Autor Tópico: Fiat 128 rally - restauro  (Lida 155582 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

joaoPBento

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2613
  • Karma:
    +0/-0
Fiat 128 rally - restauro
« em: 31 de Julho, 2010, 08:49:07 »
A minha grande paixão são os Fiat 128 Sport Coupé. Ao longo do tempo comecei também por simpatizar com o 128 Rally influenciado por uns amigos apreciadores deste modelo da Fiat. :fiat:

Numa caracterização geral trata-se de um modelo derivado do Fiat 128 Berlina com um toque ligeiramente mais "desportivo". :d_grin:


joaoPBento

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2613
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 128 rally - restauro
« Responder #1 em: 31 de Julho, 2010, 08:51:58 »
Não são muito comuns aparecer no mercado e também não estava desesperadamente a procura de um. Acabou por aparecer este que considerei bom negócio em todos os aspectos e comprei o carro. :fiat:

Foi comprado no inicio do ano e está em casa desde o dia 20 Fevereiro.  :wub:


joaoPBento

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2613
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 128 rally - restauro
« Responder #2 em: 31 de Julho, 2010, 08:52:45 »
Não se trata de um projecto com data definida de conclusão. Procedi a desmontagem de todo o carro para avaliar o estado da carroçaria e as peças que preciso ou estão em falta.

O motor tem que ser feito de novo.


joaoPBento

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2613
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 128 rally - restauro
« Responder #3 em: 31 de Julho, 2010, 08:55:47 »


Usa o mesmo motor do 128 coupé e partilha a maioria dos componentes de suspensão e transmissão. Essa foi umas das razões que me levou adquirir o carro pois tenho algum material suplente. :D

O motor 1290 debita apenas 67 cavalos contra os 75 do coupé, diferença que se deve essencialmente ao escape 4:1 em vez de 4:2:1.

Mais tarde coloco informações dos 128 Rally.

joaoPBento

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2613
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 128 rally - restauro
« Responder #4 em: 31 de Julho, 2010, 08:57:45 »
O motor tinha esta curiosa protecção do distribuidor.  :d_lookr:



Os vidros foram retirados, foi muito mais fácil o da frente porque estava com borracha. Os vidros do Rally são colados.




joaoPBento

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2613
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 128 rally - restauro
« Responder #5 em: 31 de Julho, 2010, 08:59:15 »
Foi virado para limpar a parte debaixo e fabricar um suporte para o mover na garagem e futuras intervenções.




joaoPBento

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2613
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 128 rally - restauro
« Responder #6 em: 31 de Julho, 2010, 09:00:22 »
Com duas noites de trabalho e muitas dores no braço removi o revestimento todo do fundo. Foram 3 latas de 20 litros cheias.






joaoPBento

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2613
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 128 rally - restauro
« Responder #7 em: 31 de Julho, 2010, 09:01:50 »
Agora nem uma mola ou pequena peça tem por retirar.:gear_grin: Falta apenas a porta porque vou ter que tirar 3 dos 6 parafusos que a seguram com recurso a violência.








joaoPBento

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2613
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 128 rally - restauro
« Responder #8 em: 31 de Julho, 2010, 09:04:09 »
Ainda comecei a limpar uns painéis a mão mas dá imenso trabalho.:gear_nonplussed: Vou apenas limpar os painéis grandes como o tejadilho e depois vai seguir para o jacto de areia limpar as zonas complicadas.








joaoPBento

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2613
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 128 rally - restauro
« Responder #9 em: 31 de Julho, 2010, 09:05:14 »
Tem uns pequenos podres mas nada de muito grave comparando com outros 128.






joaoPBento

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2613
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 128 rally - restauro
« Responder #10 em: 31 de Julho, 2010, 09:07:13 »
Ecoponto :lol:

Peças pequenas, molas, suportes e outras
Peças para zincar, outras para lacar a preto e ainda as que vão ser "zincadas" amarelo.:gear_tounge:

Há uma ou duas a mistura de coupé e outras de uma berlina que desmontei!


joaoPBento

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2613
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 128 rally - restauro
« Responder #11 em: 31 de Julho, 2010, 09:09:00 »
Algumas das ultimas aquisições. Adoro as revistas e tudo o que está relacionado com o carro, para mim é tão importante como o carburador para o carro andar. :fiat:


Miniaturas são comuns e com preço incomparável com as do coupé. O que gastei em todas elas não dá para comprar uma do coupé a escala 1/25. :mcool:


joaoPBento

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2613
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 128 rally - restauro
« Responder #12 em: 31 de Julho, 2010, 09:12:36 »
O carro como disse é derivado do 128 berlina de 2 portas.

as diferenças são subtis mas ainda existem algumas, nomeadamente:

- grelha completamente preta
- emblema "moderno" na grelha
- faróis diferentes
- 2 faróis auxiliares para os máximos
- para choques dividido em três partes
- protecção frontal do motor
- jantes cromodora
- faixas laterais autocolantes
- vidros traseiros de abertura em compasso
- volante diferente
- quadrante com conta-rotações
- dois manómetros extra no lugar do cinzeiro
- tampa preta do tablier com a legenda "rally"
- consola central
- bancos iguais ao 124 coupé
- carpete em bouclé
- legenda rally no capot e mala
- para-brisas e óculo traseiro colados com friso metálico
- pedal do acelerador curvo para facilitar "ponta-tacão"
- motor 1290 cc de 67 cavalos
- traseira diferente
- farolins iguais Fiat 850 coupé
etc

Há no fórum quem possa falar mais e melhor do carro.:feliz: Eu apenas conduzi um por breves instante e ainda o estou a conhecer. :t_up:




joaoPBento

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2613
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 128 rally - restauro
« Responder #13 em: 31 de Julho, 2010, 09:15:33 »
Foi produzido durante apenas dois anos e o preço tinha uma diferença significativa em relação ao 2 portas mas era mais barato que o coupé!

A ideia que tenho era que a berlina custava em torno dos 80.000$00, o rally mais 20.000$00 e o coupé ainda mais 20.000$00. Discuti isto no fim-de-semana com um senhor que tem um coupé desde novo e na altura o comprou porque não havia Rally para entrega. Apenas curiosidade. :D

Segundo me disseram foram vendidos apenas 70 em Portugal e muitos vieram das ex-colónias, não é o caso do meu. Conheço cerca de 20 em Portugal, dos quais seis conheço os proprietários. :gear_lol2:  Desses 20 um foi enfardado, há um de corrida, outro volante a direita e outros sem documentos. :wacko:

Coupés há muito mais, será que por ter aquela carroçaria diferente foram poupados? É que o Rally confunde-se com a berlina. :huh:

joaoPBento

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2613
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 128 rally - restauro
« Responder #14 em: 31 de Julho, 2010, 09:16:41 »
1º serie






2º serie





As diferenças:

-bancos deixam de ser completamente em napa
-centro do volante preto (acho muito feio)
-ausência de contornos cromados nos instrumentos
-piscas laranja
-borracha a meio do para-choques frontal
-legendas "rally" com base de borracha
-emblema da grelha passou a ser plástico
-ausência de escudetes no para choques traseiro que passou usar uma borracha no topo em todo o seu comprimento
-frisos laterais com topo plástico