Fiatistas
Tecnica => D.I.Y. => Tópico iniciado por: alapimba em 22 de Abril, 2006, 11:19:20
-
Oi, tenho aqui um novo manometro de temperatura para o meu 600 mas n sei com o montar :)
Isto so tem 2 entradas... uma para o sensor (que obviamente é colocar um fio daki ate ao sensor, e a outra entrada é ( + ).
A minha duvida é de onde é que vem o cabo que liga ao + ?
Aqui fica um link para um esquema electrico do 600 para ajudarem-me :)
btw... isto é algo simples né? n vale a pena ir chatear um mecanico para me ligar um fio, certo?
Esquema: http://www.seiscientos.org/averias/electra.htm (http://www.seiscientos.org/averias/electra.htm)
E outro esquema mas que n sei ao certo se é totalmente igual ao meu, pois inclui isqueiro.. :
http://fiat600club.com.ar/FotosVarias/Meca...20electrico.jpg (http://fiat600club.com.ar/FotosVarias/Mecanica/Plano%20electrico.jpg)
http://fiat600club.com.ar/FotosVarias/Meca...ectrico%201.jpg (http://fiat600club.com.ar/FotosVarias/Mecanica/Plano%20electrico%201.jpg)
e outra coisa... este manometro que comprei vinha com um sensor dakeles k se coloca mm no liquido refrigerador, para isso tenho de fazer um furo algures para enrroscar este sensor, eu posso ligar o manometro ao sensor que ja tenho e que esta colocado na cabeça do motor? ou cada manometro seu sensor?
Respondam la rapidinho para eu ir ao AKI comprar fio :P
-
vamos lá a ver, tu tens provavelmente de meter esse sensor q vinha com o manometro. Em vez de fazeres um furo, n haverá T's para ligares os dois sensores ao mesmo furo?
Em relação ao (+), deve ser para ligar ao polo positivo da bateria. Esse sensor deve provavelemte funcionar como um divisor de tensão, funcionando o sensor como uma resistencia variável com a temperatura.
espero ter ajudado.
-
No 600 não sei mas é normal haver buracos extra tapados com parafusos nas cabeças dos motores.
-
nop, acho que nao ha buracos extras na cabeça, tanto que o sensor de origem fica tipo entre um dos parafusos da cabeça e a propria cabeça.
Em relação ao ( + ) como é que ligo ao polo positivo da bateria? :d_look:
Nao tenho de levar o cabo ate a bateria né? deve haver algum outro lugar onde ligue o cabo para ter ( + ) né? que sitio é esse? :S
-
Podes ligalo na chave da mesma forma que o luis ligou o radio...é só lhe perguntares a cor do fio a que ligou. :t_up:
-
com um multimetro procuras um cabo q só te dê tensão com o carro ligado. N deve ser mto complicado encontrar...
-
Com um multimetro procuras um cabo q só te dê tensão com o carro ligado.
No meu é o cabo azul, que liga as luzes todas do conta km's etc... :)
-
qdo ligas o carro ficas com a luz do conta-kilometros acesa?!?!?!
-
qdo ligas o carro ficas com a luz do conta-kilometros acesa?!?!?!
ele refere o fio que vai da chave ao butão para as acender :t_up:
-
ah, ok. fui eu q percebi mal :smash:
-
:P
A luz do conta km's tem um interruptor próprio (high-tech! :P )... :D e as luzes que acendem no conta km's, ao ligar o carro, são as do dinâmo porque tá "nas couves" e a do óleo, que se apaga passado uns segundos
Oh pa ele :P
Alapimba, depois quero ver foto do teu, com o ponteiro da temperatura montado! :love:
-
epah assim a olhar pelos esquemas que ai puseste, creio que será como falaram aki, e segundo o esquema do fiat600club.com.ar, um fio azul que deve vir desde o 'comutador a llave' :d_grin: (nº 14 no esquema) ate a 'bobine de incêndio' :d_naughty: (nº45 no esquema)
sempre que deres a xave tens aí o teu (+)
Cumps
-
:P
A luz do conta km's tem um interruptor próprio (high-tech! :P )... :D e as luzes que acendem no conta km's, ao ligar o carro, são as do dinâmo porque tá "nas couves" e a do óleo, que se apaga passado uns segundos
Oh pa ele :P
Alapimba, depois quero ver foto do teu, com o ponteiro da temperatura montado! :love:
oh luis essa luz ai da benzina.. isso é normal estar aceso? :d_evil:
-
Viste a luz? Tenta agora ver o ponteiro! :P
Tá lá embaixoooo, n há guito p'rá gota :D
-
boas
nos manometros de temperatura temos um +, um terminal que vai á valvula e em alguns um - (negativo, massa) se troucere, luz acupulada.
O + deve ser corrente chave ligada (+ comudo), mas pode ter um interruptor.
Para isso precisa de um fusivel minimo 30 A.
O fio que vai á valvula funciona de maneira a que consuante a temperatura existe uma resistencia sensivel à temperatura que deixa passar a corrente, fazendo massa ao bloco.
Se voçes ligarem o + ao + da bateria e o fio que vai à valvula ao - da bateia verao que o ponteiro sobe ate ao maximo ( passa a escala), isso quer dizer o ponto onde a corrente passa a 100%.
È muito façil montar essas coisas se pensarem que quase tudo nos carros funciona à "massa". Uma má "massa" pode por os carros a parecer arvores de natal, como ja vi buzinarem e acendia os maximos e os 4 piscas (lol)
espero ter ajudado
alguma duvida desponham
:fiatistas: :d_finger: