguma admiração que constato que a Fiat não inclui os sensores de parqueamento… Um carro apontado ao mercado das jovens famílias, que certamente será um “faz-tudo” do dia a dia… Desde idas ao hipermercado, como deslocações a escolas ou colégios, num habitat urbano em que os espaços de estacionamento se medem em centímetros, teria de obrigatoriamente consagrar este útil acessório.


Por fim, resta-me dizer que o 500L foi uma boa surpresa. Não tive nunca a ideia que este conceito tivesse a capacidade de me surpreender! Mas de facto, como já disse, a união quase perfeita de um excelente chassis a um conjunto motor/caixa bem trabalhados, com um “embrulho” bonito e extremamente actual, a que o conceito “500”, já com provas dadas, não é alheio, colocam este 500L na primeira linha do mercado automóvel nacional.

Artur Branco



mais fotografias AQUI
« Última modificação: 25 de Julho, 2013, 13:17:51 por Luke »
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

epaulo81

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 402
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    epaulo81
Re: TestDrive Fiatistas.com - Fiat 500L 1.6 mjet
« Responder #1 em: 25 de Julho, 2013, 23:25:36 »
amei ter conduzido este carro e ter sido conduzido pelo Luke

5*

ferdas

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 106
  • Karma:
    +0/-0
Re: TestDrive Fiatistas.com - Fiat 500L 1.6 mjet
« Responder #2 em: 26 de Julho, 2013, 01:22:05 »

Eu acho que este 500 já subverte um pouco o conceito. Podiam chamar-lhe outra coisa e era um carro fantástico, mas chamar a isto um 500 não  :nhedaxe:

Quanto ao texto 5 estrelas.  :tasla:
Fiat 127 900/c (gone)
Fiat Punto TD 70 (gone)
Fiat Cinquecento Sport - O Abelha http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=30788.0