Autor Tópico: Fiat 1.6 16 v problemas graves [ Ajuda ]  (Lida 1656 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

drahzerinos

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 2
  • Karma:
    +0/-0
Fiat 1.6 16 v problemas graves [ Ajuda ]
« em: 02 de Fevereiro, 2023, 21:51:55 »
Boas  :fiatistas:,

Comprei um FIAT Stilo 1.6 16 V a um Stand a 4 meses e ainda não tenho o carro.

O que foi feito :

O Stand mandou vir uma centralina em 2 mão ( aparentemente o problema não é dali, faz sempre a verificação " ok" e a única luz que acende é a do airbag) - o homem da centralina até agora foi o mais correto e diz que se for preciso manda outra .

Mudamos a centralina de Sitio ( metemos ao lado da bateria)
O eletricista que tratou disso, afirmou que da parte dele estava tudo feito

O mecânico diz que:
Mudou as velas
Mudou um sensor qualquer do oxigénio

O que acontece :

- As rotações não são certas ( principalmente depois de andar uns kilometros )
- As rotações mexem tanto que o carro quase que vai abaixo ( carro parado)
- Cheiro a gasolina intenso
- Consumos muito altos
- Quando vou a mudar de mudança e meto o pé na embraiagem as rotações sobem mil rotações ( parece literalmente que estou a carregar no acelerador em vez da embraiagem)


GIF do que acontece:
https://i.makeagif.com/media/2-02-2023/NPHltn.gif

O que vocês vem no GIF é com o carro completamente parado sem tocar em nada
O mais estranho disto tudo é que do nada o carro fica estável e os consumos voltam ao normal sem cheiro de gasolina sem nada.

Sou de Coimbra, alguém que esteja disponível a ajudar agradeço, pago se for preciso

Toda a ajuda é bem vinda.

Obrigado. Diogo

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat 1.6 16 v problemas graves [ Ajuda ]
« Responder #1 em: 03 de Fevereiro, 2023, 08:48:01 »
Na minha opinião, para conseguir resolver o problema so com o carro ligado a um scanner e ir medindo, conferindo e confirmando medidas dos sensores. Que me lembre rapidamente os sensores envolvidos nisso serão Sonda Lambda ou oxigenio (pode ter duas), sensor de rotação, sensor da posição da borboleta, sensor da posição do pedal do acelarador, sensor de pressao e temperatura de ar ou sensor de massa de ar e temperatura no caso dos turbos, e creio que não me escapa nenhum mas é de manha e acordei ha pouco...
Qualquer mau contacto ou defeito num destes sensores vai iludir a centralina e o resultado pode ser esse. Ou seja seria necessario avaliar todos esses sensores e cablagens dos mesmos. Pode ainda existir defeito na parte da injeção, se os injetores nao funcionarem devidamente pode acontecer isso. A grande questão na minha opinião e se o problema vem dos componentes ou da cablagem.

Em suma, embora no final provavelmente ate seja algo simples, não me parece que seja muito facil encontrar o erro. Será necessario "perder" algum tempo a testar componentes e verificar cablagens e contactos.

drahzerinos

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 2
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 1.6 16 v problemas graves [ Ajuda ]
« Responder #2 em: 03 de Fevereiro, 2023, 10:10:46 »
Na minha opinião, para conseguir resolver o problema so com o carro ligado a um scanner e ir medindo, conferindo e confirmando medidas dos sensores. Que me lembre rapidamente os sensores envolvidos nisso serão Sonda Lambda ou oxigenio (pode ter duas), sensor de rotação, sensor da posição da borboleta, sensor da posição do pedal do acelarador, sensor de pressao e temperatura de ar ou sensor de massa de ar e temperatura no caso dos turbos, e creio que não me escapa nenhum mas é de manha e acordei ha pouco...
Qualquer mau contacto ou defeito num destes sensores vai iludir a centralina e o resultado pode ser esse. Ou seja seria necessario avaliar todos esses sensores e cablagens dos mesmos. Pode ainda existir defeito na parte da injeção, se os injetores nao funcionarem devidamente pode acontecer isso. A grande questão na minha opinião e se o problema vem dos componentes ou da cablagem.

Em suma, embora no final provavelmente ate seja algo simples, não me parece que seja muito facil encontrar o erro. Será necessario "perder" algum tempo a testar componentes e verificar cablagens e contactos.


Fico bastante agradecido pela tua excelente resposta.
 O que mais me intriga é o facto de do nada o carro trabalha perfeitamente ( consumos normais, sem problemas nas rotações) e do nada também começa com consumos a 20 l/ km, cheiro a gasolina, as rotações instáveis como vês no GIF.

De qualquer das formas, obrigado outra vez pela tua excelente ajuda

Galiza

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 1
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 1.6 16 v problemas graves [ Ajuda ]
« Responder #3 em: 04 de Fevereiro, 2023, 19:37:33 »
Boas, tenho um Punto HGT 1.8, um dia deixou de andar e o mecânico estava como o outro que já tinha verificado tudo e não conseguia nada, só faltava trocar a centralina e por consequência todos os outros elementos codificados ao mesmo código da chave.

Antes de ontem fiz isto:


Disseram-me que podia ser potencialmente perigoso pois se houvesse uma carga poderia queimar, mas já estava maluco com aquilo.
Não sei se foi milagre ou coincidência mas hoje já fui dar uma volta nele.

Pergunta ao mecânico o que ele acha ou faz como eu... que seja o que Deus quiser!

Não sei se ajuda mas boa sorte.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat 1.6 16 v problemas graves [ Ajuda ]
« Responder #4 em: 06 de Fevereiro, 2023, 08:19:59 »
voltando ao cheiro a gasolina,...
Por acaso nao anda ai nada a verter gasolina? quando verte o carro passa-se qd nao verte esta tudo bem? Os maus contactos "funcionam" da mma forma...  :t_up: