Autor Tópico: Cinquecento Sport 97 Preto  (Lida 14580 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Cinquecento Sport 97 Preto
« Responder #15 em: 15 de Outubro, 2012, 22:47:37 »
Esta a ganhar Forma... :)
Estou a gostar de acompanhar o desenvolvimento da restauração... :P

 :t_up:

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Cinquecento Sport 97 Preto
« Responder #16 em: 15 de Outubro, 2012, 22:48:10 »
isso de chapa é a mesmo coisa que um Panda mais "arredondado"

não tem muito que se lhe diga e ainda bem !

agora foste à carne, interessa é uma pintura mesmo em condições..

que é que vais fazer ao motor??

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Cinquecento Sport 97 Preto
« Responder #17 em: 16 de Outubro, 2012, 01:54:23 »
tu tens cada uma....

que um gajo ponha um carro em casa depois de restaurado é uma coisa; que ande a estragá-lo depois de gastar balurdios com ele é outra!

achas que vou por o meu Panda na rua?????

o que está em causa não é deixar o carro na rua, é só andar com o carro quando não chove e as estradas estão secas...

eh pah :( é sacrilégio :(
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

VascoOnFire

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 25
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Cinquecento Sport 97 Preto
« Responder #18 em: 16 de Outubro, 2012, 06:50:14 »
Bom dia, sim, é verdade que isto de chapa é muito parecido com um panda mas infelizmente há sempre mais trabalho que o que parece até porque pretendo "eliminar" a antena e a fechadura da porta da mala ficando apenas a funcionar pelo manipulo do habitáculo, questões estáticas e práticas. Sabemos que a fechadura da mala é de fraca qualidade e saliente em relação ao visual geral do carro, assim como a antena pode ser um possível local de infiltrações.

Mecanicamente apenas vou mexer na electrónica, já estava aplicado um chip, tenho um KN de caixa, faltam colectores e linhagem de escape. Não será agora porque será para arranjar também por baixo.

Em relação ao chip, confirmo o que dizem, menos consumo mais andamento!!! Motor mais solto :)

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Cinquecento Sport 97 Preto
« Responder #19 em: 16 de Outubro, 2012, 13:53:39 »
quantos kms fizeste com o chip, que valores tinhas antes e depois?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

VascoOnFire

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 25
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Cinquecento Sport 97 Preto
« Responder #20 em: 16 de Outubro, 2012, 14:09:59 »
Ora bem, só tenho o carro há 3 meses, mas do material que reuni, o chip e o kn foram os primeiros logo a ir para o sitio, por isso... seguramente 2500kms. Sem querer cair em exageros, menos 1l por cada 100 km em condução viva (não consigo conduzir aquele carro de outra maneira), as médias eram de 6.4l e baixaram para 5.6l. Dei 20€ pelo chip num leilão no ebay, e a razão porque o fiz, foi por me lembrar do andamento dos unos e ter ficado desapontado com o rendimento do cinquecento. 700k e 55cv, sei que é pouco, mas um motor fire a desenvolver pouco acima das 3000 rpm era estranho. O chip atenuou muito essa quebra, mas tinha que fazer uma revisão ao motor como deve ser para entender o que se passava.

Havia uma biela defeituosa que provocou um desgaste acentuado dos bronzes, pois este motor apenas tinha 144000 kms, essa biela prendia bastante a cambota, e depois as válvulas já não me pareciam estar a vedar totalmente, os segmentos estavam quebradiços... teorias:

Biela? Defeito na montagem?
Válvulas? Falta de manutenção?, daí o motor bastante sujo por dentro, óleos merd****?
Segmentos quebradiços? Algum esquentamento?

Ainda assim, o chip recomenda-se e é fácil de pôr ou tirar.

Abraço



Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Cinquecento Sport 97 Preto
« Responder #21 em: 16 de Outubro, 2012, 14:15:08 »
fizeste uma revisão ao carro a quando do chip? (velas, filtro de ar, oleo)?

os motores FIRE não tem erros de montagem, não são montados por operários, daí o seu nome Fully Integrated Robotized Engine

quanto ás diferenças... acho que são da revisão e não do chip, esse tipo de diferenças não são passiveis de ser produzidas por um chip num NA 1108cc
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

VascoOnFire

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 25
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Cinquecento Sport 97 Preto
« Responder #22 em: 16 de Outubro, 2012, 14:30:03 »
De acordo, só o kn também... Sei o que fire quer dizer, e também concordo, porque raio eu tinha uma biela em que o bronze fazia força na cambota? E o motor nunca tinha sido aberto. Eu também nunca tinha visto nada assim, mas as provas são irrefutáveis...

??????

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Cinquecento Sport 97 Preto
« Responder #23 em: 16 de Outubro, 2012, 14:37:17 »
e achas que o motor tinha sobrevivido tanto tempo com um defeito de montagem? porque dizes que nunca tinha sido aberto? o cárter pode ser removido e colocado sem deixar indícios
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

VascoOnFire

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 25
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Cinquecento Sport 97 Preto
« Responder #24 em: 16 de Outubro, 2012, 15:42:29 »
Certo, é verdade, e de certo já tinha sido removido porque estava lá um lindo serviço com silicone para o vedar. Eu digo-o porque o desgaste acentuado dos bronzes e em particular aqueles da biela e chumasseira "defeituosa" contam muito. Os bronzes eram originais, assim como os parafusos foram "analisados" por várias pessoas à procura de mexidas, e a opinião ficou unanime, se bem que todos estranhámos aquilo. Aqueles motores aguentam mesmo muito maus tratos, como todos sabemos, e de certo andaria assim mais uns valentes milhares de quilometros... eh pah... mas eu detectei ali um erro, tanto comprovado pelo desgaste dos antigos, como quando coloquei os novos só com um ferro bem comprido é que rodava o motor. E era só aquele. A deixar como estava, sabendo que estava mal... Nunca, certo?

Eu estou a fazer isto com todo o conhecimento que implica.
Agora... eu tenho o carro há 3 meses... e comprei apenas por ser barato e ter o material todo... o resto vou descobrindo... apenas gostava de ter a certeza o porquê daquela biela... o resto são hipóteses, sendo a mais credível defeito.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Cinquecento Sport 97 Preto
« Responder #25 em: 16 de Outubro, 2012, 15:53:49 »
os carter dos fire não usam junta, são vedados com silicone

eu abro-te os motores que quiseres e fecho-os, sem dares por ela que foram mexidos... haja a ferramenta adequada

mas como disse á pouco, não conheço nenhum caso de um fire mal montado...
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

VascoOnFire

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 25
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Cinquecento Sport 97 Preto
« Responder #26 em: 16 de Outubro, 2012, 16:26:41 »
correcto, mas borradas de silicone? Isso não estou habituado a que venha de origem... borradas só as conheço no desespero de uma fuga... lol, mas adiante. Motor FIRE é simples e fiável, também o comprei por isso, e compreendo o teu espanto. Quanto a abrir um motor sem se notar é uma coisa, porque há sempre uma marca, um vestigio, uma arranhadela, uma peça menos "original". Pode não se notar e haver dúvidas, não é o caso! Nós até ponderemos mandar tudo para rectificar, mas um amigo nosso tinha lá material e pronto, trocou-se e impecável... Isso é o que me interessa :)

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Cinquecento Sport 97 Preto
« Responder #27 em: 16 de Outubro, 2012, 18:37:24 »
se tem borradas de silicone já foi aberto e terá sido aí que fizeram asneira...
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Cinquecento Sport 97 Preto
« Responder #28 em: 16 de Outubro, 2012, 19:44:02 »
o que interessa é daqui para a frente :)
Quanto o motor ficar todo reparado depois já voltas a ter confiança no motor  :P
O importante é não desistir.

 :t_up:

azegrokas

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 420
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Cinquecento Sport 97 Preto
« Responder #29 em: 20 de Outubro, 2012, 05:26:28 »
é nestes momentos que sinto inveja  :P
Sempre quis um 5cento sport e nunca tive um.
força com o restauro  :fiat: