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-Efectuar a regulaçao e a mediçao com o motor frio.-Desligar no lado da tampa das valvulas o tubo de reciclagem dos vapores de oleo do carter.-Desmontar o filtro do ar completo.-Desligar e afastar os fios das velas.-Desmontar a tampa das valvulas e a sua junta.-Rodar o motor no seu sentido normal, com o auxilio duma chave adequada introduzida no parafuso da polia da cambota (ou duma roda da frente depois de elevar e apoiar o veiculo no lado dessa mesma roda engrenando a 5ª velocidade) ate que o excentrico esteja orientado para cima.-Medir na posiçao atras referida, com o auxilio de um apalpa-folgas, a folga entre o excentrico e o impulsor em todas as valvulas da mesma forma.-Comparar a folga encontrada e a preconizada (encontrada mais abaixo no topico)-Substituir, quando necessario, a pastilha, por uma outra com a espessura adequada, depois de ter determinado a diferença entre a folga encontrada e a preconizada. Para realizar esta operaçao comprimir o impulsor e a mola, com o auxilio da ferramenta especifica (ref.186 044 3060) ou uma outra adequada. (ha quem faça com chave de fendas)NOTA: as pastilhas "calços" de regulaçao, sao fornecidos nas espessuras de 3,20 a 4,70 de 0,05 em 0,05. a Volvo tem pastilhas até 5,00.-Orientar, quando de montagem a inscriçao, com a espessura da pastilha para o lado do impulsor.-Repetir a operaçao em todas as valvulas.-Efectuar a reposiçao dos componentes pela ordem inversa da desmontagem.TRUQUE: quando o desgaste é apenas da pastilha, é comun apenas virala ao contrario para durar mais uns kms.-Folga para os motores FIRE de 8 valvulas é:ADM (mm):0,30 +- 0,05ESC (mm):0,40 +- 0,05TIPS:-usar oleo no apalpa-folgas para deslizar melhor-manter o apalpa-folgas direito e não em angulo para obter a medida corretade momento nao tenho fotos da operaçao mas quando tiver meto (se alguem tiver e queira colaborar pm ) editado em 04/11/2009 para alterar titulo
boas gostava de ver umas fotos da afinação das válvulas principalmente em relação á arvore de cames( se possivel) porque no meu caso eu tive um amigo que me fez esse trabalho eu estava lá mas só fiquei a ver pois não sabia, mas como foi tudo a despachar fiquei sem perceber qual a posição ideal. (aquando se mede com o apalpa folgas)Em relação as folgas cada carro tem a sua tolerância podem ser fire mas um caso é um caso. confirmem no manual do carro. Digo istom porque afinou-se as válvulas do meu com umas medidas e depois li o manual do lancia existiam discrepancias, eram adequadas mas para o fiat uno.um abc
este DIY foi criado para responder a um membro do forum dai ser algo vago mas tem a info necessaria para quem tem o minimo de conhecimento efectuar o trabalho...as folgas de valvulas dos FIRE são identicas em todos, as medidas fornecidas são as do manual tecnico da Fiat que até a presente data não sofreu alterações nesse ponto.. ou o teu motor não é FIRE ou o manual que viste não foi publicado pela Fiat..afinar valvulas não é um trabalho de 5min, quando se vê alguem a fazer dá bastante tempo para quem está realmente a vêr (e não olhar/marcar presença) perceber como se faz.. num motor de pastilhas só há uma unica posição para medir a folga das valvulas, é com o embolo a apontar para cima.
Eu não te estava a criticar mas se te sentiste ofendido nao percebo...em relaçao as folgas vais ao manual do lancia y 10 e depois vais ao do uno( ambos motores fire) e verás que são diferentes.em relação a aprender a 1... quando for grande quero ser como tuquando me inscrevi aqui foi porque via pessoas que gostavam de carros, de mecânica e da do grupo fiat se és moderador apenas para tentares rebaixar os outros porque achas que sabes tudo..algo está mal nunca te faltei ao respeito mas já não é a 1 vez que tu me faltas a mim, não estás a falar com um gaiato nem muito menos parente... nunca fui ofensivo com ninguém mas também não te admito a ti que sejas.quem é que aqui sabe tudo?
"folgas de válvulas de funcionamento a frio:-admissão mm 0,40 +-0,05-escape mm 0,50 +-0,05lancia y10 serie 3 de 1994 versão iglo1.1 i.e Este motor não é fire?!o scolari é que tinha razão...
é assim o manual da lancia não é diz isto especificamente.Dizeres que um gajo está a fazer conta que vê mas só está lá a ocupar espaço isso é dar moral?Eu não gosto de pedir ajuda mas nesse dia pedi fizeram-me isso mas ainda por cima o torneiro estava quase a fechar um gajo a ser pressionado, percebi quase tudo a a certeza sobre posicão da arvore de cames para na posição que ia ser medida não fiquei com certezas absolutas mais o erro que esse meu colega cometeu um erro e estava a ver que ainda teria que voltar não ajuda em nada, mas como fizeram foi desbastaram a haste das valvulas para não se comprar pastilhas(caso necessário) e ainda deixaram uma pastilha encavalitada e desbastaram demais uma das valvulas tudo a correr mal achas que tive boas condições para aprender?e agora só queria ter certezas absolutas para eu próprio e sozinho comprar válvulas, pastilhas e fazer eu sozinho. mas para um trabalho de precisão quero ter certezas ou então mais vale estar quieto. e obvio que como anteriormente falei está muito esplicativo a forma como aqui postaste, mas a nível das folgas farei como refere este manual.tem calma contigo eu só quero ganhar conhecimentos, partilhar, e passar uns bons momentos a visionar uns projectos tão interessantes como aqui vejo. não quero, nem gosto de guerras nem me quero sobrepor a ninguém, quero tudo na base do respeito sempre.um abc
Mas quem faz a manutenção não são mecânicos ou mecatrónicos? não é técnico? então tá bem os gajos da lancia lá sabem!errar não é defeito não admitir é...