Autor Tópico: Instalação De Rádio No Punto Mk1  (Lida 8433 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

dasMinas

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 9
  • Karma:
    +0/-0
Instalação De Rádio No Punto Mk1
« em: 09 de Agosto, 2008, 16:34:52 »
Olá a todos!

Tenho andado às voltas com a instalação dum rádio no meu Punto  Mk1.

 A minha primeira "luta"  foi conseguir ligar e desligar o rádio juntamente com a ignição.
Com a ajuda dum multimetro verifiquei que os pins 4 e 7 da ficha ISO do carro estão sempre a 12V.
E não existe mais nenhum pin que esteja ligado à ignição.
 Portanto utilizando a pré-instalação do Punto o rádio tem de ser ligado e desligado à mão. Um bocado chato para mim que sou distraido :(

 Entretanto encontrei um site em que é apresentada uma solução para o problema
http://www.killminus9.net/index.php?article=4
 Ainda não sei se vou fazer esta alteração, de qualquer maneira aqui fica.


 Segunda "luta", alterar a luminosidade do display rádio quando as luzes são ligadas.
 Desta vez o sucesso foi total. A pré-instalação do Fiat vem com o pin 6 correctamente ligado ao comando das luzes. Foi preciso programar o rádio (Blaupunkt) para utilizar este pino. Existem duas opções no menu do rádio (dim night e dim day) que configuram esta funcionalidade.


A ficha ISO do Punto ainda tem mais dois fios que ainda não percebi para que é que servem, um dos quais no pino 1, que geralmente não tem correspondência na tomada dos rádios. Alguém sabe para que servem estes fios ?


A minha próxima alteração vai ser instalar uma ficha USB ligada à parte de trás do rádio.
Alguém sabe de uma maneira de fazer isto sem ter de fazer buracos no tablier ?

Um abraço,
dasMinas
 

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Instalação De Rádio No Punto Mk1
« Responder #1 em: 10 de Agosto, 2008, 17:49:25 »
a ficha usb... mete-a no porta luvas

quanto a ligar e desligar com a ignição... é só puxar corrente de chave para a ficha

se precisares de ajuda apita
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

CarlosLucas

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1683
  • Karma:
    +7/-12
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
Instalação De Rádio No Punto Mk1
« Responder #2 em: 17 de Agosto, 2008, 12:04:34 »
Quanto a colocar uma ficha USB, não sei se tal é possível. Consoante o rádio seja capaz ou não "de ler" dados. É que normalmente os rádios trazem é um jack 3.5mm fêmea para se ligar um cabo macho-macho desde a saída audio do leitor á entrada audio do rádio. Os que trazem porta USB têm outro sistema de leitura onde até é possível controlar o leitor com o rádio. Mas experimenta porque os aparelhos são mais inteligentes do que pensamos.
Em relação á ignição, tou com o mesmo problema no meu seicento e vou passar no electricista porque electricidade e electrónica não é o meu forte.
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792

dasMinas

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 9
  • Karma:
    +0/-0
Instalação De Rádio No Punto Mk1
« Responder #3 em: 17 de Agosto, 2008, 18:47:43 »
Citar
Quanto a colocar uma ficha USB, não sei se tal é possível. Consoante o rádio seja capaz ou não "de ler" dados. É que normalmente os rádios trazem é um jack 3.5mm fêmea para se ligar um cabo macho-macho desde a saída audio do leitor á entrada audio do rádio. Os que trazem porta USB têm outro sistema de leitura onde até é possível controlar o leitor com o rádio. Mas experimenta porque os aparelhos são mais inteligentes do que pensamos.
Em relação á ignição, tou com o mesmo problema no meu seicento e vou passar no electricista porque electricidade e electrónica não é o meu forte.
 Para colocar uma tomada USB num auto-rádio normal é necessário instalar um adaptador, geralmente uma caixa que se coloca atrás do rádio. É necessário que o rádio tenha uma entrada "line/RCA". A sugestão de colocar a tomada USB no porta-luvas parece-me boa, não gosto de furos no tablier.
 No meu caso vou instalar um adaptador da Blaupunkt tipo dois em um (Bluetooth e USB).

 Quanto ao rádio ligado pela ignição acho que vou abandonar a ideia.
 Pelo que estive a vêr os carros do grupo FIAT dessa altura não ligam/desligam rádios de origem e isqueiros com a ignição.   Vou mantêr a filosofia. :-)
 
 

spayz

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7740
  • Karma:
    +2/-1
Instalação De Rádio No Punto Mk1
« Responder #4 em: 17 de Agosto, 2008, 20:34:43 »
No punto mk1 do meu irmao o radio da sony desliga quando se desliga a igniçao, e se estiver desligado quando se desliga o carro ao voltar a ligar o carro o radio so acende a luz nos butoes, e tb apita quando se desliga o carro e nao se tira o painel.
Panda 750 Cl 75cv
Palio weekend Td70
Fiesta 1.8Td
Corsa C DTI
A4 Avant TDI

Recuperaçao do Bolide

zulo_kiko

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1797
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Instalação De Rádio No Punto Mk1
« Responder #5 em: 17 de Agosto, 2008, 22:40:39 »
Citar
a ficha usb... mete-a no porta luvas

quanto a ligar e desligar com a ignição... é só puxar corrente de chave para a ficha

se precisares de ajuda apita
O meu foi feito aqui pelo Master Luke   :yeah:  :yeah:

Ligações POWER  (lol)

 :t_up:  :t_up:  
Tópico do Punto QS, visitem,participem.


http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=34090.0

dasMinas

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 9
  • Karma:
    +0/-0
Instalação De Rádio No Punto Mk1
« Responder #6 em: 17 de Agosto, 2008, 23:31:23 »
Citar
... e tb apita quando se desliga o carro e nao se tira o painel.
 Isso parece mesmo muito fixe, mas acho que nos blaupunkts não dá.
 Pelo que estive a vêr no manual não há nenhum pin nas fichas ISO da parte de trás que indique que o painel não foi retirado.
 

spayz

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7740
  • Karma:
    +2/-1
Instalação De Rádio No Punto Mk1
« Responder #7 em: 18 de Agosto, 2008, 11:03:34 »
isso ja é o proprio radio k reconhece, pk quando desligas a igniçao cortas os 12v, mas fica la 12v no outro fio (savemod) k serve para a memoria das estaçoes e etc, o meu pionner tb apita quando deixo la o painel e é mais antigo k o do meu irmao.
Panda 750 Cl 75cv
Palio weekend Td70
Fiesta 1.8Td
Corsa C DTI
A4 Avant TDI

Recuperaçao do Bolide

CarlosLucas

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1683
  • Karma:
    +7/-12
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
Instalação De Rádio No Punto Mk1
« Responder #8 em: 23 de Agosto, 2008, 21:47:45 »
O meu Sony também agora gosta de apitar quando lá deixo o painel (sempre). Agora tou com umas ideias para ligar e desligar o rádio com a ignição (o seicento ou tá ligado ou não) e depois sem ignição, ligá-lo. Isto com a ajuda de um mini-imterruptor bem escondido sobre o rádio. Ora bem, ligar e desligar ele já faz. Falta o resto  :violino:  
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792

dasMinas

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 9
  • Karma:
    +0/-0
Instalação De Rádio No Punto Mk1
« Responder #9 em: 28 de Agosto, 2008, 00:33:56 »
Obrigado a todos pelas sugestões.

 Entretanto comprei no ebay um DVD com o manual de serviço do Punto MK1.  
 No manual vem o diagrama do circuito eléctrico da instalação de rádio.
 Confirmei a minha teoria:
 O rádio não desligar com a ignição não é defeito é feitio. As duas alimentações que vão para o rádio estão ligadas ao fusível F10, que não está ligado à ignição.

 Para quem mesmo assim quiser desligar o rádio com a ignição deve puxar um fio do circuito que vem do fusível F11, que já está ligado à ignição e que não está ligado a nenhum componente vital (tipo faróis).  Pode por exemplo puxar um fio do botão do desambaciador do vidro de trás.


 Entretanto vou iniciar o meu próximo projecto, ligar o GPS às colunas do carro, com mute automático do rádio sempre que o GPS "falar".
 Já percebi que isto não é lá muito normal. Estive a vêr uns GPS que têm um emissor de FM (!!??) para fazer isto. Eu vou tentar um solução mais hardwired.
Depois posto aqui os resultados.

Um Abraço