Autor Tópico: Relay combustível MK1 Punto  (Lida 798 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

santos299

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 10
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Relay combustível MK1 Punto
« em: 04 de Fevereiro, 2024, 00:23:57 »
 :wub:Boa noite a todos, tenho um problema no meu punto mk1 1.2 gasolina de 97, alguns dias a esta parte notei que o carro tinha um trabalhar inrregular como se não tivesse a fazer a queima corretamente pois até cheirava a combustível cru no escape. Na sexta decidi mudar as velas para ver se era a solução  mas não era isso, twntei fazer o teste para ver se eram os cachimbos levantando um pouco das velas para ver se fazia faísca. O problema é que ao levantar o 3º cachimbo levantei um pouco de mais e ao fazer isso fez uma faísca mais forte e o carro foi abaixo. Mas nunca mais trabalhou, acende aquele símbolo no painel de "injetor" a vermelho e não sai disso. Troquei já as bobines e os cabos mas o mesmo problema subsiste... mas reparei que não oiço aquela "zunida" habitual da bomba a puxar o combustível quando rodo a chave. Até tirei a tampa no banco de trás para ver se ouvia a bomba de combustível e não oiço nada.... Então o problema ou será da bomba ou dum relay que também existe. Alguém sabe do sítio desse relay para ver se troco o mesmo para só depois ir á bomba??
FIAT Punto s55 1995
Mégane Break 2005 JLL\Ac\85cv

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 412
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Relay combustível MK1 Punto
« Responder #1 em: 04 de Fevereiro, 2024, 09:07:57 »
Vê se chega corrente á bomba com um multímetro, o relé costuma estar na zona deles,as neste carro não sei ao certo

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Relay combustível MK1 Punto
« Responder #2 em: 05 de Fevereiro, 2024, 08:14:34 »
Vê se chega corrente á bomba com um multímetro, o relé costuma estar na zona deles,as neste carro não sei ao certo

Exato, se for relé ou este não ligar não chega tensão a bomba.

santos299

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 10
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Relay combustível MK1 Punto
« Responder #3 em: 06 de Fevereiro, 2024, 23:27:04 »
Novidades.... afinal era a centralina, aquela brincadeira de levantar o cachimbo demais fez com a corrente fizesses uma descarga e queima-se a centralina. Depois de mudar os cachimbos e as bobines e por fim o cabo captor da cambota demos com o erro pois era impossível com  isso tudo não chegar corrente ás velas. Experimentei outra centralina e voilá...
FIAT Punto s55 1995
Mégane Break 2005 JLL\Ac\85cv

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Relay combustível MK1 Punto
« Responder #4 em: 07 de Fevereiro, 2024, 08:25:38 »
Novidades.... afinal era a centralina, aquela brincadeira de levantar o cachimbo demais fez com a corrente fizesses uma descarga e queima-se a centralina. Depois de mudar os cachimbos e as bobines e por fim o cabo captor da cambota demos com o erro pois era impossível com  isso tudo não chegar corrente ás velas. Experimentei outra centralina e voilá...

 :o
Isto so fará algum sentido (pouco que percebo obviamente) se fez faisca a massa do carro,... eventualmente tensão na eletronica terá queimado algum componente na centralina...  :blink: :unsure:

santos299

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 10
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Relay combustível MK1 Punto
« Responder #5 em: 08 de Fevereiro, 2024, 18:51:41 »
:o
Isto so fará algum sentido (pouco que percebo obviamente) se fez faisca a massa do carro,... eventualmente tensão na eletronica terá queimado algum componente na centralina...  :blink: :unsure:

Exato, conforme expliquei na 1ª msg ao levantar o 3º cachimbo levantei de mais e a faísca foi bater na cabeça do motor, fez retrocesso e queimou a centralina.
FIAT Punto s55 1995
Mégane Break 2005 JLL\Ac\85cv

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Relay combustível MK1 Punto
« Responder #6 em: 09 de Fevereiro, 2024, 08:45:37 »
Exato, conforme expliquei na 1ª msg ao levantar o 3º cachimbo levantei de mais e a faísca foi bater na cabeça do motor, fez retrocesso e queimou a centralina.

Dentro do azar, se servir de lição já não é so prejuízo.  ;)
Siga em frente...  :t_up:

santos299

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 10
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Relay combustível MK1 Punto
« Responder #7 em: 03 de Abril, 2024, 22:19:18 »
nova atualização, depois de arranjado o problema da centralina e pensado eu que o soluçar quando "puxo " por ele ficava resolvido não.... como disse no início pensava que o problema era da queima das velas,mudei, mudei os cachimbos, mudei sonda da roda volante, mudei bobines. depois disseram que podia ser da cuba de entrada de combustível no motor, mudei... tudo igual o carro quando puxo mais um pouco por ele dá uns soluços como se falhasse ali algo e continuo a cheirar a combustível cru. Do sistema todo só me falta trocar a bomba de combustível, mas será que pela lógica em baixas rotações também não devia falhar se fosse da bomba? é que pelo barulho que ela faz ela puxa normal... :( :(
FIAT Punto s55 1995
Mégane Break 2005 JLL\Ac\85cv

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 412
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Relay combustível MK1 Punto
« Responder #8 em: 03 de Abril, 2024, 22:24:05 »
Se os fumos de escape cheiram bastante a gasolina não será da sonda lamda? O carro liga a luz de avaria?

santos299

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 10
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Relay combustível MK1 Punto
« Responder #9 em: 03 de Abril, 2024, 23:17:36 »
Se os fumos de escape cheiram bastante a gasolina não será da sonda lamda? O carro liga a luz de avaria?
não...
FIAT Punto s55 1995
Mégane Break 2005 JLL\Ac\85cv

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Relay combustível MK1 Punto
« Responder #10 em: 04 de Abril, 2024, 08:31:26 »
A minha francesa anda com uns sintomas de "misfiring" mas por norma mais a frio. Troquei o bloco de ignição e melhorou logo muito mas ainda se nota ali um ou outro evento casual a frio. Estou agora a ponderar trocar o sensor de detonação. Creio que ja foi razão para isso em tempos. Embora o momento em que se da o problema seja oposto ao seu caso eu deixo a dica de verifcar ou trocar esse sensor, ja que o efeito dele é precisamente cortar a ignição quando falha.  :unsure: