Fiatistas
Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: MrOverclock em 24 de Junho, 2019, 21:26:27
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Boas pessoal,
Venho aqui pedir ajuda neste problema:
O Meu Bravo 1.2 16v de 2000 não se aguenta ao relantim. A avaria começou exatamente na inspeção. Durante o teste dos gases não se conseguiu obter gases corretos e depois do teste nunca mais aguentou o relantim.
Já troquei sonda lambda, sensor MAP, fiz reset aos parametros e continua tudo na mesma. Entretanto troquei o coletor de admissão porque o relantim antes já não andava muito estável (parecia que mandava uns mini rateres de vez em quando) e o antigo estava visivelmente remendado.
Não sei mais o que fazer!
Hoje, depois de trocar o sensor MAP continua a dar erro P0105 - (qualquer coisa da pressão na admissão)
antes, ou pelo menos de vez em quando, aparece um que diz "Lambda integrator [qualquer coisa]" agora não me recordo.
Está com cerca de 270.000 km e está-me a custar mandar isto para a sucata porque o motor ainda me fazia médias inferiores a 6L/100 e não consome óleo... Além do interior ainda estar em muito bom estado...
Alguém me ajuda a salvar o bravo da sucata? :blush:
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Se o erro é pressão ma admissão, ou deves ter uma fuga na admissão pelo colector ou por algum tubo de vácuo, visto que já trocaste o sensor que mede essa pressão!
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Sendo um 16v (e agora como ando coma doença do variador de fase) esse motor tem variador de fase?
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Que eu saiba, não tem variador de fase.
Amanhã vou fazer uns testes e tentar mete-lo a trabalhar com um dos tubos de vacuo, que estão ligados à admissão, desligados. Eu tenho ideia que ele fica acelerado e aos rateres.
Se o sensor de auto-detonação estiver marado pode provocar isto? É que acho que não me falta substituir mais nenhum sensor!
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Não tem variador de fase o 1.2
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Que eu saiba, não tem variador de fase.
Amanhã vou fazer uns testes e tentar mete-lo a trabalhar com um dos tubos de vacuo, que estão ligados à admissão, desligados. Eu tenho ideia que ele fica acelerado e aos rateres.
Se o sensor de auto-detonação estiver marado pode provocar isto? É que acho que não me falta substituir mais nenhum sensor!
Nao tendo variador de fase convem ver muito bem as fugas de ar que possam existir.
Na minha opiniao o sensor de detonaçao corta a igniçao e o motor pára. mas nao me parece pelo forma como e descrito o problema.
No caso da minha francesa existe um procedimento que e necessarioa fazer para a centralina assumir os novos componentes. (chamam-lhe adaptaçao).
Nao sei se o mesmo se aplica neste caso mas fica a dica. :t_up:
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Ontem tentei adicionar-lhe uma fuga. Tirei o tubo que vem do respiro dos gases do depósito (acho que é isso), que provoca logo uma fuga de ar. Desta forma ele não se desliga de imediato, mas não trabalha muito certo na mesma. Em esforço, ou em andamento, pareceu-me igual.
Quanto ao procedimento, eu fiz o reset à centralina com a app crackada (AlfaOBD), julgo que fez mesmo o reset. Até porque quando aplico o reset aos parametros, ouve-se o motor que controla o relantim a trabalhar (deve estar à procura do mínimo e do máximo). Mas após o reset continua tudo exatamente na mesma.
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Tens granel no motor passo passo. O problema é que apesar de ser 1.2 16v como tantos outros, a electrónica é Iaw e a borboleta só se vende completa e custa a módica quantia de 250€.
Começando pelo mais básico: limpar borboleta, ver cabos velas e bobine(s).
Verificar injecção ( 270k já é um valor considerável ).
Verificar sonda lambda.
E partir daí o resto.
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Tens granel no motor passo passo. O problema é que apesar de ser 1.2 16v como tantos outros, a electrónica é Iaw e a borboleta só se vende completa e custa a módica quantia de 250€.
Eu vinha aqui dizer que já tinha resolvido o problema e nem cheguei a ver este post.
Não sei ao certo o que resolveu, mas fiz duas coisas: Um reset como deve ser, em vez de um às 3 pancadas como eu andava a fazer (correto é fazer reset, desligar a ignição, esperar 30 segundos, ligar ignição, esperar 30 segundos, ligar o carro)
E ao mesmo tempo abri o motor de passo, limpei as engrenagens e coloquei massa consistente nova, voltei a fechar, montei e fiz o tal reset.
Ficou logo a trabalhar bem. Deixei aquecer, dei umas aceleradelas e manteve-se sempre sem ir a baixo. Mais tarde desliguei e quando voltei a ligar até pegou sem precisar dar um pouco de acelerador.
Fiquei tão contente que fui logo tirar o Volvo da frente e fui dar uma volta com o Bravo! Impecável, ficou resolvido. Já lhe dei um banho e aspirei, amanhã vou com ele à inspecção ver se realmente ficou 100% resolvido :palmas: :palmas: :palmas:
Muito obrigado por todas as dicas. Especialmente a dica do ter de fazer o Reset aos parâmetros. Eu já estava a fazer, mas fez-me pensar e ir investigar que se calhar não estava a fazer da forma correta. (eu fazia o reset, desligava a chave e voltava logo a tentar ligar)
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Na minha francesa e muito parecido mas com pelo menos mais um passo. :t_up:
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Boa boa, siga :)
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Afinal não está nada resolvido!
Fui medir os gases e o CO2 está muito elevado! Deveria estar em 0.3 e está a mais de 1.20. Tanto ao relantim como em alta rotação
Não sei o que fazer...
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Esta resolvido uma parte, falta resolver a outra mas o Rara percebe bem mais disso que eu...
Ele nao esta a dar o erro que nao consegue corrigir a injeçao de combustivel (P0170) salvo erro?
Basicamente deve estar a acontecer uma de duas coisas. ou nao esta a conseguir gerir a injecçao como deve, ou esta a receber dados da sonda que nao correspondem a verdade e por consequencia faz uma gestao da injeçao incorreta...
Rara chega-te a frente e ajuda aqui... :t_up:
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Venho fazer um update à situação:
Coloquei a sonda antiga com o sensor MAP novo e o motor parece estável. Não deita cheiro de gasolina mal queimada ou qualquer outro cheiro pelo escape.
Não voltou a aparecer o erro P0170, mas na inspeção voltou a chumbar nos gases. Vem com menos uma anotação que era uma que falava em qualquer coisa dos valores lambda. No teste os valores parecem-me ligeiramente mais baixos mas ainda acima do 1.0.
Resta-me trocar o catalisador, mas isso é quase mais caro que o valor do carro :dry:
Já me disseram para tentar meter gasolina 98 da boa e andar uns km com o pé pesado e depois lá ir.
O que eu vou fazer vai ser:
1 - Começar por trocar a valvula do termoestado. Já a tenho há 4 anos mas nunca a troquei porque quando ele aquecia perdia potência. Agora que isso não acontece vou trocar.
2 - Sacar o catalisador fora e ver se não estará obstruido com carvão ou destruído por dentro.
2.1 - Se for carvão tento ver se sai com umas pancadas. E volto a montar.
2.2 - Se o catalisador estiver destruído por dentro então só me resta mesmo trocar, depois disso vou direito à inspeção.
3 - Caso não esteja todo partido por dentro sacudo o carvão, meto gasolina 98 da boa, ando uns 100km (um dia a ir e voltar para o trabalho) e no dia de ir à inspeção dou umas voltas a dar gás e não desligo o carro enquanto vou fazer a inscrição.
4 - Se chumbar outra vez, e caso não tenha já trocado o catalisador, troco então o catalisador. Só ainda não sei se procuro numa sucata ou se dou 200€ ou mais por um!
Obrigado pelas dicas e palpites dados até agora
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Há no YouTube uns videos de como limpar o catalizador! Penso que com vinagre, pesquisa e vê, mas se ele andou muito tempo a injetar e a queimar mal a gasolina, houve gasolina que passou para o catalizador e isso pode levar à sua destruição!
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Uma coisa que aconselho a fazer sempre antes de levar o carro a inspeçao por causa dos gases, e ir a uma oficina da tua confiança e pedir para medirem os gases e dar a opiniao deles. Sempre deve ficar mais barato.
Foi feito aquele teste que mencionei? O da humidade na mao ou agua a pingar no chao?
Muito cuidado ao bater no catalizador, segundo dizem se rachar fica logo comprometido se a rachadela for de alto abaixo fica condenado. (isto em rachadelas na vertical. Se rachar na horizontal nao se consegue ver e vai afetar a saida dos gases mais do que ja afetae com o tempo e andamente, devido as vibraçoes, vai bloquear. Isto dito por um alguem que supostamente percebe mais de automoveis que eu.
A sonda lambda deveria variar entre os 0.8 e os 0.2 e dar uma media de 0.5. Mas o Rara domina mais o assunto que eu. So estou a par +/- da situaçao porque a minha francesa tambem me brindou com este tipo de problemas!!! :t_up:
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Peço desculpa mas ja ando a confundir os topicos...
O teste ao catalizador nao foi aqui que referi foi noutro, assim faça o seguinte teste:
Deixar o carro aquecer e deixar o carro ao ralenti uns 10 a 15 minutos e ver se junta agua no chao a saida do escape. Um teste identico, mais rapido, mas menos preciso e com o carro quente colocar a mao em frente aos gases de escape e ver se a mao sai humida.
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Peço desculpa mas ja ando a confundir os topicos...
O teste ao catalizador nao foi aqui que referi foi noutro, assim faça o seguinte teste:
Deixar o carro aquecer e deixar o carro ao ralenti uns 10 a 15 minutos e ver se junta agua no chao a saida do escape. Um teste identico, mais rapido, mas menos preciso e com o carro quente colocar a mao em frente aos gases de escape e ver se a mao sai humida.
Ainda não o fiz com este propósito, mas tenho ideia que sim, que já lá meti a mão e que sai alguma humidade. Hoje o carro esteve a trabalhar bastante tempo no mesmo sítio e não me apercebi que o chão ficasse húmido. É mau? Tenho ideia que uma das coisas que resulta da queima de gasolina é vapor de água...
Update da situação:
- Já não vou tirar o catalisador para "limpar". O macaco que tenho não sobe muito e não consigo meter as preguiças na altura máxima. Meti-me debaixo do carro mas senti-me um bocado claustrofóbico. Tenho que começar a perder peso :blush: Ou isso ou arranjar duas rampas :D
- Hoje troquei o termostato. Desde que o carro é meu (5 ou 6 anos) nunca teve o termostato a funcionar, sempre esteve aberto, embora tivesse o novo na garagem pronto a aplicar :D
- Aproveitei e dei uma limpeza no depósito de expansão e no circuito em geral. (além de tirar o depósito para uma limpeza mais agressiva, coloquei mangueira de um lado, aberto do outro, só parei quando saiu água limpa)
Conclusão: Ainda não saí com ele, já era tarde, mas dá-me ideia que ele está a trabalhar como nunca esteve desde que é meu :blush: . Pega sem necessidade de carrega no acelerador, quer a quente quer a frio. A sofagem já dá quente logo ao fim de alguns minutos a trabalhar, e estranhamente o ar condicionado começou a trabalhar bem. Antes parecia que o compressor só ligava quando o motor estava entre as 2000 e as 3500 rpm e mesmo assim era intermitente. Agora liga e mantém-se ligado mesmo ao relantim :blink: Talvez o reset à centralina tenha resolvido alguma questão aqui...
Amanhã se tiver tempo vou meter uns 40€ de gasolina 98 da BP e vou com ele para o trabalho na segunda. Quando regressar (viagem de 50km para cada lado), se o centro de inspeções ainda estiver aberto vou lá perguntar se me deixam outra vez só medir os gases. Eles aqui são uns porreiros a esse ponto.
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Precisamente uma das funçoes do catalisador a passar a agua uma parte dos gases de escape. Se com o carro quente parado no mmo sistio nao acomulou agua no chao, devia. E provavel que o catalisador nao esteja com o rendimento devido e isso dara origem a erro. Se tiver sonda lambda apos o catalisador.
Existe um outro teste a fazer ao catalisador que e mais complexo e exige equipamento a altura (um termometro que possa medir a volta dos 600ºC para ter alguma precisao no campo que sera necessario)
O facto de o termostato estar funcionar devidamente e ter sido feita a limpeza ao circuito obviamente vai fazer com que outras coisas funcionem melhor tambem. So nao vejo a razao de interferir como ligar e desligar do compressor do AC... :dry:
Se no centro de inspeçao deixam medir os gases otimo!!! na verdade nao lhes custa nada ou quase nada. :t_up:
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Termómetro para medir o quê? Tenho um termómetro de infravermelhos, não sei ao certo quanto é o máximo que ele consegue medir, mas mede mais de 200 de certeza
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Termómetro para medir o quê? Tenho um termómetro de infravermelhos, não sei ao certo quanto é o máximo que ele consegue medir, mas mede mais de 200 de certeza
A temperatura de entrada e saida de gases no catalisador. :t_up:
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Medi hoje de manhã a temperatura do metal do catalisador depois de 50 km a andar. Numa ponta tem cerca de 10 graus de diferença da outra ponta. Mas anda à volta dos 150 graus, muito longe dos 600. O escape imediatamente antes e depois está bem mais quente, mais perto dos 200. Desuso que haja uma camada a isolar o catalisador e a chapa de fora
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Medi hoje de manhã a temperatura do metal do catalisador depois de 50 km a andar. Numa ponta tem cerca de 10 graus de diferença da outra ponta. Mas anda à volta dos 150 graus, muito longe dos 600. O escape imediatamente antes e depois está bem mais quente, mais perto dos 200. Desuso que haja uma camada a isolar o catalisador e a chapa de fora
Ponto 1 - Eu referi os 600ºC como aparelho minimamente preciso no campo que sera necessario. A volta dos 400ºC segundo consta.
Ponto 2 - Se faz uma diferença de 10º C entre a entrada e a saida e um sinal de que o catalizador esta a fazer a sua funçao. Ou seja uma questao a ponderar antes duma substituiçao.
Ponto 3 - 150ºC parece-me pouco depois de 50kms. Ja os 200ºC parece-me mais aceitavel. Se esta a usar um termometro de infravermelhos tenha muito cuidado com superficies refletoras (polidas ou brilhantes), esse tipo de termometros por norma nao funcionam bem nesse tipo de superficie.
Ponto 4 - Medir a temperatura no coletor de escape e depois no tubo de escape o mais proximo possivel da saida do coletor nao devera dar um erro grande na leitura. Mas obviamente se a leitura no escape for muito longe do catalisador, ate la a temperatura vai baixar bastante e é necessario ter em conta que na realidade a saida do catalizador estará acima do valor lido.
:t_up:
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O Bravo deu um passo atrás!
Ontem andei o dia todo com ele, 50km para cada lado para ir trabalhar. Quando fui almoçar a meio do dia, a estacionar, ele começou a ir-se a baixo outra vez. Depois a voltar para casa ao fim do dia, notei que de vez em quando ele voltava a ter aqueles sintomas de perder alguma potência em aceleração, mas não é tão forte como antes de ter começado a reparação.
Já era tarde, não estava a apetecer-me ir buscar o OBDII para ligar ali e ver se tinha erros, mas o certo é que não acendeu a luz. Começo a desconfiar que se calhar é mesmo o sensor de posição do acelerador que está lixado... Vou ter de começar a procurar uma peça dessas
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A minha francesa tambem andou e la de longe a longe tenho esses tipo de sintomas tambem... tambem ando a tentar perceber ao certo o que se passa. podera ser o sensor do pedal mas tambem pode ser o sensor da borboleta. Se a borboleta da uma posiçao errada a centralina esta vai reagir de acordo com os dados que recebe. de igual forma acontece com acelarador. mas julgo que a posiçao da borboleta tem prioridade em relaçao ao pedal porque a borboleta ao ser controlada pela centralina nao reage diretamente ao pedal. Ou seja, e ja confirmei isso, no meu caso a borboleta nao acompanha o curso do pedal, vai corrigindo a posiçao conforme a necessidade. :t_up:
Seja como for, confirme so se as velas estao secas e nao esta nenhuma muito diferente das outras. :t_up:
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Depois de umas férias para reflexão e com o carro parado na garagem, estou de volta e com vontade de o meter na estrada novamente.
Ora, hoje fui ver o nível do óleo: Estava impecável, mas o óleo pareceu-me café com leite, mas pode ter sido de estar escuro.
Pergunta: Se a junta da cabeça não estiver boa será que isso por si só poderá ser o motivo dos gases estarem mais elevados?
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Sem certeza diria que a fazer efeito teria de ser algo consideravel na junta... :unsure: