Autor Tópico: Trocar volante de Grande Punto  (Lida 19742 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Trocar volante de Grande Punto
« Responder #15 em: 06 de Janeiro, 2011, 17:28:11 »
Excelente e util DIY.

Gostei também do local onde parece que tens o GPS. Como o seguras ali ?

Não é GPS... É um Kit Alta Voz para o telemovel. http://www.bluetouch.de/HTMLengl/ystart.html
Está ali porque tem ecran tactil e tem de estar "à mão"!

Está fixo com uma ventosa ao acrilico do quadrante... Perco apenas a visibilidade da parte inferior do taquímetro!

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Overdrive

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 3
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    São Paulo - Brasil
Re: Trocar volante de Grande Punto
« Responder #16 em: 19 de Janeiro, 2011, 02:59:27 »
O processo de montagem é simples também, bastando seguir os passos pela ordem inversa! O airbag é só pressionado no local correcto e ouvem-se distitivamente 2 clicks das molas a encaixar!
Olá, Arturbranco
Por favor me tire uma dúvida; estive na concessionária Fiat (São Paulo / Brasil) e o atendente técnico me disse que tem um anel que se encaixado errado quebra (custa cerca de U$ 1000 segundo o atendente da Fiat) você encontrou algum anel durante a remoção?

Agradeço em antecipação sua resposta.

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Trocar volante de Grande Punto
« Responder #17 em: 21 de Janeiro, 2011, 00:48:19 »
Não encontrei anel nenhum! Se tiveres cuidado e desligares todas as fichas que enumerei, tiras com toda a facilidade.

Há de facto um "anel" que acompanha a rotação do volante de onde saem os fios do airbag, buzina e controlos do rádio, mas está DEPOIS. Não precisas sequer de lhe mexer se fores retirar apenas o volante.

Abraço.

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Overdrive

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 3
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    São Paulo - Brasil
Re: Trocar volante de Grande Punto
« Responder #18 em: 21 de Janeiro, 2011, 02:02:01 »
Novamente, obrigado pela resposta.

Pelo visto o “anel” faz a junção, dos contatos elétricos do airbag, rádio e buzina, da parte estática da coluna de direção com a que gira (volante). Esse “anel” tem algum tipo de guia ou encaixe que precise de especial atenção ao remover ou recolocar o volante?
« Última modificação: 21 de Janeiro, 2011, 04:02:07 por Overdrive »

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Trocar volante de Grande Punto
« Responder #19 em: 02 de Março, 2011, 14:27:53 »
Novamente, obrigado pela resposta.

Pelo visto o “anel” faz a junção, dos contatos elétricos do airbag, rádio e buzina, da parte estática da coluna de direção com a que gira (volante). Esse “anel” tem algum tipo de guia ou encaixe que precise de especial atenção ao remover ou recolocar o volante?

Nada que eu tivesse dado conta... Como te disse, foi desligar fichas e desapertar o parafuso central! O volante saíu logo.

Depois o processo é o inverso, apenas tens de passar os fios para a frente, pela abertura que existe no volante!

Abraço.

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Bigluisao

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3087
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Trocar volante de Grande Punto
« Responder #20 em: 28 de Abril, 2011, 18:15:52 »
Boas pessoal,

Eu tenho necessidade de tirar fora o volante da Dobló para verificar as ligações do air-bag, pois ontem acendeu-me a luz vermelha de avaria do air-bag.

O meu problema é desencaixar o raio do air-bag, não sei como se deve actuar nas molas que o prendem, porque não sei como são as molas, nem onde ficam situadas exactamente. Já lá meti duas chaves de fenda finas, e não consigo saber que jeito é que se dá, para soltar as molas!??

Já empurrei, rodei, levantei, baixei e não sei que lhe faça mais...Amigo Artur Branco, será que me podes por favor, explicar com detalhe como devo fazer para retirar o air-bag?

Os furos na Dobló não são problema, já vem de origem com uma "buraqueira" aberta, que salta logo à vista!!

Agradeço a atenção,

Cumps,
Luís

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Trocar volante de Grande Punto
« Responder #21 em: 28 de Abril, 2011, 19:38:48 »
No caso do Grande Punto, inseri uma chave comprida de cada lado e, EM SIMULTANEO, pressionei para dentro! O airbag soltou-se logo...

Esse volante tem 3 buracos ou 2? Se forem 3, um em cada braço, serão parafusos! Como nos Puntos Mk2... Vê lá isso bem!

Entretanto verifica as fichas por baixo dos bancos... Às vezes poderá ser só um mau contacto!


                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Trocar volante de Grande Punto
« Responder #22 em: 29 de Abril, 2011, 09:00:13 »
antes de tirares o volante leva a doblo a um concessionario e pede para ligarem á máquina, é comum nos lybras e stilos o problema ser do sensor do banco do pendura (a tua tem airbag do passsageiro?)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Bigluisao

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3087
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Trocar volante de Grande Punto
« Responder #23 em: 29 de Abril, 2011, 09:16:10 »
No caso do Grande Punto, inseri uma chave comprida de cada lado e, EM SIMULTANEO, pressionei para dentro! O airbag soltou-se logo...

Esse volante tem 3 buracos ou 2? Se forem 3, um em cada braço, serão parafusos! Como nos Puntos Mk2... Vê lá isso bem!

Entretanto verifica as fichas por baixo dos bancos... Às vezes poderá ser só um mau contacto!


Obrigado Amigo Artur Branco!

Eu hoje vou fazer uma nova tentativa (com mais calma!) para ver se consigo. Este volante da Dobló só tem 2 furos (bem visíveis) um de cada lado do volante, é o mesmo usado nos Punto MKII (pelo menos aparentemente!).

Quanto às fichas por baixo dos bancos, eu nem me lembrei da existência das mesmas e nem sei se existem (na Dobló), pelo menos eu nunca as vi!! Mas vou tentar primeiro encontra-las verificar todas as ligações e fazer uma limpeza com um spray apropriado.

A minha esperança, é que seja apenas um mau contacto devido a sujidade, ou nas ligações do volante, ou nas fichas dos bancos. Se for noutro lado qualquer, estou "frito"!!

Agradeço imenso a ajuda, é que eu já não tenho a menor disposição nem paciência para estas coisas!

Abraços,
Luís

Bigluisao

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3087
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Trocar volante de Grande Punto
« Responder #24 em: 29 de Abril, 2011, 09:34:45 »
antes de tirares o volante leva a doblo a um concessionario e pede para ligarem á máquina, é comum nos lybras e stilos o problema ser do sensor do banco do pendura (a tua tem airbag do passsageiro?)

Oh Luke, a minha Dobló tem air-bag do passageiro sim, mas tem um indicador de avaria, diferente e exclusivo.




A última coisa que eu queria, era ter que leva-la a um concessionário FIAT para resolver o problema. No concessionário aqui da zona isso pode custar-me 100€ ou mais!

Obrigado pelo conselho, terá que ser se não resolver de outro modo.

Abraços,
Luís

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Trocar volante de Grande Punto
« Responder #25 em: 29 de Abril, 2011, 10:41:25 »
ligar á maquina e dizer-te o que está mal custa-te 20€ praí, e evita estar a mexer no sitio errado, e podem apagar a avaria e ela não voltar sequer
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Trocar volante de Grande Punto
« Responder #26 em: 29 de Abril, 2011, 15:19:57 »
... é o mesmo usado nos Punto MKII (pelo menos aparentemente!).


Se assim for, é com parafusos! Ainda há pouco tempo troquei o do meu Mk2a... Não tem nada a ver com o sistema do Grande Punto! Vê lá isso bem!

No entanto, inclino-me mais para que tenhas um problema nalguma ficha por debaixo dos bancos do que dentro do volante...

Abraço!

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Bigluisao

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3087
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Trocar volante de Grande Punto
« Responder #27 em: 29 de Abril, 2011, 19:10:04 »
Boas,

Conforme vos havia dito antes, fiz mais uma longa e paciente tentativa para retirar o air-bag da volante, mas antes, procurei as tais fichas debaixo dos bancos, e... "népia", não há fichas, nem fios, nem nada de nada que seja eléctrico!

Na Dobló essas fichas não existem, pelo menos debaixo dos bancos não!

No volante, introduzi duas chaves de fendas nos orifícios laterais do volante, e tentei de todas as maneiras procurar por encaixes, parafusos, etc, e nada!!

É preciso conhecer muito bem o interior daquele volante, e saber exactamente como funciona o sistema de retenção do air-bag. De outro modo estamos a trabalhar completamente às cegas e por tentativas inúteis!

Resumindo, ao fim de 45 minutos desisti. Vou na próxima semana se tiver oportunidade, passar na oficina da Bosch onde habitualmente faço as revisões, para eles verem o que se passa com aquela treta!

Obrigado de qualquer modo pela vossa amável ajuda, o que conta é a intenção!

Abraços,
Luís

 

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Trocar volante de Grande Punto
« Responder #28 em: 29 de Abril, 2011, 19:26:41 »
Debaixo do banco... Não tens lá uma ficha assim:


                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Trocar volante de Grande Punto
« Responder #29 em: 29 de Abril, 2011, 20:30:00 »
De qualquer forma, se olhares pelo tal buraco, deverás ver um "arame", com 1,5mm de grossura, é nesse arame que deverás fazer pressão, para que ele liberte o airbag... Se não conseguires fazer os dois em simultaneo, tenta 1 de cada vez... O ideal é uma chave de fendas larga...

Tem cuidado para não dobrares esses "arames", uma vez que eles fazem "mola" para manter o airbag preso!

No anexo consegues ter uma ideia do aspecto dos arames!  :t_up:

Em todo o caso, eu não acredito que resolvas isso da luz retirando o airbag! Deves ter um mau contacto em alguma ficha ou algum sensor de impacto com problemas! O ideal era ligares a carrinha "à máquina"!


                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0