Autor Tópico: Fiat 500  (Lida 59490 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

go-between

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 771
  • Karma:
    +1/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Hélder Oliveira - Londres, Reino Unido
Fiat 500
« Responder #150 em: 13 de Março, 2008, 17:05:14 »
Uns bons local e motivo para se fazer o proximo encontro do norte... Penso eu de que... :d_shades:

é pena não se saber a data...
« Última modificação: 13 de Março, 2008, 17:06:06 por go-between »
"Some say that he's wanted by the CIA, others say that he sleeps upside down like a bat... All we know is that he's called go-between"

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fiat 500
« Responder #151 em: 27 de Março, 2008, 15:43:03 »
A «loucura» do 500 chega a Lisboa  
 


Chama-se «Lisbon 500 Party People» e terá lugar no Bairro Alto, em Lisboa no próximo dia 5 de Abril. Trata-se de um evento grandioso com música, dança, moda, teatro, artes circenses e projecções multimédia produzido pela Fiat e pela MTV e que marca o lançamento do novo Fiat 500.

Stefano Solfaroli, Director Geral da Fiat Group Automobiles Portugal afirma «O Fiat 500 é o modelo mais esperado do ano por ser uma reedição de um ícone e um moderno everyday masterpiece. Por isto mesmo, não seria razoável celebrar a chegada do Fiat 500 de uma forma tradicional, mas sim com um evento em tudo único».  

A apresentação agendada para a capital – à semelhança das que já aconteceram em Turim e em Londres – pretende atrair milhares de pessoas para assistir aos vários espectáculos. Masters At Work, Felix da Housecat, Dezperados e Nicola Conte são alguns dos artistas escolhidos pela MTV que vão estar presentes. A componente artística compreende ainda 88 pessoas (entre artistas, bailarinos, músicos e figurantes) para o espectáculo histórico (50 anos do 500), 15 animadores, seis DJ’s e dois video jammers.

A Lisbon 500 Party People começa às 17 horas na Rua do Norte e Largo de Camões.
 
Fonte: Auto Hoje





dux

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1008
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fiat 500
« Responder #152 em: 30 de Março, 2008, 16:35:41 »
Eis as imagens do lançamento original do 500 em Madrid.

Um pequeno 500 dentro de um globo de neve.





Punto 1.3 JTD 70 Multijet Sound

<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/203629.html" target="_blank">Spritmonitor.de" border="0[/url]

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fiat 500
« Responder #153 em: 31 de Março, 2008, 16:04:40 »
Está muito giro, o problema é virar o globo para ver o efeito da neve  :P  





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fiat 500
« Responder #154 em: 04 de Abril, 2008, 16:06:03 »
Entrega dos primeiros Fiat 500



A Caetano Squadra proporcionou aos primeiros Clientes do Fiat 500 um momento de entrega das viaturas único e exclusivo.

Foi no passado fim-de-semana, nas novas instalações da Caetano Squadra na Zona Industrial do Porto, que decorreu o levantar do véu sobre os primeiros Fiat 500 vendidos por este Concessionário Oficial das Marcas Italianas. Durante a cerimónia de entrega, os primeiros Clientes apaixonados por este modelo revivalista, tiveram o prazer de ser eles próprios, os seus familiares e amigos a destapar o seu novo automóvel, antes mesmo do lançamento oficial do modelo. Após a saída dos Clientes a bordo do seu novo 500 directamente do stand de vendas para o asfalto, a cidade do Porto passou a contar com mais alegria, irreverência e personalidade nas suas estradas.

O novo Fiat 500, é um automóvel especial que se mantém fiel ao espírito do seu antecessor, mas que foi concebido a pensar nas necessidades de utilização do presente e do futuro. A comprovar isso mesmo estão as cinco estrelas atribuídas pelo EURO NCAP em termos de segurança e o galardão de Carro Internacional do Ano 2008.

O Fiat 500 é um símbolo de exclusividade acessível a todos, tendo a gama de preços início nos € 13.500.

No dia 11 de Abril decorrerá na Caetano Squadra o lançamento oficial do Fiat 500 ao público, mantendo-se o Concessionário de portas abertas a todos os interessados e entusiastas da marca italiana durante todo o fim-de-semana, não só nas instalações da Zona Industrial do Porto, como também no ponto de venda da Trofa / Sto. Tirso (à saída da A3 – sentido Trofa) e na Zona Industrial da Maia (Rua Eng. Frederico Ulrich).

Fonte: Jornal Dínamo





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fiat 500
« Responder #155 em: 22 de Maio, 2008, 17:36:36 »
Fiat 500 precisa de outra fábrica



Sérvia pode vir a fabricar utilitários da marca italiana

O sucesso do novo 500 é de tal ordem que a fábrica polaca de Tychy já não chega para as encomendas.

A Fiat está a considerar a hipótese de recuperar a fábrica de Kragujevac, a 140 km de Belgrado, na Sérvia, para o fabrico do novo Fiat 500 e também de outros modelos novos que virão a utilizar a plataforma A. O sucesso do novo modelo revivalista e os planos para o fabrico de citadinos "low cost" destinados tanto à Europa como aos mercados emergentes são os motivos desta expansão da Fiat. Prevê-se que a nova fábrica esteja a debitar cerca de 300 mil unidades em 2010, a juntar às 530 mil que a actual fábrica do 500 na Polónia produzirá já em 2009, quando atingir a sua capacidade de produção máxima.

Fonte: Turbo





Giugiaro

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1421
  • Karma:
    +0/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://www.freewebs.com/giugiaro
Fiat 500
« Responder #156 em: 23 de Maio, 2008, 21:15:16 »
Este governo bem que podia abrir uma fábrica automóvel!  :d_cry:  
Work in progress................(...)

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fiat 500
« Responder #157 em: 02 de Junho, 2008, 15:43:20 »
Fiat celebra um ano de «500» com piquenique



Acabadinho de «aterrar» no mercado Português, o Fiat 500 cumpre no próximo dia 5 de Julho um ano desde que foi lançado no mercado Italiano, o primeiro a receber este renascido ícone Italiano. Para comemorar a efeméride, a marca Italiana prepara «um» piquenique a nível mundial.

A iniciativa, destinada a proprietários do 500, tem como objectivo promover a partilha de experiências e decorrerá em diversas cidades, entre as quais, Paris, Londres, Amesterdão, Atenas, Valência, Tóquio, Viena e Zurich, além de Roma, Palermo e Milão.

No mesmo âmbito, a Fiat criou um website em www.picnic.fiat500.com, no qual se pode obter mais detalhes, bem como fazer a sua inscrição na iniciativa.


 
 





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fiat 500
« Responder #158 em: 11 de Agosto, 2008, 18:27:25 »
FIAT 500, aumento de produção



A FIAT deliberou o aumento de produção para o pequeno 500, um sucesso surpreendente para a casa torinese.

Como explicou Sergio Marchionne na última conferência, a fortíssima procura europeia obrigou o aumento da capacidade produtiva de Tychy ao ritmo de 200.000 unidades ano. Os planos iniciais da FIAT em 2007 eram de 120.000 unidades ano. No fim de 2007 a produção foi aumentada para 140.000 ano.

A previsão das vendas para 2008 é de 195.000 unidades, só de Janeiro a Maio foram vendidas 94.000. Na Europa apenas é ultrapassado nas vendas de citadinos pelo FIAT Panda, com 101.645 unidades vendidas.

De acordo com um recente artigo da Automotive News, a Fiat venderia este ano 230.000 unidades do FIAT 500. Praticamente o dobro das primeiras previsões.
 





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fiat 500
« Responder #159 em: 21 de Agosto, 2008, 16:44:17 »
Fiat volta a aumentar produção do 500



O sucesso do Fiat 500 tem obrigado a marca italiana a efectuar alguns reforços na produção na fábrica de Tychy, Polónia, onde é também construído o Panda e, a partir de Setembro, o novo Ka.

Com um início de produção projectado para 60 mil unidades anuais, o 500 viu a produção aumentar significativamente, de forma a responder ao número de encomendas, que chegou às 94 mil, noticia o Autocar. A fábrica polaca, cujos primeiros reforços obrigaram a apontar entre os 200 mil e 500 mil automóveis, corre o «risco» de chegar às 500 mil unidades este ano.

O construtor planeia levar o citadino para o mercado americano, outro motivo que leva as linhas de produção polacas a aumentar a produção.

Fonte: Auto Hoje





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fiat 500
« Responder #160 em: 24 de Setembro, 2008, 15:57:11 »
Ensaio ao Fiat 500 1.4 16v 100 cv Sport



É o carro de que toda a gente fala. Meio século depois do lançamento do original, a Fiat fez renascer um dos maiores ícones da sua história: o Fiat 500. Capaz de arrebatar corações, seja aos mais velhos como aos mais novos, o novo 500 parece uma visão do passado, que nos faz viajar aos anos 50, mas que consegue estar tão próximo do passado como perfeitamente de acordo com as exigências actuais.

No renascimento deste ícone italiano, o 500 materializou-se num modelo apaixonante, que combina com mestria traços do passado com tecnologias modernas, capaz de nos fazer regressar inconscientemente ao passado. Com o seu ar simpático e divertido, «salta» desde logo à vista os dois faróis circulares, conjugados com as ópticas inferiores das luzes de nevoeiro mais pequenas e um capot reduzido á mínima «expressão», que nos recorda em todos os detalhes o espírito dos seus antepassados. Até mesmo a barra cromada com o símbolo ao centro faz sorrir qualquer adepto do 500 original. O estilo clássico tem continuidade ao longo da restante carroçaria, nomeadamente no portão traseiro, com os grupos ópticos transparentes com contorno cromado, além de uma barra igualmente cromada que ostenta o enorme logótipo 500. Como se isto não bastasse para conferir a este modelo uma personalidade única, o 500 pode ser personalizado até quase 500 mil combinações, capazes de ilustrar o espírito mais irreverente dos seus condutores. A versão ensaiada, Sport, denuncia o seu espírito desportivo através das saias laterais, spoiler dianteiro e traseiro, jantes de liga leve de 16 polegadas, as quais escondem pinças em vermelho e a ponteira de escape oval, detalhes suficientes para conferir um visual mais desportivo e cativar (ainda mais) os olhares de todos e provocar rasgados sorrisos por quem, com ele se cruza.

Com dimensões super compactas e uma distância entre eixos de apenas 2,3 metros, o habitáculo não se mostra muito amplo, mas à frente o espaço é mais que suficiente para nos sentirmos confortáveis. As pronunciadas curvas do tejadilho deixa pouco espaço, particularmente em altura, para quem se senta no banco traseiro, enquanto, que a bagageira, com os seus 185 litros oferece uma capacidade de carga superior ao Mini, mas que fica atrás do oferecido pelo Renault Twingo ou Fiat Panda, por exemplo. Para contarmos com mais espaço de carga, podemos sempre rebater o banco traseiro, dividido em duas partes proporcionais, conseguindo-se com isso um piso plano. O ambiente interior é um hino ao seu histórico antecessor. Somos rodeados por detalhes inspirados no seu antecessor, exemplo do tablier, do painel de instrumentos que integra todas as informações do automóvel, os puxadores das portas cromados com forma de gancho, que lembra um dos elementos mais emblemáticos do modelo original. Quanto à construção, o 500 é dos modelos mais convincentes da Fiat neste domínio, não só na montagem como também na qualidade dos plásticos. A posição de condução peca apenas pelo banco demasiado elevado, mas, por outro lado, o selector de velocidades (com um punho arredondado) foi colocado à mão de semear, em posição sobrelevada, beneficiando a sua utilização.

Ao contrário do pequeno motor de dois cilindros colocado na traseira do seu antecessor, a gama do novo Fiat 500 é composta por evoluídos motores de quatro cilindros, numa mais simples disposição dianteira. Das três motorizações disponíveis, experimentamos a versão mais desportiva que, por enquanto, se pode adquirir do novo 500: a versão equipada com o motor 1.4 de 16 válvulas a gasolina, com 100 cavalos no nível de equipamento Sport! Associado a uma caixa manual de seis velocidades, esta versão revela uma inegável «veia» desportiva, ao que não será alheio a sonoridade grossa emitida pelo escape e o botão sport que se encontra no tablier, capaz de aumentar o «ritmo cardíaco» desta pequena «bomba». Com os 100 cavalos extraídos de um motor de 1,4 litros, associados aos 930 kg acusados na balança, esta versão mostra um forte sentido dinâmico, com este motor a preferir regimes elevados, particularmente após superadas as 3500/4000 rpm, para assim exibir toda a sua vitalidade.

A aceleração dos 0 aos 100 km/h em 10,5 segundos e os 182 km/h de velocidade máxima não impressionam, mas esta versão consegue oferecer sensações de um pequeno desportivo, ainda que essas estejam verdadeiramente reservadas para as versões Abarth. Melhores são os consumos, com uma media de apenas 6,5 litros, podendo chegar aos 7,5 litros com andamentos mais agressivos. Mais surpreendente, foram os números que conseguimos num percurso de pouco mais de 10 quilómetros, o qual misturou cidade com estrada, em que conseguimos «apontar» uma meia de 5,8 litros aos cem. Muito bom tendo em conta de que estamos a falar de um motor a gasolina de 1,4 litros com 100 cavalos de potencia.

Em estrada e sem quaisquer preocupações com o consumo, a direcção mostra-se suficientemente rápida, apesar de poder ser mais directa e o 500 Sport conta ainda com um botão... Sport! Esta opção permite alterar as reacções do 500, nomeadamente com o endurecimento da direcção e «avivar» a resposta do acelerador, aumentando ainda mais a diversão ao volante do 500. Nas primeiras relações de caixa, as trocas de caixa tornam-se divertidas, mas a partir daí é necessário manter o regime elevado para que mantenha a resposta ao nível do desejado. Porém, a suavidade é a tónica ao volante do 500, com os comandos muito suaves de manusear e correctamente colocados, exemplo disso, é a caixa manual de seis velocidades, muito rápida na sua utilização e os seus 3,5 metros de comprimento, que beneficiam a sua utilização em cidade e em particular na hora de estacionar, para o que contribui ainda a posição de condução elevada e a direcção super-leve nas manobras a baixa velocidade.

Apesar das suas dimensões, a sua postura em estrada nada tem a ver com o que conhecemos de um citadino ou mesmo de um utilitário, indo mais longe no que diz respeito ao comportamento em estrada. As suspensões têm um acerto muito equilibrado favorecendo o pisar, muito consistente e um nível de conforto suficiente, para proporcionar viagens muito cómodas.

Com um posicionamento muito próprio, tal como Mini e Volkswagen Beetle, o novo Fiat 500 apresenta-se como uma alternativa irreverente aos utilitários e pequenos familiares, reforçado nesta versão Sport com o seu motor a gasolina de 1,4 litros e 100 cavalos. Os 18.500 euros, sem extras, exigidos por esta versão, até não se revelam exagerados, atendendo às suas qualidades e ao carisma que herda.



Cilindrada: 1368 cc
Potência: 100/6000
Binário: 131/4250
Vel. máxima: 182 Km/h
0 aos 100: 10,5 seg combustível: Gasolina

Consumos:
- 90 Km/h: 5,2
- 120 Km/h: 6,3
- urbano: 8,2
- médio:  

Preço:18650€*

Equipamento:
Abs:S; AirBag: S; Direcção Assistida: S; Vidros Eléctricos: S; Tecto de Abrir: P; Jantes Liga Leve: P; Alarme: -; Faróis Nevoeiro: S; Radio Pré-Equipamento: S; Radio-Cassete: -; Radio-CD: S; Pintura Metalizada: -

- Informação não Disponível; S Equipamento de Série; P Equipamento Pack;

* Preço informativo sujeito a alterações;

Dados Fornecidos pelo Importador

Fonte: AutoPortal, por Luís Neves
« Última modificação: 20 de Março, 2009, 16:05:38 por Tiffosi »





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fiat 500
« Responder #161 em: 20 de Novembro, 2008, 14:34:17 »
FIAT 500 1.2 Lounge Dualogic: Italiano irrequieto
 


No mercado nacional poucos modelos há que façam disparar a tirada 'É tão giro!' de forma tão assídua. O FIAT 500 é um deles. Com uma linha apaixonante, aliando elementos retro com um toque de  modernidade, este 500 exibe orgulhosamente a sua herança.

E se por fora a linha do carro é esclarecedora quanto às suas origens, por dentro essa constatação é reforçada. Com efeito, o tablier evoca o antigo 500 em diversos aspectos e até mesmo os bancos relembram os antigos, surpreendendo, no entanto, pelo seu conforto.

Mecanicamente, o grande trunfo desta versão reside na caixa manual robotizada de 5 velocidades, apelidada de Dualogic, que permite uma condução bastante interessante, em especial em cidade, onde o irrequieto  500 encontra poucos rivais em termos de mobilidade e facilidade de condução.

Bem escalonada, a caixa  permite ao condutor a adopção de toadas diversas, com a caixa de velocidades a interpretar muito bem as  necessidades do condutor em cada ocasião, seja para um passeio, seja para uma condução mais veloz,  pecando apenas pelas passagens de caixa algo longas. Com o pedal a fundo, este pequeno italiano é rápido a recuperar, ainda que não se esperem grandes surpresas do bloco 1.2 de 69 cv.

Com um excelente nível de equipamento, a versão Lounge inclui sete airbags, incluíndo laterais, ligação de pen's USB (sistema Blue&Me), comandos do rádio no volante, jantes de liga leve de 15 polegadas, ESP como opção e diversas possibilidades de configuração para tornar este pequeno italiano ainda mais exclusivo.

Fonte: Auto Sport, por Pedro Junceiro  





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fiat 500
« Responder #162 em: 01 de Março, 2013, 18:03:40 »
Fiat 500 atinge a meta de 1 milhão de unidades




4 de julho de 2007: nasce o novo Fiat 500.
17 de novembro de 2012: o milionésimo Fiat 500 sai das linhas de montagem da Fiat Auto Polónia. É uma versão com pintura de três camadas em branco Funk equipada com o fiável motor 1.2 de 69 cv. Um carro único: graças aos milhares de possibilidades de combinação – cores exteriores, interiores, motores, sistemas de alimentação e níveis de equipamento –, não há, entre o milhão de carros até agora produzidos, dois Fiat 500 idênticos.

Vendido em mais de 100 países em todo o mundo – de Itália ao Brasil, da África do Sul ao Japão, dos Estados Unidos ao Médio Oriente – e produzido também na fábrica mexicana de Toluca desde 2011, o Fiat 500 foi atualizado com a gama 2013, oferecendo atualmente duas versões (berlina e cabrio), seis níveis de equipamento (Pop, Pop Star, Color Therapy, Lounge, Street e "By Gucci") e cinco motorizações (1.2 69 cv, 0.9 TwinAir Turbo 85 cv, 1.4 16v 100 cv, 1.2 69 cv EasyPower e 1.3 MultiJet 16v 95 cv).

Recordes e prémios
Com design tipicamente italiano e tecnologia avançada, incluindo o revolucionário e multipremiado motor TwinAir, o 500 bateu importantes recordes no seu segmento. Foi o primeiro a oferecer sete airbags de série, o primeiro modelo a oferecer uma gama de mais de 1.000.000 possibilidades de personalização, o primeiro modelo com apenas 3,55 m de comprimento a conquistar as prestigiantes 5 estrelas EuroNCAP, o primeiro modelo a oferecer o avançado ESP em todas as motorizações, o primeiro modelo a oferecer 100 acessórios específicos e o primeiro modelo do Grupo Fiat a ser equipado com o revolucionário motor de dois cilindros da família TwinAir.
Não foi por acaso que, até hoje, já recebeu mais de 40 prémios a nível mundial.

Show Cars e Séries Especiais
Os novos produtos foram chegando rapidamente: 500 by Diesel (setembro de 2008), 500 Pink (junho de 2009), 500C (julho de 2009), 500C Abarth (julho de 2010), 500C by Diesel (junho de 2010), 500 TwinAir (julho de 2010), 500 Matt Black (setembro de 2010), 500 bicolor (dezembro de 2010), 500 e 500C by Gucci (agosto de 2011) e 500 America Limited Edition (fevereiro de 2012). Sem esquecer todos os show cars criados a partir do modelo de base, como o 500 Barbie, o 500 China First Edition, o 500 Why Africa, o 500 Pepita, o 500 Peter Blake e o 500 Arik Levi.

Os números provam o sucesso
Lançado em 2007, o 500 despertou enorme interesse e comentários muito favoráveis entre as mais de 7.000 pessoas provenientes de 63 países de todo o mundo (mais de 1.000 jornalistas acreditados) que viajaram até Turim para participar na apresentação do novo modelo. Desde então, tem sabido conquistar o público e a crítica internacional com o seu pequeno toque de felicidade.

Nos mercados da Europa (EU27+EFTA), o 500 conquistou, em 2008, uma quota de 13,9% e, no ano seguinte, atingiu vendas recorde: cerca de 186.000 unidades. O antecessor, de 1957 levou quatro anos para atingir 180.000 unidades vendidas.

Comercializado nos Estados Unidos no fim de 2010 e produzido na fábrica mexicana de Toluca, o 500 é líder na sua categoria. As vendas do 500 berlina na América do Norte aumentaram 109%, enquanto a versão cabrio registou um incremento de 21%. Desde 2011, foram matriculadas mais de 73.000 unidades no mercado norte Americano, 42.000 das quais nos primeiros 10 meses de 2012.

A história continua...
...na Página Oficial do Facebook. Cerca de 300 mil fãs de todo o mundo estão à tua espera para partilhar novidades e ideias, opiniões e imagens do 500! Se ainda não viste, ou se queres ver de novo, assiste ao vídeo que celebra o milionésimo 500!
E depois também tu podes tornar o teu 500 único: configura-o agora.

Lisboa, 19 de novembro de 2012

Fonte: Fiat Automobiles Portugal (FGAP)





GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Fiat 500
« Responder #163 em: 24 de Abril, 2013, 20:34:40 »
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

RSAC

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1323
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 500
« Responder #164 em: 24 de Abril, 2013, 20:44:19 »
Não falta muito para celebrar as 100.000 unidades vendidas nos EUA