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Fiatistas
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Fazer de chapeiro
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Tópico: Fazer de chapeiro (Lida 9751 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
O Branco
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Fazer de chapeiro
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em:
28 de Outubro, 2005, 11:26:44 »
Como reparar um 127 de chapa!
Por onde começar?
Que material comprar? Lixas, lixadeira etc...
Que material aplicar para ficar pronto a pintar etc..
Como recuperar podres?
Que produto é esse avermelhado que se passa? Qual o primario a aplicar. Enfim tudo!
É mais ou menos isso que gostava de aprender a fazer!
Cump fiatistas
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Última modificação: 28 de Outubro, 2005, 11:52:00 por O Branco
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Responder #1 em:
28 de Outubro, 2005, 20:14:47 »
Ora lanço eu a 1ª pedra....
Reparar chapa tem muito que se lhe diga, se forem buracos...há quem não resista á tentação das fibras e betumes, mas para ficar bem, e para durar, convem ser feito por quem saiba, em chapa, "like new"...por outro lado, se for "só" ferrugem superficial, pode ser tratada de diversas formas, existe uma peça para o berbequim, tipo disco de rebarbadora (de aspecto assemelha-se ao miolo do pão) , que é composto por um material tipo fibra que para eliminar essas ferrugens é uma maravilha!
Não sei muito mais do que isto....
P.S: o material avermelhado (embora haja noutras cores), não é o aparelho?
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Responder #2 em:
28 de Outubro, 2005, 20:18:02 »
Olha, fala com o Henrique (Delta1300) que ele está a fazer isso no Delta dele em tom de DIY
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Responder #3 em:
31 de Outubro, 2005, 11:42:22 »
para começar... tens maquina de soldar mig?(ou é tig?)
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Responder #4 em:
31 de Outubro, 2005, 12:10:06 »
Mais umas pedritas:
- a reparação de buracos deve ser feita por recorte de chapa, solda-se e afaga-se. Se o buraco fôr pequeno (género furo), pode ser apenas fechado com um ponto de solda;
- de facto, a utilização de fibra deveria ser proibida por decreto de lei
- Porém, se fôr usado este método, aconselho a tirar toda a ferrugem, aplicar inibidor de ferrugem (primário apropriado), dobrar ligeiramente a extremidade da chapa para acomodar e ligar melhor a fibra à chapa;
- a remoção de ferrugem deve ser feita por uso de abrasivo e com um conversor de ferrugem. Este mesmo fds, foi-me dito que há um ácido bom para isso. Não sei escrever mas soa a algo do género "fozcôte"
Parece ainda haver um produto da CIN também do género, cuja designação comercial desconheço. Note-se que o abrasivo remove a ferrugem, é certo, mas esta costuma "picar" a chapa. Por isso, e por mais que se lixe, haverá sempre ferrugem, a não ser que a abrasão vá ao ponto de diminuir a espessura da chapa até ficar lisa. Nestas condições, haverá assim vantagens na utilização do tal ácido ou mesmo substituir a chapa;
- a soldadura deverá ser feita com uma chamada "automática", a qual penso ser a chamada MIG. A TIG tb poderá ser usada (se não estou em erro) mas é 1E06 mais difícil e penso que será mais apropriado para materiais com maior espessura;
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Responder #5 em:
31 de Outubro, 2005, 14:01:32 »
O zampano ja disse quase tudo.
Eu no meu, nalguns pequenissimos buracos , ja utilizei solda. Apenas rebarbei, utilizei conversor de ferrugem (há no feira nova e similares - é um acido) , apliquei resina pra ancoras de navios, betume , primario de preparação (Azul) e por fim, irá a tinta.
Vai a uma casa de tintas pra auto. Eles podem-te ajudar muito mais.
Em casos muito severos, nao tenho conhecimento suficiente, mas tem q se cortar a chapa velha e por nova.
Em casos ligeiros, convem tambem sempre raspar e seguir os passos que fiz.
Mais importante que tudo é ver se a ferrugem vem de dentro ou de fora. A maior parte da ferrugem que encontramos em carros antigos e muitas vezes esta sob a forma de bolhas, é INTERNA. Convem desforrar as portas e tudo quanto se possa, e aplicar conversor de ferrugem , lixando de possivel. A resina tambem vai ajudar e no final, usar "flint-coat" ou "fleat-coat" (lol) por cima disto tudo , pra isolar muito bem.
Ah, e nao convem lavar o carro à mangueirada ou deixa-lo à chuva.
Apartir daí... só compressor pra tirar a poeira e paninhos de micro-fibra com pulverizador.
Boa sorte.
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Responder #6 em:
31 de Outubro, 2005, 16:05:17 »
Essa de comprar o ácido num supermercado é que desconhecia
gracias!
A do "fleat-coat" também está boa
. Esse nome já não ouvia há anos e a fonética do senhor que utilizava essa mesma era mais do género "fio-de-couto". Isso trazia lembranças dentárias (lol)(lol). É o problema de não ter literatura. É essa e a dos "sinoblocos".
Agora mais a sério: o alegado "fleat-coat" serve para isolar a pintura da humidade e atenua também a transmissão de ruído por reverberação da chapa.
Enfim, uma resposta a tudo é difícil. Este trabalho é mesmo para profissionais pois requer tempo, espaço, ferramentas, experiência, etc. Claro que todos nós poderemos fazer sempre qualquer coisa mas isso depende muito, nomeadamente da prática e habilidade. Pelo tipo de perguntas, diria que estamos no ponto zero (claro que não estou a falar da habilidade natural da pessoa com trabalhos manuais). Eu próprio tenho experiência próxima de zero mas já vi fazer algumas coisas e tenho lido coisas avulso, nomeadamente neste fórum (há muito bom material na secção de restauros).
Mas será sempre um projecto interessante e que vale a pena aprender, muito em especial para quem terá de viver com um carro antigo. Eu penso que comprar o Haynes é um bom livro para adquirir como parte do investimento.
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Responder #7 em:
31 de Outubro, 2005, 19:05:54 »
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Responder #8 em:
01 de Novembro, 2005, 20:58:27 »
trust me i know what i'm doin...
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Responder #9 em:
09 de Dezembro, 2005, 14:51:49 »
Cuidado , armado e perigoso!!!
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Responder #10 em:
09 de Dezembro, 2005, 14:54:50 »
armado e perigoso? ou armado EM perigoso?
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Responder #11 em:
15 de Dezembro, 2005, 15:00:49 »
Bela foto Luis
faz-me lembrar o q tou a fazer. hammer!!
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Responder #12 em:
15 de Dezembro, 2005, 20:24:25 »
Bateu com o ferrari, feio!
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Responder #13 em:
15 de Dezembro, 2005, 22:41:22 »
nada como aprender com condições
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Responder #14 em:
15 de Dezembro, 2005, 23:44:35 »
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