Autor Tópico: Imposto Único de Circulação  (Lida 33281 vezes)

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Tiffosi

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Imposto Único de Circulação
« Responder #30 em: 06 de Janeiro, 2009, 14:28:20 »
Automóveis aumentam mais que a inflação

A nova tabela do ISV introduzida pelo Governo e que entrou já em vigor faz com que os aumentos reais dos automóveis sejam maiores que a inflação

O aumento do preço final dos automóveis em 2009 será maior que a inflação prevista, fruto das novas tabelas de ISV introduzidas pelo Governo, que elevam os custos da fiscalidade do automóvel em cerca de 12,3%. Desta feita, a Associação Automóvel de Portugal avança com um aumento do preço final dos automóveis em cerca de 2,5% a 3%, acima da média da inflação prevista para o nosso país. Esta associação avança ainda com uma previsão de queda no mercado automóvel nacional, na ordem dos 11%, fruto destes aumentos, mas também de uma maior dificuldade no acesso ao crédito e de uma deterioração do panorama económico nacional.

Fonte: Auto Motor





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Imposto Único de Circulação
« Responder #31 em: 11 de Fevereiro, 2009, 14:53:00 »
ACAP defende suspensão do Imposto Único de Circulação      

A Associação Automóvel de Portugal pretende que a suspensão vigore durante dois anos por forma a permitir que as vendas possam ser incentivadas  

A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) defende a suspensão temporária, durante dois anos, do Imposto Único de Circulação, como forma de incentivar a compra de veículos novos durante o ano de 2009. Em declarações feitas à margem da conferência da FIGIEFA - Federação Internacional da Distribuição Independente de Peças / Divisão do Comércio Independente de Peças ACAP -, realizada com o objectivo de dar a conhecer a campanha europeia "Direito à Reparação", que pretende sensibilizar a opinião pública para os direitos e interesses dos distribuidores e reparadores de peças automóvel independentes, Hélder Pedro, o secretário-geral da ACAP, defendeu hoje a "suspensão temporária, durante dois anos, do Imposto Único de Circulação (IUC) para poder comprar um veículo novo em 2009".

A suspensão temporária do IUC é uma das medidas apresentadas pela ACAP ao Governo como forma de contrariar a tendência de quebra nas vendas de veículos em Portugal e de envelhecimento do parque automóvel de passageiros e de estimular a compra de veículos novos ou com poucos anos de uso. Entre essas medidas encontram-se também incentivos ao abate de carros usados que, defende Hélder Pedro, "deveria ser alargado, quer na antecipação do prazo para o abate, passando para os oito anos em vez dos actuais dez, quer do aumento do próprio valor do incentivo, quer ainda do alargamento do incentivo à compra de veículos usados até uma certa idade".

"Se abater um carro com 15 anos e comprar um de dois há uma renovação do parque automóvel", sublinhou o responsável. De acordo com os dados apresentados por Hélder Pedro durante a conferência, os incentivos ao abate tiveram em 2008 um peso de 13,4 por cento nas vendas de veículos ligeiros, e de 16,2 por cento na venda de automóveis novos ligeiros de passageiros. "Acreditamos que se estas medidas tomadas no curto prazo poderão de algum modo minimizar a grave crise que se aproxima nos próximos meses para o sector automóvel", afirmou.

Entre 2000 e 2008 Portugal assistiu a uma queda nas vendas de veículos ligeiros de passageiros na ordem dos 80 mil veículos, com cerca de 295 mil automóveis comercializados em 2000 e pouco mais de 213 mil em 2008. Destes 213 mil, quase 70 por cento são veículos diesel, uma percentagem que representa quase o dobro da registada em 2002, com os veículos a gasóleo a representarem 35 por cento das vendas nesse ano. Ainda de acordo com os dados disponibilizados pela ACAP, o sector automóvel em Portugal representa um volume de negócios de 24 mil milhões de euros, o equivalente a cerca de 15 por cento do PIB (Produto Interno Bruto).

Existem neste sector 33 mil empresas a operar no país, que representam 138 mil postos de trabalho directo e 2,7 por cento do total de emprego em Portugal. O sector automóvel é o principal exportador nacional, com um peso de 20 por cento nos produtos com origem em Portugal comercializados fora do território português. Ainda tendo em conta os dados fornecidos pela ACAP, as receitas fiscais geradas por este sector ascendem aos 6,5 milhões de euros, o que equivale a quatro por cento do PIB e 20 por cento do total de receitas fiscais.
 
Fonte: LusoMotores





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Re:Imposto Único de Circulação
« Responder #32 em: 29 de Janeiro, 2010, 16:28:45 »
Portugal forçado a mudar aplicação do IUC para automóveis usados


Se Portugal não alterar o imposto, Comissão Europeia ameaça levar o caso ao Tribunal de Justiça Europeu

A Comissão Europeia quer que Portugal acabe com a distinção, em termos de Imposto Único de Circulação (IUC), entre carros usados matriculados antes e depois de Julho de 2007, foi esta quinta-feira divulgado em Bruxelas.

Segundo uma nota de imprensa hoje divulgada, o imposto de circulação para dois automóveis usados idênticos varia conforme a data em que o carro foi matriculado em Portugal e se é importado ou adquirido no país.

«Os carros matriculados pela primeira vez depois de 01 de Julho de 2007 estão sujeitos a um imposto de circulação anual mais elevado do que os registados antes dessa data, devido a uma diferença no modo como a taxa é calculada», considera Bruxelas.

Portugal introduziu um sistema diferenciado de cálculo de Imposto de Circulação para automóveis usados por considerar que "seria injusto que os automóveis matriculados em Portugal até 1 de Julho de 2007 e, consequentemente, sujeitos a um imposto de registo automóvel mais elevado, tivessem de pagar o novo imposto de circulação anual mais oneroso".

Esta diferença resultou no envio de parecer fundamentando ao Governo português, que tem agora dois meses para responder.

Se Portugal não alterar o imposto segundo as indicações europeias, o caso será levado perante o Tribunal de Justiça Europeu.

Por outro lado Bruxelas adverte ainda Lisboa para a tributação dos veículos usados importados, lembrando que a posição do Tribunal de Justiça é de que um automóvel se torna nacional se comercializado no mercado interno.

Fonte: AutoPortal





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Re:Imposto Único de Circulação
« Responder #33 em: 29 de Janeiro, 2010, 16:37:07 »
Adivinhasse novos aumentos  :buba:





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Re:Imposto Único de Circulação
« Responder #34 em: 29 de Janeiro, 2010, 17:55:16 »
Estes gatunos até contra a vontade e leis da Europa querem espremer cada vez mais as pessoas  :pain10:
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

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Re:Imposto Único de Circulação
« Responder #35 em: 29 de Janeiro, 2010, 18:37:15 »
É mais do mesmo...  :puke:

Imagino estes senhores na altura que criaram os novos impostos: "criamos estes "baratinhos" para os carros novos e depois as autoridades europeias fazem com que aumentemos os outros também, somos uns crânios...

 :help: :help:


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Re:Imposto Único de Circulação
« Responder #36 em: 30 de Janeiro, 2010, 10:52:51 »
Estes gatunos até contra a vontade e leis da Europa querem espremer cada vez mais as pessoas  :pain10:


O estado não tem praticamente fontes de rendimentos proprias, como para tal, vive as nossas custas :yeah:

Não ter chatisses, e o € a pingar sem fazer nenhum :deal: :deal: :deal:

E depois a gente vê o ke aparece na TV.

Um pequenissimo exemplo :dry:

Freeport :palmas: :palmas:
CASAL BOSS Rulez ! ! !

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Re:Imposto Único de Circulação
« Responder #37 em: 31 de Janeiro, 2010, 21:57:20 »
Portugal forçado a mudar aplicação do IUC para automóveis usados


(...)

«Os carros matriculados pela primeira vez depois de 01 de Julho de 2007 estão sujeitos a um imposto de circulação anual mais elevado do que os registados antes dessa data, devido a uma diferença no modo como a taxa é calculada», considera Bruxelas.

Portugal introduziu um sistema diferenciado de cálculo de Imposto de Circulação para automóveis usados por considerar que "seria injusto que os automóveis matriculados em Portugal até 1 de Julho de 2007 e, consequentemente, sujeitos a um imposto de registo automóvel mais elevado, tivessem de pagar o novo imposto de circulação anual mais oneroso".

(...)
Fonte: AutoPortal

Sabem qual o imposto que vai ser alterado, não sabem ?

Pois, com a desculpa que a UE obrigou (não acredito que a diferenciação já não tivesse sido feita a pensar em mais tarde "igualar" a coisa), os carros mais antigos verão o seu IUC aumentar...certinho....
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Re:Imposto Único de Circulação
« Responder #38 em: 31 de Janeiro, 2010, 22:18:10 »
não é tão linear porque a lei não pode ser retroactiva, numa aplicação já consumada;


Luke

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Re: Imposto Único de Circulação
« Responder #39 em: 03 de Fevereiro, 2010, 12:56:14 »
alem disso, até essa data os carros pagavam o imposto quando eram comprados... e tal...
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Re: Imposto Único de Circulação
« Responder #40 em: 03 de Fevereiro, 2010, 14:00:06 »
No caso do IVA sobre ISV, a UE tinha razão. Neste não tem! Basta pensar que os carros anteriores a junho de 2007 pagavam mais percentagem de ISV no acto da compra...

Maso nosso governo é muito nosso amigo e então é capaz de obrigar os carros antigos a pagarem pelo menos o IUC de uma das tabelas (cilindrada ou CO2)
...por Coimbra sempre a speedar :P
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naso

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Re: Imposto Único de Circulação
« Responder #41 em: 10 de Fevereiro, 2010, 22:38:54 »
Se o pior vier a acontecer... acho que tenho aqui uns quantos para enfardar, ninguém faz nada, eu não tenho jeito para ser escravo, compro uma bicla e dedico me á pesca... :sombrero:


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Re: Imposto Único de Circulação
« Responder #42 em: 11 de Fevereiro, 2010, 10:06:50 »
alem disso, até essa data os carros pagavam o imposto quando eram comprados... e tal...

Eu não me referia ao ISV, referia-me ao IUC.

Vais ver o que vai acontecer...ainda mais agora que eles têm que ir buscar dinheiro a algum lado....

Mais mês menos mês...IUC para carros anteriores a 1 de Julho de 2007 SUPERIOR aos mais recentes. Razão ?

Como se o governo precisasse de justificar alguma coisa, mas tá bem, cá vai: poluem mais....pagam mais....vais ver....
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Imposto Único de Circulação
« Responder #43 em: 15 de Outubro, 2012, 18:09:34 »
IUC pode subir 10%



O projecto de Orçamento de Estado contempla uma revisão em alta dos impostos ligados aos automóveis. O IUC deverá crescer até 10% para os modelos com maior cilindrada

O novo Orçamento de Estado prevê, como seria de esperar, uma revisão em alta do Imposto Único de Circulação. A versão preliminar, segundo avança o Jornal de Negócios, aponta para aumentos que oscilam entre os 1,3% para os modelos menos potentes e menos poluentes, sendo que os de alta cilindrada terão um agravamento de 10% neste imposto.

Assim, os modelos com uma cilindrada inferior a 2500 cc e que emitam até 180 g/km verão o IUC ser aumentado em 1,3%, ao passo que os que exibam uma cilindrada superior a este valor e, ao mesmo tempo, emitam mais do que 180 g/km, serão aumentados em 10%. Eis a forma encontrada pelo ministro Vitor Gaspar de tributar os veículos de alta cilindrada, como havia prometido em Setembro.

A título de exemplo, um Porsche 911 Coupé, com uma cilindrada de 3436 cc e que emite 212 g/km de CO2, paga em 2012 €733,19 de IUC. No próximo ano, caso seja aprovado o OE, o mesmo automóvel pagará €806,50.
Já um modelo mais económico, como Renault Clio com um motor de 1461 cc e que emite 105 g/km de CO2, pagou €128,43 este ano, mas verá o valor do IUC subir para €130,10.

Fonte: Auto Motor





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Re: Imposto Único de Circulação
« Responder #44 em: 15 de Outubro, 2012, 22:51:29 »
epá.... uma gajo que tenha um Aston Martin e que paga 700 € por ano e venha a pagar 800 €, TOMARA EU FICAR CHATEADO COMO ELE !!!