Fiatistas

Notizie => Notizie Estere => Tópico iniciado por: Tiffosi em 28 de Maio, 2008, 17:31:28

Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Tiffosi em 28 de Maio, 2008, 17:31:28
(http://www.imtt.pt/sites/IMTT/SiteCollectionImages/logo_imtt.gif)

Cancelamento de Matrículas Regime Transitório e Excepcional

6 de Maio, 2008

Foi hoje publicado o Decreto-Lei n.º 78/2008 (http://dre.pt/pdf1s/2008/05/08700/0248402485.pdf), de 6 de Maio, que estabelece, até 31 de Dezembro de 2008, um regime transitório e excepcional para o cancelamento de matrículas. O diploma entra em vigor no dia 12 do corrente mês de Maio.

O artigo 3.º deste decreto-lei permite que os proprietários de veículos destruídos ou desmantelados, entre 1 de Dezembro de 2000 e 6 de Maio de 2008, (data da publicação do diploma), possam solicitar ao IMTT o cancelamento da matrícula, apesar de não disporem do certificado de destruição.

Por outro lado, nos termos do seu artigo 5.º, será efectuado o cancelamento automático das matrículas atribuídas entre 1 de Janeiro de 1980 e 31 de Dezembro de 2000, caso os veículos não tenham sido inspeccionados nos últimos 5 anos.

Veículos destruídos ou desmantelados

Entre 1 de Dezembro de 2000 e 6 de Maio de 2008

O IMTT procede ao cancelamento da matrícula, mediante declaração do proprietário do veículo presumivelmente destruído ou desmantelado, desde que cumulativamente se verifiquem as seguintes condições:

1.       O veículo não tenha sido submetido a inspecções periódicas obrigatórias depois da data de destruição declarada;

2.       Não tenha havido pagamentos do respectivo seguro automóvel;

3.       Não tenham sido adquiridos os selos correspondentes ao Imposto Municipal sobre Veículos, Imposto de Circulação ou Imposto de Camionagem.  

O cancelamento da matrícula está sujeito ao pagamento de uma taxa de € 30,00.

Cancelamentos automáticos

Até 31 de Dezembro de 2008, serão canceladas automaticamente as matrículas de veículos que se encontrem nas seguintes situações:

a) Veículos matriculados entre 1 de Janeiro de 1980 e 31 de Dezembro de 2000, desde que não tenham sido submetidos a inspecção periódica obrigatória depois de 1 de Janeiro de 2003.

b ) Veículos para os quais tenha sido requerida apreensão para efeitos de regularização da propriedade, e que não tenham sido apreendidos nos 6 meses seguintes.

Reposição de matrículas canceladas

por falta de inspecção periódica obrigatória

Os proprietários de veículos cujas matrículas tenham sido canceladas pelas circunstâncias previstas na alínea a) acima referida e que os mantenham em circulação, estão sujeitos a que o veículo seja apreendido pelas autoridades fiscalizadoras.  

A reposição da matrícula poderá ser solicitada ao IMTT durante um prazo de 6 meses contados a partir de 6 de Maio de 2008. Para o efeito, o veículo terá de ser sujeito a inspecção extraordinária e aprovado num Centro de Inspecção da categoria B. Nestas condições a reposição da matrícula ficará isenta de taxa.  

O que fazer para cancelar a matrícula

Os requerentes deverão preencher o formulário (Certificado de Matrícula - Modelo 9 do IMTT (http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Formularios/Documents/Modelo9.pdf)), onde consta a opção cancelamento de matrícula e entregá-lo, sempre que possível acompanhado do livrete ou certificado de matrícula, nos Serviços Regionais e Distritais do IMTT, nas Lojas do Cidadão ou nas Conservatórias de Registo Automóvel do IRN – Instituto dos Registos e do Notariado.

O pedido de apreensão do veículo consta do mesmo formulário, bastando assinalar a opção “Apreensão”.

Pedido de apreensão do veículo on-line

Os pedidos de apreensão de veículos podem também ser efectuados por via electrónica pelos condutores que disponham de Cartão de Cidadão ou senha do sistema da Direcção Geral de Contribuições e Impostos, no endereço http://www.automovelonline.mj.pt/AutoOnline/ (http://www.automovelonline.mj.pt/AutoOnline/)

Com este decreto-lei, ficam criadas condições que facilitam o cancelamento da matrícula dos veículos em fim de vida sem certificado de destruição, permitindo simultaneamente o saneamento e actualização do sistema de registo de veículos do IMTT.
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Tiffosi em 28 de Maio, 2008, 17:34:04
Mais informação no Fiatistas (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?showtopic=2508&st=180)  :t_up:  
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Tiffosi em 28 de Maio, 2008, 17:38:17
(http://www.imtt.pt/sites/IMTT/SiteCollectionImages/logo_imtt.gif)

Cancelamento de Matrículas

Autorização para Comprovação de Dados

14 de Maio de 2008

Os proprietários de veículos sem certificado de destruição e presumivelmente destruídos ou desmantelados, poderão solicitar o cancelamento da matrícula entre 12 de Maio e 31 de Dezembro de 2008.  

Alerta-se para o facto dos proprietários de veículos desmantelados sem certificado de destruição, poderem ter o registo de propriedade na Direcção Geral de Contribuições e Impostos, sendo assim confrontados com o pagamento do Imposto Único de Circulação relativo a uma viatura de que já se desfizeram.  

Para que o cancelamento seja efectuado, o IMTT procede à verificação de que depois da data de destruição indicada, estão reunidas 3 condições:

1.     O veículo não foi submetido a inspecção periódica obrigatória;

2.     Não foi pago o respectivo seguro de responsabilidade civil;

3.     Não foram adquiridos os selos correspondentes ao Imposto Municipal sobre Veículos, Imposto de Circulação ou Imposto de Camionagem.  


Os proprietários que não possuam comprovativos válidos das condições acima referidas, poderão assinar uma declaração em que autorizam o IMTT a consultar as bases de dados do ISP – Instituto de Seguros de Portugal e da DGCI – Direcção Geral das Contribuições e Impostos.


O modelo desta Declaração, está disponível nos serviços regionais e distritais do IMTT, nas Lojas do Cidadão e nas conservatórias de registo automóvel, podendo também ser impresso através do sítio internet do IMTT, seleccionando Formulários (http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Formularios/Paginas/Formularios.aspx).


Documentos necessários para o cancelamento


-Formulário (http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Formularios/Documents/Modelo9.pdf) – Certificado de Matrícula – Documento Único Automóvel (Modelo 9 IMTT (http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Formularios/Documents/Modelo9.pdf));
-Livrete ou certificado de matrícula do veículo sempre que possível
-Declaração (http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Noticias/Documents/Declaração%20cancelamento.pdf) de autorização assinada conforme o B.I., caso não sejam apresentados os comprovativos referidos nos pontos 1, 2 e 3.  

Para maior comodidade dos requerentes, o formulário e a Declaração - Confirmação de elementos relevantes para o cancelamento da matrícula (regime excepcional até 31 de Dezembro, 2008) poderão ser impressos e preenchidos antecipadamente.  

O Decreto-Lei n.º 78/2008 (http://dre.pt/pdf1s/2008/05/08700/0248402485.pdf), de 6 de Maio, institui um regime transitório para o cancelamento de matrículas sem certificado de destruição.

Nos termos do mesmo diploma, a partir de 12 de Maio de 2008 o IMTT inicia o processo de cancelamento oficioso de veículos matriculados entre 1 de Janeiro de 1980 e 31 de Dezembro de 2000, sempre que não tenham sido submetidos a inspecção periódica obrigatória depois de 1 de Janeiro de 2003.
 
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Tiffosi em 12 de Junho, 2008, 17:14:52
Veículos VSH estão entre as 943.616 matriculas anuladas pelo IMTT

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) informa no seu site que desde 12 de Maio último procedeu ao cancelamento automático de 943.616 matrículas.

Neste processo, eram considerados todos os veículos com matrículas entre 1980 e 2000 que não tivessem sido dados como abatidos, mas que não tinham qualquer Inspecção Periódica Obrigatória (IPO) desde 2003.

O decreto de lei 78/2008 estabelecia os critérios de inclusão da viaturas nesta lote de matrículas a anular. O decreto em questão refere que a ausência de IPO desde 2003 é razão para anulação, mas noutro parágrafo refere que a simples existência de selo evita a anulação. Os elementos das finanças confirmaram a diversos pilotos que a simples existência de selo evitava o cancelamento da matrícula.

Apesar desta garantia, o IMTT disponibiliza uma aplicação (http://www.imtt.pt/matriculascanceladas/matriculas.asp) que permite verificar as viaturas que viram a sua matrícula anulada automaticamente, e é possível constatar que alguns veículos VSH a correr presentemente em Portugal, estão com matrículas anuladas.

As matrículas que foram entretanto anuladas por falta de IPO, podem ser reactivadas através de requisição até 12 de Novembro. Este processo obriga a uma IPO extraordinária que é gratuita.

Fonte: Sport Motores (http://www.sportmotores.com/), por José António Marques
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Tiffosi em 12 de Junho, 2008, 18:29:41
(http://www.imtt.pt/sites/IMTT/SiteCollectionImages/logo_imtt.gif)

Matrículas Canceladas por falta de Inspecção Periódica Obrigatória

11 de Junho de 2008

O IMTT cancelou 943.616 matrículas de veículos registados entre 1980 e 2000, que não foram submetidos a inspecções periódicas obrigatórias nos últimos 5 anos.  
Consulte aqui as matrículas canceladas (http://www.imtt.pt/matriculascanceladas/matriculas.asp).

Dá-se assim cumprimento ao disposto no n.º 3 do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 78/2008, de 6 de Maio (http://dre.pt/pdf1s/2008/05/08700/0248402485.pdf), que determina o cancelamento automático das matrículas de veículos matriculados  entre 1 de Janeiro de 1980 e 31 de Dezembro de 2000, desde que não tenham sido submetidos a inspecção periódica obrigatória depois de 1 de Janeiro de 2003.

 Para consulta às matrículas canceladas basta digitar a matrícula na pesquisa, accionar o motor de busca e aguardar a resposta.

Reposição de matrículas canceladas

Até 12 de Novembro de 2008, os proprietários de veículos cujas matrículas tenham sido canceladas por falta de inspecção periódica obrigatória, poderão requerer ao IMTT a reposição da matrícula. Para o efeito o veículo terá de ser aprovado em inspecção extraordinária, realizada num Centro de Inspecção da categoria B. Nestas condições, a reposição da matrícula pelo IMTT, será gratuita.

Os proprietários que mantenham em circulação veículos com matrículas canceladas por não terem sido submetidos a inspecção periódica obrigatória, estão sujeitos à aplicação de multa pelas autoridades fiscalizadoras.

Procedimentos

Para requerer a reposição da matrícula nas condições acima referidas é necessário apresentar nos Serviços Regionais e Distritais do IMTT (http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Contactos/PesquisaServico/Paginas/PesquisaServico.aspx) os seguintes documentos:

·         Comprovativo de aprovação do veículo submetido a inspecção extraordinária para nova matrícula, emitido por Centro de Inspecção da categoria B ;  

·         Formulário – Modelo 9 IMTT (http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Formularios/Documents/Modelo9.pdf) – Certificado de Matrícula – assinalando a pretensão, no campo “outro/motivo do pedido” - “Reposição de matrícula”.
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Tiffosi em 12 de Junho, 2008, 18:38:13
(http://www.imtt.pt/sites/IMTT/SiteCollectionImages/logo_imtt.gif)

Matrículas CanceladasEsclarecimento Público  

12 de Junho de 2008

A inspecção extraordinária a veículos cuja matrícula foi cancelada está sujeita à taxa de € 79,03, sem IVA. Esclarece-se assim notícias veiculadas por alguns órgãos de comunicação social.  
O IMTT cancelou 943.616 matrículas de veículos registados entre 1980 e 2000, que não foram submetidos a inspecções periódicas obrigatórias nos últimos 5 anos.

Até 12 de Novembro de 2008, os proprietários de veículos cujas matrículas tenham sido canceladas por falta de inspecção periódica obrigatória, poderão requerer ao IMTT a reposição da matrícula (http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Noticias/Paginas/943616MatriculasCanceladas.aspx).

Para o efeito o veículo terá de ser aprovado em inspecção extraordinária realizada num Centro de Inspecção da categoria B. Esta inspecção tem uma taxa de € 79,03, sem IVA.

Nestas condições, a reposição da matrícula pelo IMTT está isenta de taxa.  
 
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: mini127man em 13 de Junho, 2008, 22:31:32
FDP :( já tenho uma matricula cancelada ! :(
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: LB em 14 de Junho, 2008, 10:20:07
eu tenho 2 !!!

2ª feira já vou saber...

no entanto, informação que já disponho é que o carro é sujeito a uma inspecção numa IPO de categoria B, para reposição de matrícula (NÃO É INSPECÇÃO TIPO B!!!)

grátis a doccumentação no IMTT até 6 meses e paga-se cerca de 66 Euros e não 93 como algumas já andama a pedir !

a partir dos 6 meses não sei ainda de nada (é isso que vou saber...), mas sei que se paga tudo a partir daí.

 
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: mini127man em 14 de Junho, 2008, 13:04:02
Luis se fores descobrindo algo, vai-me pondo ao corrente pf.

 
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Luke em 14 de Junho, 2008, 14:07:38
curiosamente tenho uma matricula morta da qual paguei o imposto por o carro ter morrido e ainda n ter conseguido dar baixa dela... fizemra-me um favor é certo... mas a matricula tinha o imposto em dia!
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: tflg em 14 de Junho, 2008, 14:27:55
Boas.
Até que ponto esta base de dados está certa?
É que preciso saber de um carro com urgência, e aqui aparece tudo bem, mas estou com medo que na realidade não seja bem assim. Como a situação do Luke, será que já cancelaram mesmo a matricula ou é erro da base de dados... É que nestas coisas nunca confio muito...  
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: tflg em 14 de Junho, 2008, 14:43:20
Ainda agora vi matriculas de carros que estão a ser vendidos sem documentos e lá diz que a matricula não foi cancelada...

Ou será que esta base de dados é só para as matriculas que foram canceladas dentro deste procedimento? Do género só as matriculas que foram canceladas por estes serviços e por esta razão é que aparecem canceladas, as outras aparecem SEMPRE como não canceladas, mesmo que já estejam mortas... Não sei  :crash:  :crash:  :crash:  :crash:  
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: tflg em 14 de Junho, 2008, 14:54:36
Esqueçam... Eu sou uma besta. Então diz mesmo no topo da página:

CONSULTA DAS MATRÍCULAS CANCELADAS NO DIA 12 DE MAIO DE 2008
AO ABRIGO DO Nº 3 DO ARTº 5º DO DECRETO - LEI Nº 78/2008, DE 6 MAIO


Fiquei na mesma sem saber  :buaaa:  
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: pmpsantos em 15 de Junho, 2008, 17:19:33
Só foram canceladas as matriculas automaticamente de 1980 a 2000 sem inspecção nos ultimos 5 anos!
Não abrange os clássicos, cheira-me que vão ser os próximos...
Começaram com as motorizadas 50cc, agora os pré-clássicos (velhos) e depois serão os clássicos....
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: LB em 16 de Junho, 2008, 12:18:27
JÁ LÁ FUI !!!!

Fui à antiga DGV actual IMTT, na Av. das Forças Armadas e falei com o Engº Pereira Martins.

- Indicou-me que este Decreto-Lei é regime de "excepção", porque só vai servir para este ano para "regularizar" a base de dados....

- A lei da reposição de matriculas mantém exactamente como estava, não sendo atribuida a matricula cancelada a não ser a esse carro...

- A reposição de matrículas até estes 6 meses é grátis no IMTT, mas paga na IPO.

- A INSPECÇÃO É TIPO B !!!!.

- Não existe nada, mas irá existir, que altere a lei actual da reposição de matriculas.

- Quanto aos anteriores a 1980, não vale a pena preocuparem-se porque esses só conseguem andar na estrada desde que tivessem sido arranjados e daí a inspecção, daí a possibilidade também de seguro.

MORAL: quem tiver carros que tivessem sido canceladas as matriculas, pode em qualquer altura repô-la, desde que faça uma inspecção tipo B, ou seja tem que estar mesmo IMPEK !!!!!!!!!!!!

(Que a este legislador bastardo, isto para não lhe chamar filho da p...ta, lhe caia em cima os maior piano de cauda ou casa forte, que possa haver na Europa toda, desejando-lhe ao mesmo tempo em dobro aquilo que esse energúmeno me desejou a mim)
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Lancisti em 16 de Junho, 2008, 12:21:07
Paz e Amor ???
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: LB em 16 de Junho, 2008, 12:26:15
É.....

do tipo tijolo nos cornos............
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: José Fernandes em 16 de Junho, 2008, 13:03:37
Citar
É.....

do tipo tijolo nos cornos............
Ó Homem, tu acalma-te...  :point:  (lol)  
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Luke em 16 de Junho, 2008, 14:11:12
zé... quem tem um carro em restauro, isto vem lixar bastante os planos sabes...
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: José Fernandes em 16 de Junho, 2008, 14:15:55
Citar
zé... quem tem um carro em restauro, isto vem lixar bastante os planos sabes...
eu sei, estava apenas a apaziguar as coisas... Retiro o que disse!
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: LB em 16 de Junho, 2008, 18:24:01
O engº não tem culpa nenhuma e note-se, nem ele ainda estava com as indicações totais do que estava a acontecer...

mas o borrego do filha da grande p.....ta do legislador é que não precisava de ter nascido sem forceps.... devia era ter nascido com eles já postos e tudo......

favores destes não me fazem muita falta...
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: paulodeltahfporto em 17 de Junho, 2008, 08:56:37
a mim cancelaram a matricula de um hf k tou a restaurar....mais 2000 euros gastos no carro e agora...... :buaaa:  
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Lancisti em 17 de Junho, 2008, 09:30:01
O problema é que nem avisaram com antecedência senão arranjavam-se inspecções... especiais  
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Luke em 17 de Junho, 2008, 10:09:50
acabas o restauro e depois vais la para recuperar a matricula, é o que eu vou fazer
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: hugo_127 em 17 de Junho, 2008, 12:38:49
Pessoal, acho que se está a fazer uma tempestade num copo de água...

Avisou-se aqui que isto ia acontecer e que a solução era levar o carro à IPO, mesmo sabendo que ele não passava...

Assim, mesmo reprovado, o carro já constava na base de dados dos que foram à IPO nos últimos 5 anos...

Por isso, quem levou e ficou com o carro reprovado só pagou menos de 30€ e está descansado...!
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: pmpsantos em 17 de Junho, 2008, 13:17:04
Eu só não percebo no meio disto tudo porque é que não dizem a verdadeira razão destes cancelamentos...
Portugal paga anualmente uns milhões largos à comunidade Europeia pela poluição do seu parque de veículos, assim, são menos uns milhares de motorizadas e um milhão de carros que eram contabilizados e agora deixam de o ser!
O timming Novembro tem a ver de certeza com as "contas" do final do ano, eles/nós pouparemos uma pipa de massa! Claro que não deve haver interesse em referir isso para se aplicar esse dinheiro noutras coisas...
Abateram-me o meu A112 Abarth que curiosamente vai ficar a ser o meu melhor clássico. estará pronto antes de novembro de certeza por isso menos mal.
Há-de haver por ai muitos deltas, Gti's, turbos, etc... que foram à vida e os donos ainda nem sabem!
Enfim! acabem lá esses restauros no Verão!!
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: paulodeltahfporto em 17 de Junho, 2008, 13:38:59
entao se for com ele a ipo recupero a matricula?
para tar pronto falta-me os travoes, os farois de nevoeiro, alinhar direcçao e claro afinar...eu ia leva-lo em julho/agosto....
abraço
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Tiffosi em 17 de Junho, 2008, 14:03:55
Pelo que percebi, podemos sempre pedir a reposição de matrícula, o problema é o tempo que se perde e o dinheiro :(
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Tiffosi em 17 de Junho, 2008, 19:24:16
Cancelamento de matrículas

O Instituto de Mobilidade e Transporte Terrestre ( IMTT) deu cumprimento ao disposto no n.º 3 do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 78/2008, de 6 de Maio.

Este Decreto Lei determina o cancelamento automático das matrículas de veículos matriculados entre 1 de Janeiro de 1980 e 31 de Dezembro de 2000, desde que não tenham sido submetidos a inspecção periódica obrigatória depois de 1 de Janeiro de 2003.

Tal situação levou ao cancelamento de 943.616 matrículas de veículos registados entre 1980 e 2000, que não foram submetidos a inspecções periódicas obrigatórias nos últimos 5 anos.

Esta situação, que afectou tanto os carros de ralis, como os de Todo-o-terreno e ainda aos veículos das rampas, levou a que quase todos os VSH (mas não só) com matrícula portuguesa tivessem ficado com a sua matrícula cancelada.

Estima-se que cerca de um milhar de carros de competição tivessem ficado com a sua matrícula cancelada. Como nenhum carro de rali passaria nas Inspecções Periódicas Obrigatórios, pois não existe nehum regime para este tipo de viaturas, que se têm de integrar no regime normal, outros problemas podem surgir.

Por via dessa situação e da consequente falta do Certificado de Aprovação emitido por um qualquer Centro de Inspecção Periódica de Veícuços (CIPV), várias seguradoras tem já recusado a emissão de apólices de seguro obrigatório de responsabilidade civil em relação a essas viaturas, o que vem agravar ainda mais a situação destes veículos.

A ausência deste documentos, pode levar a Polícia, em qualquer operação de fiscalização, como aconteceu no Rali de VN Cerveira, a multar o piloto, como a apreender o carro.

Fica portanto evidente, que existe um grave problema para resolver, que necessita de urgente clarificação.

Fonte: Ralis Online (http://www.ralis.online.pt/)
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Tiffosi em 17 de Junho, 2008, 19:27:39
Algumas opiniões

Para qualquer organizador que coloca na estrada um rali, o cancelamento das matrículas automóveis é uma situação muito complicado, pois os riscos de uma acidente com um veículo "sem matrícula" podem ser complicados de resolver.

Para já, segundos algumas opiniões que recolhemos, diversos clubes estão à espera que a FPAK resolva urgentemente este caso, embora nenhum dos "poucos" responsáveis de clubes com quem falámos admitem cancelar as suas provas. Aliás, neste fim-de-semana que passou, realizou o Rali Cidade de Beja, não tendo havido qualquer problema.

Do lado dos Centros de Inspecção de Veículos, sabe-se da existência de um grupo de Trabalho para resolver o problema, mas "os centros neste caso nada podem fazer pois pela legislação em vigor os veículos transformados não passam em inspecção periódica quanto mais numa inspecção para reposição da matrícula, no decorrer da qual se realiza uma inspecção tipo inspecção periódica mas poderá realizar-se em caso de dúvida uma verificação do estado da carroçaria (verificação tridimensional) uma verificação da geometria da direcção e um ensaio no banco de potência", disse um responsável de uma entidade que representa 38 Centros de Inspecção.

Do lado dos pilotos, existe quem vá requerer a reposição de matrícula, embora saiba que tal não é possível. "A FPAK terá que dar resposta a esta situação", disse um piloto recente vencedor de uma prova, enquanto outra afirma mesmo "que vou à inspecção e tudo".

Alguns dos pilotos de ralis no Sul, associados aos Forum Ralis a Sul, prometem para esta semana uma tomada de posição sobre o assunto, tanto mais que todos os carros com matrícula portuguesa que correm nos regionais naquela zona do país, ficaram com a matrícula cancelada.

Tentámos obter opiniões nas seguradoras e no IMTT mas ainda não conseguimos obter respostas.

Fonte: Ralis Online (http://www.ralis.online.pt/)
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Fiat 600 71 em 17 de Junho, 2008, 19:50:13
Se o problema fosse só este..
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: LB em 17 de Junho, 2008, 20:33:57
Citar
Pessoal, acho que se está a fazer uma tempestade num copo de água...

Avisou-se aqui que isto ia acontecer e que a solução era levar o carro à IPO, mesmo sabendo que ele não passava...

Assim, mesmo reprovado, o carro já constava na base de dados dos que foram à IPO nos últimos 5 anos...

Por isso, quem levou e ficou com o carro reprovado só pagou menos de 30€ e está descansado...!
não dá !!

tinha que ter passado, falei com o Engº sobre isso....
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: LB em 17 de Junho, 2008, 20:36:32
Citar
entao se for com ele a ipo recupero a matricula?
para tar pronto falta-me os travoes, os farois de nevoeiro, alinhar direcçao e claro afinar...eu ia leva-lo em julho/agosto....
abraço
recuperas de imediato se passar, mas é uma inspecção tipo B
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: rui aleixo em 18 de Junho, 2008, 13:47:12
Hei pessoal.......Não consigo entrar no link para ver as minhas matriculas???????
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Tiffosi em 18 de Junho, 2008, 15:11:40
O site do IMTT está temporariamente indisponível :(
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Tiffosi em 18 de Junho, 2008, 16:43:38
À moda portuguesa!

Opinião

Aquilo que já muitos vinham chamando à atenção: a questão das inspecções periódicas aos veículos de competição, acabou por cair em cima de todos com estrondo! Agora à boa maneira portuguesa, todos procuram solucionar - seria talvez melhor dizer, remendar - uma situação bem complicada.

Muitos carros de competição, principalmente os de ralis, mas também os de Todo-o-terreno e de outras modalidades que precisam de matrícula, porque circulam na via pública, viram essa mesma matrícula cancelada porque o Estado presumiu que não existiam, pois desde (pelo menos) o ano 2000 que não foram inspeccionados. Pois não foram, não por desleixo ou incúria dos seus proprietários, mas porque nunca seriam aprovados numa inspecção normal - leia-se, igual às de todos os outros automóveis - a não ser que os seus proprietários "desmanchassem" e depois reconstruíssem os seus veículos tornando-os "normais" carros do dia-a-dia.

Ora isso é impensável e todos - pilotos, entidade federativa, clubes, etc. - foram “assobiando para o lado” como se o problema não existisse. Existia, sempre existiu _ pelo menos desde que começaram as inspecções periódicas - e existe, só que agora esses veículos viram a sua matrícula cancelada. Como fazer? Vão todos enterrar a cabeça na areia e "deixar correr o marfim"? Até que aconteça um acidente grave e as seguradoras se furtem a pagar as indemnizações devidas porque o veículo não tinha matrícula - ou melhor, segundo a legislação, não existia! Ou vamos assistir a uma dança de matrículas? Algo que parece não ser tão original assim!...

E já agora, como é possível muitos correrem com matrículas estrangeiras, se têm a sua actividade profissional no nosso país? Bem, mas esse é um problema apenas de cada um e facilmente resolúvel com o pedido de matrícula nacional - e o inerente pagamento do ISV!

E se um dia destes as autoridades resolvem passar a pente fino um parque fechado de uma prova? A fazerem-no, espera-se que o façam no final da mesma, porque se for no início ou no meio, é bem capaz de acabar a prova por ali!...

O que fazer então?

A principal responsável pela resolução desta situação é a entidade federativa. Deveria já ter resolvido o problema e não apenas tentado resolvê-lo. Talvez que se o problema não afectasse (na sua maioria) apenas os concorrentes "mais desfavorecidos", já a situação tivesse sido resolvida. Mas agora não vale a pena chorar sobre leite derramado, há sim que resolver a questão. Conseguir junto do governo a criação de legislação específica para os carros de competição, tal como acontece em Espanha - um bom exemplo a seguir - é o caminho.

As inspecções devem ser rigorosas em todos os parâmetros de segurança, mas dentro das especificidades da competição. Os veículos em questão destinam-se apenas à competição e apenas deverão andar na via pública durante a competição ou justificadamente num período anterior e/ou posterior a essa competição e sempre conduzidos por detentores de licença desportiva emitida pela federação. Quem for apanhado a utilizar o carro fora destes "limites" pura e simplesmente veria o carro apreendido e seria alvo de uma multa a definir, mas sempre de valor que "doesse".

A entidade federativa tem que ter a vontade, força e persuasão necessárias para fazer ver junto das entidades responsáveis pelo sector – quase de certeza pouco ou nada conhecedoras das especificidades da competição – da premência da resolução deste problema, sob pena de vermos ainda mais minguadas as já de si tão pequenas listas de inscritos de muitas provas.

Motores  Magazine (http://www.motoresmagazine.net/index.php?modulo=primeirapagina), JB
 
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Tiffosi em 18 de Junho, 2008, 16:45:37

A Federação ainda não fez nada e os clubes de automóveis antigos?
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Luke em 18 de Junho, 2008, 16:58:09
esses nada fizeram

a historia automovel em portugal vai acabar em 1980!
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: naso em 19 de Junho, 2008, 00:13:56
Isto não pode ser!! :super:   como é possível aqueles ANORMAIS fazerem o que lhes apetece!!! querem lá saber das consequências que causam!!! :boxe:

E se esses ---------  se lembrarem de cancelar todas as matriculas???  sempre recebiam mais uns milhões das inspecções B, cada coisa que fazem, o resultado é o mesmo, roubam nos mais uns euros, ficam mais uns quantos a arder!!!!  :red:  :red:

é triste.....
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Fiat 600 71 em 19 de Junho, 2008, 00:23:20
Foi das piores atitudes que tomaram nos ultimos anos...  
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: oscar em 19 de Junho, 2008, 11:14:07
À cerca de um ano atrás alertaram-me para esta situação, eu (tal como muitos) não acreditei que uma situação destas viesse a acontecer, especialmente da forma como foi posta em prática.

Agora da mesma fonte obtive a informação de que vai sair até ao final do ano um diploma legal em tudo identico a este, mas para veículos anteriores a 1980...não quero acreditar que seja verdade...mas eu também não acreditei da outra vez...

 
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: 127.127 em 19 de Junho, 2008, 15:32:28
Ora pois...

E os ACP, CPAA e os diversos clubes que por aí existem por esse país fora, é só para organizar passeios para os amigos?

Agora é que deviam mostrar para que servem, i.e. pedir 1 audiência ao id!0ota do Sócrtes e perguntar-lhe se quer acabar com este ramo da arte?

Bem sei que nos países (Itália, Espanha, etc) onde se anda a legislar no assunto (carros antigos) tudo fica pior do que o que estava, pelo que não convém mexer muito no assunto, mas valia a pena também chatear-lhes um pouco a molécula...

Definitivamente estamos mas é a ser desgovernados e cada vez mais.

Bem eu lá em casa já tenho uma bicicleta para cada um....vamos voltar a ser como os chineses...ou os russos há umas décadas atrás.

Agora, cuidado, porque vão aparecer por aí uma data de carros cancelados à venda.....

Não há maneira de juntar os documentos de um cancelado com um sem documentos e fazer um novo carro ? Não, estão ambos cancelados... :d_grin:

Mas também reparei que há carros dados como sem documentos e que NÃO estão cancelados....enfim, o governo no seu melhor....
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: 127.127 em 19 de Junho, 2008, 15:37:15
Citar
À cerca de um ano atrás alertaram-me para esta situação, eu (tal como muitos) não acreditei que uma situação destas viesse a acontecer, especialmente da forma como foi posta em prática.

Agora da mesma fonte obtive a informação de que vai sair até ao final do ano um diploma legal em tudo identico a este, mas para veículos anteriores a 1980...não quero acreditar que seja verdade...mas eu também não acreditei da outra vez...
Essa é que vai ser a grande limpeza.... :d_uh:

Quero ver é o que depois o goevrno fará se lhe aparecerem os milhares de carros à porta que não servem para quase nada.

Vai haver uma grande quantidade de peças por aí....
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Tiffosi em 19 de Junho, 2008, 17:36:31
Manifesto à FPAK relativamente à anulação das matrículas


http://www.ralisasul.com/rali/manifesto_fpak.pdf (http://www.ralisasul.com/rali/manifesto_fpak.pdf)


Já era altura de um manifesto aos clubes de automóveis antigos

 
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: LB em 19 de Junho, 2008, 21:28:01
Pessoal, não se assustem tanto que isto vai mexer nestes meses nos media
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: naso em 20 de Junho, 2008, 00:05:31
Citar
Pessoal, não se assustem tanto que isto vai mexer nestes meses nos media
Será que serve para alguma coisa???

Se servir, temos de começar é a eleger os presidentes dos órgãos da comunicação social, pois os ANORMAIS dos desgovernantes, já me dão ......vómitos.....
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: 127.127 em 20 de Junho, 2008, 11:48:21
Citar
Pessoal, não se assustem tanto que isto vai mexer nestes meses nos media
Os media estão mas é preocupados com o novo treinador da selecção e com o Pinta da Costa....

Agora:
A inspecção para voltar a ter matricula é tipo B, não é? É aquela em que se mede o teor de CO2, certo?

Olha o governo a pegar em carrinhos com umas emissões jeitosas e a aplicar-lhes a tabela de IUC actual. É que não se esqueçam que mesmo ficando com a matricula "de época" dúvido que se livrem da taxação pela "data da matricula", i.e pela tabela actual...

Aqueles homens são umas máquinas de chupar dinheiro....Não há ninguém que lhe vá ao bolso?
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: LB em 20 de Junho, 2008, 13:10:42
Citar
Os media estão mas é preocupados com o novo treinador da selecção e com o Pinta da Costa....

Agora:
A inspecção para voltar a ter matricula é tipo B, não é? É aquela em que se mede o teor de CO2, certo?

Olha o governo a pegar em carrinhos com umas emissões jeitosas e a aplicar-lhes a tabela de IUC actual. É que não se esqueçam que mesmo ficando com a matricula "de época" dúvido que se livrem da taxação pela "data da matricula", i.e pela tabela actual...

Aqueles homens são umas máquinas de chupar dinheiro....Não há ninguém que lhe vá ao bolso?
isso já é invenção !!!!

eles medem o CO2 para saber se está correcto, não para taxá-lo !!!

o CHASSIS já pagou o devido imposto.

mas agora a ultima das ultimas:

fui à conservatória e não aceitam registar um carro duma pessoa que me vendeu se a matricula foi cancelada; tem que ser reactivada e só depois será transferido o valor !!!!!!!!!!!
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Lancisti em 20 de Junho, 2008, 13:53:58
Isso tem alguma lógica ...

A porra é dares agora com o antigo proprietário!  
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: 127.127 em 20 de Junho, 2008, 15:07:34
Citar
isso já é invenção !!!!

eles medem o CO2 para saber se está correcto, não para taxá-lo !!!

o CHASSIS já pagou o devido imposto.

 
Quando compras um importado agora e vais a inspecção tipo B para atribuição de matricula, se o modelo nao tiver nível de emissões de CO2 dado pelo fabricante, é-lhe atribuido o que for medido nessa inspecção. E paga ISV e IUC de acordo com essas emissões. Sabias?

Espera que chegue um iluminado e vais ver.

O chassis, o carro ou o que quiseres tem de pagar todos os anos, o IUC !

Talvez nos que renovem a matricula até 12 de Novembro isso não aconteça, mas depois, não dúvido muito.... :smasher:  
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Lancisti em 20 de Junho, 2008, 15:09:51
Mas aquele carro já pagou imposto de matricula ... não paga mais!!!
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: LB em 20 de Junho, 2008, 16:03:13
Citar
Quando compras um importado agora e vais a inspecção tipo B para atribuição de matricula, se o modelo nao tiver nível de emissões de CO2 dado pelo fabricante, é-lhe atribuido o que for medido nessa inspecção. E paga ISV e IUC de acordo com essas emissões. Sabias?

Espera que chegue um iluminado e vais ver.

O chassis, o carro ou o que quiseres tem de pagar todos os anos, o IUC !

Talvez nos que renovem a matricula até 12 de Novembro isso não aconteça, mas depois, não dúvido muito.... :smasher:
Acho que tás pra aí a fazer uma confusão qué obra:

- o carro que fizer inspecção de atribuição de matrícula, ou de mudança de cilindrada, vai a uma inspecção tipo B e mede o CO2 e paga o imposto, ao abrigo da tabela B, mas sendo da tabela A ! (não sei se sabes por acaso o que é isto....)

- O caso mais flagrante é a mudança de cilindrada nos carros antigos, que são sujeitos à inspecção de CO2 e pagando o respectivo imposto do CO2 e Imposto de mudança de cilindrada, referente à diferença de anos entre o aparecimento da matrícula do carro e a actualidade quando se faz a inspecção.

- o carro que vem de fora, se não for para circular e for para servir de peças, NÃO PAGA NENHUM IMPOSTO !

- o carro que vem de fora e que lhe é atribuida matricula nova, com indicação de chassis, QUE PARA PORTUGAL É NOVO (!!), paga o antigo imposto IA (actual ISV), relativo à data do carro (imposto menos nº de anos) e não paga IVA (porque pagou lá fora) e fica sujeito ao IUC actual (imposto de carro e CO2) e fica sujeito à tabela B !

Se percebeste alguma coisa, podes acenar a cabeça....e quanto a iluminados chama-os todos e perguntas-lhe tu, porque não preciso.

PS

Quanto ao IUC, informo-te (por "iluminação") que tens duas tabelas em Portugal:

- a A

- e a B

a A refere-se a todos os veículos que têm chassis até 30 de Junho de 2007 e B de todos as viaturas a partir de 01 de Julho de 2007.

Se aquilo que contei atrás não é assim, é porque a lei mudou há menos de 25 minutos..................
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: LB em 20 de Junho, 2008, 16:06:40
Citar
Isso tem alguma lógica ...

A porra é dares agora com o antigo proprietário!
não....

a grande porra é dares com um carro que queres comprar, mas não tem IPO, e queres pô-lo na tua mão e não consegues...e depois tens que gastar uma porra de dinheiro para pô-lo bom e sabe-se lá se passa na IPO...
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: jorgelucas em 20 de Junho, 2008, 16:19:04
A minha opiniao e telf para o imtt a reclamar e enxer a caixa de mails do presidente do imtt a recalmar porq nao esta na lei que e obrigatorio a ir a ipo nem e obrigado a ter seguro, nem era obrigado a ter selo desde que o carro nao estivesse na via publica, alem de ser um abuso perante a propriedade de cada um de nos.
temos que nos manifestar contra isto devem de alterar esta lei que a meu ver tem q dar alternativa a quem nao quer abater o seu carro mas tb nao quer fazer nada dele e quer deixa-lo na garagem.
essas pessoas tem q dizer ao Sr. q esta no imtt nao e assim nao pode abater sem mais nem menos a sua propriedade tem que nos dar as escolher tem que preguntar aos proprietarios ou deixar q estes digao pode abater ou nao.    
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: 127.127 em 20 de Junho, 2008, 18:01:57
Citar
Acho que tás pra aí a fazer uma confusão qué obra:

- o carro que fizer inspecção de atribuição de matrícula, ou de mudança de cilindrada, vai a uma inspecção tipo B e mede o CO2 e paga o imposto, ao abrigo da tabela B, mas sendo da tabela A ! (não sei se sabes por acaso o que é isto....)

- O caso mais flagrante é a mudança de cilindrada nos carros antigos, que são sujeitos à inspecção de CO2 e pagando o respectivo imposto do CO2 e Imposto de mudança de cilindrada, referente à diferença de anos entre o aparecimento da matrícula do carro e a actualidade quando se faz a inspecção.

- o carro que vem de fora, se não for para circular e for para servir de peças, NÃO PAGA NENHUM IMPOSTO !

- o carro que vem de fora e que lhe é atribuida matricula nova, com indicação de chassis, QUE PARA PORTUGAL É NOVO (!!), paga o antigo imposto IA (actual ISV), relativo à data do carro (imposto menos nº de anos) e não paga IVA (porque pagou lá fora) e fica sujeito ao IUC actual (imposto de carro e CO2) e fica sujeito à tabela B !

Se percebeste alguma coisa, podes acenar a cabeça....e quanto a iluminados chama-os todos e perguntas-lhe tu, porque não preciso.

PS

Quanto ao IUC, informo-te (por "iluminação") que tens duas tabelas em Portugal:

- a A

- e a B

a A refere-se a todos os veículos que têm chassis até 30 de Junho de 2007 e B de todos as viaturas a partir de 01 de Julho de 2007.

Se aquilo que contei atrás não é assim, é porque a lei mudou há menos de 25 minutos..................
Também não queiras as carapuças todas para ti....

Quando me referi a "iluminados" referia-me aos iluminados que fazem estas leis. Percebes? Podes abanar a cabecinha então....

E o que quiz dizer é que por enquanto será pacifico(mais ou menos), mas "cheira-me" a que isto é a entrada para algo que não deverá andar longe do que prevejo e escrevi inicialmente, i.e se queres a matricula de volta, fazes a insp. B, eles medem-te o CO2 e vão à tabelinha e mostram-te o bilhete que passas a pagar "ANUALMENTE". Percebestes?

Lembraste do ministro vir dizer que ía dar incentivos fortes para o pessoal trocar os carros velhos por novos? Ora aí está.

 
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: LB em 20 de Junho, 2008, 18:17:50
Citar
Também não queiras as carapuças todas para ti....

Quando me referi a "iluminados" referia-me aos iluminados que fazem estas leis. Percebes? Podes abanar a cabecinha então....

E o que quiz dizer é que por enquanto será pacifico(mais ou menos), mas "cheira-me" a que isto é a entrada para algo que não deverá andar longe do que prevejo e escrevi inicialmente, i.e se queres a matricula de volta, fazes a insp. B, eles medem-te o CO2 e vão à tabelinha e mostram-te o bilhete que passas a pagar "ANUALMENTE". Percebestes?

Lembraste do ministro vir dizer que ía dar incentivos fortes para o pessoal trocar os carros velhos por novos? Ora aí está.
vou repetir:

NÃO !!!

carro que tenha matricula portuguesa e tenha sido cancelada, não vai pagar CO2 !!! vai ser verificado a quantidade anormal que possa haver !

carro que altere a cilindrada, vai pagar o imposto actual de CO2, mas não irá pagar o IUC actual, mas sim o equivalente ao antigo Imp. selo, pagando também a diferença do antigo IA.

Carro que venha de fora, considera-se chassis novo e paga o IUC actual!


epá??? que vou dizer mais???? desde o ano passado que tenho andado a falar com os Engºs do IMTT (DGV), com o Laboratório, com a FIAT , com a Alfândega e estas férias que estou a ter, já estraguei quase dois dias completos só para tratar disto tudo...

Também é certo que enganaram-me à grande na IMTT, na altura da promulgação da lei 78/2008, mas a poeira disso assentou e agora é que muita gente se vai mexer, derivado a matriculas canceladas a carros de colecção, carros de rally, etc... que não podem, por exemplo ser vendidos, por causa das marículas que foram canceladas
 
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Tiffosi em 24 de Junho, 2008, 19:13:41
Crise das matrículas anuladas com fim à vista

A crise motivada pela anulação de matrículas levada a cabo pelo IMTT em Maio, poderá ter um fim à vista para os proprietários de veículos de competição, pelo menos essa é a convicção de Luiz Pinto de Freitas, o Presidente da FPAK, que espera para breve a regulamentação das IPO para veículos de competição.

Segundo o dirigente dos destinos do autombilismo nacional, o processo estava praticamente concluído em meados de 2007 com a ex-DGV. A mudança na organização do orgão que gere a área terá atrasado a concretização do que já vem sendo prometido e discutido há anos, mas o IMTT está a trabalhar para concluir o processo.

O mês de Julho poderá ser decisivo, com Luiz Pinto de Freitas a afirmar ao SportMotores que "pelo desenvolvimento do processo e a forma como o IMTT e o seu Presidente se tem disponibilizado para chegarmos conjuntamente a uma solução legal e definitiva, julgamos que o mais tardar em Julho tudo estará regulamentado a nível oficial sobre este assunto." Em breve decorrerá uma reunião com o IMTT, onde estará também presente o ACP.

Quando a questão das IPO estiver regulamentada, os proprietários de veículos de competição poderão solicitar a inspecção das viaturas e com isso proceder ao pedido de reposição da matrícula. Pelo regime actualmente em vigor, a solicitação de uma IPO para um veículo com matrícula cancelada tem um custo de 79,03 + IVA.
 
Fonte: Sport Motores (http://www.sportmotores.com/), por José António Marques  
 
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Tiffosi em 24 de Junho, 2008, 19:15:23

Esperemos que o ACP lembre-se dos clássicos
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: 127.127 em 26 de Junho, 2008, 10:02:16
Citar
Esperemos que o ACP lembre-se dos clássicos
Lembra lembra....

Isto está mesmo é a preparar-se para os "amigalhaços" (FPAK e ACP).

O tuga comum, paga, cala-se e pronto....e paga ainda mais a seguir....

Porque razão hão-de os carros de competição ser difrentes dos outros (que eu ou qualquer outra pessoa tem) ?

Estou a ver o ACP a sair com mais uma linha de negócio depois destas "negociações"....
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: DevilRoad em 26 de Junho, 2008, 15:50:46
certo certo é depois deste cancelamento, vai haver muitas vendas de carros antigos cujos donos não queiram ter a "trabalheira" de os ressustirar a nivel de documentação, e os que tão regularizados vão subir o valor deles.
 :smash:
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Luke em 26 de Junho, 2008, 16:13:00
não vai não, porque não o podes vender assim, o novo comprador n o pode legalizar, tem de ser o actual
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: tflg em 26 de Junho, 2008, 18:53:16
Porra não percebo isto, acabei de falar com um inspector e ele garantiu-me que é uma inspecção normal, só que mais cara...

Afinal como é? Cada um diz uma coisa...
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: LB em 26 de Junho, 2008, 20:39:43
o Engº Pereira Martins do IMTT disse-me que é uma inspecção tipo B

 
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: tflg em 02 de Julho, 2008, 19:04:23
Boas. Acabei de ter a confirmação que é mesmo uma inspecção NORMAL mas mais cara. É só isso...
Digo confirmação porque desta vez não foi alguém que me disse, mas foi mesmo um carro que realizou todo o processo para reaver a matricula. Inspecção absolutamente normal, tem é de ser com marcação, não sei bem porquê.
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: RMace em 07 de Julho, 2008, 21:43:45
As matriculas dos meus 3 Unos tão todas no activo :d_grin:

Portugal, os seus governantes e as suas leis tugas, ou seija:

É só  :puke:  :puke:  :puke:  :puke:  :puke:  :puke:  :puke:  :puke:  :puke:  :puke:  :puke:  :puke:  :puke:  :puke:  :puke:  :puke:  :puke:  :puke:
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Fiat 600 71 em 07 de Julho, 2008, 21:52:51
malandros Rui, malandros. :)
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: LB em 07 de Julho, 2008, 22:34:39
bandiiiiiiiiidoooooooooooosss...........
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: rui aleixo em 21 de Agosto, 2008, 05:53:47
Bom dia a todos.

Venho aqui manifestar a opinião de que os Srs Moderadores deste Forum deveriam colocar este tópico no Local dos «important topics» ,visto que numa das citações do mesmo está um Link onde podemos verificar qual a situção actual das nossa matriculas.

Muito Obrigado  :fiatistas:  
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: LB em 21 de Agosto, 2008, 20:58:33
-----Original Message-----
From: Dgtt-WebMail [mailto:[email protected]]
Sent: terça-feira, 5 de Agosto de 2008 17:13
To: JE !!!!!!!!!!!
Subject: RE: Viatura com matricula cancelada


Boa Tarde,
 Relativamente à questão solicitada informa-se que a reposição de matrículas
canceladas se encontra prevista no n.º 5 do art. 5 do DL n.º 78/2008, de 6
de Maio.



Nestes termos estabelece-se que até 12 de Novembro de 2008, os proprietários
de veículos matriculados entre 1980 e 31 de Dezembro de 2000, cujas
matrículas tenham sido canceladas por falta de inspecção periódica
obrigatória, poderão requerer ao IMTT a reposição da matrícula. Para o
efeito o veículo terá de ser aprovado em inspecção extraordinária, realizada
num Centro de Inspecção da categoria B. Esta inspecção tem uma taxa de €
79,03 sem IVA.



Mais se informa que até 12 de Novembro de 2008,a reposição de matrículas
pelo IMTT é gratuita. Contudo, após aquela data, a reposição de matricula
está sujeita ao pagamento de uma taxa de €33.



Os proprietários que mantenham em circulação veículos com matrículas
canceladas por não terem sido submetidos a inspecção periódica obrigatória,
estão sujeitos à aplicação de multa pelas autoridades fiscalizadoras.



O procedimento a adoptar e a documentação mantém-se antes e após 12 de
Novembro, com excepção do pagamento da taxa para a reposição de matricula
acima referido:

Para requerer a reposição da matrícula nas condições acima referidas é
necessário apresentar nos Serviços Regionais e Distritais do IMTT os
seguintes documentos:

•        Comprovativo de aprovação do veículo submetido a inspecção
extraordinária, emitido por Centro de Inspecção da categoria B;

•         Formulário – Modelo 9 IMTT – Certificado de Matrícula –
assinalando a pretensão, no campo “outro/motivo do pedido” - “Reposição de
matrícula”.



Cumprimentos,

A DSRTS



Margarida

Direcção de Serviços de Processamento e Atendimento
IMTT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres

Call center: 808 50 20 20
www.imtt.pt

-----Mensagem original-----
De: JE !!!!!!!.pt]
Enviada: quarta-feira, 30 de Julho de 2008 11:17
Para: [email protected]
Assunto: Viatura com matricula cancelada

Exmos. Senhores,

        Venho desta forma expor o seguinte:

        - Sou proprietário de uma viatura automóvel ligeiro, cuja matrícula,
nesta data se encontra cancelada.

        - Era minha intenção recuperar essa viatura, pô-la em condições
correctas de funcionamento e torná-la num futuro clássico.

        - Sei que até Novembro deste ano, o pedido de reposição da referida
matrícula, pode ser feita de forma grátis, perante essa entidade e sujeita a
uma inspecção.

        - Nos próprios centros de inspecção existem atitudes diferentes
quanto ao tipo de inspecção a fazer.

Assim, solicito a seguinte informação:

        1º - Que tipo de inspecção tem que ser feita neste caso?
       
        2º - A partir de Novembro deste ano, como se processará a
regularização legal da referida viatura?

        3º - Ou, estes carros que não sejam de imediato recuperados e
legalizados, terão que ser obrigatoriamente abatidos?

        4º - Existe alguma data limite para um carro nesta situação ter de
ser obrigatoriamente reposta a matrícula e vistoriado na inspecção?

Solicito antecipadamente a V. Exas. a melhor atenção para estas respostas.

Sou com a maior consideração,
 
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: ines_lopes em 06 de Setembro, 2008, 10:32:01
bom dia

sou proprietária de um veiculo e este mesmo estava COM MATRICLA CANCELA, PROCEDIA A INSpeção extraordinaria e no dia 29/8/2008 fui entregar documentação para a reposição de matricula e na DGV (IMTT) do Porto informou - me que não posso circular com veiculo enquanto não receber via postal uma carta informar que a reposição foi efectuada, pois posso apanha multa de 300€ a 1500€ pelas autoridades, não fiquei minimamente esclarecida uma vez que a vossa colega também não estava disposta a esclarecer -me , dai o meu contacto, enquanto não vier a carta informar a reposição matriclua não posso circular com veiculo? mas porque se tenho tudo legalizado? inspecção extraordinária, seguros, etc.E mais ficou me com o documento único automóvel, e informei junto de pessoas competentes e disseram  eme que não costumam ficar com isto e costumam passar documento para caso as autoridades fizessem passagem ter comprovativo de como apesar de ter matricula cancelada que já estava a pedir a reposição, não me deram nada, inclusive ja tentei ligar para lá estão sempre ocupados, mandei 2 fax e maisl também não obtive resposta a uma semana, gostaria que me esclarecessem se realmente a sra que me atendeu errou e se deverias ter passado docuemnto para que possa circular com viatura e não me ter apreendido documento único automovel.

Atenciosamente :smasher:  :smasher:  :smasher:  
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: LB em 06 de Setembro, 2008, 18:29:23
Citar
bom dia

sou proprietária de um veiculo e este mesmo estava COM MATRICLA CANCELA, PROCEDIA A INSpeção extraordinaria e no dia 29/8/2008 fui entregar documentação para a reposição de matricula e na DGV (IMTT) do Porto informou - me que não posso circular com veiculo enquanto não receber via postal uma carta informar que a reposição foi efectuada, pois posso apanha multa de 300€ a 1500€ pelas autoridades, não fiquei minimamente esclarecida uma vez que a vossa colega também não estava disposta a esclarecer -me , dai o meu contacto, enquanto não vier a carta informar a reposição matriclua não posso circular com veiculo? mas porque se tenho tudo legalizado? inspecção extraordinária, seguros, etc.E mais ficou me com o documento único automóvel, e informei junto de pessoas competentes e disseram  eme que não costumam ficar com isto e costumam passar documento para caso as autoridades fizessem passagem ter comprovativo de como apesar de ter matricula cancelada que já estava a pedir a reposição, não me deram nada, inclusive ja tentei ligar para lá estão sempre ocupados, mandei 2 fax e maisl também não obtive resposta a uma semana, gostaria que me esclarecessem se realmente a sra que me atendeu errou e se deverias ter passado docuemnto para que possa circular com viatura e não me ter apreendido documento único automovel.

Atenciosamente :smasher:  :smasher:  :smasher:
Faz-me um favor:

lê bem o meu post anterior e manda mail para o local onde está indicado e depois telefona para lá .......
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Tiffosi em 27 de Setembro, 2008, 02:01:23
(http://www.imtt.pt/sites/IMTT/SiteCollectionImages/logo_imtt.jpg)

Cancelamento de Matrículas

Regime Transitório Termina em 31 de Dezembro

26 de Setembro de 2008

Pelo valor de € 30, os proprietários de veículos destruídos em operadores não credenciados, têm a oportunidade única de, até 31 de Dezembro de 2008, eliminarem os registos de matrículas que se mantêm em seu nome, apesar dos veículos já não existirem.  

O regime transitório que possibilita requerer o cancelamento de matrículas de veículos destruídos ou desmantelados, entre 1 de Dezembro de 2000 e 6 de Maio de 2008, em operadores não autorizados, termina em 31 de Dezembro de 2008.

Para seu próprio benefício, os proprietários de veículos nesta situação devem solicitar ao IMTT, o mais rapidamente possível, o cancelamento dessas matrículas. Caso contrário os veículos manter-se-ão em seu nome, implicando o pagamento anual do Imposto Único de Circulação sobre os veículos que mandaram destruir ou desmantelar.  

Desde a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 78/2008 (http://dre.pt/pdf1s/2008/05/08700/0248402485.pdf), de 6 de Maio, o IMTT recebeu 21.335 pedidos de cancelamento de matrículas, ao abrigo do artigo 3.º deste diploma.

Para requerer o cancelamento da matrícula é preciso comprovar que, depois da data de destruição declarada, não ocorreu nenhuma das três seguintes situações:

-O veículo não foi apresentado a inspecções técnicas;
-Não foi liquidado o imposto sobre veículos (municipal, de circulação ou de camionagem);
-Não foi efectuado seguro de responsabilidade civil.

No sentido de evitar filas de espera mais prolongadas no último mês do ano, os proprietários que pretendam usufruir da oportunidade que a lei lhes concede, deverão dirigir-se desde já aos Balcões de Atendimento do IMTT.

Para um atendimento mais cómodo e rápido, o IMTT disponibiliza em www.imtt.pt – Formulários – Condutores e Veículos, o Modelo 9 IMTT, que poderá ser preenchido antecipadamente.

Documentos necessários

Para solicitar o cancelamento da matrícula de veículos destruídos ou desmantelados, os requerentes deverão apresentar os seguintes documentos:

-Formulário Modelo 9 do IMTT (http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Formularios/Documents/Modelo9.pdf) – Certificado de Matrícula – no qual deverá assinalar a opção "Cancelamento de Matrícula"
-Livrete ou certificado de matrícula (sempre que possível)
-Fotocópia do Bilhete de Identidade
-Declaração (http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Formularios/Documents/Declaracaocancelamento.pdf) - (a preecher se não for possível comprovar elementos relevantes para o cancelamento da matrícula

Os documentos são entregues nos Balcões de Atendimento (http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Contactos/PesquisaServico/Paginas/PesquisaServico.aspx) dos Serviços Regionais e Distritais do IMTT, Lojas do Cidadão ou nas Conservatórias de Registo Automóvel.

Não deixe para a última hora, faça já o pedido de cancelamento da matrícula!

Fonte: IMTT
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Tipo11 em 07 de Outubro, 2008, 13:07:02
Reposição de Matrículas Canceladas por falta de IPO

4 de Outubro de 2008

Os proprietários de veículos cujas matrículas tenham sido canceladas por falta de inspecção periódica obrigatória (IPO) podem solicitar a respectiva reposição, desde que o veículo seja aprovado numa inspecção extraordinária.  
Em 12 de Maio foram canceladas automaticamente mais de 900.000 matrículas de veículos registados entre 1 de Janeiro de 1980 e 31 de Dezembro de 2000, que não se apresentaram a inspecção periódica obrigatória (IPO), depois de 1 de Janeiro de 2003.

O cancelamento destas matrículas foi efectuado ao abrigo do n.º 3 do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 78/2008 de 6 de Maio, que estabelece o regime transitório e excepcional para o efeito.

O mesmo diploma determina que a reposição das matrículas possa ser solicitada ao IMTT, desde que o veículo seja aprovado numa inspecção extraordinária a realizar num centro da categoria B (tarifa de € 79,03 acrescidos de IVA).

Até 12 de Novembro de 2008, a reposição de matrículas canceladas por falta de IPO está isenta da taxa devida ao IMTT. Depois desta data, a reposição implica o pagamento de uma taxa de € 33.

A circulação de veículos com a matrícula cancelada está sujeita à apreensão da viatura e aplicação de multa pelas entidades fiscalizadoras.  

Assim, os proprietários que mantenham em circulação veículos cujas matrículas estejam canceladas, devem solicitar a reposição nos Balcões de Atendimento dos serviços regionais e distritais do IMTT e das Lojas do Cidadão. No sentido de evitar períodos de espera mais prolongados no final do ano, o IMTT recomenda que os pedidos sejam requeridos o mais rapidamente possível.
 


Consulta às matrículas canceladas por falta de IPO

As matrículas canceladas por falta de IPO podem ser consultadas através da página inicial do site do IMTT, bastando escrever a matrícula no espaço reservado ao efeito.

Os condutores que não tenham acesso à Internet e pretendam verificar se a matrícula do seu veículo foi cancelada, poderão obter a informação através do número 808 50 20 20 (preço de chamada local). O Serviço de Informações do IMTT dá a resposta, evitando assim deslocações e tempos de espera nos serviços de atendimento ao público.  


Documentos necessários à reposição da matrícula

• Formulário Modelo 9 do IMTT – Certificado de Matrícula – no qual deverá assinalar a opção "Outra” e escrever “Reposição de Matrícula”
• Comprovativo de aprovação do veículo na inspecção extraordinária
• Livrete ou certificado de matrícula
• Fotocópia do Bilhete de Identidade

Para um atendimento mais cómodo e rápido, o Modelo 9 está disponível em www.imtt.pt - Formulários - Condutores e Veículos, podendo ser impresso e preenchido antecipadamente.

Fonte:: IMTT
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: mini127man em 12 de Outubro, 2008, 15:13:14
Resta-me uma dúvida...A inspecção extraordinária afinal é do TIPO B ou é uma IPO diferente mais cara ????

AJUDEM!
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: LB em 12 de Outubro, 2008, 15:59:21
Call center: 808 50 20 20[/size][/font]
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: EDUD em 11 de Novembro, 2008, 21:09:09
ipo b mesmo sao 94 €   :d_umpf:  
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: EDUD em 11 de Novembro, 2008, 22:28:04
ja agora quem e que fez o pedido de reposiçao da matricula e recebeu a carta a dizer ke  a matricula ja estava valida?

 :fiatistas:  
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Tiffosi em 06 de Janeiro, 2009, 15:52:20
(http://www.imtt.pt/sites/IMTT/SiteCollectionImages/logo_imtt.jpg)

Pedidos de Apreensão – 31.176 Matrículas Canceladas

5 de Janeiro de 2009

Durante o ano de 2008, o IMTT cancelou 31.176 matrículas, na sequência de pedidos de apreensão por falta de regularização do registo de propriedade.  

O primeiro cancelamento oficioso foi efectuado em 12 de Novembro, ao abrigo do n.º 1 do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 78/2008 (http://dre.pt/pdf1s/2008/05/08700/0248402485.pdf), de 6 de Maio, o qual determina o cancelamento de matrículas nos seis meses seguintes ao pedido de apreensão, pelo facto de os novos proprietários não terem registado em seu nome os veículos que adquiriram.

Os pedidos de apreensão puderam ser efectuados até ao passado dia 31 de Dezembro, data em que terminou o regime transitório e excepcional para cancelamento de matrículas. Assim, para os últimos pedidos de apreensão apresentados, prolonga-se até 12 de Junho de 2009 o cancelamento automático das matrículas cujo registo de propriedade ainda não tenha sido regularizado.

Caso não tenha actualizada a propriedade do seu veículo, saiba, aqui (http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Noticias/Paginas/MatriculasCanceladasporfaltadeRegularizacaodoRegistodePropriedade.aspx), quais são os prejuízos em que incorre por incumprimento das disposições legais e consule Matrículas Canceladas (http://www.imtt.pt/MatriculasCanceladas/matriculas.asp) no site do IMTT.

Até à data, foram canceladas 945.331 matrículas, ao abrigo do regime transitório e excepcional, que inclui também cancelamentos de matrículas por falta de Inspecção Periódica Obrigatória e de veículos desmantelados sem certificado de destruição.

Fonte: IMTT
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: pedrovsky em 07 de Janeiro, 2009, 13:49:26
É só mafiosos, eu fui a semana passada mandar cancelar uma matrícula de um carro que já vendi à 3 anos, que entretanto já andou de mão em mão e ninguém fez a transferência de propriedade, só dei por ela porque entretanto recebi cartas muito estranhas: o meu carro quando o vendi era comercial, depois recebi uma primeira carta para eu pagar a transformação para 5 lugares que era uma pipa de massa, depois veio o selo para casa registado já como ligeiro de passageiros, e para mim o mais grave, é como é que fizeram todas as alterações sem o meu consentimento, de certeza que falsificaram a minha assinatura!!!

 
Título: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Tiffosi em 07 de Janeiro, 2009, 17:21:11
Fizeste bem, espero que corra todo bem
Título: Re: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Lula da Silva em 24 de Janeiro, 2012, 00:10:57
O meu primeiro carro, um R5 TL, já foi à vida; e o segundo, um Uno (MK2) 45 de 90 idem. :mecry:
Título: Re: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Luke em 24 de Janeiro, 2012, 00:35:42
ouvi dizer que o r5 não deixa saudades :P
Título: Re: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Lula da Silva em 24 de Janeiro, 2012, 01:35:39
ouvi dizer que o r5 não deixa saudades :P

De facto... fartei-me de o empurrar. Mas alguns carros têm essa magia de nos conquistar. Mesmo (ou sobretudo) quando já não estão nas nossas mãos. Ou porque é o primeiro, ou porque é o segundo ou porque têm uma história qualquer... E se há duas marcas que realmente me marcaram (e ainda marcam, bastando olhar para a minha garagem) é a Renault e a Fiat. :mcool:
E a estes dois primeirinhos gostava mesmo de lhes pôr a vista em cima.
Título: Re: Cancelamento de Matrículas
Enviado por: Luke em 24 de Janeiro, 2012, 09:32:48
não sei se consegues saber quem foi o ultimo "dono" para o tentar contactar... mas pode valer a pena tentar