Autor Tópico: Volante De Motor  (Lida 5443 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Jacsport

  • Visitante
Volante De Motor
« Responder #15 em: 12 de Outubro, 2006, 01:43:22 »
Luke,

num dos motores mandei a poli da cambota, no outro por esquecimento não mandei (se bem que este tem arv. cames ao bloco).

Em todo o caso o trabalho ficou bem feito.
« Última modificação: 12 de Outubro, 2006, 01:44:51 por Jacsport »

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Volante De Motor
« Responder #16 em: 12 de Outubro, 2006, 08:05:51 »
sim... mas mm com a arvore de cames no bloco, a poli tem de ir, pode ir desequilibrar um pouco o conjunto
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

alapimba

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1759
  • Karma:
    +0/-5
    • http://
Volante De Motor
« Responder #17 em: 12 de Outubro, 2006, 12:52:32 »
estava a ler um outro topico num outro forum em que se falava tb de volantes de motor neste caso o tema era o que seria melhor para um 600 com omtor 903 ou 1050.

"Esta calcuado que un aligeramiento de un kilo en el volante y a una velocidad de 70 Km/h a 7.000 rpm equivale a un aligeramiento de la carroceria de unos 180 Kg.   Si consigo solamente una equivalencia de 90 Kg ya me considerare afortunado y contento."

isto é a diferença que se sente ao aligeirar o volante? como se o carro tivesse menos x kg?

eu qd ando sozinho ou acompanhado no meu carro sinto alta diferença.. uns 10km/h a menos :)
se tivesse um volante aligeirado era como se o carro andasse vazio? lol
 
Do contra!

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Volante De Motor
« Responder #18 em: 12 de Outubro, 2006, 14:03:38 »
esses menos x kilos é em relação à aceleração!

com menos massa para acelerar, o motor sobe de rotação muito mais depressa!

quem ja viu o meu motor a trabalhar sabe ao que me refiro
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

spayz

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7740
  • Karma:
    +2/-1
Volante De Motor
« Responder #19 em: 13 de Outubro, 2006, 00:20:52 »
e se a cambota e a poli ñ forem aligeiradas quais as consequencias?
Panda 750 Cl 75cv
Palio weekend Td70
Fiesta 1.8Td
Corsa C DTI
A4 Avant TDI

Recuperaçao do Bolide

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Volante De Motor
« Responder #20 em: 13 de Outubro, 2006, 09:52:04 »
é do estilo... mais vale tares quieto :D

ja deves saber que num carro mexer só num lado poucos ganhos tras

meter uma panela final de rendimento sem mexer em mais lado nenhum.... ronca  mais e tal mas n dá potencia, a n ser que seja o que restringe todo o sistema.

para estares a mexer no volante, convem fazer tudo, até porque vais querer ter tudo equilibrado, nomeadamente, pistons sem saias, trabalhados, bielas polidas, bielas e pistons calibrados, cambota e volante aligeirados, poli, cambota, volante, e prensa equilibrados em conjunto. isto vai eliminar vibrações que podem danificar os componentes aligeirados(em casos de stress limite), permitir mais rotação, e aumentar a capacidade de aceleração. Para teres uma ideia no meu motor deve ter sido tirado 2 a 3 Kg de material da cambota e volante  
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

claudio vilas

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 839
  • Karma:
    +0/-0
    • http://claudiovilas@sapo.pt
Volante De Motor
« Responder #21 em: 15 de Outubro, 2006, 13:22:40 »
Fiquei impressionado com as coisa que se fazem aos motores.
Sobre este aspecto sou conservador.
Tirar material a elementos como o volante do motor e outros, deve ser feito por quem saiba.
Como disse, sou conservador neste aspecto, se o carro saiu de fabrica com determinadas carecteristicas, porquê altera-las?
Estas alteraçãos, que beneficios dão?
Será que os beneficios são assim tantos?
Agradecia informção mais detalhada!

O Luke parece saber do que fala.

Se puderem saber responder as minhas perguntas, agradeço

 

 

viperstag

  • Visitante
Volante De Motor
« Responder #22 em: 21 de Outubro, 2006, 23:37:15 »
Olha ,pensa bem nisso depois do peso retirado já não há nada a fazer,só substituindo por outro, e o ralanti , esquece nunca mais fica certo por isso pensa bem :aviso:
              ps. Há um livro já antigo sobre transformações de motores a quatro tempos ensina muita coisa sobre isso  




                                   boa sorte  :fiatistas:



                               

banjoss

  • Visitante
Volante De Motor
« Responder #23 em: 21 de Outubro, 2006, 23:39:16 »
Se o trabalho for mal feito esse motor vai vibrar em todo o lado! Mas ao tirares peso ao volante poderas ganhar em rotaçao mas perder em velocidade de ponta porque o motor tera menos energia ou seja o volante transmitira menor energia a caixa, nao sei se me fiz entender bem! Mas tambem nao estou a conseguir explicar bem isto!  

banjoss

  • Visitante
Volante De Motor
« Responder #24 em: 21 de Outubro, 2006, 23:42:05 »
Citar
Fiquei impressionado com as coisa que se fazem aos motores.
Sobre este aspecto sou conservador.
Tirar material a elementos como o volante do motor e outros, deve ser feito por quem saiba.
Como disse, sou conservador neste aspecto, se o carro saiu de fabrica com determinadas carecteristicas, porquê altera-las?
Estas alteraçãos, que beneficios dão?
Será que os beneficios são assim tantos?
Agradecia informção mais detalhada!

O Luke parece saber do que fala.

Se puderem saber responder as minhas perguntas, agradeço
Podera ter beneficios como aumento da velocidade de aumento de rotaçao do motor! A muitos beneficios que poderao ser feitos a nivel de motor, melhorando o rendimento do mesmo, as vezes ate pode aumentar em certos casos a fiabilidade do motor e nao outros diminuir (e muitas vezes bastante) o mesmo

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Volante De Motor
« Responder #25 em: 24 de Outubro, 2006, 12:17:59 »
apenas um reply rapido, não tenho infelizmente tempo para algo mais detalhado

claudio - os motores saiem de fabrica sem estarem totalmente apromados, quanto mais antigo mais "defeitos" terá, ao fazeres uma preparação e equilibrares o motor estas a torna-lo mais perfeito, a dar-lhe mais vida. o retirar peso é como o banjo disse uma questão de tornar o motor mais solto! É certo que se perde algum binario, mas a potencia penso que compensa, e a "tusa" de o ouvir a gritar.

No meu caso a minha ideia foi fazer um motor que seja muito rapido na aceleração, o carro é para curvar n é para andar a direito,  portanto não me chateia que ele tenha pouca mais velocidade de ponta que de origem, dou-te um exemplo.... com pneus 135/80R13 dá 170, com 195/45R13 marca 160 (tirando o erro deverá ir a uns 150), um motor de origem consegue igualar estes valores, mas NUNCA vai conseguir fazer 0 a 100 em 10 segundos! em suma, quase que dupliquei a potencia, e quase que dupliquei a aceleração.

quanto a ralenti e vibrações, quem conheçe o meu motor pode dizer... o ralenti não é extremamente certo, mas isso é derivado da cames, e quanto a vibrações, pura e simplesmente não existem! o motor está "perfeito" se a memória não me falha, a tolerância para equilibragem é 5º, o meu motor está com 0.5º, valor este que permite a utilização do motor em competição (valores mais rigidos para permitirem fiabilidade com todo o abuso que é aplicado aos motores). Quis ter um motor que tivesse duas personalidades, que pudesse andar calmo ou explodir violentamente numa aceleração descomensurada, um motor que seja passivel de fazer lisboa porto a fundo, (parando só para por gasolina), e posso dizer que consegui o meu objectivo :)

tanto consigo gastar dentro dos 5 aos 100.... como dentro dos 15 :)

(ganda testamento :P )
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma